31 de março de 2011

Prefeitura inicia as obras da Transcarioca

Fonte: http://www.radiotamoio.com.br Corredor exclusivo para ônibus articulados ligará a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional, passando por Penha e Madureira e reduzindo em mais de 60% o tempo gasto no trajeto A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Obras, dará início nesta quinta-feira (17/03) às intervenções para a implantação do BRT (Bus Rapid Transit) Transcarioca. Trata-se do corredor exclusivo para ônibus articulados que vai ligar a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim e terá 39 quilômetros de extensão. O pontapé inicial das obras será nas ruas Cândido Benício e Domingos Lopes, onde técnicos da SMO trabalham na construção do mergulhão do Campinho. Outras frentes de trabalho também serão abertas nos próximos dias, como o viaduto de Madureira e o mergulhão da Avenida Ayrton Senna. Junto com a Transoeste (Jardim Oceânico/Santa Cruz/Campo Grande) – já em construção – e a Transolímpica (Recreio dos Bandeirantes/Deodoro), a Transcarioca faz parte do conjunto de obras viárias da Prefeitura para preparar a cidade para os Jogos Olímpicos de 2016, sendo um importante legado para todos os cariocas. O corredor expresso conta com um investimento total de R$ 1,3 bilhão e a construção dos dois lotes será concluída em três anos. A Transcarioca será o primeiro corredor de transporte de alta capacidade no sentido transversal da cidade, reduzindo em mais de 60% o tempo gasto no trajeto entre a Barra da Tijuca e a Ilha do Governador, passando por importantes bairros da Zona Norte – como Madureira e Penha. As intervenções incluem também uma faixa segregada ao BRT, que vai permitir a integração física e tarifária com os outros modais (trem, metrô e ciclovias) ao longo da via. Com isso, o uso da frota e o tempo das pessoas serão otimizados, trazendo maior economia, qualidade de vida e novas oportunidades para toda a região. Esse sistema integrado de transporte atenderá cerca de 400 mil passageiros por dia. Ao todo serão 45 estações, três terminais para embarque e desembarque de passageiros, nove pontes, três mergulhões, dez viadutos, duplicação de pistas e projetos de urbanização das áreas adjacentes. Para executar a obra, a SMO dividiu a licitação em dois lotes. PRIMEIRO LOTE – O primeiro lote da Transcarioca, com 28 quilômetros, terá a construção iniciada pelo mergulhão que será construído no Campinho. Neste lote, a via vai passar pelos bairros Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Curicica, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Penha. Além da ampliação da via, a obra do Lote 1 inclui sete pontes, dois mergulhões na Barra (um na altura do ‘Cebolão’ da Avenida Ayrton Senna e outro na Avenida Via Parque), quatro viadutos, uma passagem inferior e a urbanização da área adjacente. O custo deste lote é de R$ 798,4 milhões. SEGUNDO LOTE – O segundo lote contempla o traçado entre o bairro da Penha e o aeroporto. Estima-se que a construção desse traçado receba investimento de R$ 548,3 milhões. São 11 quilômetros de extensão, prevendo a construção de oito obras de arte (duas pontes e seis viadutos): viaduto sobre linha férrea em Olaria, viaduto em arco estaiado sobre Avenida Brasil, viaduto sobre a Avenida Brigadeiro Trompowski, ponte sobre o Canal do Cunha e Linha Vermelha, ponte estaiada sobre Baía de Guanabara (ligação Fundão/Ilha do Governador), viaduto sobre a ponte nova do Galeão, viaduto sobre Estrada do Galeão e viaduto sobre a Avenida 20 de Janeiro. O trajeto se inicia no início do Largo da Penha, seguindo pela Rua Monsenhor Alves Rocha, Rua Ibiapina, Rua Uranos, Estrada Engenho da Pedra, Rua Ismael Rocha, Rua Sargento Peixoto, Avenida Brigadeiro Trompowski, um binário (na altura do Fundão) pelas avenidas Um e Vinte e Quatro, seguindo pela Avenida Vinte e Nove, Estrada do Galeão e Avenida 20 de Janeiro. - Conheça os quatro trechos de obras do primeiro lote: - O primeiro é constituído pelo Terminal Alvorada, Avenida Ayrton Senna e Avenida Embaixador Abelardo Bueno, em uma extensão aproximada de 5 km. Nesse trecho serão construídas duas passagens inferiores sob a Avenida das Américas (dois mergulhões) na Avenida Ayrton Senna e uma ponte sobre a Lagoa de Jacarepaguá. Neste trecho, além do Terminal Alvorada, haverá cinco estações (Lourenço Jorge, Via Parque, Pólo Cine Vídeo, Hospital Sarah, Autódromo). - O trecho 2 tem extensão de 7 km e começa na Estrada Coronel Pedro Correia, seguindo até o final da Estrada dos Bandeirantes. Nesse trecho serão construídas dez estações (Pedro Correia, Curicica, Praça do Bandolim, Arroio Pavuna, Schering, Comandante Guaranys, Gusmão Lobão, Merck, André Rocha e Largo da Taquara). - No trecho 3, de 7,5 km, o trajeto passa pela Avenida Nelson Cardoso, Rua Cândido Benício, Rua Domingos Lopes, Rua Guaxima e Viaduto Negrão de Lima, que será duplicado. Haverá, ainda, um mergulhão, para ligação da Rua Cândido Benício à Rua Domingos Lopes e dez estações (Marechal Bevilaqua, Praça Araci Cabral, Largo do Tanque, Albano, Praça Seca, Capitão Menezes, Pinto Teles, Largo do Campinho, Madureira e Mercadão). - O último trecho é formado pela Avenida Ministro Edgard Romero, Avenida Vicente de Carvalho e Avenida Brás de Pina. São 8,5 km até o Terminal da Penha, com onze estações (Otaviano, Vila Queiroz, Largo de Vaz Lobo, Marambaia, Vicente de Carvalho, Praça Aquidauana, Lafaiete, Pedro Taques, Praça do Carmo, Guaporé e Cajá). Será construído um viaduto sobre a Linha 2 do metrô, na altura de Vicente de Carvalho.

28 de março de 2011

Blatter diz que Brasil está atrasado na organização em relação à África do Sul



O presidente da Fifa, Joseph Blatter, advertiu nesta segunda-feira o Brasil por sua lentidão nos preparativos para a Copa do Mundo de 2014, ao afirmar que, a três anos do torneio, o país está mais atrasado na organização do que a África do Sul estava, no mesmo prazo, antes do Mundial de 2010. - O Brasil está atrasado em comparação com a África do Sul no mesmo período - afirmou Blatter em entrevista coletiva, lembrando que faltam apenas três anos para a competição e dois para a Copa das Confederações, "que deve ser um treino para o grande evento". - Em 2007, a três anos da Copa na África do Sul, os sul-africanos estavam mais avançados do que os brasileiros hoje - reiterou.

O presidente da Fifa alertou que, se os preparativos não se acelerarem de forma significativa, "corre-se o risco de que nem Rio de Janeiro ou São Paulo possam organizar partidas", já que não haverá estádios adequados para recebê-las. Questionado se uma solução para o Brasil seria reduzir a quantidade prevista de estádios, Blatter disse que o atual número (12) é adequado. - O que precisam fazer é ter pressa e acelerar os preparativos. A Copa do Mundo é amanhã, e os brasileiros pensam que é depois de amanhã - declarou.

