31 de janeiro de 2012

PGR arquiva pedido de associações de juízes para investigar CNJ

Fonte: http://g1.globo.com

A Procuradoria Geral da República (PGR) arquivou nesta terça-feira (31) um pedido de investigação feito por associações de juízes sobre suposta quebra de sigilo e vazamento de dados em investigações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A Associação Nacional dos Magistrados (AMB), a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) acusam a corregedora nacional de Justiça, Eliana Calmon, de ter efetuado a quebra de sigilo de mais de 200 mil magistrados, servidores e familiares, e de ter vazado os dados.

A representação faz referência ao relatório apresentado pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) em dezembro apontando "movimentações atípicas" de mais de R$ 855 milhões num grupo de mais de 2.000 servidores e magistrados.

Na decisão, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirma que não há elementos e indícios que comprovem que o vazamento de dados seria de responsabilidade da corregedoria do CNJ. Segundo ele, os dados enviados pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) ao CNJ não contêm "identificação dos magistrados e servidores que eventualmente realizaram operações qualificadas de atípicas".

"O relatório [do Coaf] limitou-se a proceder a um exame global da movimentação dos magistrados e servidores por Estado, sem fazer a indicação do nome ou do CPF de qualquer deles. Somente isso é suficiente para afastar a imputação que houve vazamento de dados sigilosos. A Corregedoria Nacional não poderia ter divulgado dados de que não tinha conhecimento, não poderia municiar a imprensa de informações sigilosas que jamais deteve", afirmou Gurgel na decisão.

Para Gurgel, "seria ainda impor indevida pecha delituosa à atuação da Corregedoria Nacional de Justiça e do próprio Conselho Nacional de Justiça, com injustificado gravame à sua relevantíssima missão constitucional".

Em nota divulgada na noite desta terça, o presidente da AMB, Nelson Calandra, reiterou a acusação de vazamento de dados, mas disse que respeita a decisão de Gurgel e o resultado do julgamento sobre o caso, marcado para esta quarta.

"Pedimos a apuração, mas se o procurador Roberto Gurgel considerou que não havia irregularidade, respeitamos a sua decisão assim como respeitaremos qualquer que seja a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre as competências do Conselho Nacional de Justiça", afirmou Calandra na nota.

Em dezembro, logo após a entrada do pedido na PGR, Eliana Calmon já havia negado a quebra de sigilo de juízes e desembargadores e vazamento dos dados sigilosos. Segundo ela, menos de 500 servidores e juízes têm dados suspeitos avaliados pelo CNJ. Ela afirmou que 150 servidores e juízes do Tribunal de Justiça de São Paulo são investigados pelo conselho e que 46% dos desembargadores paulistas não apresentaram declaração de renda, como determina a lei.

O atrito foi instaurado no Judiciário após decisão provisória do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski de suspender investigações do CNJ em 22 tribunais do país. Reportagem da "Folha de S.Paulo" publicada no final de 2011 apontou que Lewandowski teria recebido valores de auxílio-moradia que estavam sob investigação do CNJ e que, portanto, teria se beneficiado com a própria decisão de suspender as apurações. Em nota, Lewandowski negou ter sido beneficiado.

Para a ministra, Eliana Calmon, as associações são "corporativistas". "Só posso lamentar porque tudo isto é maledicência e de responsabilidade da Associação dos Magistrados Brasileiros, Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho e Associação dos Juízes Federais do Brasil, associações que mentirosamente desinformam a população ou a informam com informações incendiárias, inverossímeis portanto", disse.

NOVA CHEVROLET S10 TERÁ MOTOR 2.8 DIESEL COM 180 CAVALOS

Fonte: http://carplace.virgula.uol.com.br

Com lançamento programado para as próximas semanas, a nova geração da Chevrolet S10 promete ser um dos modelos mais potentes do segmento. De acordo com publicação da revista Quatro Rodas, a picape trará debaixo do capô um motor 2.8 Duramax turbodiesel de 180 cavalos de potência e 48 kgfm de torque.

O bloco em questão poderá vir acoplado à duas opções de transmissão, manual ou automática, ambas com seis marchas. Com dimensões nada modestas, a nova S10 mede 5,34 metros de comprimento, 1,78 metro de altura e 3,09 metros de distância entre-eixos. Segundo dados de fábrica, a capacidade de carga é de 1.039 kg, ao passo que o tanque comporta até 80 litros de diesel.

A Chevrolet programou o lançamento da nova S10 para os dias 14 e 15 de fevereiro.


Justiça aceitará cartões para pagamento de dívidas trabalhistas

Fonte: http://g1.globo.com

O Conselho Nacional de Justiça firmou nesta segunda-feira (30) termo de cooperação técnica para o uso de cartões de crédito e débito no pagamento de dívidas trabalhistas. O objetivo é tornar mais eficiente o processo de execução das decisões e acordos judiciais, com o rápido repasse dos recursos.

Atualmente, após acordo entre as partes ou decisão condenatória, o pagamento da dívida é feito de forma "manual", através de depósitos bancários, o que torna lenta a transferência do dinheiro.

De acordo com o CNJ, com o uso do cartão de débito, a liberação do recurso é imediata e, no caso do cartão de crédito, será em 30 dias. O arquivamento do processo será feito imediatamente após a impressão dos recibos de pagamento.

Segundo a corregedora-nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, qualquer cartão de crédito ou débito poderá ser utilizado, inclusive cartões corporativos. O dinheiro vai para uma conta judicial virtual do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, conforme escolha do credor, que poderá retirar o dinheiro apresentando identidade em uma agência bancária ou lotérica. Ele não precisa ser correntista do banco onde o dinheiro será depositado.

Eliana Calmon destacou que, mesmo que parcelada a dívida, o credor passará a receber o dinheiro do banco e caberá à instituição financeira cobrar o pagamento do devedor. "Agora o credor sabe que vai receber o dinheiro, porque ele vai receber do banco e o banco é que vai cobrar do devedor", afirmou.

De acordo com a ministra, atualmente a execução de uma decisão trabalhista pode durar até dois anos, devido à burocracia e o congestionamento dos processos. "Esse programa dará significativa modernidade à Justiça, dada a dificuldade na execução do julgado."

Projeto-piloto
Com a assinatura do termo de cooperação, será implantado um projeto-piloto em uma das varas do trabalho de Belém (PA), para que o sistema seja testado e aprimorado durante seis meses.

