31 de março de 2012

Facebook ativa Timeline para todos os usuários nesta sexta-feira

Fonte: http://www.sidneyrezende.com

A Linha do tempo do Facebook vai entrar de forma automática em todos os perfis da rede de relacionamentos a partir desta sexta-feira. Assim, o internauta não vai ter mais a opção de não usar o recurso.

Os conteúdos publicados pelo usuário do Facebook são reoganizados pela Timeline, além disso também é possível a integração como os apps Spotify e Netflix e ainda colocar uma foto de capa no perfil.

A Timeline foi lançada em dezembro do ano passado na Nova Zelândia. Na fase de testes internautas recebiam convites para usá-la.

Por Marcello Muniz: Eu já uso o recurso há algum tempo e gosto do mesmo.

29 de março de 2012

ENTRE OS SUV´S O FORD ECOSPORT MANTÉM LIDERANÇA

Fonte: http://carplace.virgula.uol.com.br

Mesmo registrando queda superior a 23% na comparação com o mesmo período do ano passado e às vésperas da chegada da nova geração o Ford Ecosport se manteve à frente entre os SUV´s e crossovers e fechou fevereiro com 2.257 unidades.

Maior rival do modelo da norte-americana, o Renault Duster veio em seguida, com 1.983 unidades emplacadas. Com uma evolução de quase 30% o Hyundai Tucson (1.410) completou o pódio. Líder em janeiro, o Honda CR-V – ainda na geração anterior – fechou na 4ª posição, com 1.131 unidades.


Entre os líderes de vendas, destaque para o crescimento do Fiat Freemont, que emplacou 940 unidades, seu melhor resultado desde a chegada ao país, e alcançou a 6ª colocação.

O Mitsubishi ASX (7º) derrotou o Chevrolet Captiva (8º) por apenas 10 unidades de diferença (695 x 685), enquanto o Kia Sportage (9º) abriu quase 100 unidades de vantagem sobre o rival sul-coreano Hyundai ix35 (10º), 585 a 493.

Confira os principais destaques de fevereiro:

SUV´S / CROSSOVERS

RANKING GERAL
1. Ford Ecosport – 2.257
2. Renault Duster – 1.983
3. Hyundai Tucson – 1.410
4. Honda CR-V – 1.131
5. Mitsubishi Pajero – 1.057
6. Fiat Freemont – 940
7. Mitsubishi ASX – 695
8. Chevrolet Captiva – 685
9. Kia Sportage – 585
10. Hyundai ix35 -493
11. Toyota Hilux SW4 – 460
12. Hyundai Santa Fe – 431
13. Kia Sorento – 423
14. Suzuki Grand Vitara – 302
15. VW Tiguan – 272
16. Mitsubishi Outlander – 216
17. Chery Tiggo – 189
18. Toyota RAV4 – 181
19. Dodge Journey – 127
20. Suzuki SX4 – 113
21. Peugeot 3008 – 108
22. Ssangyong Korando – 96
23. Jeep Compass – 81
24. Troller T4 – 73
25. Ssangyong Kiron – 70
26. Ssangyong Actyon – 64
27. Suzuki Jimmy – 60
28. Jeep Wrangler – 52
29. Subaru Forester – 35
30. Mahindra – 16
31. Chevrolet Blazer – 11


27 de março de 2012

OAB/RJ firmará convênio para proteção da advocacia.

Fonte: http://www.oabrj.org.br

Mesmo o profissional mais competente está sujeito a erros. Partindo dessa premissa, a OAB/RJ firmou, nesta quarta-feira, dia 28, um convênio que oferecerá aos advogados adimplentes e ativos descontos e facilidades na aquisição de um Seguro de Responsabilidade Civil e Profissional, que cobre possíveis prejuízos que o colega ou escritório tenha que arcar caso provoque danos a terceiros por um erro durante a prestação de seus serviços.

Mais difundido no exterior, o seguro ainda é pouco conhecido pelos escritórios brasileiros: “Nossa intenção é justamente fazer com que os colegas conheçam esse serviço, que é uma tendência mundial, e possam ter facilidades na obtenção do mesmo, se preparando para qualquer reclamação de clientes”, afirma o vice-presidente da Seccional, Sérgio Fisher, um dos articuladores da parceria com as empresas SCK Corretora e Administradora de Seguros e Zurich Brasil Seguros.