Cirurgia bariátrica, uma conquista médica e judicial

A cada ano, cresce o número de pessoas que encaram o desafio de emagrecer reduzindo o tamanho do estômago por meio de cirurgia bariátrica. Na última década, o número de cirurgias deste tipo cresceu mais de 500%. Atualmente, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking dos países que mais realizam este tipo de intervenção, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), a previsão é de que em 2011 sejam realizadas 70 mil cirurgias de redução de estômago no país. Mas quem precisa fazer a cirurgia bariátrica enfrenta uma verdadeira maratona para conseguir que o plano de saúde pague pelas despesas. A Lei n. 9.656/1998 compreende a cobertura assistencial médico-ambulatorial e hospitalar para o tratamento da obesidade mórbida, doença listada e classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Entretanto, nem sempre as seguradoras cobrem o procedimento. É comum o plano alegar que a cirurgia de redução de estômago é puramente estética e, por isso, negar a realização da intervenção. Outros pontos questionados pelos convênios são a carência do plano e a pré-existência da doença. Decisões recentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ) enfrentam essas questões e, caso a caso, contribuem para firmar uma jurisprudência sobre o tema. Muitas acabam beneficiando quem precisa da cirurgia bariátrica como único recurso para o tratamento da obesidade mórbida. No julgamento do Recurso Especial (Resp) 1.175.616, os ministros da Quarta Turma destacaram que a gastroplastia (cirurgia bariátrica), indicada como tratamento para obesidade mórbida, longe de ser um procedimento estético ou mero tratamento emagrecedor, revela-se cirurgia essencial à sobrevida do segurado que sofre de outras enfermidades decorrentes da obesidade em grau severo. Por essa razão, é ilegal a recusa do plano de saúde em cobrir as despesas da intervenção cirúrgica. No caso julgado, a Turma negou provimento ao recurso especial da Unimed Norte do Mato Grosso, que alegava não haver previsão contratual para a cobertura desse tipo de procedimento. Segundo o relator, ministro Luis Felipe Salomão, a Resolução Normativa da Agência Nacional de Saúde (ANS), que reconhece a gravidade da obesidade mórbida e indica as hipóteses nas quais a cirurgia bariátrica é obrigatória. Além disso, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante que cláusulas contratuais que implicarem limitação de direito do consumidor deverão ser redigidas com destaque, permitindo a imediata compreensão, tanto física quanto semântica, não podendo qualquer uma delas dar margem à dupla interpretação. “Afinal, um paciente com obesidade mórbida não se submeterá a uma cirurgia de alto risco apenas com finalidade estética”, ressaltou o ministro. Carência Em outro julgamento (MC 14.134), a Unimed Rondônia teve que autorizar todos os procedimentos necessários para a cirurgia de redução de estômago de um paciente com obesidade mórbida, independentemente do período de carência. A Quarta Turma negou pedido da cooperativa médica, que tentava suspender a determinação da Justiça estadual. Técnica nova Ainda sobre redução de estômago, os ministros da Terceira Turma determinaram que um plano de saúde arcasse com as despesas da cirurgia em uma paciente que mantinha contrato de seguro anterior ao surgimento dessa técnica de tratamento (Resp 1.106.789). A relatora, ministra Nancy Andrighi, destacou que deve ser proporcionado ao consumidor o tratamento mais moderno e adequado, em substituição ao procedimento obsoleto previsto especificamente no contrato. Ela observou que havia uma cláusula contratual genérica que previa a cobertura de cirurgias “gastroenterológicas”. Segundo a ministra, se o contrato previa a cobertura para a doença, qualquer constatação de desequilíbrio financeiro a partir da alteração do tratamento dependeria de uma comparação entre os custos dos dois procedimentos. Para a relatora, sem essa comparação, é apenas hipotética a afirmação de que a nova técnica seria mais onerosa. Cirurgia plástica No julgamento do Resp 1.136.475, a Terceira Turma entendeu que a cirurgia plástica para a retirada do excesso de pele decorrente de cirurgia bariátrica faz parte do tratamento de obesidade mórbida e deve ser integralmente coberto pelo plano de saúde. Para o relator do processo, ministro Massami Uyeda, esta cirurgia não pode ser classificada como mero tratamento de rejuvenescimento ou de emagrecimento com finalidade estética, procedimentos expressamente excluídos de cobertura, nos termos do artigo 10 da Lei n. 9.656/98. “É ilegítima a recusa da cobertura das cirurgias destinadas à remoção de tecido epitelial, quando estas se revelarem necessárias ao pleno restabelecimento do segurado acometido de obesidade mórbida”, ressaltou o ministro. Preexistência da doença No Resp 980.326, a Quarta Turma confirmou decisão que determinou à Unimed o pagamento de cirurgia bariátrica a um segurado de Mossoró (RN). O plano de saúde havia se recusado a cobrir as despesas com a cirurgia de redução de estômago, ao argumento de ser o autor portador de doença pré-existente. Quanto à alegação, o relator, ministro Luis Felipe Salomão, asseverou que não se justifica a recusa à cobertura porque a seguradora “não se precaveu mediante a realização de exames de admissão no plano, sobretudo no caso de obesidade mórbida, a qual poderia ser facilmente detectada”. Além disso, o ministro constatou que as declarações do segurado foram submetidas à apreciação de médico credenciado pela Unimed, ocasião em que não foi verificada qualquer incorreção na declaração de saúde do indivíduo. “Deve a seguradora suportar as despesas decorrentes de gastroplastia indicada como tratamento de obesidade mórbida”, concluiu. Dano moral Para as seguradoras, o prejuízo em recusar o tratamento pode ser ainda maior que o pagamento do custo do procedimento médico em si. Foi o que ocorreu com a Golden Cross Assistência Internacional de Saúde. Depois de negar a cobertura de cirurgia bariátrica a uma segurada, a empresa se viu ré em uma ação de obrigação de fazer cumulada com dano moral. Em primeira instância, a sentença determinou a cobertura da cirurgia para tratamento da obesidade mórbida, já que a doença representava risco à saúde da paciente. No entanto, o juiz afastou o dano moral. O Tribunal estadual manteve a decisão. No STJ, a Terceira Turma atendeu ao recurso da segurada (Resp 1.054.856). A relatora, ministra Nancy Andrighi, afirmou que a recusa indevida do plano de saúde de cobrir o procedimento pode trazer consequências psicológicas bastante sérias. Daí a ocorrência do dano. No mesmo recurso, a ministra constatou que, para casos semelhantes, a indenização foi fixada entre R$ 7 mil e R$ 50 mil. Na hipótese analisada, a Turma entendeu ser razoável o valor de R$ 10 mil pelo dano moral sofrido. Atendimento público A hipótese de realização da cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS) também é alvo de judicialização no STJ. Por vezes, a determinação de antecipação de tutela para a realização do procedimento é questionada, mas os ministros tem entendido que analisar a urgência ou não do procedimento implica reexame de provas e fatos, o que não é permitido pela Súmula 7/STJ (Ag 1.371.505). Solução semelhante teve um recurso do Distrito Federal que questionou a impossibilidade de o paciente esperar na fila de precatórios para que recebesse valor arbitrado judicialmente para custeio de honorários médicos de uma cirurgia de redução de estômago (Ag 1.265.444). Em 2008, o município de Lagoa Vermelha (RS) apresentou pedido de suspensão de liminar e de sentença (SLS 957) para que fosse desobrigado de cumprir determinação do Tribunal de Justiça estadual para realização ou custeio de cirurgia bariátrica de uma moradora que sofria de obesidade mórbida. A decisão do TJ se deu em antecipação de tutela. O município alegou que a imposição de fornecimento de cirurgia “não seria de sua responsabilidade” e traria ameaça de grave lesão à economia. O então presidente do STJ, ministro Cesar Asfor Rocha, não acolheu a pretensão, porque o alegado prejuízo não estava evidente. Para o ministro, o custeio de cirurgia urgente de obesidade mórbida, a uma única pessoa, em razão de suas circunstâncias pessoais de grave comprometimento da saúde, não tem o potencial de causar dano concreto e iminente aos bens jurídicos que podem ser protegidos pelas SLSs. Fonte: Coordenadoria de Editoria e Imprensa do STJ

24 de março de 2011

Mapa mostra tamanhos de pênis no mundo

Fonte: www.r7.com
O Brasil mostrou que é um "grande país" e que segue firme em um importante ranking mundial: o do tamanho médio de pênis no mundo.

A competição é dura, mas estamos bem colocados: somos o 14º do planeta, com média de tamanho de pênis (ereto) de 16,10 cm.

O líder é o Congo, que 17,93 cm de média, enquanto o lanterninha é a Coreia do Sul, com 9,66 cm.

A apuração de "densidade demográfica", digamos, foi publicada pelo site Desinformation.

Alguns países, em cinza no mapa acima, não tiveram suas médias contabilizadas... Mas, ainda assim, estamos bem! Vai, Brasil!




Há 20 anos, Senna conquistava 1ª vitória no Brasil

Fonte: http://grandepremio.ig.com.br

Há exatas duas décadas Ayrton Senna conquistava aquela que seria uma das vitórias mais dramáticas de sua consagrada carreira. No dia 24 de março de 1991, o então piloto da McLaren cruzou a linha de chegada do GP do Brasil, realizado em Interlagos, na primeira posição, após conviver com problemas crônicos no sistema de câmbio semiautomático do MP4-6. Ainda assim, apenas com a sexta marcha, Senna alcançou uma vitória histórica diante de 70 mil torcedores, vitória que seria decisiva para a conquista do tricampeonato no fim daquele ano.

A etapa brasileira fora a segunda do Mundial de 1991. Ayrton venceu antes o GP dos Estados Unidos, realizado nas ruas de Phoenix, cidade cravada no deserto do Arizona. Senna chegou ao Brasil como franco favorito, já que Alain Prost capengava com a Ferrari 642. A Williams, ao contrário, estava em franca ascensão com Nigel Mansell e Riccardo Patrese, mas o piloto da McLaren número 1 sobrou desde o início das atividades em Interlagos nos treinos de sexta.

A força de Senna ficou evidente na classificação, quando o brasileiro conquistou a pole de maneira absoluta, sendo quase 0s4 mais rápido que Patrese. Mais atrás, Mansell, aquele que viria a ser seu grande rival em 1991, faturou a terceira posição do grid, tendo o companheiro de Ayrton, Gerhard Berger ao seu lado. Na terceira fila, largou a dupla da Ferrari, com Jean Alesi à frente de Prost, que foi seguido pelo duo brasileiro Nelson Piquet, com a Benetton, e Maurício Gugelmin, com a Leyton House. Companheiro de Piquet, Roberto Moreno largou em 14º.

O clima nas arquibancadas era de absoluta certeza da vitória de Senna. Jamais o piloto havia vencido no Brasil. Seu melhor resultado aconteceu em 1986, quando ainda defendia a Lotus. Naquela oportunidade, Ayrton foi superado por Nelson Piquet em Jacarepaguá. Mas o grande revés do brasileiro aconteceu em 1990, quando viu seu maior rival e então campeão mundial Prost subir no alto do pódio em São Paulo, enquanto Senna teve de se contentar com a terceira posição.

Supremo no início da temporada, o piloto sabia que tinha a grande chance de se consagrar no Brasil. Ayrton largou bem em Interlagos e manteve a primeira posição sem ser ameaçado pelos rivais da Williams, que inverteram as colocações, com Mansell tomando o segundo posto de Patrese. Desde o princípio da corrida, o ‘Leão’ foi o maior oponente de Senna, que mostrou força com o FW14.