"Vamos implementar, no prazo máximo de seis meses, um projeto-piloto para termos os resultados imediatos. O objetivo a médio prazo é distribuir o sistema para outras varas do trabalho da 8ª Região (Pará). Vamos começar a fazer na 8ª Região e estender para outras na medida que o sistema for solicitado", afirmou a corregedora-nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon.

Nas transações, os bancos deverão cobrar taxas proporcionais ao valor da dívida. Segundo a ministra, as instituições financeiras que cobrarem percentuais elevados para a utilização do cartão serão dispensadas. Ela defendeu a cobrança de taxa de 1% do valor da dívida.

Se a dívida for paga de forma parcelada e o devedor tiver dificuldades em quitá-la no cartão utilizado, ele poderá renegociar o valor ou utilizar outro cartão.

De acordo com Eliana Calmon, as corregedorias dos tribunais brasileiros precisam "se unir" para reduzir a "burocracia" e o "excesso de processos". "Unindo as corregedorias podemos ter taxa de congestionamento muito menor. As corregedorias hoje estão trabalhando como ilhas isoladas. Não podemos", disse.

Além da ministra Eliana Calmon, participam da assinatura do termo de cooperação o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Antônio José de Barros Levenhagen, o presidente do Colégio de Presidentes e Corregedores da Justiça do Trabalho (Coleprecor), desembargador Renato Buratto, o presidente do TRT da 8ª Região (PA), desembargador José Maria Quadros de Alencar; o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, e o vice-presidente de Negócios de Varejo do Banco do Brasil, Alexandre Corrêa Abreu.

30 de janeiro de 2012

Barrichello inicia teste pela Indy

Fonte: http://grandepremio.ig.com.br

Depois de quase 20 anos e 323 GPs disputados na F1, Rubens Barrichello viveu uma nova experiência em sua carreira nesta segunda-feira (30). O piloto teve a oportunidade de guiar um carro da Indy, através da equipe KV. Os testes com o novo Dallara DW12 de motor Chevrolet acontecem entre hoje e terça-feira no circuito de Sebring, na Flórida.

Antes de guiar o Dallara-Chevrolet de número 5, Rubens viu o amigo e responsável por testar na Indy, Tony Kanaan, completar algumas voltas com o novo modelo. Barrichello se mostrou impressionado com o ronco do novo motor da categoria, que a partir deste ano é turbo de 2,2 L. Em entrevista ao site oficial da Indy, o brasileiro brincou ao dizer que “estava torcendo para não quebrar nada de Jimmy”, fazendo menção ao dono da equipe KV, Jimmy Vasser.

Quando questionado sobre seus planos em fazer carreira na categoria, Barrichello desconversou, mas deixou claro que tem o caminho livre. “Vamos ver. Não tenho mais nada [em termos de compromissos], então vamos ver”, comentou.

A bateria de testes em Sebring faz parte da adaptação dos pilotos ao novo pacote aerodinâmico da Indy, que compreende, além do chassi Dallara DW12, também a volta de vários fornecedores de motor. Além da Honda, que já estava na categoria, agora a Indy volta a contar com os propulsores da Chevrolet e da Lotus, que pela primeira vez fabrica seus motores para o certame.

Além de Tony e Barrichello, também vão à pista nesta segunda-feira Ryan Hunter Reay e James Hinchcliffe, da Andretti, JR Hildebrand, da Panther, e o trio da Penske, formado por Helio Castroneves, Ryan Briscoe e Will Power.

Já na terça-feira, além dos pilotos citados, também estarão presentes Justin Wilson, que está de volta à equipe Dale Coyne e retorna à Indy depois de faturar o título das 24 Horas de Daytona, Mike Conway, da Foyt, e o quarteto da Ganassi, formado por Charlie Kimball, Graham Rahal, Scott Dixon e o tetracampeão da Indy, Dario Franchitti.


28 de janeiro de 2012

Prazos para advogados com escritórios nos prédios que desabaram estão suspensos

Notícia publicada em www.tjrj.jus.br

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, determinou nesta sexta-feira, dia 27, a suspensão, por 30 dias, dos prazos processuais nas causas dos advogados que tinham escritórios nos edifícios que desabaram na noite da última quarta-feira, dia 25, no Centro do Rio. De acordo com o Ato Executivo publicado, a medida começou a contar a partir do dia 26 de janeiro.

Também ficam suspensos os prazos das causas cujos advogados têm comprovadamente escritórios nas áreas interditadas das avenidas Treze de Maio, Chile e Almirante Barroso até que cesse a interdição, observado também o prazo máximo de 30 dias.

“Para não causar ainda mais danos aos advogados que já foram prejudicados por esta tragédia, o Tribunal de Justiça do Rio decidiu prestar sua solidariedade”, destacou o presidente Manoel Alberto.

McDonald's muda receita de carne após reportagem

Fonte: http://economia.ig.com.br

O McDonald´s, maior cadeia de fast-food do mundo, anunciou que vai alterar a fórmula de preparo da carne utilizada para fazer hambúrguer. Segundo a matriz da empresa nos Estados Unidos, a mudança já estava em processo, mas a notícia foi divulgada esta semana depois de uma polêmica envolvendo a rede.

No ano passado, o chef britânico Jamie Oliver - famoso por ser ativista de comida saudável -, fez uma reportagem para seu programa de televisão afirmando que os hambúrgueres das unidades americanas do McDonald´s contêm hidróxido de amônia, uma substância nociva à saúde.

Segundo a reportagem, a empresa junta restos de alimentos e faz uma mistura, apelidada de "lodo rosa" por Oliver. Depois, o produto vai para a centrífuga e recebe uma lavagem que inclui hidróxido de amônia.

O McDonald´s utilizaria esse método para engordar os hambúrgueres e aumentar o volume de carne. A polêmica incomodou o McDonald´s, que agora anunciou mudanças em sua linha de produção.

Em nota, a assessoria do McDonald´s no Brasil diz que os hambúrgueres daqui são preparados de maneira diferente: "Na América Latina, a Arcos Dorados, empresa que opera a marca em toda a região, informa que o aditivo em questão não é e nunca foi utilizado como ingrediente em qualquer processo da cadeia produtiva da marca. A companhia acrescenta que os hambúrgueres são preparados com 100% de carne bovina e que toda a produção é validada pelas autoridades regulatórias locais".