Também responsável pela negociação, o tesoureiro Marcello Oliveira ressalta o quanto o produto é valorizado em outros países: “Em Portugal, por exemplo, é possível constituir sociedade de advogados de responsabilidade limitada, desde que esta contrate o seguro. Ainda não chegamos a esse ponto, mas quem sabe nosso Estatuto também não se adapte, no futuro, a essa nova realidade do mercado, protegendo o advogado e também o seu cliente”.

O Seguro de Responsabilidade Civil não é restrito aos escritórios de advocacia: médicos, engenheiros e dentistas, entre outros profissionais, já procuram há alguns anos o serviço. O objetivo é se respaldar para, além de ter cometido um erro, não ter que arcar com o prejuízo material. A prova da culpa do profissional no caso, no entanto, é um pré-requisito básico para a cobertura.

Entre as causas mais freqüentes de erros e omissões cobertas pelo seguro estão: perda de prazo; desatenção à jurisprudência corrente; desconhecimento de texto expresso em lei; perda de chance (uso de instrumento jurídico errôneo); não comparecimento à audiência; violação não intencional de sigilo profissional e roubo ou furto de documentos de clientes sob posse do advogado.

“Quando uma demanda judicial envolve grandes cifras, o advogado assume responsabilidades que, como um profissional liberal, não tem condições de arcar caso haja qualquer deslize na execução do seu trabalho. Por isso, a utilização do produto tem se tornado comum nesse mercado”, explica a diretora da SCK Priscila Clark.

O benefício para os colegas interessados inclui uma taxa diferenciada, abaixo do preço de mercado e a isenção de franquia para alguns planos. “Além disso”, acrescenta Priscila, “os inscritos na OAB/RJ terão mais facilidade na aceitação do seguro, agilidade no envio da cotação e um atendimento personalizado”.

O custo do serviço e do desconto depende, segundo ela, de uma avaliação prévia feita pela seguradora: “Temos que analisar fatores como o faturamento do escritório, o número de estagiários, a área de atuação, entre outros”.

Fisher ressalta a importância do convênio: “Os advogados ficarão agradavelmente surpresos com o custo-benefício do seguro. Nós negociamos bases bem acessíveis para atender a diversos perfis de profissionais”. Oliveira reforça: “Encontramos um parceiro que está disposto a inovar. Esse é um importante passo rumo ao aperfeiçoamento da gestão dos escritórios de advocacia no Rio de Janeiro", conclui.

O seguro poderá ser contratado a partir do dia 29, quando a Seccional firmará o convênio oficialmente.

HONDA JÁ PREPARA REESTILIZAÇÃO PARA O SEDÃ CITY NO BRASIL

Fonte: http://carplace.virgula.uol.com.br

Após lançar a nova geração do crossover CR-V e apresentar a remodelação visual do compacto Fit, a Honda do Brasil já se prepara para reestilizar o sedã City. De acordo com o amigo Marlos Ney Vidal, do blog Autos Segredos, o modelo será apresentado nos próximos meses, seguindo as mudanças adotadas pela versão tailandesa.

A dianteira ganhou grade frontal com novo acabamento e para-choque com novos moldes. As laterais receberam apenas novas rodas de liga leve, enquanto a traseira recebeu alterações na lanternas e para-choque. O habitáculo ganhou novos porta-objetos e sistema de áudio com mais funções.

Além do visual, o novo City terá sua gama de versões remanejada. A opção LX, por exemplo, passará a contar com freios ABS de série, ao passo que o modelo LXL, que tinha o equipamento como principal atrativo, será descontinuado. Por fim, a versão de entrada DX passará a ser oferecida apenas com câmbio manual.


26 de março de 2012

Transportes Zona Oeste indenizará passageira que ficou presa na roleta.

Fonte: http://portaltj.tjrj.jus.br

A empresa de Transportes Zona Oeste foi condenada a pagar uma indenização no valor de R$ 12.000,00l, por danos morais, a uma passageira obesa, que teve vários hematomas na barriga e uma crise de pressão alta após ficar presa durante 30 minutos na roleta do ônibus 1131 (Castelo – Santa Cruz), de responsabilidade da ré, necessitando ser medicada no Hospital Souza Aguiar, no Centro.

