31 de julho de 2008

MEC vai cortar mais 3.500 vagas em cursos de direito

MEC vai cortar mais 3.500 vagas em cursos de direito, site: www.g1.com.br
A Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC) informou nesta quinta-feira (31) que mais 3.500 vagas em cursos de direito serão cortadas por causa do processo de supervisão de 80 cursos que tiveram baixo desempenho no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Com isso, sobe para 24 mil as vagas cortadas pelo MEC - mais da metade das 47 mil vagas que eram ofertadas. Os nomes das instituições não foram divulgados pelo MEC.

O objetivo da diminuição de vagas, segundo o ministério, é melhorar a qualidade do ensino jurídico. Em outubro de 2007, 80 cursos de direito foram notificados pelo MEC por terem registrado conceitos inferiores a 3 no Enade e no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). Essas graduações foram supervisionadas por uma comissão de especialistas que sugeriu, entre outras medidas, a redução de cadeiras nos vestibulares. Em janeiro deste ano, 29 cursos assinaram termos de saneamento de deficiências e, em abril, outras 22 aceitaram as medidas do MEC. Além da redução de vagas, estão previstas outras ações, como a melhoria do perfil do corpo docente (titulação e regime de trabalho), estruturação do núcleo de prática jurídica, organização do núcleo docente, reorganização de turmas, política de contratação e gestão de pessoal, revisão do projeto pedagógico, adequação da estrutura física e dos recursos de apoio, aquisição e manutenção de equipamentos e sistemas, organização de acervos.

Segundo a assessoria de imprensa da Sesu, as 29 instituições que assinaram o acordo em janeiro deverão apresentar um relatório apontando as melhorias que foram aplicadas neste período. No final deste mês, as medidas serão avaliadas pela comissão do MEC. As outras instituições, que assinaram o acordo em abril, deverão apresentar o relatório de melhorias em outubro.

Punições: A comissão que vistoria as faculdades foi designada por portaria e é composta por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Associação Brasileira de Ensino de Direito (Abed). Se as faculdades não assinarem o termo de compromisso proposto, podem sofrer processos administrativos ou até mesmo o fechamento das graduações. O termo de saneamento tem validade de até 12 meses a partir da assinatura. Após esse período a instituição será reavaliada pelo MEC.

Outros cursos: O MEC também está supervisionando cursos de pedagogia, normal superior e medicina. Segundo o relatório atual, cinco cursos de normal superior foram extintos por decisão da própria instituição, uma está sofrendo processo administrativo para ser descredenciada e cinco estão transformando seus cursos em pedagogia.

Nos cursos de pedagogia avaliados, cinco foram extintos por decisão das instituições, quatro entrarem com recurso acatados pela comissão avaliadora e foram excluídos do processo de supervisão, 22 cursos estão com termos de saneamento assinados e 13 passarão por visita in loco em agosto.

No caso de medicina, os processos foram distribuídos entre os membros da comissão e especialistas para preparação dos roteiros de visita que ocorrerá em agosto. Ao todo, 17 instituições passarão por visita in loco.

30 de julho de 2008

Effa M100 - Carro mais barato do Brasil muda de fábrica e ganha novo visual

O carro mais barato do Brasil, o Effa M100, vai ganhar um novo visual ainda este ano. Na última quinta-feira (24/07), a Effa Motors, representante das montadoras chinesas Changhe e Hafei no Brasil, confirmou que trará no terceiro trimestre de 2008 a nova versão do M100.
A mudança também está relacionada à negociação de ações entre as empresas controladoras da Hafei e da Changhe. O carro, que antes era fabricado pela Changhe, passara a ser produzido pela Hafei.
Apesar das mudanças estéticas, o M100 continuará com o mesmo conjunto mecânico com o 1.0 de 47 cavalos de potência da Suzuki. O M100 reestilizado ainda precisa de homologação para ser vendido no Brasil, mas como utiliza a mesma mecânica e motor, a Effa acredita que não terá dificuldades para conseguir a autorização.
As fotos são do modelo Ideal 2 vendido na China. No Brasil o nome seria o mesmo, mas devido a uma ação judicial movida pela Fiat que alegou semelhança com a minivan “Idea”, a Effa teve que mudar o nome do carro, batizando-o como M100. A Effa ainda não divulgou o preço do novo versão.
Com preço sugerido de R$ 22.980, o Effa M100 (modelo atual) vem de série com ar condicionado, vidros elétricos nas portas dianteiras, alarme, faróis e lanternas de neblina, comando interno do retrovisor, luz de pisca lateral, trava elétrica em todas as portas e na tampa do tanque de combustível, travamento e destravamento remota das portas e rádio AM/FM com CD Player e 3 alto-falantes. O M100 pesa 930 kg, mede 3, 56 metros de comprimento, 1,60 m de largura, 1,67 m de altura e 2,33 m de distância entreeixos. O modelo é equipado com motor 1.0 (970 cm³) da Suzuki de 47 cavalos de potência.