Novas arquibancadas do Maracanã começam a ser montadas

Fonte: http://globoesporte.globo.com

A pouco mais de um ano do prazo para a conclusão das obras (o estádio está previsto para ser entegue em fevereiro de 2013), o Maracanã começa a ganhar novas formas em sua preparação para a Copa do Mundo de 2014. A montagem das novas arquibancadas começou e, de acordo com o governo do Rio de Janeiro, foi antecipada em um mês.

O estádio já ganha novos contornos em sua parte interna. A rede de drenagem ao redor do campo, com dois metros de altura e 1,20m de largura, está sendo finalizada, enquanto a mureta que irá separar a arquibancada do campo já está pronta. A arquibancada inferior começa a tomar forma, com a construção da estrutura, o aterro da área e a instalação dos pré-moldados.

De qualquer ponto do Maracanã será possível ter visão completa do campo. Da mesma forma, a nova cobertura, em lona antiaderente, cobrirá todas as cadeiras do estádio.

O torcedor vai ficar mais perto do campo e assistirá aos jogos em posição privilegiada, uma vez que a parte superior vai avançar 12 metros em direção ao gramado. Não haverá mais pontos cegos no estádio – afirmou o secretário de Obras, Hudson Braga, ao site do governo do Rio de Janeiro.

O novo Maracanã terá um só lance de arquibancadas, sendo as partes inferior e superior separadas por 110 camarotes. A distância entre as cadeiras também passou de 48 centímetros para 50 centímetros, enquanto as cadeiras passarão a ser rebatíveis.

Orçado em R$ 859 milhões, o novo Marcanã receberá sete jogos do Mundial, incluindo a decisão no dia 13 de julho de 2014. A Seleção Brasileira só jogará no estádio caso chegue à final da Copa do Mundo.


25 de janeiro de 2012

Renault convoca recall de 10.578 unidades de Logan e Sandero

Fonte: http://g1.globo.com

Um problema na caixa de direção dos modelos Sandero e Logan, que pode travar e causar acidentes, obrigou a Renault a convocar 10.578 unidades dos veículos. O recall, anunciado nesta terça-feira (24), inclui também a versão Stepway do Sandero.

A Renault pede aos proprietários das unidades afetadas pelo recall que compareçam a concessionárias da marca, para verificação e, em caso de constatação do problema, troca do componente. A empresa também garante que “todos os clientes envolvidos nesta convocação receberão uma comunicação”. Para mais informações, Renault oferece o Serviço de Atendimento ao Cliente (0800 555 615) e o email sac.brasil@renault.com, além do site www.renault.com.br. Confira as numerações de chassis envolvidas:

Renault Sandero 2012
Final de Chassis: CJ840383 a CJ932550

Renault Sandero Stepway 2012
Final de Chassis: CJ856414 a CJ917170

Renault Logan 2012
Final de Chassis: CJ893124 a CJ 937030

Admissão e escape: No ano passado, a Renault convocou proprietários de Logan e Sandero (além de Clio), fabricados em 2010, para substituir as travas das válvulas de admissão e escape do motor, que poderiam quebrar e danificar o bloco.

Fiesta Rocam ganha equipamentos, mas mantém preço

Fonte: http://g1.globo.com

Depois de baixar o preço do New Fiesta, a Ford agora infla a lista de equipamentos do Fiesta Rocam. A principal oferta está na versão de entrada: banco do motorista com ajuste de altura, aviso sonoro de faróis acesos, conta-giros, relógio digital, banco traseiro rebatível e bipartido, alerta de manutenção programada, vidros elétricos, aquecedor, cintos de segurança com ajuste de altura e limpador e desembaçador do vidro traseiro se juntam a itens já presentes na configuração básica, como travas elétricas das portas e do porta-malas, alarme, imobilizador e travamento automático das portas a 15 km/h.

Apesar da adição de equipamentos, os valores foram mantidos em R$ 26.900 (hatch) e R$ 28.990 (sedã). Para os clientes que ainda adquirirem direção hidráulica e ar-condicionado, mantidos como opcionais, a Ford faz o modelo 1.6 pelo preço do 1.0 com tais itens – R$ 33.900 no caso do hatch e R$ 35.900 para o sedã.

Veja a nota da Ford:

"A Ford começa 2012 com duas grandes novidades na linha Fiesta RoCam. Além da inclusão de um novo catálogo completo nas versões Hatch e Sedan, o carro agora vem com um "upgrade": o cliente escolhe uma versão do automóvel e leva mais equipamentos, pelo mesmo preço.

Com isso, além de ser o único do segmento a vir com travas elétricas das portas e do porta-malas, botão localizador, alarme, código eletrônico antifurto e travamento automático das portas a 15 km/h de série, o Fiesta RoCam passa a oferecer vidros elétricos, aquecedor, limpador e desembaçador do vidro traseiro como upgrade da versão básica, que parte de R$26.900 no Hatch e R$28.990 no Sedan.

No catálogo com ar-condicionado e direção hidráulica (kits Pulse e Class), a vantagem é ainda maior: o cliente compra o modelo 1.0 e leva o motor 1.6, por R$33.900 no Hatch e R$35.900 no Sedan. Essas e outras condições são o foco da campanha Fiesta Upgrade, que entra no ar nesta quinta-feira, estrelada pela cantora Claudia Leitte.

"Esse reposicionamento feito em toda a linha de compactos da Ford reforça ainda mais o custo-benefício do Fiesta RoCam. O nosso campeão de vendas se diferencia pelo estilo, pela dirigibilidade e agora ficou ainda mais completo, para não deixar dúvida de que é a compra mais vantajosa da categoria", destaca Andre Leite, gerente de Marketing do Produto da Ford.

Ajuste de altura do banco do motorista, aviso sonoro de faróis acesos, conta-giros, relógio digital, banco traseiro rebatível e bipartido, alerta de manutenção programada e cintos de segurança com ajuste de altura também fazem parte da lista de série do Fiesta RoCam.

Outra novidade da linha Fiesta RoCam é a ampliação das opções disponíveis, com a introdução de um novo catálogo top, mais completo. Ele oferece rádio MyConnection (CD/MP3, Bluetooth e conexões USB e Ipod) e rodas de liga leve junto com os itens de segurança – airbag duplo e freios ABS –, que até então só eram encontrados separadamente, além de todos os equipamentos que a linha oferece.".





20 de janeiro de 2012

Novo Cruze hatch flagrado em SP.

Fonte: http://g1.globo.com , por Diego Dionisio Carbonari da Silva

O Chevrolet Cruze hatch foi flagrado sem disfarces no último sábado (7), em Santo André, no ABC paulista, a mesma região onde fica a fábrica da General Motors de São Caetano. A foto não ficou nítida porque estava chovendo, mas dá para notar detalhes da traseira do veículo.

