27 de setembro de 2010

E o Alonso quem diria?

Apesar de ter certas rejeições ao jeitão Alonso de ser, ele certamente é um tri-campeão que só triunfou duas vezes, pois venhamos e convenhamos, não foi o Raikkonen que ganhou em 2007, mas sim a McLaren quem tirou o titulo de Fernando Alonso.

Há algumas corridas atrás, mesmo estando em quinto colocado no campeonato, e relativamente longe dos dois primeiros, Fernando Alonso se declarou com cinqüenta por cento de chances de ganha-lo. Tal afirmativa, nos pareceu, muito arrogante, e certamente demonstrou um exagerado grau de autoconfiança, agora após os GP de Cingapura já é o segundo no campeonato, bem próximo do lider, será que a profecia vai se confirmar?

E o Massa em?

Fez algo parecido com o que fez o Webber, mas não passou praticamente ninguém na pista, apenas Alguersuari que largou dos boxes, cinco pilotos das três nanicas, e dois que foram jogados na zebra por outros adversários, passou a corrida inteira atrás de Sutil e Hulkenberg, praticamente sem tentar ultrapassagem, muito pouco para um piloto que dirigia um carro igual ao que ganhou a corrida, no fim, acabou agraciado com a punição imposta aos dois últimos pilotos citados. Infelizmente, é o primeiro piloto das três melhores equipes da temporada que está definitivamente fora da disputa do titulo, pois como o líder tem 202 pontos, ele tem 128, faltam quatro corridas, ou seja 100 pontos em disputa, não há nada que se possa faze a essa altura, uma pena, mas o ano para ele não foi fácil desde o começo, agora é trabalhar para 2011, e fico com receio de que ele seja o escudeiro de Alonso no final desta temporada, inclusive no GP Brasil, onde costumar ter bom desempenho.

Este ano estou torcendo para Mark Webber, apesar de ser outro contra o qual tenho rejeição, pelos problemas criados com Pizzonia e outros, mas o que fizeram em seu prejuízo em favor de Vettel, me fez torcer para ele.

Gosto muito de Jenson Bouton, contudo, acho que para ele está ficando difícil, muito regular, paciente, mais já está na hora de arriscar um pouco mais para não ficar para trás de vez.
Vettel e Hamilton são as estrelas, as vedetes da temporada, dois quais se esperava muito, muito mais mesmo, mas, realmente ainda precisam amadurecer, mesmo levando-se em conta que o titulo do ultimo, em 2008, que não foi lá tão merecido, e o vice do primeiro ano passado.

Apesar de tudo, realmente acho que seria algo emocionante, e nada injusto, uma virada de Fernando Alonso, com a conquista de seu tri-campeonato, mesmo não gostando nem um pouco da Ferrari, e achando que isso seria o verdadeiro fim de Felipe Massa, pois, ver dois companheiros campeões e não ter conseguido o titulo em cinco temporadas é algo há que poucos sobrevivem.

Abaixo o resultado da corrida, GP de Cingapura:

1º Fernando Alonso – Ferrari
2º Sebastian Vettel – Red Bull Renault
3º Mark Webber – Red Bull Renault
4º Jenson Bouton – McLaren Mercedes
5º Nico Rosberg – Mercedes-Benz
6º Rubens Barrichello – Williams Cosworth
7º Robert Kubica – Renault
8º Felipe Massa – Ferrari
9º Adrian Sutil – Force Índia Mercedes
10º Nico Hulkenberg – Williams Cosworth
11º Vitaly Petrov – Renault
12º Jaime Alguersuari – Torro Rosso Ferrari
13º Michael Shumacher – Mercedes-Benz
14º Sebastien Buemi – Torro Rosso Ferrari
15º Lucas di Grassi – Virgin Cosworth
16º Heikke Kovalainen – Lotus Cosworth

Abaixo a classificação do campeonato:

1º Mark Webber – Red Bull Renault - 202
2º Fernando Alonso – Ferrari – 191
3º Lewis Hamilton – McLaren Mercedes – 182
4º Sebastian Vettel – Red Bull Renault – 181
5º Jenson Bouton – McLaren Mercedes – 177
6º Felipe Massa – Ferrari – 128
7º Nico Rosberg – Mercedes-Benz – 122
8º Robert Kubica – Renault – 114
9º Adrian Sutil – Force Índia Mercedes – 47
10º Michael Shumacher – Mercedes-Benz – 46
11º Rubens Barrichello – Williams Cosworth – 39
12º Kamui Kobayashi – BMW Sauber Ferrari – 21
13º Vitaly Petrov – Renault – 19
14º Nico Hulkenberg – Williams Cosworth – 17

Lançada oficialmente a nova Chevrolet Montana 2011

A Chevrolet apresentou à imprensa neste fim de semana em Porto de Galinhas, Pernambuco, a nova Chevrolet Montana 2011. O modelo, que recebe a mesma dianteira do Agile, mas com algumas modificações, chega ao mercado nacional com preço inicial de R$ 31.990.