Brasileiro e venezuelano acham supercrocodilo extinto com mais de 10 m

Brasileiro e venezuelano acham supercrocodilo extinto com mais de 10 m, site: www.g1.com.br
Dupla identificou nova espécie de réptil fóssil na região noroeste da Venezuela.Criatura faz parte do grupo dos gaviais, de focinho afilado, que só sobrevive na Ásia.
Reinaldo José Lopes Do G1, em São Paulo
Nenhum dos jacarés ou crocodilos vivos hoje seria páreo para o Gryposuchus croizati, um monstro pré-histórico de mais de 10 m de comprimento e quase duas toneladas. O bicho, um dos maiores crocodilianos de todos os tempos, foi descrito por um paleontólogo brasileiro e seu colega venezuelano, e reforça a idéia de que a América do Sul e a Índia estiveram unidas num único megacontinente durante a Era dos Dinossauros.
Tecnicamente, o réptil em questão é um gavial – uma forma esquisitona de crocodiliano com o focinho fino e alongado, que ainda existe na Índia e em países vizinhos. “Todos os dentes são iguais, característica que está associada ao consumo de peixes”, explica Douglas Riff, pesquisador do Departamento de Ciências Naturais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e um dos responsáveis pela descrição da nova espécie. Riff e seu colega venezuelano Orangel Aguilera, da Universidade Nacional Experimental Francisco de Miranda, acabam de apresentar o monstro à comunidade científica em artigo na revista especializada alemã “Paläontologische Zeitschrift”. A criatura foi encontrada na chamada formação Urumaco, uma camada geológica do noroeste da Venezuela com idade estimada em 8 milhões. Aparentemente, o bicho vivia num ambiente litorâneo, com savanas, rios de água doce e o mar logo ali do lado.
Parceria: De acordo com Riff, a relativa escassez de paleontólogos na Venezuela, aliada à riqueza de fósseis na região, levou Aguilera, que já conhecia o brasileiro após passar uma temporada no Rio, a firmar uma parceria para a descrição dos espécimes do supercrocodilo. A descrição da espécie foi feita com base em dois crânios (um deles completo) e uma mandíbula. Usando um cálculo comparativo, que leva em conta as espécies modernas, foi possível chegar ao tamanho estimado de 10,15 m (um dos indivíduos é um pouco menor). A principal diferença entre o supergavial venezuelano e outros membros de seu grupo é o menor número de dentes, além de uma série de detalhes cranianos. O certo, porém, é que o bicho e seus primos da América do Sul (incluindo uma espécie do Brasil) têm como parentes próximos... os gaviais da Índia, vivos ainda hoje. O que, segundo Riff, pode ocasionar uma reviravolta nas idéias sobre como a distribuição atual desses bichos surgiu.
“Tradicionalmente, as pessoas costumavam dizer que os gaviais chegaram à América do Sul por uma migração transoceânica. Eles teriam vindo nadando pelo Atlântico, saídos da África, que durante o Eoceno [há uns 50 milhões de anos] estaria a uma distância menor daqui”, diz o paleontólogo. “O problema é que os gaviais modernos estão adaptados a nadar em água salgada; são espécies de rio. Seriam necessárias glândulas especiais para se livrar do sal, por exemplo.” Diante disso, Riff considera mais provável que o grupo tenha surgido em plena Era dos Dinossauros, quando América do Sul, África, Índia, Antártida, Austrália e Madagascar estavam grudadas num só supercontinente. Conforme cada pedaço dessa massa de terra foi se separando dos demais, os crocodilos foram ficando “ilhados”, seguindo seu próprio caminho evolutivo – e se extinguindo, exceto os que estão na Índia e adjacências até hoje. Uma pesquisa recente identificou um gavial marroquino do Cretáceo Superior, perto da época em que um asteróide teria exterminado os dinos.