A autora, usuária da linha diariamente, alega que enquanto aguardava o socorro do Corpo de Bombeiros, foi alvo de zombarias e de chacotas dos demais passageiros, que a xingaram de “bolo fofo” e “gordona”.

Em sua decisão, o desembargador Mario Robert Mannheimer, da 16ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, afirma que a empresa foi omissa, pois a situação de pessoas com excesso de peso é semelhante à de gestantes, e assim manteve a Respeitável Sentença emanada pela Juíza Paula Silva Pereira da 21ª Vara Cível da Capital.

“A apelante não conduziu o ingresso da apelada por outra via, como seria seu dever. Além disso, ficou claro que os prepostos da apelante fizeram-lhe zombarias, bem como outras pessoas que se amontoavam para observar a cena. Também ficou comprovado que o estado emocional da apelada foi severamente abalado, a tal ponto que precisou de atendimento médico, em função da alta da pressão arterial, conforme confirmado pelo boletim do Corpo de Bombeiros. E, ainda que assim não fosse, a autora ficou, pelo menos, meia hora presa à roleta, razão pela qual, não seria preciso qualquer comprovação do aumento da pressão arterial para avaliar o mal-estar físico que sentiu, sem prejuízo da angústia e vexame amargurados”, explicou o magistrado.

Devemos destacar que a empresa condenada, atualmente não opera mais linhas regulares, vez que foi descredenciada do processo licitatório ocorrido em 2011 na Cidade do Rio de Janeiro. Contudo, para burlar a licitação, suas linhas, todos os seus ônibus e funcionários foram repassadas para a Empresa de Viação Algarve, nada mais do que uma subsidiaria da Transportes Zona Oeste, sendo certo que ambas as empresas dividem a mesma sede e garagem.


25 de março de 2012

NOVO LINEA: DODGE DART CHEGA AO BRASIL NO MÊS – VERSÃO “FIAT” SERÁ FABRICADA EM PERNAMBUCO

Fonte: http://carplace.virgula.uol.com.br

No Salão de Detroit, ocasião em que o novo Dodge Dart foi apresentado oficialmente, o CARPLACE ouviu dos executivos das marcas que o modelo não seria lançado no Brasil pelo fato de ser produzido nos Estados Unidos. Aparentemente, o discurso foi só para despistar. Durante a apresentação do Grand Siena, executivos do Grupo Chrysler confirmaram ao parceiro UOL CARROS que o Dart será vendido no Brasil. E isso acontecerá bem rápido.

Em Detroit, aquele site ouviu um dos executivos da marca que a plataforma utilizada, derivada do Alfa Romeo Giullieta, assim como a tecnologia embarcada e o fato de ser fabricado nos Estados Unidos tornava inviável oferecê-lo no Brasil. No entanto, a estratégia do Grupo Chrysler mudou e o modelo chegará já no mês que vem para, num primeiro momento, reforçar a marca “Dodge” no Brasil. Versões e motorizações não foram revelados, mas espera-se a versão mais potente, talvez até equipada com motor 2.4 litros de 184 cv e 23 kgfm de torque.

Esta semana informações importantes, reveladores e que se complementam indicam que o Novo Dodge Dart será fabricado pela Fiat em sua nova fábrica de Pernambuco. O parceiro do UOL CARSALE conseguiu esta informação de uma fonte ligada a Fiat, complementando que o futuro carro compacto deve ser fabricado em Betim.

Mais próximo da sede da marca italiana no Brasil, o blog MotorGerais recebeu a informação de uma fonte ligada à marca que o modelo já está rodando no Brasil com a “roupagem” da Fiat sob uma pesada camuflagem, mas com notável para-choques e lanternas diferenciados.

Com estas informações, a estratégia do grupo parece ser a mesma adotada pela dupla Journey/Freemont, sendo diferenciados pela oferta de um conjunto mecânico mais poderoso para a marca Dodge e ficando para a Fiat uma opção com potência menor para encarar os atuais concorrentes do segmento.

Se a briga do segmento já está boa, tem tudo para ficar melhor ainda.