Embora sempre próximo de Senna, jamais o britânico chegou a esboçar uma ultrapassagem sobre o então bicampeão do mundo. As chances de Nigel em buscar a ponta praticamente se extinguiram no primeiro pit-stop na volta 25. Após a troca de pneus, o ‘Cinco Vermelho’ não conseguiu engatar a primeira marcha, e sua parada durou eternos 14s59, perdendo a segunda posição para Patrese e a terceira para Alesi.

Mas tão logo o veterano italiano da Williams de número 6 foi aos boxes, Mansell voltou à segunda colocação, mas já estava longe de Senna, que reinava soberano na ponta. Na tentativa de diminuir a vantagem para o brasileiro, Nigel estabeleceu sucessivas voltas rápidas, mas desgastou os pneus da Goodyear, sendo necessário mais um pit-stop, praticamente sepultando suas chances de vitória. Na volta 60, com problemas no câmbio, o britânico rodou no S do Senna e abandonou a prova. Era a senha para uma mais uma vitória fácil de Senna. Mas foi exatamente o contrário.

O abandono de Mansell coincidiu com a perda sucessiva de marchas do carro da McLaren nas dez voltas finais do GP do Brasil. A imensa vantagem de quase 40s para Riccardo foi pulverizada, já que o italiano andava sempre 3s, 4s mais rápido que Ayrton. A falha no câmbio atingiu o limite quando o carro do brasileiro ficou apenas com a sexta marcha disponível, causando um esforço tremendo, tanto em termos físicos quanto psicológicos, para tentar manter o bólido em um ritmo aceitável e à frente do rival da Williams.

Senna conseguiu amenizar o desempenho superior de Patrese e ainda contou com a chuva, como aliada no final da prova. Após 1h38min28s, o brasileiro cruzou a linha de chegada em Interlagos a meros 2s991 do italiano, causando uma verdadeira festa, não apenas no circuito paulistano, mas em todo o Brasil. Senna comemorou muito sua primeira vitória aos berros. “Eu não acredito, eu não acredito”, bradou. Esgotado, Ayrton mal conseguiu completar a volta de comemoração, estacionando seu McLaren na Reta Oposta, e foi trazido de volta aos boxes pelo carro da organização da corrida.

No pódio, Ayrton deu mais sinais de seu cansaço. No lugar de honra, o piloto ergueu, com muito sacrifício, o troféu destinado ao vencedor. A consagração veio com o banho de champanhe dado pelos companheiros de pódio, Patrese e Berger. Já na entrevista concedida após o encerramento da prova, Senna dedicou o resultado aos céus. “Foi Deus”.



Ídolo eterno do povo brasileiro - sinceras saudades!

Neste final de semana começam a F1 e F Indy

Neste final de semana começam as temporadas dos campeonatos de Fórmula 1 e de Fórmula Indy. Para os desavisados ambas são categorias de automobilismo, esporte que amo, mais até do que o futebol.
A primeira é nascida na Inglaterra, sendo a mais globalizada, e tem uma etapa disputada em São Paulo, no autódromo de Interlagos, no dia 27 de novembro, a outra, origina-se nos Estados Unidos, tem menor importância no cenário mundial, mas sem dúvida, é a mais emocionante e disputada, pois mescla corridas em circuitos ovais, que as vezes são surpreendentes, e circuitos mistos. A exemplo da Fórmula 1, a Indy também tem uma corrida em São Paulo, que será disputada no feriado de 1º de Maio, em um circuito de rua, montado na marginal do Rio Tiete, Sambódromo e Centro de Exposições do Anhembi.


Na Fórmula 1 correrão os brasileiros 6-Felipe Massa, pela Ferrari e 11-Rubens Barrichello, pela Williams-Cosworth.
Já a Indy contará com os brasucas 24-Ana Beatriz Figueiredo, pela Deyer & Reinbold, 3-Hélio Castro-Neves, pela Pensk, 82-Tony Kanaan, pela KV Racing, 17-Rapahel Matos, pela AFS Racing e 14-Vitor Meira, pela A.J.Foyth. Será que um deles será capaz de destronar o atual bi-campeão 10-Dario Franchitti, da atual tri-campeã Chip Ganassi? Foto abaixo:


Resultado dos últimos três campeonatos:

2010: Dario Franchitti-Escócia-Chip Ganassi Honda-602 pontos; Will Power-Austrália-Pensk Honda-597 pontos; Scott Dixon-N.Zelândia-Chip Ganassi Honda-547 pontos; Hélio C.Neves-Brasil-Pensk Honda-531 pontos.

2009: Dario Franchitti-Escócia-Chip Ganassi Honda-616; Scott Dixon-N.Zelândia-Chip Ganassi Honda-605; Ryan Briscoe-Austrália-Pensk Honda-604; Hélio C.Neves-Brasil- Pensk Honda-433.

2008: Scott Dixon-N.Zelândia-Chip Ganassi Honda-646; Hélio C.Neves-Brasil-Pensk Honda-629; Tony Kanaan-Brasil-Andretti Green Honda-513; Dan Wheldon-Inglaterra-Chip Ganassi Honda-492.


E na Fórmula 1, alguém será capaz de destronar 1-Sebastien Vettel da campeã Red Bull? Foto abaixo:



Resultado dos três últimos campeonatos:

2010: Sebastian Vettel-Alemanha-Red Bull Renault-256 pontos; Fernando Alonso-Espanha- Ferrari- 252 pontos; Mark Webber-Austrália-Red Bull Renault-242 pontos; Lewis Hamilton- Inglaterra-Mc Laren Mercedes-240 pontos.

2009: Jeson Bouton-Inglaterra-Braw Mercedes-95; Sebastian Vettel-Alemanha-Red Bull Renault-84; Rubens Barrichello-Brasil-Braw Mercedes-77; Mark Webber-Austrália-Red Bull Renault-69,5.

2008: Lewis Hamilton-Inglaterra-Mc Laren Mercedes-98; Felipe Massa-Brasil-Ferrari-97; Kimi Raikkonen-Finlândia-Ferrari-75; Robert Kubica-Polônia-BMW Sauber-75.

Abaixo confiram os capacetes dos piltos da temporada de 2011 da Fórmula 1, através do belíssimo trabalho executado por Ivan Capelli, fonte: Blog do Capelli http://www.blogdocapelli.com.br/

23 de março de 2011

Primeiros ônibus com piso baixo do Rio de Janeiro.

Esta postagem serve para homenagear e parabenizar a Auto Viação 1001, por ser esta empresa a primeira a adotar o uso de veículos com piso baixo em nosso estado, no serviço regular de passageiros, veículo este que já é amplamente utilizado em São Paulo, por exemplo.
Devemos informar que já há dois veículos semelhantes utilizados pela Vila Isabel e São Silvestre, um para cada, utilizados exclusivamente nas duas linhas extensivas do Metrô na zona sul da cidade.




Kanaan assina com KV e corre na Indy com número em homenagem a Clark

Fonte: http://grandepremio.ig.com.br e http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/

Acabou a agonia de Tony Kanaan, pois o brasileiro assinou com a KV de Jimmy Vasser, campeão da Fórmula Cart em 1996, primeiro ano da dissidência da velha Indy, e Kevin Kalkhoven, australiano que chegou a ser dirigente da ChampCar, a fase posterior e finada da Cart, também coproprietário da Cosworth.
A KV é aliada da Lotus Cars, Grupo Proton, aquela que é patrocinadora da Renault na F-1. No ano passado, as cores da Lotus já pintavam de verde e amarelo o carro 5 do japonês Takuma Sato, e nesta pré-temporada o venezuelano Ernesto Viso tem apresentado layout semelhante. O mesmo vai acontecer com Kanaan, exceto no GP de São Paulo, quando o carro 82 vai apresentar as cores da cerveja Itaipava e do energético TNT, ambas marcas do Grupo Petrópolis.

O carro do baiano ostentará o número 82, que foi utilizado pela Lotus de Jim Clark, quando este correu e venceu as 500 Milhas de Indyanápolis, no ano de 1965.

Kanaan viveu duas vezes na beirada do calabouço de outubro para cá. Ao terminar antecipadamente seu vínculo com a Andretti pela saída do patrocinador máster de seu carro, a 7-Eleven, Tony teve de correr atrás de empresas que bancassem sua permanência na Indy. Com parte do dinheiro oriundo do Grupo Petropólis, negociou com Gil de Ferran para ingressar na equipe presidida pelo amigo, a De Ferran Dragon. No fim de dezembro, o acordo era anúncio e nos bastidores, começava a corrida para a DFDR achar o restante da grana. A falha na meta, dois meses depois, resultava no término da parceria e até no fechamento do time.

Então Tony passou a ligar para todas as equipes que ainda tinham vagas sobrando. A KV era, de fato, a mais promissora diante das opções na Dreyer & Reinbold e na Dale Coyne, por exemplo. A Newman/Haas, com quem flertou, já tinha praticamente tudo combinado para ficar com a dupla com a qual vem treinando na pré-temporada, o veteraníssimo Oriol Servià e o novato e promissor James Hinchcliffe. E a KV precisa de um piloto como Tony por ter em seu elenco uma dupla como Sato e Viso, ávida por encontros com muros e áreas de escape.