Em ordem: De fato, a ordem de parentesco parece bater com a ordem da fragmentação do antigo supercontinente. A África, por exemplo, desligou-se primeiro – e os gaviais fósseis de lá são parentes mais distantes dos sul-americanos do que as espécies asiáticas. Segundo Riff, a extinção seletiva de gaviais tão gigantescos na América do Sul não é de estranhar. Há 8 milhões de anos, eles e outros animais de porte enorme povoavam planícies alagadas na Venezuela e também na Amazônia brasileira. Mudanças climáticas, no entanto, acabaram alterando a paisagem e criando zonas de mata fechada, menos favoráveis a criaturas avantajadas. De fato, tartarugas gigantes, roedores do tamanho de um búfalo e outros monstros amazônicos se extinguiram mais ou menos na mesma época que o Gryposuchus croizati.





Empresa é condenada por fragmento de animal em lata de ervilha

Empresa é condenada por fragmento de animal em lata de ervilha, site: www.tj.rj.gov.br

A Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis do Rio manteve, por unanimidade, sentença que condenou a empresa Brasfrigo a pagar uma indenização de R$ 6 mil a um consumidor. Ricardo Barroso da Costa comprou uma lata de ervilha da marca Twist e, ao abri-la para ser utilizada no almoço, achou uma pata de animal, semelhante à de um rato, de cerca de 2,5cm, dentro do produto. O relator do recurso foi o juiz Flávio Citro Vieira de Mello.

Ricardo adquiriu o produto, dentre outros, em 19 maio de 2004 para o preparo do almoço daquele dia. Ao abrir a lata para escorrer a água, percebeu o corpo estranho, que causou repulsa por parte do autor e de seus familiares. O consumidor, então, recolheu imediatamente o produto e o levou ao mercadinho onde o havia comprado. Foi atendido pelo gerente, que ligou para o SAC do fabricante, tendo sido informado que um representante da empresa iria até o local e à residência do consumidor, o que nunca ocorreu.

Indignado, o operador de máquinas se dirigiu à delegacia, onde foi aberto inquérito. Segundo a perícia realizada, o corpo estranho era uma peça anatômica de animal vertebrado, pertencente provavelmente a um réptil, como lagarto, lagartixa, calango, etc. Ainda de acordo com o laudo, o conteúdo foi considerado impróprio para o consumo face à constatação de fragmentos de animal.

22 de julho de 2008

Tribunal condena CEDAE por prática abusiva

Tribunal condena CEDAE por prática abusiva, site: www.tj.rj.gov.br

O juiz em exercício no I Juizado Especial Cível de Nova Iguaçu, Richard Robert Fairclough, condenou a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE) a pagar indenização de R$ 10 mil a Albertino Tavares.

Em outubro de 2006, Albertino teve o fornecimento de água suspenso por representante da CEDAE, que alegava falta de pagamento de algumas contas referentes ao ano de 1995. Segundo o autor, mesmo após pagá-las, o serviço não foi restabelecido. Albertino foi obrigado a recorrer à contratação de um carro-pipa para garantir o abastecimento de água de sua residência.

De acordo com o magistrado, o 1º Juizado tem enfrentado, reiteradamente, demandas envolvendo cobranças de contas realizadas pela CEDAE há muito tempo prescritas. "A ré impõe o pagamento de todas as contas, inclusive as prescritas, de uma só vez sob pena de corte, e o efetiva sem levar em consideração a essencialidade do serviço que presta. Coloca a ganância em receber à frente das necessidades das pessoas que dependem da água que fornece. Trata-se de prática, evidentemente, abusiva", afirmou na sentença.

O juiz Richard Robert declarou a inexistência de qualquer débito em nome do autor da ação e confirmou o restabelecimento do fornecimento de água. A CEDAE terá que pagar ainda a quantia de R$ 80 pelos danos materiais, além dos R$ 10 mil a título de danos morais.

Barcas S.A. é condenada por queda de passageira

Barcas S.A. é condenada por queda de passageira, site: www.tj.rj.gov.br

A juíza Patrícia Rodriguez Whately, da 45ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, condenou a Barcas S.A a pagar R$ 7 mil por danos morais e R$ 3 mil por danos estéticos a Jussurema Braga. A autora do processo sofreu uma queda ao entrar em uma das barcas da empresa e prendeu o pé entre a plataforma e a embarcação. Jussurema sofreu lesões e ficou incapaz de realizar os seus afazeres por quatro meses.