O Chevrolet Cruze hatch deve começar ser comercializado no Brasil ainda no primeiro trimestre deste ano. A versão sedã foi lançada em setembro último, com motor 1.8 flex de 16 válvulas, bicombustível, que desenvolve 144 cavalos de potência e é acoplado a um câmbio manual ou automático de 6 marchas. O hatch deverá ter o mesmo conjunto.


Van chinesa da Chevrolet, N200, é flagrada em SP.

Fonte: http://carplace.virgula.uol.com.br , por Pedro Hof

Unidades do Chevrolet N200 vêm sendo flagradas há um bom tempo no Brasil. Neste último, feito na região da Vila Olímpia em São Paulo, o carro aparece apenas com os emblemas tampadas e um pequeno disfarce na lanterna traseira.

A van Chevrolet N200 tem como base o modelo chinês Wuling Hongtu, o qual foi desenvolvido pela joint-venture entre a General Motors e SAIC. Na América Latina, alguns países já comercializam o modelo equipado com motor 1.2 16v de 85cv de potência.

Como possui uma ampla rede de distribuição, a N200 seria uma opção interessante e também atenderia regiões do Brasil fora dos grandes centros, além de ostentar a gravata dourada, fator que pesa na decisão de compra.

Será que a N200 é um dos lançamentos no mercado brasileiro prometidos pela General Motors para 2012?


Novas camisas do Barcelona!


Segundo o jornal espanhol “Sport” desta sexta-feira, o Barcelona terá uma mudança radical em seus uniformes para a temporada 2012/2013. Principalmente na camisa número 1, que deixará de ser listrada e passará a ter o azul e o grená em “dégradé” (um desenho que me lembra, um pouco, o do Paris Saint-Germain).

De acordo com a reportagem, a diretoria do Barça aceitou a sugestão da Nike de modernizar o uniforme, mas alguns pequenos detalhes ainda faltam ser definidos (como onde entrará a inscrição tradicional “som més que un club”).

A camisa número 2 voltará a ser laranja, cor que deu sorte na temporada 1992/1993 com a conquista da primeira Liga dos Campeões pelo clube. O terceiro modelo da foto, com a parte debaixo azul, será usado nos treinamentos.


Topiqueiros terão que usar uniforme com tipo sanguíneo

Fonte: www.odia.com.br

Os topiqueiros vencedores de licitação para operar no Rio de Janeiro terão que usar uniforme. Camisa azul de botão com manga curta, gola jeans e bolso com logomarca da prefeitura e o tipo sanguíneo bordado combinará com calça ou até mesmo um bermudão jeans escuro, além de sapatos ou tênis pretos. As normas foram publicadas ontem no Diário Oficial pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), onde também foram divulgadas as cores das vans conforme a região em que vão circular.
 
As regras, porém, não têm data certa para entrar em vigor, já que os veículos ainda não estão operando. Mais de 300 permissões individuais foram concedidas pela prefeitura, e a próxima etapa é passar pela vistoria anual.
 
 

17 de janeiro de 2012

OAB lista faculdades de direito com maior aprovação no Exame de Ordem

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta segunda-feira (16) a relação das instituições de ensino superior que tiveram o melhor desempenho de seus estudantes no V Exame Unificado da OAB. Segundo a entidade, as faculdades públicas se destacaram entre as 20 melhores instituições de ensino do direito no país.
O melhor desempenho foi da Universidade Federal do Espírito Santo com 80,80% de aprovação, seguido pela Universidade Federal de Pernambuco (78,57) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (77,89).
A média de aprovação do V Exame da OAB foi de 24,5% dos candidatos. O exame teve 106.086 candidatos presentes, dos quais 26.010 passaram e vão receber a carteira profissional para exercer a advocacia.
Dentre as 791 instituições de ensino superior que tiveram bacharéis de direito participando das provas, apenas 34 não conseguiram aprovar nenhum de seus formandos.
O número corresponde a 3,7% do total de faculdades participantes do V Exame Unificado da OAB. Entre estas faculdades, apenas sete tiveram mais de dez inscritos no exame e um total de 200 participantes.
Rio de Janeiro teve 28,27% de aprovados, para um total de 9.606 candidatos.
Veja as 20 instituições que mais se destacaram:
1º) Universidade Federal do Espírito Santo (80,80% de aprovação);
2º) Universidade Federal de Pernambuco (78,57% de aprovação);
3º) Universidade Federal de Minas Gerais (77,89% de aprovação);
4º) Universidade Federal do Ceará (77,05% de aprovação);
5º) Universidade Federal de Juiz de Fora (76,12% de aprovação);
6º) Universidade Federal de Pelotas (74,67% de aprovação);
7º) Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (73,81% de aprovação);
8º) Universidade de São Paulo (72,05% de aprovação);
9º) Universidade Federal do Paraná (71,64% de aprovação);
10º) Universidade de Federal de Santa Catarina (70,51% de aprovação);
11º) Universidade Federal de Viçosa (69,57% de aprovação)
12º) Fundação Universidade Federal do Rio Grande (69,44% de aprovação);
13º) Universidade do Estado da Bahia (69,23% de aprovação);
14º) Universidade Federal do Rio Grande do Norte (68,75% de aprovação);
15º) Universidade Federal da Bahia (68,14% de aprovação);
16º) Universidade Federal da Paraíba (66,67% de aprovação);
16º) Universidade Estadual de Montes Claros (66,67% de aprovação);
18º) Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (66,18% de aprovação);
19º) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (66,13% de aprovação)
20º) Universidade do Estado do Rio de Janeiro (65,16% de aprovação).

16 de janeiro de 2012

Bruno Senna assina contrato com a Williams para correr pela equipe em 2012

Fonte: http://grandepremio.ig.com.br

Só falta a oficialização. Bruno Senna será titular da Williams na temporada 2012. O brasileiro negociava sua ida para a equipe desde 2011, ano em que disputou oito corridas pela Renault (atual Lotus), mas foi dispensado no fim da temporada. Senna ocupará o lugar que era de Rubens Barrichello até o ano passado.

Restava o contrato, na linha prática e legal, tudo, e Senna era o que mais tinha pressa em negar a assinatura tão logo os rumores e confirmações extraoficiais surgiam com força, a última, a de Eike Batista no Twitter. Agora já não há mais o que desmentir.