Cacá assume a ponta na largada e vence Stock Car em Interlagos

A primeira corrida da temporada 2012 da Stock Car, que estreou as novas regras docampeonato, neste domingo, terminou sem grandes novidades no alto do pódio de Interlagos, em São Paulo. O atual campeão Cacá Bueno (Red Bull) venceu a corrida após conquistar a primeira posição na largada e administrar a ponta.
Thiago Camilo (RCM/Ipiranga) e Ricardo Maurício (RC) completaram o pódio em Interlagos. Allam Khodair, que havia sido pole position nos treinos classificatórios, na tarde deste sábado, foi o quarto colocado.
Cacá Bueno reconheceu que administrou o resultado e usou a potência extra com o botão de ultrapassagem. "Eu estava com pneus zero e desde ontem sabia que ele estaria com um jogo usado. Por isso, forcei nas três primeiras voltas para ganhar uma luz. No final, o Camilo foi chegando e eu estava muito conservador, mas consegui administrar a prova porque tinha cinco cargas do ‘push’ e fui usando uma por volta", contou.
Com o domínio do tetracampeão na liderança, a briga ficou para os outros lugares no pódio. Khodair se manteve durante boa parte da prova na segunda colocação, mas caiu de rendimento no final e foi superado por Thiago Camilo e Ricardo Maurício. Átila Abreu (AMG) também entrou na briga e chegou a ocupar a terceira posição, porém foi apenas o quinto na classificação.
Um dos favoritos para vencer em Interlagos, Marcos Gomes (Medley) não foi bem no treino classificatório e largou na 16ª colocação. Com as novas regras, que beneficiam os carros que largam atrás, Gomes tinha a esperança de reverter à posição ruim, mas não passou da 11ª colocação. “O carro não tinha aderência. Saía de frente nas curvas de alta, como as do Sol e do Mergulho, e de traseira nas de baixa", justificou o piloto.
Xandinho Negrão (Medley) saiu da 28ª posição e foi o último a pontuar no campeonato, com a 20ª colocação. “Eu e o Vítor Meira nos tocamos no início da prova e meu carro piorou muito. Parecia até que estava com um pneu furado", comentou o companheiro de equipe de Gomes. De acordo com o novo regulamento o primeiro colocado leva 22 pontos e o 20º encerra as pontuações com apenas um ponto.
Confira a classificação completa e a pontuação dos pilotos na Stock Car:
1º) Cacá Bueno - Red Bull Racing - Chevrolet - 24 voltas em 43min29s406 (22 pontos)
2º) Tiago Camilo - RCM Motorsport - Chevrolet - +1s326 (20 pontos)
3º) Ricardo Mauricio - Eurofarma RC - Chevrolet - +9s777 (18 pontos)
4º) Allam Khodair - Vogel Motorsport - Chevrolet - +11s132 (17 pontos)
5º) Atila Abreu - Mobil Super Pioneer Racing - Chevrolet - +12s028 (16 pontos)
6º) Daniel Serra - Red Bull Racing - Chevrolet - +12s372 (15 pontos)
7º) Nonô Figueiredo - Mobil Super Pioneer Racing - Chevrolet - +12s761(14 pontos)
8º) Julio Campos - Carlos Alves Comp. - Peugeot - +14s414 (13 pontos)
9º) Valdeno Brito - Shell Racing - Peugeot - +15s421 (12 pontos)
10º) Lico Kaesemodel - RCM Motorsport - Chevrolet - +15s846 (11 pontos)
11º) Marcos Gomes - Medley Full Time - Peugeot - +22s367 (10 pontos)
12º) Felipe Maluhy - Bassani Racing - Peugeot - +23s867 (9 pontos)
13º) David Muffato - Itaipava Racing Team - Peugeot - +24s218 (8 pontos)
14º) Luciano Burti - Itaipava Racing Team - Peugeot - +26s555 (7 pontos)
15º) Denis Navarro - Vogel Motorsport - Chevrolet - +30s899 (6 pontos)
16º) Rodrigo Sperafico - Prati-Donaduzzi Racing - Peugeot - +34s294 (5 pontos)
17º) Galid Osman - BMC Racing - Chevrolet - +42s867 (4 pontos)
18º) Giuliano Losacco - Bassani Racing - Peugeot - +43s616 (3 pontos)
19º) Pedro Boesel - Comprafacil Nascar JF - Peugeot - +43s906 (2 pontos)
20º) Xandinho Negrão - Medley Full Time - Peugeot - +47s453 (1 ponto)


Hélio Castro-neves vence na Indy

Fonte: http://globoesporte.globo.com

Rubens Barrichello largou em 13º, chegou a ser o oitavo e segurava a 17º colocação em sua estreia na Fórmula Indy, em São Petersburgo, nos Estados Unidos. Na penúltima das 100 voltas, porém, ficou sem combustível e teve de ir para os boxes. E por ali ficou. De lá, viu a comemoração de Helio Castroneves. Bicampeão, o brasileiro acelerou nas últimas 27 voltas e liderou até a linha de chegada, com 5s52 de vantagem sobre o segundo colocado, o australiano Scott Dixon. Tony Kanaan abandonou na 21ª volta.

