31 de janeiro de 2014

Marinheiros do sucateado porta-aviões São Paulo estão incomunicáveis.

Fonte: http://odia.ig.com.br/

Os marinheiros embarcados no porta-aviões São Paulo na Baía de Guanabara denunciam que seguem proibidos de usar o celular. A edição do DIA desta sexta-feira mostrou com exclusividade que o navio apresentou um vazamento de óleo no mar, além de problemas na caldeira que resultaram em queimaduras de três marinheiros. Eles denunciam que há risco de explosão.

Uma imagem obtida pelo DIA mostra quando os militares retiraram as boias de contenção do vazamento de óleo do navio. Familiares seguem preocupados e sem comunicação. "Desde ontem tento ligar para ele, mas o celular está na caixa postal. Ele reclamava que o calor era intenso e a falta de ventilação fazia com que eles tivessem que dormir fora do alojamento", contou a mulher de um marinheiro.

Cerca de mil militares, entre soldados, cabos, sargentos e oficiais, estão embarcados sob o comando do contra-almirante José Renato de Oliveira. Segundo os marinheiros, o oficial se recusa a encerrar o exercício apesar do perigo oferecido à tripulação. Após o contato da reportagem com a Marinha nesta quinta-feira, o comando teria proibido o uso do celular pessoal, segundo denúncias. 

Os embarcados não quiseram se identificar com medo de represálias, e informaram que desde terça-feira o navio também apresenta um problema em um dos dois refeitórios que servem a cabos e marinheiros — logo o que alimenta a maior parte da tropa. A água do mar estaria entrando no local, que estaria interditado. Além disso, alguns marinheiros estão passando mal com as altas temperaturas da cidade e a ausência de ar-condicionado.

A previsão inicial era de que o exercício terminasse na sexta-feira, mas o comando teria avisado à tropa ontem de que não há mais previsão de término, o que preocupa os parentes dos tripulantes.“Estamos muito apreensivos com toda essa situação”, contou um familiar que não quis se identificar.

O porta-aviões é a única embarcação do seu tipo no Hemisfério Sul e um dos 20 do seu modelo em atividade no mundo. A atividade desempenhada é tão específica, que só nove países operam navios semelhantes. Mas o equipamento no Brasil sofre com a infraestrutura. Foi comprado já usado da França em 2000.

Procurada, a Marinha admitiu que ocorreu um “pequeno derramamento de óleo a partir de uma tubulação” e que foram colocadas barreiras de contenção, em torno do navio. O plano de emergência foi acionado para o recolhimento do resíduo despejado. Sobre os militares feridos na caldeira, eles já foram medicados e liberados, disse a Marinha.


Seleção brasileira ganha novo terceiro uniforme para a Copa

Fonte: http://copadomundo.ig.com.br/

Fornecedora de material esportivo da CBF, a Nike divulgou nesta sexta-feira imagens do terceiro uniforme da seleção brasileira para 2014, ano de Copa do Mundo no Brasil. O conjunto, na cor verde escura, é inspirado "na energia da juventude e na reconhecida beleza natural brasileira", segundo comunicado da empresa.

Gostou do novo uniforme da seleção brasileira? Comente

Os logotipos da seleção e da Nike estão em amarelo e brilham no escuro. A gola traz a palavra "FIGA" estampada, com a intenção de desejar boa sorte aos comandados por Luiz Felipe Scolari no Mundial, que começa em 12 de junho com Brasil x Croácia, em São Paulo.

Camisa, shorts e meias seguem o mesmo padrão de cor, sendo que o calção é inspirado no surfe, com corte mais longo do que o tradicional usado no futebol.

A camisa está disponível para pré-venda no site da Nike e chega às lojas a partir de 19 de fevereiro, ao preço sugerido de R$ 349,90.