Bruno assinou o contrato com a Williams na manhã desta segunda-feira (16) na Inglaterra. A quantia que vai levar aos cofres meio esvaziados de Grove foi fundamental, e era razoavelmente maior que a de Sutil, que se vê ameaçado de, além de ficar fora da F1, ser preso, e muito superior que a de Barrichello.

A base é o dinheiro da OGX de Eike. Embratel e Gillette/P&G também contribuem com o patrocínio para o piloto. O negócio beira algo em torno de R$ 29 ou 30 milhões, segundo os rumores da mídia europeia.

Assim, 18 anos depois da morte de Ayrton, a Williams vai voltar a ter um Senna em seus carros. Bruno, 28, de sobrenome Lalli, uma temporada pela Hispania e oito corridas pela Lotus Renault no ano passado, vai repetir o tio e guiará a Williams Renault em 2012. A escuderia também contará com os serviços de Pastor Maldonado, piloto bancado pela PDVSA, petrolífera estatal venezuelana.

Em teoria, restaria apenas uma vaga para Barrichello dar sequência à sua carreira na F1, na HRT. Entretanto, a cúpula da equipe espanhola, que já tem o experiente Pedro de la Rosa como titular para 2012, já deixou claro que gostaria de contar com um piloto mais jovem no seu segundo cockpit. Assim, Rubens, em tese, não tem mais chances de continuar como titular na F1, depois de completar 19 temporadas na categoria.

15 de janeiro de 2012

Portela arrebata Sapucaí em ensaio técnico emocionante

Fonte: http://carnaval.ig.com.br por: Valmir Moratelli

Ha várias maneiras de se fazer um carnaval. Tecnicamente perfeito, emocionante, totalmente coreografado, em estilo high-tech. A Portela está disposta a reinventar a forma de desfilar, embalada por um samba que é apontado como o mais bonito de 2012.

O que se viu no primeiro ensaio técnico da agremiação de Madureira na noite deste sábado (14), na Marquês de Sapucaí, foi uma comunidade aguerrida, que acredita no que está cantando, livre e solta na pista, sem a pressão de passos marcados. E o mais importante: confiante que chegou a hora de quebrar o jejum que dura desde 1984, quando ganhou o desfile de sábado, o primeiro do Sambódromo, mas perdeu o supercampeonato daquele ano para a Mangueira.

Curioso que naquele ano a Portela também fez um enredo homenageando a Bahia e Clara Nunes.

Contudo a agremiação ainda é a que acumula mais títulos entre as escolas de samba do Rio de Janeiro, 21 campeonatos.

Nesta noite uma Portela clássica se apresentou, resgatando a força de um samba-enredo que canta e homenageia a Bahia, com “...E o povo na rua cantando é feito uma reza, um ritual...”.

Uma das escolas mais tradicionais do Rio e de grande torcida, a Portela vem amargando resultados que não condizem com seu peso histórico. Só chegou perto do título com o desfile de 1995, quando ficou em segundo lugar por meio ponto (perdeu para a técnica da Imperatriz Leopoldinense). Dessa vez, os portelenses voltam a sorrir. Ou melhor, voltam a acreditar que é possível desfilar entre as grandes.

A bateria, repleta de paradinhas ousadas, tendo a atriz Sheron Menezzes à frente, deu conta do recado. O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Rogerinho e Lucinha Nobre, rodopiaram com leveza de quem entende do riscado. Teve até Vanessa da Mata, tal qual Clara Nunes, que será homenageada do enredo. A julgar pela competência de detalhes do carnavalesco Paulo Menezes, que estreia na função na escola, a águia de Madureira promete surpreender a todos quando entrar para valer na mesma Sapucaí, já reformada, na noite de domingo de carnaval.

A Portela é um gigante que vinha, há anos, ou décadas, adormecido. O samba, este elemento que às vezes é deixado em segundo plano nos desfiles, está fazendo seu papel. Acordou o povo de Madureira. A julgar pelos últimos ensaios tércnicos nas ruas do bairro do subúrbio e o que se viu na Sapucaí, a Portela acordou para a realidade. E vem trazendo consigo a tradição do que se espera de um bom desfile de uma escola de samba.

Casuar, a ave mais perigosa do mundo.

Fonte: http://jornaldosbichos.blogspot.com

Uma ave da Oceania que pode passar de 1,5 metro de altura e pesar cerca de 60 quilos, tem um gênio terrível e quando fica zangado, parte com tudo para cima do seu oponente. Suas principais armas são o bico afiado e as garras pontiagudas.

Existem vários relatos de pessoas atacadas pelo animal em estado de fúria, que também investe contra cachorros, cavalos e vacas. Essa ave é tão estressada que parte pra cima até de portas e janelas de vidro, pois ao ver seu reflexo acha que um outro casuar a está encarando.

"A maioria dos ataques costuma estar associada à busca de comida ou a uma reação à presença do homem no território do animal", afirma o paleontólogo Darren Naish, da Universidade de Portsmouth, na Inglaterra.

Um levantamento feito na Austrália mostrou que num período de dez anos, essas aves partiram pra cima de pelo menos 150 pessoas. O último ataque fatal comprovado, no entanto, ocorreu em 1926.

Para atingir sua vítima, o casuar ainda dá pulos de até um metro de altura para usar suas afiadas unhas, localizadas nos três dedos dos pés. Essas garras podem passar de 12 centímetros de comprimento e são capazes de rasgar o pescoço ou a barriga de uma pessoa


Além dos humanos, cães também costumam ser atacados pela ave. O casuar odeia cachorros porque é muito caçado por dingos, uma espécie de cão selvagem australiano. O ataque pode ser feito com chutes da ave para frente e para trás


Ótimo nadador e exímio saltador, o casuar (Casuarius casuarius) tem uma aparência bem esquisitona: seu corpo é recoberto de penas pretas, mas sua cabeça é azulada, exibindo ainda uma protuberante crista óssea, é uma ave do grupo de aves ratitas de grande porte, nativas do nordeste da Austrália, Nova Guiné e ilhas circundantes. É o primo bonito (e mais raivoso) das emas e dos avestruzes. Apesar de ser uma bela ave vegetariana.