Kanaan terá um treino só até a corrida de estréia neste fim de semana, em Saint Petersburgo Flórida, que diante do apuro dos últimos tempos para achar um lugar na Indy, é refresco.

Sobre Tony, o brasileiro tem 132 corridas nas costas, 14 vitórias, 10 poles e o título de 2004, quando completou todas as voltas de todas as provas da temporada. Não é alguém que devesse ficar de fora da temporada 2011.

Boa sorte Tony!

Placas refletivas serão obrigatórias nos veículos a partir de 2012

Fonte: www.g1.com.br

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (23) a mudança na Resolução 231, que torna obrigatório o uso de placas refletivas nos emplacamentos feitos a partir do dia 1º de janeiro de 2012. Até agora, a lei estabelecia que os proprietários de veículos com quatro rodas ou mais poderiam escolher o tipo de placa, tendo tal película ou não.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a obrigatoriedade das placas refletivas visa aumentar a segurança no trânsito. Isso porque em casos de visibilidade comprometida, como em situações de chuva, neblina ou mesmo à noite, elas possibilitam a melhor visualização da distância do veículo em relação a outro.

O órgão ressalta que a mudança passará a valer somente para os veículos licenciados a partir de janeiro do ano que vem. Assim, quem fizer o emplacamento antes da data com um placa sem a película não será obrigado a refazer o emplacamento.

Outra mudança publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União é o aumento das placas de motocicletas, triciclos e motonetas, para facilitar a identificação. De acordo com as novas regras, o tamanho atual de 136 mm de altura e 187 mm de comprimento para 170 mm de altura para 200 mm de comprimento. Assim, os caracteres passam a ter 53 mm de altura (na placa antiga tem 42 mm).

São Paulo terá números de celulares começando com dígito 5

Fonte: http://g1.globo.com/

Operadoras de celular que cobrem a região metropolitana de São Paulo poderão comercializar novas linhas com prefixos iniciados pelo dígito 5. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a medida passa a valer no dia 4 de abril.

O objetivo é aumentar a capacidade da telefonia móvel da região. Haverá o acréscimo de 6,9 milhões de novos números ao serviço móvel na área 11 (atualmente, a capacidade nessa região é de 37 milhões de linhas).

A série “5XXX-XXXX” hoje é adotada apenas para telefones fixos. A partir de 4 de abril, será compartilhada com telefones móveis. Em nota, a Anatel afirma que, “quando realizada uma chamada para um celular dessa série, as operadoras deverão informar se é uma ligação para telefone móvel por meio da mensagem ‘chamada para celular’".

Esse compartilhamento irá acontecer até que seja implementada a ampliação para nove dígitos nos números dos telefones celulares, prevista para acontecer até o final de 2012.

22 de março de 2011

Cid Carvalho é o novo carnavalesco da Mangueira

Fonte: http://www.sidneyrezende.com

A direção da Mangueira acertou na tarde desta sexta-feira a contratação do carnavalesco Cid Carvalho, que fez o desfile da Mocidade no Carnaval 2011.

- Cid vem para dar continuidade ao belo trabalho da dupla que saiu com uma concepção diferente. Estamos felizes com a sua vinda - disse Jeferson Carlos, diretor de carnaval da Mangueira.

Particularmente acho que essa foi uma boa contratação para os quadros da nossa Mangueira, é um profissional que fez parte do início da comissão de carnaval da Beija-Flôr, que preza pelo acabamento das alegorias e das fantasias.

Boa sorte!

Convênio que possibilita envio de notificação extrajudicial pela internet está no ar

Da redação da Tribuna do Advogado

09/02/2011 - Os colegas adimplentes e ativos podem remeter comunicações oficiais por via eletrônica com 80% de desconto graças ao convênio assinado, em setembro, entre a OAB/RJ e o Instituto de Registradores de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas do Estado do Rio de Janeiro (IRTDPJ-RJ).

O serviço, denominado Entrega Certificada de Arquivos Eletrônicos e regulamentado pelo TJ, possibilita o envio de comunicações com garantia de recebimento a qualquer destinatário que possua e-mail. Com isso, evita o deslocamento dos advogados, que, muitas vezes, precisam sair de suas cidades para notificar atos.

O custo das transações, que normalmente é de R$ 160 fica em R$ 20 para cadastrados pelo convênio. O valor, cobrado em boletos enviados para o endereço dos advogados, incide, apenas, sobre as comunicações que forem abertas pelos destinatários, independente do número de envios realizados. Ou seja, se o advogado enviar um arquivo eletrônico e este não for aberto, a transação não será cobrada.

Após o recebimento do arquivo pelo destinatário, todo o procedimento é registrado em um cartório de títulos e documentos, onde as partes poderão obter uma certidão comprovando a transação. Os arquivos enviados podem ser de qualquer formato (documentos, cartas, notificações, imagens, vídeos, etc.), porém só poderá ser mandado um arquivo por vez.

Os arquivos ficam disponíveis no site www.avisolegal.com.br à disposição dos destinatários pelo prazo que o remetente determinar. Durante esse período, o sistema envia alertas periódicos ao destinatário, informando-o da existência do arquivo. A freqüência com que este aviso é enviado, também é determinada pelo remetente. Como forma de garantir a segurança dos dados, os arquivos são transmitidos e permanecem armazenados em forma criptografada.

Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas no site www.avisolegal.com.br.

Mais uma demonstração do imperialismo e da ganância Norte Americana

Fontes parciais: http://www.g1.com.br/ e http://www.r7.com/

O absurdo ataque de aliados ocidentais e árabes contra a Líbia, alguns teimam em dizer "contra o regime de Gaddafi", avançaram pela terceira noite. Aviões de guerra e mísseis bombardearam partes do país na madrugada desta terça-feira (22).

Comandada pelos Estados Unidos, as forças de coalizão têm a participação também de militares do Reino Unido, França, Canadá, Itália, Catar e Bélgica. Segundo as Nações Unidas, o objetivo das ações é criar uma zona de exclusão aérea que impeça que as forças leais ao coronel Kadhafi, no poder desde 1969, ameacem civis.

Em que se pesa a continuidade dos ataques, a coalizão está sob fortes críticas e com seus integrantes divididos.

Na última semana o Conselho de Segurança da ONU autorizou a criação de uma área de exclusão aérea e deu luz verde aos ataques, a coalizão está sob críticas de aliados ocidentais como o Brasil e a Alemanha. Outros países, como a Itália, querem a Otan (aliança militar do Ocidente) no comando das operações e não os Estados Unidos.

Nesta segunda-feira, o ministro das Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, disse que seu país poderá retomar o controle das bases aéreas da Sicília, cedidas à operação dos países aliados contra a Líbia, se a Otan não definir uma estrutura de coordenação para a missão.

Durante sua visita ao Chile, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, também mostrou que não quer estar no front da Líbia. Ele disse que o comando da operação não será americano, embora tenha garantido total apoio.


Entenda o que é uma área de exclusão aérea

A crise líbia levantou nos últimos dias a questão sobre a comunidade internacional estabelecer uma área de exclusão aérea na Líbia. A ação pode minar o grande trunfo das forças leais ao ditador que controla o país há mais de 40 anos, Muammar Gaddafi, mas o que ela estabelece realmente?

Toda determinação deste gênero tem suas especificidades e elas seriam descritas em uma resolução aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas). O órgão já tomou a decisão em outras situações, notadamente na Guerra dos Bálcãs, em 1993, e no Iraque, para impedir que o ditador Saddam Hussein bombardeasse com armas químicas a população civil curda, de 1991 a 2003.

Uma zona de exclusão aérea determina um espaço no qual aviões militares – ou mesmo civis – ficam impedidos de circular. Ela pode ser adotada para evitar um massacre, mas também por questões de segurança. Um país pode determinar que um trecho de seu espaço aéreo fique “fechado”.

Como exemplos do último caso temos a área no entorno do Centro de Pesquisas Nucleares de Neguev, em Israel, por exemplo, que é restrita por questões de segurança. Trechos dos parques Disney nos EUA também são espaços fechados. Aliás, os americanos costumam adotar a regra para diversas instalações militares no país.

Na Líbia, o fechamento do espaço aéreo deve incluir ao menos as maiores bases de Aeronáutica, que ficam ao redor de Trípoli, e nas localidades de Ghadamis e Shaba.

Portanto, é flagrante que a operação que vem sendo realizada pela dita coalizão extrapola, e em muito, a garantia da área de exclusão aérea que foi determinada pela ONU, pois os caças e navios aliados somente deveriam bombardear o que e quem desrespeitasse a zona de exclusão e não ficar bombardeando várias áreas do país, o que vai gerar tamanho dano e falta de segurança após o fim da revolta, mesmo que outro governo assuma o comando do país, pois as forças armadas local está sendo aniquilada, o que demonstra uma verdadeira interferência externa e exarcebada em um conflito interno daquela nação.

Resumidamente, o que desejam os países que participam do ataque, muitos "a mando dos americanos", e em especial o próprio Estados Unidos, é que a revolução acabe, desde que com a saída de Kadhafi do poder, e que posteriormente, o novo governo fique a mercê dos caprichos e das necessidades americanas, principalmente em relação ao petróleo.


Um avião de caça F-15 Eagle dos Estados Unidos caiu durante uma missão no leste da Líbia na noite desta segunda-feira (21):

De acordo com o diário britânico, a aeronave aparentemente teve um problema mecânico. O piloto, segundo as primeiras informações, foi resgatado por rebeldes que lutam contra o regime do ditador Muammar Gaddafi.