Chefão da Fiat confirma produção do Jeepster em Pernambuco

Fonte: http://carplace.virgula.uol.com.br/

Tratada até então como especulação, a produção de modelos da Jeep no Brasil foi finalmente confirmada nesta semana. Conforme explica o jornal Valor Econômico, a informação foi anunciada por Sergio Marchionne, CEO do grupo Fiat-Chrysler (agora batizado de FCA), durante teleconferência. De acordo com o executivo, a prioridade será montar no país modelos de menor porte e dessa forma obter um índice de participação maior no mercado.

A produção nacional, que já era prevista, será concentrada na fábrica que a Fiat constrói em Goiana, Pernambuco. A expectativa da Jeep é iniciar as operações em meados de 2015 com a produção de um modelo inédito, desenvolvido em parceria com a própria gigante italiana. O veículo será revelado na próxima edição do Salão de Genebra, marcada para março, e se chamará Jeepster.


29 de janeiro de 2014

Williams estreia FW36

O novo carro da Williams, enfim, ganhou vida nesta terça-feira (28). Depois de apresentar o modelo de 2014 através de projeções em 3D, a equipe levou à pista o FW36 no circuito de Jerez de La Frontera, na Espanha – palco dos primeiros testes de pré-temporada.

Através das mãos de Valtteri Bottas, que abriu os trabalhos da escuderia nos testes, o time exibiu a tradicional pintura azul-escura utilizada antes do início das temporadas e trouxe, também, o esperado bico cilíndrico similar ao de McLaren, Toro Rosso e Sauber.

O bico da Williams, contudo, é menor e mais discreto que os das demais adversárias, cuja parte frontal foi apelidada de 'Bico de Gonzo' por conta da proeminência. Mais modesto, o FW36 traz uma espécie de 'Pequeno Gonzo' acima da asa dianteira.

Bottas fechou o dia na terceira posição em um dia de poucas referências, cravando 1min30s082 na melhor de suas sete voltas. O tempo é quase 3s mais lento que o do líder e compatriota Kimi Räikkönen, da Ferrari, que marcou 1min27s104.

Rod Nelson, assistente de engenharia da Williams e chefe do programa de testes, afirmou que o carro não teve vida fácil em sua estreia. "Tivemos alguns problemas elétricos hoje que, combinados com a necessidade de substituir um sensor crítico para o funcionamento do motor de combustão interna, atrasou nosso treino", explicou. "Apesar disso, fomos capazes de completar uma volta cronometrada."

"Sinto que estamos em boa forma para amanhã. A equipe tem trabalhado bem para enfrentar os problemas que tivemos hoje, e agora estamos focados em trabalhar em nosso programa de testes para os dias restantes", encerrou.

Fonte: http://grandepremio.com.br/

Grupo Hermes desiste do Comprafacil.com e quer leiloar marca

Há alguns anos me tornei um fiel consumidor das lojas virtuais, e trouxe a minha esposa para este mundo, tivemos alguns problemas, mas em quantidade desprezível perto do total de compras que já efetuamos, pois no mínimo 80% dos eletrônicos e eletrodomésticos de nossa casa foram comprados em sites, inclusive geladeira, fogão, máquina de lavar roupas e louças, já compramos também roupa de cama, utensílios para cozinha, a cabeceira de nossa cama e até o berço de nosso caçula.

Pois é, e em qual dessas lojas virtuais em que mais fizemos compras? 

Justamente a Comprafacil.com.

Essa loja sempre teve preços ótimos, bom atendimento por telefone, resolvia qualquer problema com máxima atenção e presteza, fiz uma devolução e uma troca e em ambas em 48 já estavam coletando o produto, tinha variedade, e pelo o menos aqui no Rio, entregava os produtos, muitas das vezes, bem antes do prazo final prometido.

Eramos tão satisfeitos com as compras feitas nessa loja que indicamos para vários amigos e conhecidos, que nela compraram e também ficaram satisfeitos. Foi a única loja em que colocamos a nossa lista de casamento, e mais uma vez ficamos satisfeitos.