As três espécies de casuar pertencem à família Casuariidae e são, com o avestruz e a Ema, as maiores aves existentes na atualidade. O habitat preferencial do casuar são zonas de floresta tropical, onde haja um grande número de árvores disponíveis para produzir os frutos de que se alimentam. Neste ambiente o casuar desempenha a importante função ecológica de dispersar as sementes das árvores. O casuar é uma figura importante na mitologia das populações nativas da Oceania e representa geralmente uma figura maternal, por proteger com unhas e dentes a sua cria, um dos principais motivos de sua agressividade.



11 de janeiro de 2012

Supermercado Atacadão terá que indenizar cliente.

Fonte: http://portaltj.tjrj.jus.br

O supermercado Atacadão terá que indenizar um cliente no valor de R$ 3.558,00 por danos morais. A decisão é da desembargadora Patrícia Serra Vieira, da 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio.

Pedro Pereira foi ao estabelecimento fazer as compras da ceia de natal e, ao chegar ao caixa para efetuar o pagamento com seu cartão de débito, foi informado pela funcionária que não havia saldo suficiente para o pagamento, ficando sem os produtos. Ele insistiu que possuía saldo para pagamento e tentou passar o cartão diversas vezes, mas as mesmas informações foram passadas pela funcionária da ré e, diante da situação, o autor foi obrigado a devolver as compras, levando apenas um pacote de biscoitos para seu filho que foi pago em dinheiro.

De acordo com o autor, no dia seguinte, ao retirar um extrato, ele verificou que o valor cobrado pela empresa ré foi debitado de sua conta na primeira tentativa de pagamento. Pedro voltou até o supermercado e informou o ocorrido, mas foi dito a ele que nada poderia ser feito, pois o problema não partiu da loja, mas do banco no qual ele possui conta.

A rede atacadista argumentou em sua defesa que não possui controle sobre o software utilizado pelo banco, tendo apenas um meio de pagamento de compras disponibilizado pela instituição financeira e, no caso de falhas ou erros na prestação de serviços por problemas de conexão ou falha de operação, quem responde pelos danos causados ao seu cliente é a instituição financeira.

Para a magistrada, o supermercado Atacadão não conseguiu comprovar que a culpa não foi sua e, sim da instituição bancária, o que gera o dever de indenizar, como é previsto no Código de Defesa do Consumidor.

“Resta, assim, evidenciada a falha na prestação do serviço e o exercício abusivo pelo réu, por motivar tal recusa. Fato que se insere no âmbito de risco da atividade empresarial, razão pela qual deverá ser suportado por aquele que exerce seu mister no mercado de consumo, respeitando-se, assim, as diretrizes traçadas na legislação protetiva, em especial no CODECON,” disse.

Nº do processo: 0049012-63.2009.8.19.0001

5 de janeiro de 2012

Em dezembro a Fiat mantém a liderança e a Nissan avança.

Fonte: http://carplace.virgula.uol.com.br

Com 69.168 unidades emplacadas em dezembro a Fiat garantiu mais um mês de liderança entre as montadoras no mercado brasileiro. A vantagem da marca italiana sobre a vice-líder VW, que vendeu 64.510 carros, chegou próxima das cinco mil unidades, mas ficou abaixo da diferença registrada em novembro, que foi de 6.161.

A última posição no pódio, como de costume, ficou com a Chevrolet (60.939). A Ford, 4ª colocada, avançou quase 1,4 mil unidades na comparação com novembro e garantiu quase 7 mil unidades sobre a Renault, a diferença no mês anterior havia sido de pouco mais de 5 mil.

A Toyota emplacou 12.300 unidades e assegurou a 6ª posição. A surpresa do mês ficou por conta da Nissan: após emplacar quase 7 mil unidades em novembro a marca japonesa fechou dezembro com pouco mais de 11,7 mil, ultrapassou a Hyundai e garantiu a 7ª posição. Citroën e Peugeot, ambas separadas por menos de 400 unidades, completaram o top 10.

Confira os resultados das 20 marcas que mais se destacaram em dezembro:

RANKING GERAL DE MARCAS (Automóveis e demais veículos)

1º FIAT 69.168 21,01%
2º VW 64.510 19,60%
3º GM 60.939 18,51%
4º FORD 28.372 8,62%
5º RENAULT 21.573 6,55%
6º TOYOTA 12.300 3,74%
7º NISSAN 11.710 3,56%
8º HYUNDAI 10.761 3,27%
9º CITROEN 7.797 2,37%
10º PEUGEOT 7.408 2,25%
11º MITSUBISHI 6.809 2,07%
12º HONDA 5.957 1,81%
13º KIA 4.990 1,52%
14º JAC 2.402 0,73%
15º CHERY 2.243 0,68%
16º BMW 1.696 0,52%
17º M.BENZ 1.604 0,49%
18º HAFEI 1.442 0,44%
19º LAND ROVER 1.234 0,37%

RANKING DE MARCAS (AUTOMÓVEIS)

1º FIAT 56.223 22,36%
2º VW 54.371 21,63%
3º GM 51.174 20,35%
4º FORD 22.283 8,86%
5º RENAULT 17.304 6,88%
6º NISSAN 10.033 3,99%
7º PEUGEOT 6.377 2,54%
8º TOYOTA 6.263 2,49%
9º CITROEN 6.215 2,47%
10º HYUNDAI 5.247 2,09%
11º HONDA 4.068 1,62%
12º KIA 2.660 1,06%
13º JAC 2.402 0,96%
14º CHERY 1.943 0,77%
15º M.BENZ 1.044 0,42%
16º BMW 942 0,37%
17º AUDI 725 0,29%
18º MITSUBISHI 519 0,21%
19º MINI 365 0,15%
20º SUZUKI 294 0,12%

Resultados de dezembro - Uno na liderança!

Fonte: http://carplace.virgula.uol.com.br

No último mês de 2011 a honra de liderar as vendas de automóveis no Brasil coube ao Fiat Uno. Mas a vitória não foi fácil, muito pelo contrário: o modelo da marca italiana emplacou 24.263 unidades, apenas 32 a mais do que o VW Gol. Esta foi a menor diferença já registrada entre os dois modelos.

O Chevrolet Celta (14.603) se manteve no pódio, mas começa a ser ameaçado. Com o lançamento da nova geração, o Fiat Palio fechou dezembro com 13.099 unidades – melhor resultado do ano –, subiu uma posição e ultrapassou o VW Fox / Crossfox (11.926).

Chevrolet Corsa Sedan (11.229), Ford Fiesta (8.902), VW Voyage (8.292), Renault Sandero (7.382) e Fiat Siena (6.785) completaram as 10 primeiras colocações. Destaque para a 18ª posição do Nissan March: esta é a 1ª vez que um modelo da marca japonesa alcança o top 20 brasileiro.