Após a terceira vitória na cidade da Flórida, Helinho foi até a placa em homenagem a Dan Wheldon, piloto britânico que morreu em 2011, aos 33 anos, durante acidente no GP de Las Vegas. Wheldon morava em São Petersburgo.

A corrida teve poucas alterações nas dez primeiras voltas. Rubinho permanecia em 13º, de onde largou. Power, pole position, abria três segundos sobre Ryan Briscoe. Castroneves se segurava entre os cinco primeiros, e Tony Kanaan estava em sétimo.

Na 12ª volta, Katherine Legge, com problemas no carro, abandonou. Boa parte dos pilotos aproveitou, então, para ir aos boxes antes da bandeira amarela. Power parou, mas o estrategista da Penske não avisou ao outro piloto da equipe, Castroneves, sobre a bandeira, e o brasileiro acabou não indo para os boxes. O australiano voltou em 11º, e Helinho teve de seguir a tática do australiano Ryan Briscoe, então líder.

Na bandeira verde, Helinho estava em quinto; Rubinho, que também não parou, em oitavo. Kanaan ficou em décimo, e Power caiu para 17º. Na 20ª volta, mais uma bandeira amarela, agora por causa de James Jakes, que se chocou com os pneus. Kanaan também abandonou a prova. Um problema para carregar bateria tirou o brasileiro da disputa. Agora, restava a ele torcer por Rubinho.

Na bandeira verde, o australiano Scott Dixon liderava, e Castroneves era o terceiro, na cola do americano Ryan Hunter-Reay. Rubinho, que aproveitou para fazer um pitstop, voltou em 21º.

Helinho acelerou na 73ª volta e assumiu a ponta, ultrapassando JR Hildebrand. O americano, que liderava temporariamente, não tinha combustível suficiente, e a briga ficou mesmo entre o brasileiro e Dixon.

A próxima etapa da Indy será no dia 1º, em Birmingham, nos Estados Unidos.

Fernando Alonso vence GP da Malásia de F1.

Fonte: http://www.grandepremio.com.br

Fernando Alonso conseguiu neste domingo o que parecia ser muito improvável, vencer o GP da Malásia de 2012. A conquista, com a mal nascida F2012, deve-se a três fatores: a chuva, a habilidade do espanhol e a inexperiência de Sergio Pérez, que esteve perto de se consagrar, mas rateou quando estava perto do espanhol para efetuar a mundialmente tão esperada ultrapassagem.

Pérez estava tão perto da glória, tão mais rápido que Alonso a seis voltas para o fim, e uma escapada o afastou da briga, mas mesmo assim, de longe, nos últimos tempos, este é o melhor desempenho de um piloto de equipe média. Este resultado para a história da Sauber como seu melhor resultado, sem contar os tempos que a equipe era BMW e mantinha o nome Sauber apenas pró-forma.

Sinceramente, o resto virou resto em Sepang, e o terceiro lugar coube a Lewis Hamilton, que chegou bem atrás da dupla latina. E o circuito malaio também viu a melhor performance de Bruno Senna na F1. Andando no ritmo dos líderes depois que a corrida foi paralisada por uma tempestade tropical típica, o brasileiro foi passando um a um até chegar em sexto. Na direção oposta esteve Felipe Massa, em um péssimo 15º lugar — ainda mais pelo desempenho fantástico de Pérez, que é visto como seu provável substituto.

Com a pista levemente molhada, as equipes optaram por pneus intermediários para iniciar a corrida em Sepang. Alguns trechos estavam mais molhados que outros, fato que justificou a escolha por parte dos times.

A largada foi relativamente tranquila, levando em conta as condições críticas do asfalto malaio. Hamilton manteve a ponta, seguido por Button. Quem largou muito bem foi Grosjean, que pulou para terceiro, ganhando um duelo com Schumacher. Mas tanto o franco-suíço da Lotus tocou no carro o heptacampeão do mundo e ambos rodaram, perderam muitas posições, e caíram para o fim do pelotão, permitindo que Webber e Vettel subissem para terceiro e quarto, respectivamente.