Mas de um tempo para cá eu vi que o site estava completamente diferente, depois parei de receber a revista mensal, achei estranho e comentei com minha esposa, e mais tarde parei de receber ofertas por e-mail, e comentei no trabalho. 

No black friday os preços dos produtos que pesquisei estavam estratosféricos, tive quase a certeza de que coisa estranha estava ocorrendo, e agora tive a confirmação.

Uma pena, uma marca de sucesso, genuinamente Carioca, com um grande centro de distribuição no bairro de Campo Grande deve deixar o mercado, ou ao menos, provavelmente deve deixar de ser Carioca, assim como ocorreu com a Ponto Frio.com.

E com isso o mercado de vendas virtuais vai ficar, praticamente monopolizado, na mão de dois Grupos, acabando com a saudável concorrência e prejudicando os consumidores.

Só para que tenham uma ideia do que falo, a segunda loja em que mais comprei também vem tendo a sua marca enfraquecida, com preços cada vez mais altos, qual seja, a Submarino.com, e desde que essas mudança ocorreram no mercado, já fiz duas compras em uma terceira via, de menor porte aqui no Brasil, mas muito forte nos EUA., Walmart, que muitas das vezes tem preço bem mais atraente do que as que fazem parte dos dois grupos que agora dominam o varejo virtual.

Não posso deixar de citar que recentemente também efetuei compras na Saraíva, que cada vez mais vem aumentando a oferta de produtos e melhorando seus os preços.

Por: Marcello Muniz.

Abaixo, fonte da notícia: http://info.abril.com.br/

Com dívidas somando quase 600 milhões de reais, o grupo Hermes, dono do site Comprafacil.com, irá se desfazer do negócio de varejo online e se dedicar exclusivamente à venda por catálogos de utensílios domésticos, roupas e outros artigos, atividade exercida pela companhia desde a década de 1940.

Em entrevista à Reuters, o diretor de operações do grupo, José Luiz Volpini, afirmou que a estratégia faz parte da reestruturação da empresa, que entrou com pedido de recuperação judicial na véspera, no Rio de Janeiro.

"O e-commerce é que causou essa situação. Estamos descontinuando porque é negócio de capital intensivo: você compra (produto) pra pagar em 90 dias, mas recebe (do cliente) em 12 meses", disse.

"A infraestrutura urbana no Brasil é péssima. O processo de entrega é complexo e corrói margens. É preciso escala muito grande para suportar coisas como essas", observou o executivo. "Estamos assumidamente dizendo que não é para o nosso tamanho".

Agora, a companhia deverá leiloar a marca Comprafacil.com, disse Volpini, acreditando no apelo do nome. O site, que registrou vendas anuais na casa de 1,5 bilhão de reais, continuará em operação até lá, mas com o estoque reduzido. Ativos físicos deverão ser leiloados separadamente.

Antes da decisão, o negócio de varejo online já havia sido ofertado a empresas como a Nova Pontocom, da ViaVarejo, segundo fonte do setor com conhecimento do assunto.

Sem citar potenciais compradores, Volpini afirmou que a administração espera uma venda mais fácil no cenário de recuperação judicial, que isenta interessados de lidar com riscos trabalhistas ou de sucessão.

A administração do sites de terceiros também será descontinuada pelo Grupo Hermes, que chegou a operar as lojas online de empresas como Som Livre, Ipiranga, Globo Marcas e Ambev.

Na semana passada, inclusive, a B2W, dona de bandeiras como Submarino, Shoptime e Americanas.com, anunciou ter vencido a concorrência para a operação da Ambev na Internet. Volpini, no entanto, negou que o fato tenha influenciado o pedido de recuperação judicial da empresa.

"A administração de lojas de terceiros nunca foi negócio expressivo no grupo", afirmou, destacando que sua representatividade na receita total "não passava de um dígito".