A nova picape da Chevrolet chega às lojas em outubro nas versões LS e Sport, ambas equipadas com o motor 1.4 Econoflex, mas com 102 cavalos de potência e 13.5 kgfm de torque, ou seja, 3 cv a menos que a geração anterior e 0,1 kgfm a mais de torque.

A versão de entrada é a LS, mais básica, sai de fábrica com pára-choque pintado na cor da carroceria, rodas de aço de 14 polegadas, regulagem de altura do banco do motorista, protetor de caçamba e de cárter. Desta forma, a Nova Montana LS custa R$ 31.990. Ao adicionar vidros, travas e retrovisores elétricos, computador de bordo, ar-condicionado e direção hidráulica, o preço sobe para R$ 39.939.

A outra versão disponível para Nova Montana é a Sport, a top de linha. De série, a versão conta com freios ABS, airbag duplo, piloto automático, faróis de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas e sistema de som com entrada auxiliar e USB. Isso tem um preço: R$ 44.040.





9 de setembro de 2010

Governo do estado vai estender a Via Light até a Av. Brasil para diminuir o fluxo de veículos na Dutra.

A Ligação entre o município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e a Pavuna, na Zona Norte do Rio, a Via Light (Estrada RJ-081) será ampliada até a altura de Guadalupe, incluindo a construção de dois túneis e viadutos.

Com 10,5 quilômetros de extensão, a Via Light hoje não cumpre o papel de desafogar o tráfego oriundo da Baixada Fluminense. A previsão é que, com a construção, o tráfego de veículos na RJ-081 pularia dos atuais 15 mil veículos/dia para aproximadamente 35 mil carros.

Trabalhando como motorista da linha Nova Iguaçu–Barra da Tijuca há um ano, Alessandro Luiz de Souza, 31 anos, define o tráfego diário como “constantemente pesado”: – De manhã, de tarde, a Dutra não tem tempo bom. Tem dia que você leva uma hora e meia até a Barra, tem dia que leva três horas. Dia de sexta-feira, então, é o pior dia. A extensão até a Avenida Brasil iria facilitar bastante. Mesmo que a minha linha não passe pela Via Light, muitos carros que seguem pela Dutra e pela Linha Vermelha iriam pela Brasil – diz o motorista, acreditando que a extensão da via ajudaria desafogar o trânsito para os motoristas que saem da Baixada em direção à capital.

O projeto exigirá a construção de dois túneis, um viaduto sobre a Rua Lenir Liberato da Silva, duplicação da Rua Javatá e da Estrada do Camboatá, e a construção de viadutos sobre a Estrada Almirante Santiago Dantas e a Avenida Brasil.
Motorista de uma das poucas linhas de ônibus que trafegam pela Via Light, Wallace Cruz, 27 anos, estima que o tempo de viagem diminuirá aproximadamente em 30 minutos com a extensão: – Vai ser uma maravilha isso, tanto para o passageiro quanto para o rodoviário. Você vai deixar de fazer em uma hora, uma hora e meia até a Avenida Brasil, para fazer em meia hora. Melhora tudo, principalmente o estresse – diz Wallace, que pilota por uma Via Light com fluxo livre a qualquer hora do dia.

Também está estudo a ampliação da Via Light até Queimados, unindo-a à Rodovia Presidente Dutra, e até a Barra da Tijuca, num projeto da Prefeitura do Rio. A expectativa é que o projeto tenha investimentos de R$ 200 milhões.

Projeto de Deodoro paa a nova pista de automobilistmo do Rio.

O projeto para o novo autódromo do Rio de Janeiro está praticamente pronto. O site Grande Prêmio teve acesso às primeiras imagens do planejamento da praça automobilística que vai substituir Jacarepaguá.

A princípio, a intenção é que seja erguido um espaço poliesportivo dentro do autódromo, como quadras descobertas e um complexo aquático. O esboço do projeto conta com uma pista de 4.715,7 metros em seu maior traçado, com 19 curvas, além de um circuito oval. Pela extensão, torna-se uma pista padrão A na classificação da FIA, isto é, teoricamente poderia receber a F1. A área também conta com um kartódromo de 1.344 m.

O estudo conceitual foi feito pela Federação de Automobilismo do Rio de Janeiro (Faerj) junto com o arquiteto paulista Artur Katchborian. O presidente da entidade fluminense, Djalma Neves, afirmou ao Grande Prêmio que o esboço começou a ser montado "logo que a desativação do autódromo de Jacarepaguá foi confirmada, no ano passado". Com a escolha da nova área, Neves conversou com pessoas ligadas ao automobilismo – entre eles o agora conselheiro da Vicar, Carlos Col – a fim de levantar um estudo para colocar no papel as primeiras ideias.