A juíza entendeu que o fato de o acidente ter sido causado pela a movimentação das águas devido à chegada de outra embarcação não tira a culpa da ré. "Uma vez comprovado que a embarcação se movimentou e que tal fato foi a causa da lesão sofrida pela autora, deve ser reconhecida a responsabilidade da ré, uma vez que descumpriu a cláusula do contrato de transporte, que a obriga a levar seus passageiros incólumes a seu destino. Note-se que a chegada de uma outra embarcação, que movimenta a massa de água e acarreta o balanço da embarcação da ré, não se trata de fortuito externo, razão pela qual não elide a responsabilidade desta", escreveu a magistrada na decisão.

Além disso, a juíza ainda condenou a Sul América Cia Nacional de Seguros, denunciada no processo, a reembolsar os R$ 10 mil a serem pagos pela Barcas S.A.

21 de julho de 2008

Fim do mistério? Toyota fabricará Yaris hatch e sedã em Sorocaba revela jornal

Depois do anúncio oficial sobre a instalação da nova fábrica da Toyota na cidade de Sorocaba em São Paulo, ficou a expectativa sobre o anúncio de qual modelo será produzido. Segundo reportagem do jornal O Dia, a Toyota fabricará o compacto Yaris na configuração hatch de cinco portas e também a versão sedã do Yaris.
Segundo o jornal, o Toyota Yaris nacional chegará para competir diretamente com o Honda Fit. Atualmente, o modelo da Honda está a frente de “concorrentes” como o Citroën C3, o Volkswagen Polo, Fiat Idea e Chevrolet Meriva.
A reportagem do jornal também revela que a Toyota também vai produzir a versão sedã do Yaris an fábrica de Sorocaba. Este modelo chegaria para competir com o futuro sedã médio da Honda, construído sobre a plataforma do Fit, o qual deve lançado no ano que vem.
Vendido atualmente na Europa e Estados Unidos, o Yaris hatch mede 3,75 metros de comprimento, 1,70 m de largura, 1,52 m de altura, 2,46 m de entreeixos. A capacidade de seu porta-mals é de 275 litros de capacidade no porta-malas. Nestes mercados, o modelo conta com equipamentos como ar-condicionado digital automático, piloto automático, rádio/CD player com MP3, airbags frontais e laterais, acionamento do motor por botão no console e cartão ao invés de chave, semelhante ao do Renault Mégane.
Na parte mecânica, o modelo deve trazer um novo propulsor 1.3 de 87 cavalos de potência, ou até mesmo, compartilhar o 1.6 do Corolla. A meta da Toyota é produzir 150 mil unidades do modelo para atender o mercado brasileiro, demais países do Mercosul e E.U.A. A produção na fábrica de Sorocaba deve começar em 2011.




18 de julho de 2008

Tubarão é capturado na Praia do Recreio dos Bandeirantes Animal tem 2,5 metros de comprimento

Tubarão é capturado na Praia do Recreio dos Bandeirantes Animal tem 2,5 metros de comprimento, site: http://www.odia.com.br/

Rio - Segundo a Rádio CBN, um tubarão de 2,5 metros de comprimento foi capturado, na manhã desta sexta-feira, na Praia do Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio. O animal já havia sido visto por banhistas próximo da costa nesta quinta-feira.

Juíza determina bloqueio de contas de Garotinho, Rosinha e mais 30 acusados

Juíza determina bloqueio de contas de Garotinho, Rosinha e mais 30 acusados, site: www.tj.rj.gov.br

A juíza Maria Paula Gouvêa Galhardo, da 4ª Vara de Fazenda Pública da Capital, deferiu no início da noite de hoje (dia 16 de julho) liminar determinando o bloqueio de dinheiro e ativos financeiros e o arresto de todos os bens dos ex-governadores Anthony Garotinho e Rosinha Matheus, do ex-secretário de Saúde Gilson Cantarino e mais 30 outros réus (entre pessoas físicas e jurídicas). Eles são acusados de terem cometido improbidade administrativa e desvio de verbas públicas ligadas ao Projeto Saúde em Movimento da Secretaria Estadual de Saúde.

Segundo a juíza, o pedido do Ministério Público traz à tona farta prova documental, em que os suspeitos, mediante associação, cometeram fraude de licitações, com conseqüente contratação irregular de ONG's, cuja única participação era emprestar o nome e contas bancárias para o desvio de dinheiro público, revertido em favor dos acusados, quer a título pessoal ou para custeio de campanhas eleitorais.