O volume de água seguiu aumentando gradativamente, o que obrigou os pilotos a mudarem os pneus intermediários para compostos para chuva forte, identificados pela cor azul. O primeiro a fazer o pit-stop foi Pérez, ainda na segunda volta, e logo o mexicano foi seguido por Senna, Pic, Glock e Massa, já na terceira volta.

Na abertura do quarto giro, um verdadeiro congestionamento foi visto no pit-lane. Button, Alonso, Hülkenberg, Ricciardo, Petrov e Kovalainen fizeram suas paradas. Alguns resistiam com os intermediários, como Schumacher, Vettel, Webber e Hamilton.

Após ter reclamado de aquaplanagem, o então líder da prova finalmente fez sua troca de pneus, assim como Webber, Vettel, Rosberg, Maldonado, Räikkönen, Kobayashi e Schumacher. Hamilton conseguiu voltar à frente de Button e manteve a liderança em Sepang. Quem se deu muito bem foi Pérez, o primeiro a arriscar com os pneus para chuva forte, que assumiu a terceira posição, seguido por Webber e Alonso.

Até que, no fim da quinta volta, a direção de prova acionou o safety-car, já que a pista não apresentava condições de segurança suficientes. A bandeira amarela ocasionou uma das situações mais inusitadas dos últimos anos: Narain Karthikeyan, da nanica HRT, figurava na décima colocação, à frente dos campeões mundiais Schumacher e Räikkönen. Depois de três giros, Charlie Whiting, delegado da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), decidiu suspender a corrida com bandeira vermelha. Depois de 55 minutos, a corrida foi retomada, ainda sob a intervenção do safety-car e em bandeira amarela.

Pouco depois que o safety-car recolheu rumo ao pit-lane na 13ª volta, Button, Rosberg, Räikkönen e Kobayashi recolheram de imediato para os boxes, todos para trocar pneus, compostos de chuva forte para os intermediários. Na mesma volta, Alonso conseguiu passar Webber e assumiu a terceira colocação. O australiano também perdeu uma posição para Vettel, mas travou bom duelo com o colega de Red Bull e conseguiu retomar a quarta posição.
Uma volta depois, Alonso, Massa, Hamilton e Webber foram para os boxes, situação que permitiu a Pérez subir à primeira posição. O mexicano fez sua parada na 15ª volta, assim como Vettel, Vergne e Hülkenberg. Após seu pit-stop, ‘Checo’ voltou imediatamente atrás de Alonso, que assumiu a liderança. Quem teve a corrida comprometida foi Button. O britânico se envolveu em um incidente com Karthikeyan e danificou a asa dianteira de seu MP4-27. Após efetuar a troca do aerofólio, o vencedor do GP da Austrália voltou na 20ª posição.

Passada a movimentação dos boxes com as trocas de pneus, Alonso figurava na ponta, com o surpreendente Pérez em segundo, e Hamilton fechando o top-3. Massa era o oitavo, enquanto Senna aparecia em 15º após 20 voltas completadas em um total previsto de 56. Ambos figuravam como os grandes destaques da corrida naquele momento: Fernando, por tirar ‘no braço’ o melhor de uma Ferrari claramente inferior em comparação com as outras grandes equipes do grid, e Pérez, por conseguir andar bem mais rápido que Hamilton e Vettel.

Enquanto Alonso e Pérez destoavam dos adversários na corrida, a Mercedes se arrastava em Sepang. Rosberg e Schumacher tinham ritmo de corrida bastante ruim, graças à perda repentina de rendimento dos pneus intermediários, e ambos eram seguidamente ultrapassados pelos seus oponentes e sem qualquer resistência. Outro piloto que fazia boa corrida era Bruno Senna, que conseguiu se recuperar depois de um começo de prova bastante complicado, e após 28 voltas, conseguiu entrar na zona de pontuação.