FUTURO

O processo de recuperação judicial será comandado por Marcelo Gomes, diretor-geral da Alvarez & Marsal, consultoria contratada pelo Hermes. Arthur Negri assume como novo presidente da empresa, no lugar de Gustavo Bach.

Durante o período de recuperação, os credores da empresa não poderão executar as dívidas por um prazo de 180 dias, durante os quais o Hermes irá apresentar "em juízo o seu plano de recuperação e liquidação de obrigações, visando sempre a continuidade dos negócios", disse o grupo, em comunicado.

Apresentando-se como a terceira maior empresa do Brasil em vendas por catálogos, a companhia teve faturamento anual de cerca de 700 milhões de reais com o negócio, segundo Volpini.

A intenção é dar foco às vendas diretas daqui para frente, tirando proveito de uma rede com 500 mil revendedores para fechar uma futura parceria na venda de cosméticos, mercado ainda pouco explorado pela empresa.

"O catálogo Hermes sempre teve bom resultado e o mercado de vendas diretas tem apresentado boas taxas de crescimento, mesmo com o fator internet, porque o Brasil tem expansão territorial enorme e muitos municípios com oferta de produtos razoavelmente restrita", disse Volpini.

28 de janeiro de 2014

Caterham inova e apresenta CT05 com bico-rodo descolado do carro.

Fonte: http://grandepremio.com.br/

A briga pelo carro mais feio da temporada 2014 da F1 acaba de ganhar um concorrente de peso. Em Jerez de la Frontera, a CATERHAM exibiu pela primeira vez nesta terça-feira (28) o CT05, carro desenvolvido pelo time para a estreia dos motores V6 turbo.

Na contramão de todas as rivais, a Caterham optou por uma solução completamente diferente, apresentando um carro com bico descolado do carro.

Inicialmente, a apresentação do time estava prevista para o início da manhã, mas um problema com o novo bólido acabou atrasando o cronograma. O carro acabou sendo exibido na parte da tarde, quando Marcus Ericsson ganhou a pista de Jerez para o primeiro teste. 

A exibição do novo carro, enfim, elucidou as duvidas em relação a uma declaração de Cyril Abiteboul, chefe da Caterham, que afirmou recentemente que os novos carros remetiam ao filme ‘Alien’.

“A F1 ainda é um show e deveria ser atraente para as pessoas”, defendeu Abiteboul em uma entrevista à revista britânica ‘Autosport’. “Crianças sonham com F1 e eu não sei se teriam sonhos ou pesadelos vendo carros assim. Isto me lembrou do filme ‘Alien’”, seguiu.

Na temporada 2014, o time de Tony Fernandes promove o retorno de Kamui Kobayashi à F1. Depois de um ano no Mundial de Endurance com a Ferrari, o nipônico ganhou uma nova chance e será parceiro do estreante Marcus Ericsson. 

O CT05 é o primeiro carro a ser completamente projetado e desenvolvido no Centro Técnico da Caterham, em Leafield, e vai usar motor Renault. 

“Nós acreditamos que o CT05 é um bom ponto de partida para nós lidarmos com as novas regulamentações e os desafios associados, particularmente em termos de confiabilidade”, avaliou o chefe do time. “Nós temos muitas pessoas talentosas em Leafield que trabalharam sem descanso para dar vida a este carro e todos tiveram um papel para nos ajudar a superar as expectativas que traçamos”, continuou. 

“Nós, obviamente, não saberemos onde realmente estamos em relação aos outros times antes da primeira corrida, mas nós acreditamos que respondemos aos desafios apresentados pelo novo regulamento da melhor forma que podíamos”, avaliou.


RB10 da Red Bull surge com bico estreito e pontudo para manter supremacia.

Fonte: http://www.grandepremio.com.br/

A RED BULL optou por um lançamento discreto na temporada 2014 da F1. O time dos energéticos revelou o visual do RB10 no pit-lane de Jerez de la Frontera, na Espanha, que recebe a primeira bateria de testes da pré-temporada a partir desta terça-feira (28) e mostrou um visual que pouco se assemelha ao das concorrentes, que abusaram dos apêndices nos bicos, formando peças extravagantes — e até, num tom mais cômico, libidinosas.