Ainda de acordo com a magistrada, o valor desse desvio pode chegar a R$ 234 milhões. Foi determinada também pela juíza Maria Paula a notificação de todos os envolvidos e expedição de ofícios à Corregedoria-Geral da Justiça do Rio, ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, do Maranhão e à Capitania dos Portos das circunscrições de Angra dos Reis e do Rio, assim como ao Detran e ao Denatram comunicando tal decisão (processo número 2008.001.180575-9).

Justiça condena Norte Shopping por produtos não entregues comprados em feira de móveis

Justiça condena Norte Shopping por produtos não entregues comprados em feira de móveis, site: www.tj.rj.gov.br

A Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis do Rio condenou o Condomínio Norte Shopping e a empresa Francisco Gomes Promoções e Administração de Eventos a pagar, solidariamente, uma indenização de R$ 3.700 por danos materiais a Marcos Araújo Moura.

Em setembro de 2006, o militar que iria casar em fevereiro de 2007, comprou dois sofás, uma estante, duas mesinhas e uma base de mesa de jantar com seis cadeiras, na Feira de Móveis do Norte Shopping, mas ficou sem nada. A empresa Crismaro, onde comprou os móveis, fechou as portas, não entregou a mobília e nem devolveu o dinheiro. Porém, ao longo do processo, o autor desistiu do pedido contra a Crimaro, tendo permanecido a ação contra os demais réus.

Para o juiz Flávio Citro Vieira de Mello, o evento realizado denotava para o grande público a confiança de uma feira de móveis chancelada pelo Norte Shopping, mas abrigou empresa inidônea. "A empresa lesou dezenas de consumidores e detém 56 ações nos Juizados Especiais, exigindo mais critério e cuidado na seleção de participantes dos eventos comerciais realizados nas dependências do Norte Shopping", entendeu o juiz.

15 de julho de 2008

Schumi: "Parei para não desempregar Massa".

Schumi: "Parei para não desempregar Massa", site: www.grandepremio.com.br

As boas performances mostradas sempre que é chamado para comparecer em um teste pela Ferrari já motivaram, inúmeras vezes, a pergunta a Michael Schumacher: será que o alemão não havia parado cedo demais? Pois na edição desta terça-feira (15) do jornal suíço "Blick", o heptacampeão apresentou um novo motivo para justificar sua aposentadoria em 2006."Eu parei porque não queria deixar meu amigo Felipe Massa desempregado", afirmou Schumi, dando a entender que o brasileiro perderia a vaga na escuderia de Maranello devido à chegada de Kimi Raikkonen. "E eu não teria nenhum problema em correr contra Kimi", complementou o heptacampeão, rechaçando a hipótese de ter se aposentado por ser contra a contratação do finlandês.Em sua carreira, Schumi disputou 16 temporadas da F-1, 11 delas na Ferrari.
De 2000 a 2004, foi a peça decisiva para o fim do jejum de títulos da equipe, que passou a dominar a categoria no início do século XXI. A hegemonia foi quebrada por Fernando Alonso, em 2005. No ano seguinte, o alemão anunciou que pararia e teve uma luta acirrada com o espanhol para encerrar sua carreira com mais um título, mas não teve êxito. Essa foi a única temporada da parceria Schumacher-Massa.Michael deve ser visto no próximo final de semana no paddock em Hockenheim. Ele confirmou sua presença no GP da Alemanha para atuar como consultor da escuderia de Maranello.


8 de julho de 2008

Passageira ganha indenização por acidente na Av. Niemeyer

Passageira ganha indenização por acidente na Av. Niemeyer, site: www.tj.rj.gov.br

O juiz Gustavo Bandeira da Rocha Oliveira, da 5ª Vara da Fazenda Pública do Rio, condenou a Empresa Municipal de Vigilância e a Cooperativa Opção Recreio a pagar R$ 100 mil por danos morais e R$ 80 mil por danos materiais a uma passageira de uma van que sofreu um acidente na Av. Niemeyer, que liga os bairros de São Conrado e Leblon, na Zona Sul do Rio.