Ainda não está claro qual foi o local exato do acidente. Um porta-voz das Forças Armadas dos Estados Unidos informou apenas que um caça F-15 tinha caído na região dominada pelos rebeldes, amigáveis às forças da coalizão que bombardeiam alvos de Gaddafi.

- Um membro da tripulação foi resgatado e outro está em processo de resgate.

O McDonnell Douglas F-15 Eagle é um dos caças mais bem-sucedidos dos Estados Unidos. Pode executar missões de bombardeio e combate ar-ar e tem um dos menores históricos de baixas de toda a aviação militar. Desde 1974, apenas três F-15 foram abatidos em combate, de acordo com registros oficiais.



O Governo brasileiro pede 'cessar-fogo' no mais 'breve prazo' na Líbia:

O governo brasileiro divulgou nota no começo da noite desta segunda-feira (21) pedindo um "cessar-fogo no mais breve prazo possível". Na nota, divulgada pelo Itamaraty, o Brasil lamenta as mortes ocorridas no país devido ao conflito.

“Ao lamentar a perda de vidas decorrente do conflito no país, o governo brasileiro manifesta expectativa de que seja implementado um cessar-fogo efetivo no mais breve prazo possível, capaz de garantir a proteção da população civil, e criar condições para o encaminhamento da crise pelo diálogo”, diz a nota.

O Conselho Nacional Líbio, que reúne os rebeldes, estima que pelo menos 8 mil pessoas já tenham morrido nas batalhas.

O governo brasileiro pede que sejam respeitado os direitos humanos. “O Brasil reitera sua solidariedade com o povo líbio na busca de uma maior participação na definição do futuro político do país, em ambiente de proteção dos direitos humanos.”

Por meio da nota, o governo brasileiro também reafirmou o apoio aos esforços do enviado especial do Secretário-Geral da ONU para a Líbia, Abdelilah Al Khatib, e do Comitê ad hoc de Alto Nível estabelecido pela União Africana "na busca de solução negociada e duradoura para a crise".

No sábado, durante a visita a Brasília, o presidente dos Estados Unidos a Brasília, Barack Obama, autorizou uma operação militar limitada na Líbia, sem o uso de soldados em solo.

Segundo o assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia a presidente Dilma defendeu de forma enfática a busca de soluções diplomáticas para os conflitos na Líbia durante reunião com Obama, no Palácio do Planalto.

“A presidente, no final da conversa [com Obama], fez uma declaração muito enfática em favor da paz e da solução diplomática dos conflitos”, disse o assessor.

Particularmente fico muito feliz com a posição adotada pela Presidente Dilma, pois como já dito acima, o bombardeio que vem sendo feito é um verdadeiro absurdo, além disto, não podemos impor aos outros o nosso conceito de democracia, pois cada nação deve resolver internamente seu regime e o sistema de governo.

18 de março de 2011

Serviço secreto dos EUA cancela discurso de Obama na Cinelândia após monitorar de redes sociais

Fonte: www.r7.com
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, cancelou seu discurso público que seria realizado no próximo domingo (20) na Cinelândia, praça do centro da cidade do Rio de Janeiro, depois de alertas recebidos pelos serviços de inteligência dos EUA após monitoramento de redes sociais, segundo informações obtidas com fontes no consulado americano.

O serviço secreto cogitou a possibilidade de protestos e críticas ao chefe de estado dos EUA após a ONU (Organização das Nações Unidas) ter autorizado sanções militares à Líbia. Fontes do consulado afirmaram que agentes do serviço secreto encontraram indícios de que críticas ao ato público estavam sendo feitas em uma rede social, o que deixou a equipe de segurança do governo americano receosa.

Militares do Exército, da Polícia Militar, Civil e Federal estão ocupando pontos estratégicos da Cinelândia desde a manhã desta sexta-feira (18), inclusive com a presença de um blindado do Exército diante da Biblioteca Nacional e três viaturas da polícia militar.

Para a segurança do Theatro Municipal, onde o presidente dos EUA realizará discurso para convidados do Consulado, Embaixada e do governo brasileiro, cerca de 500 homens das Forças Armadas estarão posicionados no entorno do local. O controle e a varredura interna ficarão sob responsabilidade exclusiva da Polícia Federal brasileira.

Além da Cinelândia, soldados da Brigada de Infantaria Paraquedista estão localizados em outros pontos da região central, entre eles, as avenidas Presidente Vargas e Rio Branco.


Record oferece R$ 100 milhões por ano a Flamengo e Corinthians.

A Rede Record divulgou nesta quinta-feira (17) que está oferecendo R$ 100 milhões a Corinthians e Flamengo, para cada um, pelo direito de transmitir no mínimo 19 partidas dos times nos Campeonatos Brasileiros de 2012 a 2016.

A Record reafirmou, em comunicado, que pretende continuar negociando com transparência e diretamente com os clubes pelo direito de transmitir os jogos das equipes a partir do Brasileirão do próximo ano.

A Rede Record registrou em cartório os documentos que comprovam as ofertas feitas a Corinthians e Flamengo.

Leia o comunicado da emissora na íntegra:
"A Rede Record, como sempre agiu desde o início do processo de negociação do Campeonato Brasileiro de Futebol, reafirma sua intenção de negociar, com total e absoluta transparência, diretamente com todos os clubes envolvidos.

Por isso, decidimos apresentar, publicamente, nossas propostas. Assim, todos terão conhecimento dos valores e propósitos oferecidos para cada um dos clubes que disputam a Série A da competição.

A decisão prioriza o respeito aos clubes, torcedores, telespectadores, patrocinadores, autoridades do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e até concorrentes.

Iniciamos essa etapa da negociação apresentando ao Clube de Regatas Flamengo e ao Sport Club Corinthians Paulista as nossas propostas e, ao mesmo tempo, registramos os documentos em cartório para provarmos que agimos de acordo com as determinações do CADE e da livre concorrência. A proposta é de R$ 100 milhões por ano, para cada um dos clubes, pela transmissão de, no mínimo, 19 jogos a cada temporada dos Campeonatos Brasileiros de 2012 a 2016.

Dessa forma, acreditamos que podemos colaborar com o esporte mais popular do País e que mexe com a paixão dos torcedores.

Clareza de propósitos, negociações à luz do dia, em horário comercial e com respaldo jurídico são os nossos objetivos em todo o processo.

Se as partes envolvidas agirem assim, temos a absoluta certeza de que, nos próximos cinco anos, o futebol brasileiro vai ser protagonizado pelas maiores estrelas do nosso futebol e coroado com a recuperação econômica dos clubes, aumento do interesse dos torcedores e dos telespectadores pelo espetáculo, exibição das partidas em horários mais adequados e ampliação do número de patrocinadores.

Esse é o caminho que a Rede Record acredita que pode perpetuar o Brasil como o país do melhor futebol e também do mais disputado campeonato do mundo."

Diretor de 'Tropa de elite' confirma que dirigirá Robocop

O diretor José Padilha, de "Tropa de elite", confirmou ao G1 na tarde desta sexta-feira (18) que vai dirigir um novo filme da série "Robocop". "Está fechado", disse o cineasta por email, sem dar mais detalhes sobre o projeto.

Há cerca de duas semanas, os sites Hollywood Reporter e Deadline.com noticiaram que Padilha estaria negociando com os estúdios MGM, responsáveis pelo projeto. Segundo os sites, o cineasta brasileiro estaria no topo da lista dos possíveis diretores do longa-metragem, que também incluía Robert Rodriguez e David Slade.
Lançado em 1987 e dirigido por Paul Verhoeven, "Robocop: o policial do futuro" contava a história de um tira que tinha o cérebro transplantado para um corpo de robô depois de ser baleado fatalmente em um confronto com bandidos. Com o tempo, o ciborgue passa a ter flashes de sua vida passada. O longa teve duas sequências, que chegaram às telas em 1990 e 1993.

Site diz que José Padilha pode dirigir novo 'Robocop'A MGM já havia tentado ressuscitar a franquia com Darren Aronofsky ("Cisne negro", "O lutador", "Réquiem para um sonho") como diretor. O projeto foi interrompido quando o estúdio, hoje relativamente recuperado, passou por grave crise financeira.

17 de março de 2011

Linha 4 do Metrô Rio terá 6 estações para ligar Ipanema à Barra da Tijuca

O RJTV obteve com exclusividade a localização das estações da Linha 4 do metrô do Rio, que vai ligar Ipanema, na Zona Sul, à Barra da Tijuca, na Zona Oeste. A nova linha deve ficar pronta em dezembro de 2015.

Pelo projeto, a Linha 4 ligará a estação da Praça General Osório, em Ipanema, a outras seis novas estações, são elas:

Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema: Terá acessos pela Rua Barão da Torre e Rua Visconde de Pirajá;

Jardim de Alah, entre Ipanema e Leblon: Terá seus dois acessos no Leblon, sendo um na Av. Borges de Medeiros, em frente ao Shopping Leblon, ao lado do canal, e outro na esquina das avenidas Ataulfo de Paiva e Afrânio de Melo Franco;

Praça Antero de Quental, no Leblon: Terá acessos na Rua Bartolomeu Mitre e na Rua General Urquiza;

Gávea: Terá estação no entorno da PUC-RJ, mas os acessos ainda não foram definidos;

São Conrado: Terá estação no início do bairro, com os dois acessos próximos à Rocinha.