O novo autódromo será um dos legados dos Jogos Olímpicos de 2016, terá cerca de 200 metros a menos que o antigo traçado do Autódromo Nelson Piquet, que foi descaracterizado em definitivo com a construção da Arena Multiuso, do Parque Aquático Maria Lenk e do velódromo para os Jogos Pan-Americanos de 2007 e que hoje forma o núcleo inicial do futuro Parque Olímpico.

Segundo informações o objetivo é de se ter um autódromo autossustentável, com áreas destinadas para cursos profissionalizantes, bares, restaurantes e estacionamento para pelo menos 10 mil veículos e as instalações propostas seguem a tendência de autódromos mais modernos.

O formato de algumas curvas lembra, inclusive, trechos do antigo traçado do velho autódromo, no qual pilotos de antigas gerações da Fórmula 1 competiram quando as provas eram no Rio de Janeiro. Em um dos setores do terreno há espaço para a construção de um kartódromo. Algumas adaptações permitem ainda um traçado alternativo, como circuito oval, na eventualidade da cidade voltar a ser sede de uma das etapas da Fórmula Indy.

A data do início das obras depende da conclusão dos estudos do Ministério do Esporte. O que já sabemos é que toda a temporada de automobilismo de 2011 ainda será no autódromo atual.

Por Marcello Muniz: O autódromo ficará no bairro de Deodoro, em uma área que se estenderá de Guadalupe, às margens da Av.Brasil e Estrada do Camboatá, até Ricardo de Albuquerque, margeando a linha do trem do ramal Japeri e a Estrada Marechal Alencastro Guimarães.
Pela fotomontagem abaixo, verifica-se que o acesso devará ser todo feito pela Estrada do Camboatá, que para tanto, deverá receber grandes melhorias, talvez até uma duplicação, pois atualmente a via é de mão dupla, pouco sinalizada, mal iluminada e sua pavimentação é precária.
Igualmente seria de grande valia um bom investimento no cruzamento desta estrada com a Av. Brasil, pois os veículos que destinam-se da zona oeste pela estação ferroviária de Deodoro, tem que cruzar a pista lateral da movimentadíssima avenida, algo perigoso e que por diversas vezes causa acidentes. Neste cruzamento, acho que nem mesmo um sinal de trânsito se faria adequado, em razão do já atual grande fluxo, sendo mais aconselhavél, talvez, que a Estrada do Camboatá seja rebaixada para passar por baixo da pista lateral da Av. Brasil, acabando assim com o cruzamento e não poluindo o local com mais um viaduto.

2 de setembro de 2010

E tudo acabou em pizza!!!

"Publicado no D.O. Rio de 01/09/2010

DESPACHO DO SECRETÁRIO

EXPEDIENTE DE 31/08/2010


Processo n.º 03/001.032/2010 – HOMOLOGO o resultado da Concorrência Pública CO n.º 10/2010 e ADJUDICO a prestação do SERVIÇO PÚBLICO DE PASSAGEIROS POR ÔNIBUS – SPPO-RJ ao CONSÓRCIO INTERSUL DE TRANSPORTES, representado pela empresa líder REAL AUTO ÔNIBUS LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 33.295.346/0001-13, para a PARA A REDE DE TRANSPORTE REGIONAL – RTR 2; ao CONSÓRCIO INTERNORTE, representado pela empresa líder VIAÇÃO NOSSA SENHORA DE LOURDES S/A, inscrita no CNPJ sob o nº 33.474.065/0001-28, PARA A REDE DE TRANSPORTE REGIONAL – RTR 3; ao CONSÓRCIO TRANSCARIOCA DE TRANSPORTES, representado pela empresa líder VIAÇÃO REDENTOR LTDA, inscrita no CNPJ sob o nº 33.103.862/0001-07, para a PARA A REDE DE TRANSPORTE REGIONAL – RTR 4 e ao CONSÓRCIO SANTA CRUZ TRANSPORTES, representado pela empresa líder EXPRESSO PÉGASO LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 33.150.608/0001-51, PARA A REDE DE TRANSPORTE REGIONAL – RTR 5.".

Por Marcello Muniz:

Eu realmente tinha esperança de que íamos ter novidades e que os feudos iriam acabar em nossa cidade, contudo, em uma licitação "para inglês ver", "tudo acabou como antes no quartel de Abrantes", uma pena, pois a cidade perdeu uma bela oportunidade de receber um melhor serviço de transportes, e ainda vão permitir que empresas excluídas do processam ressurjam das cinzas através das nada novas CityRio, Atlântica e Rota Rio, um escárnio nos cariocas.