Sobre Massa, em momento algum o brasileiro esteve sequer perto do ritmo de Alonso, então líder da corrida. A princípio, tudo indicava que o problema do piloto da Ferrari estava no rendimento dos pneus, tanto que Felipe foi alvo fácil para os ataques de Vergne e Senna. Mas mesmo depois de ter efetuado sua troca de pneus, colocando um novo jogo de intermediários, Massa apresentou rendimento muito ruim, a ponto de sequer conseguir passar a Caterham de Petrov. Resultado: o paulista foi superado por Button e até mesmo por Ricciardo, caindo para 18º na 35ª volta.

Voltando ao grande duelo da prova, entre Alonso e Pérez, o mexicano diminuía volta após volta a diferença em relação ao bicampeão do mundo ao registrar voltas mais rápidas em seguida.

Enquanto a dupla protagonista da corrida permanecia em evidência, muitos pilotos, começando por Ricciardo, optaram por mudar de pneus intermediários para os médios. O bom ritmo do jovem da Toro Rosso encorajou a todos, que optaram pela troca. Alonso fez o pit-stop antes de Pérez, e o piloto da Sauber voltou à liderança na 40ª volta. Detalhe é que ‘Checo’ optou por pneus duros, uma vez que o C31 enfrentou muitos problemas com os médios ao longo de todo o fim de semana.

Mas mesmo com pneus para pista seca, era claro que o desempenho de Pérez era muito melhor que o de Alonso. A ultrapassagem era simplesmente questão de tempo, ainda mais com o recurso da asa móvel traseira. Era inevitável, era… mas um alerta da Sauber, por meio do rádio, pedindo para que o jovem de Guadalajara aliviasse o pé, parecia pressentir o pior. Quando a diferença em relação a Fernando era de apenas 0s5, Sergio cometeu um erro faltando seis voltas para o fim da corrida. Foi o que faltava para que Pérez segurasse o ritmo para garantir o melhor resultado em sua curta carreira na F1.

O feito de Pérez foi tão grande quanto a vitória épica de Alonso. Fernando alcançou um resultado improvável, e se não fosse pela chuva e pelas várias variáveis ocorridas em Sepang, jamais viriam, levando em conta seu carro mal-nascido. Mas o asturiano apenas provou que talvez seja atualmente o melhor piloto em atividade na F1, fez história e após quase uma volta de vantagem sobre Massa, cruzou a linha de chegada na ponta na Malásia. Conquista mágica, como bem disse a Ferrari, levando o corpo técnico da equipe de Maranello às lágrimas no pit-wall do circuito malaio. Alonso deixa Sepang simplesmente como líder do Mundial, com 35 pontos, cinco a mais em relação a Hamilton, enquanto Button ocupa a terceira colocação, com 25. Menção também à corrida de Senna. Sexto lugar, o brasileiro conquistou em uma só corrida mais que os cinco pontos que a Williams marcou em toda a temporada passada.

Resultado da prova:


POSIÇÃOPILOTOEQUIPETEMPO/MOTIVOPONTOS
Fernando AlonsoFerrari2h44'51"81225
Sergio PerezSauber2"218
Lewis HamiltonMcLarena 14"515
Mark WebberRed Bulla 17"612
Kimi RaikkonenLotus Renaulta 29"410
Bruno SennaWilliamsa 37"68
Paul di RestaForce Indiaa 44"46
Jean-Eric VergneToro Rossoa 46"94
Nico HulkenbergForce Indiaa 47"82
10ºMichael SchumacherMercedes GPa 49"91
11ºSebastian VettelRed Bulla 1'15"50
12ºDaniel RicciardoToro Rossoa 1'16"80
13ºNico RosbergMercedes GPa 1'18"50
14ºJenson ButtonMcLarena 1'19"70
15ºFelipe MassaFerraria 1'37"30





Classificação F1 2012 – Pilotos

PosPilotoEquipePts
1Espanha Fernando AlonsoFerrari35
2Reino Unido Lewis HamiltonMcLaren30
3Reino Unido Jenson ButtonMcLaren25
4Austrália Mark WebberRed Bull24
5México Sergio PérezSauber22
6Alemanha Sebastian VettelRed Bull18
7Finlândia Kimi RaikkonenLotus16
8Brasil Bruno SennaWilliams8
9Japão Kamui KobayashiSauber8
10Reino Unido Paul di RestaForce India7
11França Jean–Eric VergneToro Rosso4
12Austrália Daniel RicciardoToro Rosso2
13Alemanha Nico HülkenbergForce India2
14Alemanha Michael SchumacherMercedes1
15Alemanha Nico RosbergMercedes0