Jardim Oceânico, Barra da Tijuca: Terá um acesso de cada lado da Avenida Armando Lombardi, na altura do shopping Barra Point.
Além das estações acima informadas, o Governo do estado está promentendo a construção de uma belíssima ponte estaiada, inspirada na recentemente feita em São Paulo, na saída do complexo rochoso da Pedra da Gávea, sobre o canal da Joatinga.

16 de março de 2011

Ciclone provoca ressaca no mar do Rio de Janeiro e se transformou em furacão.

Fonte: www.r7.com
Um furacão com ventos de mais de 120 km/h se aproxima da costa marinha do Rio de Janeiro. O fenômeno se encontra a 110 km de distância do litoral, mas, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), segue em direção ao oceano Atlântico. Nos próximos dias, deverá chegar à África. As ondas no litoral fluminense devem chegar a até 2 m de altura nesta quarta-feira (16).

O fenômeno teve início na última quarta-feira (9), a partir de um ciclone extratropical que provocou tempestades na Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais. O alerta foi emitido na segunda-feira (14), mas, segundo o órgão, o furacão batizado de Arani (tempo furioso, em tupi-guarani) não oferece riscos à população em terra - somente a barcos e aeronaves que cruzarem a rota do Cabo de São Tomé, no litoral fluminense, a 40 km de Campos dos Goytacazes.

Autoridades norte-americanas ajudaram a confirmar a presença do furacão no litoral brasileiro. O Inmet também informou que a Marinha brasileira já tomou providências para evitar tráfego de embarcações e aviões naquela região.

Está é a primeira vez que um furacão atinge o litoral fluminense e a segunda vez que chega ao Brasil. Em 2004, o extratropical Catarina, classificado por cientistas americanos como de categoria 1, atingiu a região Sul.

Meteorologistas explicam que o Arani se formou de uma frente fria, ao contrário dos furacões que costumam arrasar países no Caribe e têm origem no aquecimento das águas do mar.

Na noite de terça-feira (15), às 20h35, a prefeitura do Rio entrou em estágio de atenção em escala 2, em uma escala que vai até 4. Este estágio é caracterizado pela ocorrência de chuva moderada a forte nas horas seguintes ao alerta, devido à aproximação de nuvens carregadas.

Segundo o Inmet, o tempo permanecerá fechado até sexta-feira (18). As temperaturas vão variar de 12ºC a 29ºC.

Condenação por envio de fotos picantes pela internet

Por ter enviado e-mails, com fotos da ex-namorada nua, um analista de sistemas terá que indenizá-la em R$ 50 mil. A decisão, da 13ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), foi publicada hoje,15 de março.

Segundo os autos do processo, o ex-namorado, descontente com o fim do relacionamento, invadiu a conta de e-mail da ex e enviou mensagens a parentes, amigos e colegas de trabalho dela com fotos, tiradas na época do namoro, nas quais ela aparecia em poses sexuais.

A ex-namorada acessou as mensagens em um cartório que atestou o conteúdo dos e-mails, por meio de uma ata notarial. Ela ajuizou uma representação criminal contra o ex e conseguiu liminar para apreensão do computador que ele utilizava. Mas ele descumpriu a decisão judicial e continuou a enviar as fotos. Ela, então, ajuizou uma ação civil pedindo a condenação dele por danos morais.

Ele se defendeu alegando que não havia provas de que ele tenha enviado as mensagens. Afirmou que o e-mail da ex foi adulterado por ela mesma com a intenção de incriminá-lo como revide pelo fim do namoro.

Com base no laudo pericial que comprovou que as mensagens foram enviadas por IP alocado na empresa em que o ex-namorado trabalhava e verificando que os fatos causaram uma situação constrangedora para a ex-namorada, a juíza Mônica Libânio Rocha Bretas, da 34ª Vara Cível de Belo Horizonte, condenou o ex a indenizá-la em R$ 25 mil.

Ambos recorreram. A desembargadora Cláudia Maia, relatora do recurso, decidiu em favor da autora da ação. “Faz-se necessário levar em conta a repercussão profundamente negativa gerada no meio em que a autora vive. Dadas as particularidades do caso, bem como observados os princípios da moderação e da razoabilidade, entendo ser razoável a majoração do valor da indenização por danos morais para R$ 50 mil”, conclui a magistrada.

Os desembargadores Nicolau Masselli e Alberto Henrique concordaram com a relatora.
Processo nº: 0082302-70.2006.8.13.0024

Fonte: TJMG

14 de março de 2011

Estamos chegando no fim dos tempos?

Sou um pouco cético quando o assunto refere-se a profecias e coisas do gênero, contudo, venho pensando ha. algum tempo que pode haver um fundo de verdade com a aproximação do apocalipse, nova era, renovação da espécie ou fim do mundo.

Várias profecias de culturas antigas convergem para dezembro de 2012, e estas indicam que algo muito forte poderá ocorrer.

A principal delas refere-se ao calendário Maia, um povo muito rico culturalmente, que habitaram territórios do México, Guatemala, Belize, Honduras e El Salvador entre os anos 800 antes e 900 depois de Cristo, que tinham como pontos fortes a matemática e a astrologia, no qual existe uma profecia que pregaria a profecia de que o mundo como nós o conhecemos terminará em 2012.

Segundo a astrologia, em 21/12/2012 teremos o alinhamento completo de todos os planetas do sistema solar, que além de estarem alinhados entre si, estarão alinhados com o centro da Via Láctea, fato que ocorre a cada 26.000 anos, algumas pessoas suspeitam que isso pode alterar o fluxo magnético da terra, podendo até fazer com que ela mude seu eixo de rotação, girando para o lado oposto. O detalhe é que o alinhamento dos planetas já tinha sido previsto pelos maias há três mil anos atrás, nos últimos anos foi confirmado também pela astrologia moderna.

Na cultura chinesa o cientista Terrance McKenna ordenou o I Ching (oráculo chinês que é usado entre eles até hoje) em um quadrado perfeito segundo suas formas geométricas, seus pontos mais altos positivos e negativos sempre representavam algo notório na humanidade, como a chegada do homem a Lua e as duas guerras mundiais, e último refere-se cronologicamente ao fim do ano de 2012.

Na contramão desta linha há quem diga que os maias não previram em seus textos e sua simbologia que no ano de 2012 o mundo vai acabar, como afirma o peruano Ricardo González, um investigador da vida extraterrestre.

“Em nenhum momento os maias deixaram uma advertência de destruição do planeta porque não está assinalado nem em seus códices nem em seus símbolos de alto relevo, nos sítios arqueológicos”, disse González à agência Efe.

No dia 21 de dezembro de 2012 deve ocorrer o fim de ciclo, segundo o antigo calendário maia, o que gerou um sem número de teorias, programas nos meios de comunicação, livros, sítios na internet e filmes como “2012″, do diretor Roland Emmerich.

González afirmou que “temos que interpretar tudo isto como o fim de um ciclo”, que começou no ano 3.113 antes de Cristo e “o início de outro, que deveria ser mais positivo, com maior esperança para a humanidade, mas não é o fim do mundo”.

Não sabemos qual visão é a correta, mas de certo é que atualmente vem ocorrendo muitos e desastrosos fenômenos naturais, nos quais, muitas pessoas perdem à vida.

Em 2001 tivemos terremoto na Índia, com 20.000 mortos; terremoto em El Salvador com 850 mortos;

Em 2002 houve terremoto no Afeganistão com 2.500 mortos;

Em 2003 terremoto no Irã com 26.300 mortos; terremoto na Argélia com 2.200 mortos; onda de calor na Índia com 1.300 mortos; onda de calor na Europa com 50.000 mortos

Em 2004 tivemos um terremoto no Marrocos com 571 mortos; Enchentes no Haiti e República Dominicana com 2.400 mortos; tufão nas Filipinas com 1.000 mortos; terremoto com tsunami no Oceano Índico com 280.000 mortes, que foi estimado com magnitude entre 9.1 e 9.3 pontos, sendo o segundo maior terremoto da história;

Em 2005 houve enchentes na América Central como 1.400 mortos; terremoto que afetou a Índia e o Paquistão com 80.500 mortos; Furacão nos Estados Unidos com 1.000 mortes; terremoto na Indonésia com 1.000 mortos; terremoto no Irã com 500 mortos; enchentes na China com 567 mortos;

Em 2006 tivemos outro terremoto e tsunami na Indonésia com 6.740 mortos;

Em 2005 tivemos o furacão Katrina com 1.833 mortos; terremoto no Paquistão com 86.000 mortos;

Em 2006 tivemos um terremoto na Índia como 6.000 mortos; Tufão na China com 2.000 mortos;

Em 2007 tivemos um terremoto no Peru com 507 mortos; onda de calor na Hungria com 500 mortos;

Em 2008 tivemos um ciclone Mianmar com mortos 78.000; terremoto na China com 32.400 mortos; Enchente em Santa Catarina com 116 mortos;

Em 2010 tivemos um terremoto no Haiti com mais de 230.000 mortos; terremoto no Chile com 802 mortos; tsunami na Indonésia com 408 mortos;

Neste ano já tivemos as fortes chuvas no estado do Rio de Janeiro com 902 mortos e o terremoto no Japão com um numero de mortos que vem sendo estimado em 10.000.

Aliais, após o terremoto e a tsunami o Japão teme seriamente um desastre que pode ser ainda maior e duradouro, e que talvez não afete somente aos japoneses, o risco de um sério acidente atômico.