Na ação, Christiane Velasco Cardoso de Oliveira alegou ter sofrido lesões corporais em razão de um grave acidente envolvendo a van, pertencente à cooperativa, em que viajava, e um ônibus da empresa Transportes Amigos, que sofreram colisão frontal por volta das 10h. A autora, que na época tinha 31 anos, ficou com grave cicatriz no rosto e pescoço, o que, segundo o juiz, merece reparação, porque resulta, principalmente à mulher, em frustração e desgosto frente ao meio social em que convive. O acidente resultou ainda na morte do motorista da van.

A Empresa Municipal de Vigilância é responsável por transformar temporariamente a Av. Niemeyer em mão única de direção, sentido São Conrado-Leblon, das 7h às 10h, de segunda a sexta-feira. Para o juiz Gustavo Bandeira, houve falha na operação de inversão das pistas, caracterizada pela falta de fiscalização e informação, pois, se não tivesse ocorrido, dois motoristas não teriam sofrido colisão frontal, ambos com a certeza de que dirigiam pela pista correta de direção.

"Como uma operação complexa que é, a referida reversão deve ocorrer com o máximo de cautela e segurança, de forma a evitar que, durante o momento da sua realização e nos minutos que lhe antecedem e sucedem, motoristas possam vir a ser surpreendidos ou confundidos quanto à mão de direção, principalmente por falhas humanas, causando acidentes como o presente", afirmou.

"A operação em foco envolve alto risco e periculosidade, pois altera, temporariamente, a mão de direção de importante - e perigosa, dada as estreitas dimensões - via de circulação, a qual recebe grande fluxo de trânsito, transformando-a em mão única de direção, durante determinado horário", ressaltou o juiz, que utiliza diariamente a avenida pela manhã para dirigir-se ao Fórum.

Segundo Gustavo Bandeira, por se tratar de uma operação de alto risco, exige da Empresa Municipal de Vigilância cautela na sua realização, de forma que a mudança ocorra com a máxima segurança para os usuários, evitando-se que acidentes ocorram, principalmente no período de reversão, momento em que há maior risco. "A ré deve tomar extremo cuidado, de forma a evitar que motoristas possam se confundir com a troca de mãos, devendo utilizar-se de todos os meios possíveis para evitar equívocos e acidentes, seja através de um policiamento ostensivo nas vias de acesso, impedindo ingresso no sentido contrário, seja através de uma adequada sinalização e orientação, tudo de forma a evitar que motoristas sejam surpreendidos", completou o juiz.

O magistrado afirmou, ainda, que a Cooperativa Opção Recreio foi condenada por responder à responsabilidade civil do transportador, de natureza objetiva. "Comprovado o dano decorrente do contrato de transporte, tendo por fundamento fato de terceiro, impõe-se a obrigação de indenizar à cooperativa, ressalvado seu direito de regresso contra eventuais responsáveis", explicou.

O juiz, porém, julgou improcedente o pedido para condenar a empresa de ônibus Transportes Amigos Unidos, pois essa não ficou configurada. "Não há qualquer prova nos autos de que o motorista tenha faltado com o dever objetivo de cuidado, na medida em que, ao que se depreende do feito, o motorista do coletivo encontrava-se trafegando pela sua pista da direita, inexistindo prova de que tenha infringido qualquer obstáculo de acesso à referida avenida, muito pelo contrário, o que se demonstra mais provável é que também tenha sido induzido a erro pela referida operação", disse Bandeira.

A passageira receberá ainda indenização por dano material de um salário mínimo pelo período de incapacidade total temporária, que foi de seis meses, e de 35% do salário mínimo a partir do terceiro mês subseqüente ao término da incapacidade temporária, em caráter vitalício, pela perda de igual porcentagem da sua capacidade laborativa de forma definitiva.

Loja Leader é condenada por abordar cliente sob suspeita de roubo

Loja Leader é condenada por abordar cliente sob suspeita de roubo, site: www.tj.rj.gov.br

A juíza Maria da Glória Oliveira Bandeira de Mello, da 8ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, condenou a União de Lojas Leader a pagar R$ 6 mil por danos morais a Jaciara Salles Moreira.

Em 1994, a autora aproveitou o horário de almoço do trabalho para olhar os produtos da loja sem efetuar qualquer compra. Ao sair do estabelecimento o alarme de segurança soou e uma dos seguranças a impediu de sair e disse que Jaciara só poderia deixar a loja com a presença do gerente. Após algumas horas, a autora do processo foi levada para a sala de revista, onde teve a sua bolsa esvaziada e verificada item por item. Depois do procedimento, concluiu-se que não havia nenhum item da loja dentro da bolsa e ela foi liberada após um pedido de desculpas.