RANKING DE AUTOMÓVEIS

1º FIAT /UNO 24.263
2º VW /GOL 24.231
3º GM /CELTA 14.603
4º FIAT /PALIO 13.099
5º VW/FOX/CROSS FOX 11.926
6º GM /CORSA SEDAN 11.229
7º FORD /FIESTA 8.902
8º VW /VOYAGE 8.292
9º RENAULT/SANDERO 7.382
10º FIAT /SIENA 6.785
11º GM /AGILE 6.549
12º TOYOTA /COROLLA 6.261
13º FORD /KA 5.345
14º GM /CORSA 4.799
15º GM /PRISMA 4.703
16º FIAT /PUNTO 3.428
17º GM /CRUZE 3.266
18º NISSAN /MARCH 3.232
19º PEUGEOT/207 3.138
20º CITROEN/C3 3.082
21º RENAULT/LOGAN 3.023
22º RENAULT/CLIO 2.888
23º FORD /FIESTA SEDAN 2.881
24º HYUNDAI/I30 2.790
25º FORD /FOCUS 2.479
26º VW /JETTA 2.414
27º NISSAN /VERSA 2.394
28º VW /SPACE FOX 2.232
29º FIAT /PALIO WEEKEND 2.219
30º GM /COBALT 2.156
31º GM /MERIVA 2.154
32º FIAT /IDEA 2.025
33º HONDA/FIT 1.860
34º NISSAN /LIVINA 1.853
35º RENAULT/FLUENCE 1.824
36º HONDA/CITY 1.671
37º PEUGEOT/207 SEDAN 1.519
38º VW /GOLF 1.458
39º RENAULT/MEGANE GT 1.324
40º FIAT /LINEA 1.213
41º VW /POLO SEDAN 1.141
42º JAC/J3 1.138
43º KIA/SOUL 1.126
44º FIAT /DOBLO 1.079
45º FIAT /500 1.065
46º FORD /NEW FIESTA 1.059
47º FIAT /BRAVO 1.046
48º NISSAN /SENTRA 1.042
49º CHERY/QQ 994
50º NISSAN /TIIDA 981

JAC Motors reduz preços do J3 e J3 Turin


Seguindo uma lógica inversa ao provável repasse do aumento do IPI , a JAC Motors reduziu os preços de sua linha 2012. Sem muito alarde, os novos preços já são divulgados no site da marca.

Enquanto durarem os estoques, o hatch compacto J3 teve o preço reduzido de R$ 37.900 para R$ 36.900, enquanto o J3 Turin, a versão sedan do modelo, passou de R$ 39.900 para 38.900.

Em novembro, a JAC Motors já havia reposicionado os preços da minivan J6, reduzindo o valor para R$ 57.800 na versão Diamond com sete lugares e R$ 55.900 para a versão de cinco lugares.

Mesmo com a redução dos preços, os carros continuam sendo oferecidos “completos”, com freios ABS, duplo airbag, ar condicionado, sistema de som com USB, direção hidráulica além dos vidros e travas elétricas. A garantia também permanece sendo oferecido por seis anos.

Este ano, a JAC Motors deve lançar no primeiro semestre o sedan J5, e provavelmente até o fim do ano, o compacto J2.

4 de janeiro de 2012

Ford apresenta novo EcoSport na Índia e em Brasília

Fonte: http://g1.globo.com

A Ford revelou o novo EcoSport nesta quarta-feira (4), no Salão de Nova Délhi, na Índia. O SUV também está sendo mostrado nesta manhã em Brasília. A apresentação desse que é um dos lançamentos mais esperados para 2012 acontece simultaneamente em diversos mercados porque o novo SUV compacto será vendido em mais de 100 países. Desenvolvido pela equipe de engenharia brasileira da montadora, o carro vai ser produzido, inicialmente, no Brasil, Índia e Tailândia. A data de lançamento ainda é mantida em segredo, assim como o preço.

Para a Ford do Brasil, o carro é um marco, pois coloca o país como um dos centros de desenvolvimento de produtos globais para a companhia norte-americana. No entanto, o salão indiano foi escolhido como palco principal da estreia porque se trata do país onde a Ford tem forte foco de expansão; além disso, a expectativa é que o evento atraia 1,4 milhão de visitantes.

Para o mercado brasileiro, o carro começa a ser produzido em Camaçari, na Bahia, onde é feito o modelo anterior. O novo EcoSport conta com a plataforma do New Fiesta, o primeiro que traz no DNA o conceito “One Ford”, de globalização dos carros da companhia.

No evento em Brasília, a montadora destaca que é a primeira vez que a engenharia de Camaçari desenvolve um carro global. "Esse nosso novo produto começa a nova realidade de globalização", afirma o diretor de assuntos corporativos da Ford América do Sul, Rogélio Golfarb.

O presidente da Ford do Brasil e Mercosul, Marcos de Oliveira, destaca a importância do lançamento também para o desenvolvimento do Brasil, já que a montadora anunciou em dezembro uma nova fábrica de motores em Camaçari, a primeira no Nordeste. A nova unidade custará R$ 400 milhões em investimentos e terá capacidade para produzir 210 mil motores por ano.

A montadora não revela quanto investiu no projeto do EcoSport, mas o presidente da operação no Brasil afirma que o montante está incluso nos R$ 2,8 bilhões destinados ao Nordeste entre 2011 e 2015. O total para o Brasil é de R$ 4,5 bilhões. "O Brasil é visto com bons olhos", diz Oliveira. A capacidade produtiva em Camaçari vai aumentar de 250 mil unidades para 300 mil.

A Ford do Brasil lançará também neste ano um terceiro veículo global. Entre os modelos aguardados estão o novo Ka e um modelo do segmento B, revelado ao G1 durante o Salão de Frankfurt.

Carnaval do Rio pode ter mais um Sambódromo


A Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio (AESCRJ) apresentou ao prefeito Eduardo Paes projeto de construção de um novo espaço para os desfiles das 40 escolas de samba dos grupos de acesso C, D e E.

Segundo o presidente da entidade, Eduardo José da Silva, o Zezinho, a Passarela Popular do Samba foi concebida pelo famoso designer austríaco Hans Donner, responsável por várias das vinhetas de programas da Rede Globo. Pelo projeto, os barracões ficariam ao lado de uma pista de 380 metros.