Já houve três explosões, nos reatores número 1, 3 e 4, ambos da central nuclear de Fukushina, conforme fotos mais abaixo.

As autoridades decretaram estado de emergência em uma segunda central nuclear, a de Onagawa, pos que foram registrados níveis de radioatividade que superavam os autorizados.

Um novo e forte tremor, de 5,8 graus, segundo a agência meteorológica japonesa, foi sentido na manhã desta segunda-feira (14/03) em Tóquio, e há uma real possibilidade, que gira em torno de 70%, de outro tremor de grande intensidade ocorrer nos próximos dias, o que poderia agravar severamente a situação no local, e provocar a ocorrência do desastre nuclear.

Somente nos desastres naturais acima relacionados, ocorridos nos últimos 10(dez) anos, temos 928.296 mortos.

Como se não bastasse tal fato, desde o ano passado um numero grande de aves e peixes vem aparecendo mortos, da noite para o dia, em varias partes do mundo, sem qualquer explicação lógica ou cientifica para o fato, portanto, realmente é algo sobre o qual devemos refletir!

E vocês, já pararam pra pensar que o mundo pode acabar em 2012, como pode acabar hoje ou daqui a pouco?

Você estaria preparado?


CONTRATO DE HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS. QUOTAS LITIS. POSSÍVEL LESÃO

Fonte: STJ

Trata-se, na origem, de ação declaratória de nulidade de cláusula contratual cumulada com pedido de restituição de valores indevidamente pagos na qual o ora recorrente alega que o percentual fixado no contrato de honorários advocatícios seria abusivo, uma vez que os estipula em 50% do beneficio auferido pelo cliente no caso de êxito e que os causídicos não poderiam perceber valores maiores que a constituinte. Assim a Turma, por maioria, entendeu que, quanto à violação do art. 28 do Código de Ética e Disciplina do Advogado, não pode inaugurar a abertura da instância especial; pois, quando alegada ofensa a circulares, resoluções, portarias, súmulas ou dispositivos inseridos em regimentos internos, não há enquadramento no conceito de lei federal, previsto no art. 105, III, a, da CF/1988. Entendeu, ainda, lastreada na jurisprudência assente, que não se aplica o CDC à regulação de contratos de serviços advocatícios. Asseverou que ocorre uma lesão, quando há desproporção entre as prestações de um contrato no momento da realização do negócio e uma das partes obtém um aproveitamento indevido em razão da situação de inferioridade da outra parte. Logo o advogado gera uma lesão ao firmar contrato com cláusula quota litis (o constituinte se compromete a pagar ao seu patrono uma porcentagem calculada sobre o resultado do litígio, se vencer a demanda), a qual fixa em 50% sua remuneração, valendo-se da situação de desespero da parte. Daí a Turma, ao prosseguir o julgamento, por maioria, conheceu do recurso e deu-lhe provimento, para fixar os honorários advocatícios no patamar de 30% da condenação obtida. Precedente citado: REsp 1.117.137-ES, DJe 30/6/2010. REsp 1.155.200-DF, Rel. originário Min. Massami Uyeda, Rel. para acórdão Min. Nancy Andrighi, julgado em 22/2/2011.

10 de março de 2011

O VLT, Metrô do Cariri, é sonho de consumo de várias cidades brasileiras

Fonte: www.ig.com.br

Empresa localizada na ciade de Barbalha, Ceará, fabrica os carros de passageiros, VLT, e tem encomendas em Pernambuco, Alagoas e Rio de Janeiro.

Os 13,6 quilômetros da linha entre Crato e Juazeiro do Norte, no Vale do Cariri cearense, são percorridos por carros de passageiros fabricados em Barbalha, bem perto de ambas as cidades – e que completa o trio de municípios tornados um só na sigla “Crajubar”. É nesse núcleo no sul do Ceará que fermenta a ambição brasileira de fazer ressurgir com força o transporte de pessoas por linha férrea.

A Bom Sinal é a fabricante dos trens. E não só deles: originalmente, a fábrica produzia carteiras escolares, móveis para hospitais e assentos para estádios. Em 2004, a empresa foi consultada sobre a possibilidade de reformar carros de passageiros do metrô de Fortaleza – e deu no que se vê hoje. A produção de carteiras, móveis e assentos continua, mas agora divide as atenções com os Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs, modalidade de transporte ferroviário com capacidade menor que a de um metrô convencional e que é a definição técnica mais adequada para os carros da linha de Crato a Juazeiro).

A proposta surgiu porque a Bom Sinal, a despeito das credenciais, tinha relação com o mundo dos transportes. Fernando Marins, fundador da companhia, foi sócio da fabricante de carrocerias de ônibus Caio. O know-how da montagem dos ônibus foi passado à dos trens – chassis e motor, movidos a diesel, são adaptações de modelos usados em ônibus. Marins, tio do piloto de Fórmula 1 Felipe Massa, faleceu em 2010, mas seu legado na nova frente de trabalho segue em ascensão.

A carteira de pedidos da Bom Sinal tem carros de passageiros para projetos de VLT de Fortaleza, Sobral (CE), Recife, Maceió, Arapiraca (AL) e Macaé (RJ). A empresa trabalha para alcançar a capacidade de produzir um equipamento por semana – e, com isso, dar vazão à demanda crescente. “Estamos trabalhando 24 horas por dia”, diz Sidnei Anphilo, gerente da fábrica de Barbalha. A fábrica tem cerca de 300 funcionários, mas há profissionais sendo treinados para assumir novas vagas. Os VLTs montados na Bom Sinal são movidos a diesel, mas a empresa tem entre seus planos o de adequar suas instalações para a montagem também dos trens com tração elétrica.

O “Crajubar” pode ampliar sua relação com o transporte ferroviário. Está na alça de mira da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), empresa do governo estadual que administra o Metrô do Cariri, o plano de estender a ligação entre Crato e Juazeiro do Norte também para Barbalha, segundo Antonio Chalita de Figueiredo, gerente de controle e tráfego da empresa. Até o momento, o Metrô do Cariri já recebeu R$ 31 milhões em investimentos.

VLT sendo fabricado.

VLT trafegando em Ceará.

Beija Flor é a campeã do Carnaval 2011 do Rio de Janeiro com o enredo “Roberto Carlos, a simplicidade de um Rei”

Fonte parcial: http://www.sidneyrezende.com

A Beija-Flor de Nilópolis conquistou o título de campeã do Grupo Especial no Carnaval 2011. A vitória é fruto da escolha do cantor Roberto Carlos, como enredo e que trouxe muita emoção para o desfile.

A Unidos da Tijuca ficou com o vice-campeonato, seguida da Mangueira, Vila Isabel, Salgueiro e Imperatriz, que voltarão a defilar no próximo sábado, dia 12.

O rolo compressor nilopolitano voltou, mas não foi acompanhado do mesmo padrão plástico de excelência. A escola de Nilópolis apresentou falhas na comissão de frente, que nada lembrou os grandes trabalhos de Carlinhos de Jesus. A dança simples ainda foi ofuscada pelo problema do elemento cenográfico que se deslocava pela avenida de maneira torta. No primeiro setor, o presidente de honra, Anísio Abraão David, chegou a ajudar a comissão empurrando o elemento cenográfico.

Na cabine 2, a bateria passou muito bem, com paradinha e coreografia dos chocalhos. No terceiro módulo de jurados, a bateria apresentou andamento um pouco mais à frente do que a característica da escola. Muito bem afinadas, as paradinhas foram dentro do contexto. Na quinta cabine, repetiu o mesmo processo com desenvoltura.

Um integrante da comissão de frente da Beija-Flor escorregou e outro caiu na pista na apresentação no módulo 1. Na cabine 2, a apresentação aconteceu sem problemas. Na terceira, exibiu uma coreografia simples, sem muita criatividade. Teve um ilusionismo, onde os integrantes sumiram e logo depois surgiu a atriz Cláudia Raia. Na 4, a comissão de frente repetiu a boa apresentação.

Apresentado por Cláudia Raia, o casal Claudinho e Selmynha Sorriso passou na cabine 2 sem erros, mas Selmynha demonstrou insegurança. Na terceira, o casal fez boa apresentação, assim como na quarta. A dupla foi bastante prejudicada pelo óleo derramado por um dos carros da Porto da Pedra. A Liesa chegou a atrasar o início do desfile da Beija-Flor para passar serragem para evitar que alguém escorregasse.

Sobre a harmonia, a Beija-Flor parece que voltou aos poucos ser o bom e velho rolo compressor. A escola cantou bastante o samba-enredo, que cumpriu perfeitamente seu papel na Sapucaí.

O ponto alto do desfile foi a aguardada passagem de Roberto Carlos na avenida. O cantor estava de camisa azul e calça branca e emocionou o público. A alegoria ainda levava crianças que cantavam de maneira emocionante o samba.
Problemas a parte, a escola nilopolitana realmente tem que ser respeitada, pois são 12(doze) titulos: 1976-1977-1978, 1980, 1983, 1998, 2003-2004-2005, 2007-2008 e 2011, além de 11(onze) vices campeonatos: 1979, 1981, 1985-1986, 1989-1990, 1999-2000-2001-2002 e 2009, e 5(cinco) terceiros lugares: 1988, 1993, 1995, 1996 e 2010, ou seja, em 28 carnavais a escola esteve entre as três primeiras colocadas, e destes, em 23 ganhou ou foi vice, portanto, inegavelmente é a agremiação mais contemporânea.