A ré não negou os fatos, mas disse não ter abordado Jaciara de forma indelicada e que, sempre que o alarme do sistema de segurança é acionado, o cliente é orientado a retornar ao caixa para a retirada da etiqueta. O depoimento de um colega de trabalho confirma a versão da autora.

A juíza Maria da Glória entendeu que o evento causou abalos psicológicos a Jaciara e que houve falha no sistema de segurança. "O evento teve desdobramentos bem mais danosos à autora do que cogita a ré. Em primeiro lugar, registra-se a falha no sistema de alarme da ré eis que acionado sem que a autora tenha saído do estabelecimento portando qualquer mercadoria da loja. E para agravar, a autora foi submetida a uma longa espera, perdendo seu dia trabalho e finalmente à constrangedora revista de sua bolsa, sendo retirados e expostos todos os seus pertences ali contidos" - escreveu a juíza na sentença.

Sucesso: Nova Palio Weekend 2009 chega a liderança do segmento em junho

A nova Palio Weekend não precisou de muito tempo para conquistar a liderança em seu segmento. Lançada em maio, a nova perua desbancou os concorrentes SpaceFox e Parati da Volkswagen e também a Peugeot 206 SW no mês de junho. Apenas no mês de junho, a nova Palio Weekend chegou a marca de 3.274 unidades comercializadas, fato que representa um crescimento de 159% em relação à sua média mensal de 1.264 nos cinco primeiros meses de 2008. Estes números superaram as expectativas de vendas da Fiat, que eram de 2,5 mil no lançamento da nova linha, em maio deste ano.

Total de Unidades emplacadas no primeiro semestre de 2008:
1º Volkswagen SpaceFox - 10926
2º Fiat Palio Weekend - 9592
Volkswagen Parati - 9475
4º Peugeot 206 SW - 7078


Hatch C30 faz a Volvo crescer 102% no Brasil no primeiro semestre de 2008

Hatch C30 faz a Volvo crescer 102% no Brasil no primeiro semestre de 2008 , site: www.carplace.com.br
A Volvo está comemorando um crescimento de 102% nas vendas no Brasil durante o primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a junho, a Volvo conseguiu emplacar 582 unidades nas ruas, enquanto que no ano passado foram apenas 288 unidades. Apenas no mês de junho, 103 Volvo foram emplacados no país.
O principal responsável por esse crescimento foi o hatch C30, que neste período, totalizou 397 unidades vendidas. A versão do C30 mais vendida no primeiro semestre foi a 2.0 com 215 unidades, seguida da T5 emplacou 121 unidades e da versão 2.4 com 61 unidades.

Se comparado somente o mês de junho, quando C30 registrou 77 unidades vendidas, o crescimento é de 235% em relação às 23 unidades comercializadas no mesmo mês de 2007.

Marcos Saade, diretor de Vendas e Marketing da Volvo, afirmou que “o C30 é um carro que definitivamente caiu no gosto dos brasileiros, e que além de impressionar pelo visual inovador e arrojado, o hatchback traz como diferencial competitivo de peso o preço abaixo de R$ 90 mil na versão 2.0″.

Outros modelos da Volvo também tiveram aumento nas vendas, como o XC70 que vendeu 127% a mais do que o mesmo período do ano passado além do S80 que vendeu 40% a mais.



Citröen divulga fotos da Nova C3 Picasso - Lançamento será no Salão de Paris

A Citroen divulgou as primeiras imagens do seu novo mini-monovolume C3 Picasso. O novo modelo será lançado oficialmento no Salão do Automóvel de Paris. O novo C3 Picasso também adianta como serão as linhas da nova geração do C3.
Com linhas compactas, o C3 Picasso tem comprimento de 4,08 metros e altura de 1,66 metros. A dianteira traz uma clara inspiração dos modelos C4 Picasso e Berlingo, enquanto que a traseira se destaca pelas lanternas escurecidas, colocadas em posição superior.
A montadora destaca a versatilidade da parte interna, bem como a escolha das cores e respectivos revestimentos. Assim como no C4, o painel de instrumentos fica no centro do painel. A manopla de câmbio fica em posição semelhante ao do irmão maior. Outro destaque é a altura de seus assentos e a visibilidade a bordo.
Na parte mecânica, o C3 Picasso recebe dois motores a gasolina de nova geração desenvolvidos em parceria com a BMW, o VTi 95 e o VTi 120, que vêm se juntar às motorizações diesel HDi 90 e HDi 110 FAP. Os motores HDI se beneficiam da assinatura Airdream®, destinada aos veículos da gama Citroën que se destacam no respeito ao meio ambiente.