De olho em manter a hegemonia, os rubro-taurinos apareceram com um bico estreito e pontudo, mas lançaram mão de técnicas avançadas de maquiagem para disfarçar a ponta do bico. Feita em carbono, a extremidade passa quase despercebida.

Para 2014, o time dos energéticos vai contar com o tetracampeão Sebastian Vettel e com Daniel Ricciardo, que venceu a disputa entre os pupilos rubro-taurinos e deixou a Toro Rosso para assumir a vaga de Mark Webber.

A nova arma da Red Bull para manter o reinado na F1 tem uma aparência bastante similar ao modelo anterior, mas em função da grande mudança no regulamento, “tem pouco em comum com seus antecessores”. Assim como no ano anterior, entretanto, a Renault segue fornecendo os motores do time neste início da era dos V6 turbo.

O lançamento da Red Bull aconteceu pouco antes do início dos treinos e em um momento bastante atribulado, já que foi precedido pela exibição do W05 da Mercedes. Na sequência, a Force India também revelou a aparência de seu novo bólido.

Com Vettel e Ricciardo no comando da apresentação, a dupla começou a retirar a capa preta que cobria o carro lentamente, mas logo removeu a cobertura e exibiu o RB10 aos jornalistas e fotógrafos que se aglomeravam em Jerez.
Ao contrário da expectativa criada por Adrian Newey, que já tinha admitido que os carros de 2014 teriam uma aparência duvidosa, o bólido dos energético pode concorrer pelo título do menos feio da temporada, já que mantém seu visual elegante e, mesmo com um bico mais estreito, fica longe das surpresas feitas por Force India e Lotus, por exemplo. 

Às vésperas do início da temporada, Christian Horner, chefe da Red Bull, avaliou que 2014 é como uma folha em branco, já que as novas regras forçaram os times a iniciar o projeto dos carros praticamente do zero. O dirigente reforçou, no entanto, que o motor é o maior desafio do ano. 

“É uma folha de papel em branco”, resumiu Horner. “É uma oportunidade para as equipes de design colocarem as mãos em um novo desafio, mas, é claro, o maior desafio está no motor e é por isso que confiamos fortemente no nosso parceiro de motores, a Renault, para ter certeza de que teremos um motor competitivo com os nossos rivais, pois temos confiança de que eles terão”, completou.


Mercedes apresenta o conservador W05 para temporada 2014

Fonte: http://www.grandepremio.com.br/

Foi no pit-lane de Jerez de la Frontera, na Espanha, na manhã desta terça-feira (28), que a MERCEDES finalmente revelou o seu W05, o carro para a temporada 2014 da F1. O modelo veio com a tradicional pintura prateada, mas ganhou detalhes em preto, na cobertura do motor, além do verde, graças à parceria com a Petronas. Já o bico, a sensação deste ano, surgiu bem semelhante à solução encontrada pela Ferrari, um pouco menos largo, entretanto. O carro preateado, na verdade, surgiu mais comportado em relação às rivais, ousadas em seus bicos longos.

A parte dianteira é realmente baixa, mas difere bastante dos modelos da Force India e da Williams, parceiros da marca germânica neste ano. O W05 também tem um desenho limpo, sóbrio, valorizando, quase como todos os adversários, as entradas de ar. É um carro de laterais maiores. A briga da Mercedes é para enfim entrar em uma disputa mais direta com a campeã Red Bull.

A esquadra prateada manteve a dupla Nico Rosberg e Lewis Hamilton para 2014. O alemão, aliás, foi o responsável pelos primeiros quilômetros do novo carro. Rosberg realizou o shakedown do modelo na última sexta-feira, em Silverstone, onde rodou 40 km. Nesta manhã de terça, primeiro dia de testes, é Hamilton quem vai guiar o carro.