Veja a colocação das escolas do Grupo Especial no Carnaval 2011

1 - Beija-Flor: 299,8 pontos
2 - Unidos da Tijuca: 298,4 pontos
3 - Mangueira: 297,2 pontos
4 - Vila Isabel: 297 pontos
5 - Salgueiro: 296,2 pontos
6 - Imperatriz: 295,5 pontos
7 - Mocidade: 295,5 pontos
8 - Porto da Pedra: 293,4 pontos
9 - São Clemente: 290,9 pontos
Resta sabermos como será a colocação de Portela, Grande Rio e União da Ilha, que não foram julgadas, pois tal fato, regular por exemplo, a posição no cd do próximo ano e possível escolha de barracão na Cidade do Samba.

Já a Renascer de Jacarepaguá foi a campeã do Grupo de Acesso A e desfilará no próximo ano com as agremiações do Grupo Especial, certamente abrindo os defiles no domingo de carnaval.

Pode-se dizer que foi uma grande surpresa a Renascer de Jacarepaguá ter sido a campeã do Grupo de Acesso A, pois a escola nunca desfilou no Grupo Especial e não figurava entre as mais cotadas para levar o título, contudo conseguiu derrotar as já campeãs da elite Império Serrano, Viradouro e Estácio de Sá.
Alegria da Zona Sul e Caprichosos de Pilares foram rebaixadas para o Grupo de Acesso B.

Confira a classificação do Grupo A:

1 - Renascer de Jacarepaguá: 299,9 pontos
2 - Viradouro: 299 pontos
3 - Estácio de Sá: 298,7 pontos
4 - Cubango: 298,2 pontos
5 - Santa Cruz: 297,7 pontos
6 - Império Serrano: 297,3 pontos
7 - Império da Tijuca: 297.2 pontos
8 - Inocentes de Belford Roxo - 297,1 pontos
9 - Rocinha: 297, 1 pontos
10 - Caprichosos: 293, 9 pontos
11 - Alegria da Zona Sul: 291,8 pontos


Confira a classificação do Grupo B:

1 – Paraíso do Tuiuti: 299,4 pontos (única que subirá para o acesso A)
2 – União do Parque Curicica: 298,2 pontos
3 – Unidos de Padre Miguel: 298,1
4 – Arranco: 298 pontos
5 – Sereno de Campo Grande: 297,8 pontos
6 – União de Jacarepaguá: 297,6 pontos
7 – Tradição: 296,7 pontos
8 – Difícil é o Nome: 295,9 pontos
9 – Mocidade de Vicente de Carvalho: 295,1 pontos
(Rebaixadas para o acesso C)
10 – Sossego: 294,9 pontos
11 – União de São João de Meriti: 294,7 pontos
12 – Lins Imperial: 292,9 pontos


4 de março de 2011

Novo Uno é o carro mais vendido em fevereiro, e de quebra, Fiat assume a liderança.

Fonte:http://carplace.virgula.uol.com.br

O que alguns previam há alguns meses finalmente aconteceu. Depois de quase um ano após o lançamento da nova geração o Fiat Uno finalmente ultrapassou o VW Gol e fechou o mês de fevereiro como o carro mais vendido do país.

A diferença entre os dois modelos, no entanto, foi apertada: foram 21.470 unidades do modelo da marca italiana contra 20.989 do veículo da alemã, exatas 481 unidades. Em janeiro a diferença a favor do Gol havia sido superior a seis mil unidades

Com pouco mais de 13 mil unidades comercializadas a linha Fox / Crossfox manteve a 3ª colocação geral. A surpresa ficou por conta do 4º colocado. Saltando de pouco mais de 6,5 mil unidades em janeiro para mais de 10 mil no mês passado o Fiat Siena derrubou a dupla da Chevrolet, Celta e Corsa Sedan, e de quebra garantiu a liderança entre os sedãs pequenos.

O Chevrolet Agile continua em escala crescente e, com pouco mais de 6,3 mil unidades, derrubou o VW Voyage e assegurou a 9ª colocação.

Outro destaque ficou por conta do Kia Soul. Agora equipado com motor flex, o modelo sul-coreano (35º) registrou seu novo recorde de vendas no país – 1.446 unidades – e ficou à frente de modelos nacionais como o Chevrolet Vectra (1.385) e a Nissan Livina (1.314).

Já o Fiat Bravo, embora ainda distante da meta estabelecida pela Fiat (1,5 mil unidades mensais), registrou seu melhor resultado desde o lançamento (700 unidades) e garantiu lugar entre os mais vendidos.

Confira os resultados dos 50 automóveis que mais se destacaram em fevereiro:

RANKING DE AUTOMÓVEIS

FIAT /UNO 21.470
2º VW /GOL 20.989
3º VW/FOX/CROSS FOX 13.156
FIAT /SIENA 10.162
GM /CELTA 9.989
GM /CORSA SEDAN 9.334
FIAT /PALIO 7.358
8º FORD /FIESTA 6.994
GM /AGILE 6.337
10º VW /VOYAGE 5.742
11º FORD /KA 5.379
12º RENAULT/SANDERO 5.171
13º TOYOTA /COROLLA 4.016
14º GM /PRISMA 3.620
15º HYUNDAI/I30 3.429
16º PEUGEOT/207 3.247
17º GM /CORSA 3.178
18º HONDA/CITY 2.995
19º RENAULT/LOGAN 2.984
20º CITROEN/C3 2.927
21º RENAULT/CLIO 2.893
22º HONDA/FIT 2.726
23º FORD /FIESTA SEDAN 2.694
24º FIAT /PUNTO 2.306
25º HONDA/CIVIC 2.145
26º FIAT /PALIO WEEKEND 2.082
27º FORD /FOCUS 2.079
28º VW /SPACE FOX 1.943
29º GM /MERIVA 1.788
30º KIA/CERATO 1.653
31º PEUGEOT/207 SEDAN 1.608
32º FIAT /IDEA 1.606
33º GM /ASTRA 1.591
34º VW /GOLF 1.470
35º KIA/SOUL 1.446
36º GM /VECTRA 1.385
37º NISSAN /LIVINA 1.314
38º FIAT /DOBLO 1.078
39º VW /POLO SEDAN 977
40º FIAT /LINEA 930
41º CITROEN/C4 921
42º KIA/PICANTO 871
43º NISSAN /TIIDA 841
44º NISSAN /SENTRA 829
45º PEUGEOT/307 790
46º CITROEN/C4 PALLAS 741
47º FIAT /BRAVO 700
48º VW /POLO 697
49º FORD /FUSION 632
50º GM /ZAFIRA 628

Confira os resultados das 20 marcas que mais se destacaram em fevereiro (entre parênteses a participação):

RANKING GERAL DE MARCAS

FIAT 60.740 23,47%
2º VW 54.359 21,00%
GM 46.321 17,90%
4º FORD 23.654 9,14%
RENAULT 12.872 4,97%
HONDA 9.122 3,52%
HYUNDAI 8.165 3,15%
PEUGEOT 7.264 2,81%
CITROEN 7.251 2,80%
10º TOYOTA 6.945 2,68%
11º KIA 5.983 2,31%
12º NISSAN 4.230 1,63%
13º MITSUBISHI 4.075 1,57%
14º HAFEI 1.190 0,46%
15º M.BENZ 998 0,39%
16º CHERY 882 0,34%
17º BMW 594 0,23%
18º LAND ROVER 561 0,22%
19º SUZUKI 533 0,21%
20º SSANGYONG 387 0,15%

RANKING DE MARCAS (AUTOMÓVEIS)

FIAT 47.814 23,65%
2º VW 45.788 22,65%
GM 39.068 19,32%
4º FORD 18.338 9,07%
RENAULT 12.287 6,08%
HONDA 7.902 3,91%
PEUGEOT 6.172 3,05%
CITROEN 5.549 2,74%
HYUNDAI 4.854 2,40%
10º KIA 4.068 2,01%
11º TOYOTA 4.044 2,00%
12º NISSAN 3.471 1,72%
13º CHERY 563 0,28%
14º M.BENZ 552 0,27%
15º BMW 437 0,22%
16º LIFAN 251 0,12%
17º AUDI 213 0,11%
18º MINI 201 0,10%
19º SUBARU 124 0,06%
20º SUZUKI 121 0,06%

RANKING DE MARCAS (COMERCIAIS LEVES)

FIAT 12.926 22,81%
2º VW 8.571 15,13%
GM 7.253 12,80%
4º FORD 5.316 9,38%
MITSUBISHI 4.065 7,17%
HYUNDAI 3.311 5,84%
TOYOTA 2.901 5,12%
KIA 1.915 3,38%
CITROEN 1.702 3,00%
10º HONDA 1.220 2,15%
11º HAFEI 1.190 2,10%
12º PEUGEOT 1.092 1,93%
13º NISSAN 759 1,34%
14º RENAULT 585 1,03%
15º LAND ROVER 561 0,99%
16º M.BENZ 446 0,79%
17º SUZUKI 412 0,73%
18º SSANGYONG 387 0,68%
19º IVECO 355 0,63%
20º CHERY 319 0,56%

Por Marcello Muniz: A Fiat realmente tem evoluido bastante, tanto no nível de acabamento, quanto na eficiência, durabilidade e principalmente no designer, que há algum tempo vem sendo o com mais esmero em nosso país. Liderança merecida.