A nova silhueta da família C3 será apresentada no próximo Salão Mundial do Automóvel de Paris, antes do início de sua comercialização na Europa, no primeiro trimestre de 2009.





2 de julho de 2008

Supermercado terá de indenizar cliente que caiu em loja

Supermercado terá de indenizar cliente que caiu em loja, site: www.tj.rj.gov.br

A juíza Cláudia Pires dos Santos Ferreira, da 3ª Vara Cível da Barra da Tijuca, condenou a rede de supermercados Sendas a pagar R$ 12.450 de indenização por danos morais a uma cliente que se acidentou em uma filial do Méier, Zona Norte da cidade. Em abril de 2002,.Laura Teixeira de Almeida Noira levou um tombo na esteira rolante de acesso ao estacionamento da loja, quando se dirigia ao seu carro para acomodar as compras efetuadas.

Devido à queda, ela machucou o pé e moveu ação pedindo indenização por danos morais e materiais. Em sua defesa, o supermercado alegou que não ter havido falha na prestação do serviço e que não havia registro do suposto acidente. Exame de corpo de delito, porém, constatou a existência de lesão no pé por ação contundente. O laudo foi ratificado por diagnóstico médico juntado ao processo. A Sendas não conseguiu provar que a lesão não teria sido provocada pelo acidente.

A juíza entendeu que o supermercado é responsável pelos danos gerados aos clientes dentro do estabelecimento. "A requerida tem responsabilidade objetiva pelos danos (...) A autora sofreu danos morais pelo constrangimento, decorrente da lesão em seu pé direito junto à esteira rolante, devendo o réu responder pelo dano gerado" - escreveu a juíza na sentença. O pedido de danos materiais, porém, não foi deferido por falta de comprovação.

Peixe-gato morre ao tentar comer bola de futebol

Peixe-gato morre ao tentar comer bola de futebol, site: http://www.g1.com.br/

A tentativa de comer uma bola de futebol matou um peixe-gato na Alemanha. Segundo a publicação “Spiegel Online”, um policial que patrulhava a área do acidente classificou esse como o caso mais estranho já visto em 30 anos de profissão. O peixe com dois metros de comprimento foi encontrado morto, boiando, depois que a bola entalou em sua boca, impedindo o animal de respirar. Ele foi achado nesta segunda-feira (30), em uma barragem do Rio Main, com os dentes cravados na bola de plástico. “O animal mordeu a bola e morreu sufocado”, explicaram as autoridades em comunicado. “Nunca vi nada parecido em 30 anos de trabalho”, disse Reiner Jünger, da polícia, segundo o Spiegel. De acordo com ele, o peixe-gato está entre os maiores predadores de água doce. Essa espécie fica no leito do rio aguardando suas presas para atacar na superfície.

Girafa ajuda camelos e zebras a fugirem de circo na Holanda

Girafa ajuda camelos e zebras a fugirem de circo na Holanda, site: www.g1.com.br

a revolução dos bichos! A polícia de Amsterdã sofreu nesta segunda-feira (30) para recuperar um grupo de animais que fugiu do circo com a ajuda de uma girafa. A 'pescoçuda' abriu, a coices, um buraco na parede da jaula, libertando 15 camelos, duas zebras e um número indeterminado de lhamas e suínos. Arnout Aben, porta-voz da polícia de Amsterdã, afirma que os animais escaparam por volta das 5h30. Em bando, eles caminharam pelas ruas do bairro vizinho ao circo. Com a ajuda de funcionários do circo e cães, os policiais conseguiram capturar os fugitivos apenas no início da noite. De acordo com Aben, alguns moradores chegaram a ter contato com os animais, que foram até alimentados durante o período de 'liberdade'. "Felizmente os animais eram domados, e ninguém ficou ferido", disse o porta-voz. "Você já imaginou acordar cedo e, ainda meio sonolento, olhar pela janela e pensar: 'estou delirando ou aquilo ali são 15 camelos passeando no meu jardim?'", brincou Aben.