A ideia inicial, discutida na sexta-feira, seria instalar a nova passarela em Deodoro, na Zona Oeste, mas a AESCRJ também procura terrenos em outros bairros. O assunto será novamente discutido com a prefeitura no dia 16. O orçamento não foi informado.

“Nosso plano é inaugurar a passarela no Carnaval de 2014. A Estrada Intendente Magalhães (em Campinho) não suporta mais a quantidade de espectadores”, afirma Zezinho. O vice-presidente da AESCRJ, Fernando Leopoldino, estima em 30 mil o público que se amontoa à beira da pista e nas poucas arquibancadas modulares montadas para o desfile. O novo local teria arquibancadas com capacidade para 50 mil.

“Queremos que a área também seja utilizada para shows e outros eventos. A renda seria revertida para as nossas escolas”, planeja Zezinho. A Prefeitura do Rio informou que o projeto está em análise.

Governo publica Lei sobre a Política Nacional de Mobilidade Urbana

Fonte: www.g1.com.br

O Diário Oficial da União desta quarta-feira (4) publica as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana que, dentre outros pontos, autoriza os estados, municípios e a União a aplicar, dentre outras coisas, a incidência de tributos sobre modos e serviços de transporte urbano buscando desestimular seu uso. Este tributo seria destinado ao financiamento para subsídio do transporte público coletivo.

A Lei 12.587 busca promover “a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no território”.

Segundo o texto, o objetivo é “contribuir para o acesso universal à cidade, o fomento e a concretização das condições que contribuam para a efetivação dos princípios, objetivos e diretrizes da política de desenvolvimento urbano, por meio do planejamento e da gestão democrática do Sistema
Nacional de Mobilidade Urbana”.

Entre outras coisas, a política de mobilidade autoriza os governos locais a restringir e promover mecanismos de controle de acesso e circulação de veículos a determinados locais e em determinados horários, além de estipular padrões de emissão de poluentes para áreas, horários e dias nos espaços urbanos sob seu controle.

Também está previsto no texto que os governos possam dedicar “espaço exclusivo nas vias públicas para os serviços de transporte público coletivo e modos de transporte não motorizados” e ainda realizar “controle do uso e operação da infraestrutura viária destinada à circulação e operação do transporte de carga, concedendo prioridades ou restrições”.

Quanto às tarifas do serviço de transporte coletivo, os municípios serão obrigados pela lei “a divulgar, de forma sistemática e periódica, os impactos dos benefícios tarifários concedidos no valor das tarifas dos serviços de transporte público coletivo”. Os usuários também terão de ser obrigatoriamente “informados nos pontos de embarque e desembarque de passageiros, de forma gratuita e acessível, sobre itinerários, horários, tarifas dos serviços e modos de interação com outros modais.

Caberá à União prestar “diretamente ou por delegação ou gestão associada, os serviços de transporte público interestadual de caráter urbano”, podendo o governo federal realizar ações coordenadas com estados e municípios em áreas de aglomerações urbanas e regiões metropolitanas para promover melhorias no transporte público, inclusive nas cidades-gêmeas localizadas nas regiões de fronteira.

Já quanto ao transporte público coletivo urbano é, conforme o texto, responsabilidade do município, “prestar, direta, indiretamente ou por gestão associada, os serviços que têm caráter essencial”. A lei entra em vigor cem dias após sua publicação.

1 de janeiro de 2012

Novo salário mínimo de R$ 622 entra em vigor hoje

Fonte: http://noticias.r7.com

Entra em vigor a partir deste domingo (1º) o reajuste do salário mínimo, que passa de R$ 545 para R$ 622, um aumento de R$ 77. O novo salário mínimo corresponderá a R$ 20,73 por dia e o valor pago pela hora de trabalho será de R$ 2,83.

De acordo com cálculos do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o aumento de 14,13% vai injetar R$ 47 bilhões na economia brasileira. Descontada a inflação estimada para 2011, o aumento real do salário mínimo deve ser de 9,2%.

Ainda segundo o Dieese, 48 milhões de pessoas têm sua renda vinculada ao valor do salário mínimo e, portanto, serão diretamente beneficiadas com o aumento. O governo também passará a arrecadar R$ 22,9 bilhões a mais devido ao aumento do consumo causado pelo reajuste.

O novo salário mínimo de R$ 622 terá impacto de R$ 23,9 bilhões nas contas públicas em 2012. De acordo com governo, a maior parte desse montante corresponde aos benefícios da Previdência Social no valor de um salário mínimo que serão responsáveis pelo aumento de R$ 15,3 bilhões nas despesas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Reajuste

O método de reajuste do salário mínimo foi definido por meio de medida provisória aprovada pelo Congresso. A lei que fixa a política de reajuste do salário mínimo estabelece que o valor será reajustado, até 2015, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.

Também começa a valer hoje o reajuste de 14,12% no valor do benefício do seguro-desemprego. Com isso, o valor máximo pago ao trabalhador passa de R$ 1.010,34 para R$ 1.163,76. O percentual de reajuste está em resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador publicada no dia (30) no Diário Oficial da União.

O benefício é pago em, no máximo, cinco parcelas de forma contínua ou alternada. Quem, nos últimos três anos, trabalhou entre seis meses e 11 meses recebe três parcelas. Aqueles que trabalharam entre 12 meses e 23 meses recebem quatro parcelas e quem comprovar vínculo empregatício de, no mínimo, 24 meses, recebe cinco parcelas.

Tem direito ao seguro-desemprego o trabalhador dispensado sem justa causa, que tenha recebido salários consecutivos no período de seis meses anteriores à data de demissão e tenha sido empregado de pessoa jurídica por pelo menos seis meses nos últimos 36 meses.

O trabalhador tem do sétimo dia ao 120º dia após a data da demissão do emprego para requerer o benefício.

Ganhos acumulados

De acordo com cálculos do Dieese, desde 2002 o salário mínimo teve crescimento nominal de 211%, saltando de R$ 200 para os R$ 622 a partir de hoje. Descontada a inflação do período, o ganho real foi 65,96%.

O percentual de aumento real de 2012 (9,2%) é o segundo maior na última década, graças a Lei nº 12.382/2011 que prevê a restituição da perda da inflação no ano anterior mais o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) apurado no penúltimo ano pelo IBGE.

De acordo com o Dieese, o novo mínimo tem o maior valor real da série das médias anuais desde 1984. O departamento também calcula que com o novo mínimo será possível comprar 2,25 cestas básicas, a maior proporção desde 1979.