Paddy Lowe, agora no comando da Mercedes no lugar de Ross Brawn, é o principal nome por trás do W05. E se mostrou satisfeito com o trabalho feito pelo time para 2014. "Toda a equipe fez um excelente trabalho. Nós conseguimos alcançar as nossas metas, mas, como sempre, só vamos entender o nosso desempenho quando o campeonato começar", disse o projetista inglês, que trocou no ano passado a McLaren pela Mercedes.

"O novo carro é elegante, bonito, mas agressivo. A engenharia é extremamente inovadora e inteligente. Nossa equipe pode se considerar orgulhosa do trabalho feito até agora, mas todos sabemos que vamos ter de percorrer um longo caminho antes da primeira corrida", completou Lowe.

Depois da mais bem-sucedida temporada da Mercedes desde seu retorno à F1, Toto Wolff, que responde pelo lado comercial da equipe, se disse confiante em um ano ainda mais competitivo, mas alertou que a confiabilidade será o elemento chave para o sucesso em 2014, especialmente por conta das novas regras.

"Temos uma pré-temporada agitada pela frente e um longo ano em que a confiabilidade será de grande importância. Lewis e Nico começam  com fome de sucesso e estou realmente confiante. Acho que demos um passo importante no ano passado com o vice-campeonato", explicou Wolff.

Chinês Geely GC2 (Panda) chega em abril com motor 1.0 flex.

Também conhecido como Panda, o pequeno GC2 chega em abril para ser o carro chefe em vendas da Geely. Mostrado na cerimônia que marcou o início das atividades da marca no Brasil, o carrinho urbano de 3,6 metros entra para a conta modesta de apenas 3.500 unidades (cerca de 60% para o GC2) previstas até o fim do ano. Para 2015, a marca vai pisar no acelerador e pretende vender 20 mil unidades (capacidade total da fábrica uruguaia onde os modelos GC2 e EC7 são montados).

O nome Panda usado em alguns mercados não é mera coincidência, já que o design frontal do modelo foi totalmente inspirado no urso Panda chinês. Para o mercado brasileiro, porém, a marca preferiu usar a nomenclatura padrão GC2.

O visual é bem diferente do que estamos acostumados a ver por aqui, contudo, tomando como base um chinês do mesmo porte, o JAC J2 por exemplo, o Geely mostra mais qualidade no acabamento.

De acordo com o Grupo Gandini, que representa a marca chinesa no Brasil, o GC2 chega em abril custando algo em torno de R$ 30 mil e com motor flex, mas a potência ainda não foi divulgada. No modelo chinês movido a gasolina, o motor 1.0 12V três cilindros entrega 68 cv e 9,0 kgfm de torque, então para a versão bicombustível podemos esperar um pouco mais que isso.

Fonte: http://carplace.virgula.uol.com.br/

Sauber vem de bico-gaivota para 2014.

A ação dos hackers e ratos da internet permitiu ver que a equipe suíça manteve a pintura escura e um bico do carro, alvo de enorme polêmica neste ano por causa dos novos regulamentos, baixo, sem apresentar um desenho muito alternativo, como o visto nos carros projetados pela Ferrari e pela Lotus.

Apesar de ser parceira de longa data da equipe italiana, a Sauber apontou sua solução frontal na linha de McLaren e Williams, equipes que utilizam motor da Mercedes: uma peça cônica culminando em um apêndice fino, que encaixe nas novas regras de altura máxima do bico. Em termos de pintura, pouquíssima coisa mudou: o C33 manteve o tom de cinza do ano passado, com alguns traços em branco e vermelho.

Para não ficar à mercê de sua velha companheira, o C33 tem uma traseira bastante similar ao da F14T, explicável pelo fato de a Sauber ter, além do conjunto motor/câmbio, as peças fornecidas pela Ferrari. A entrada de ar sobre a cabeça do piloto tem duas interessantes aberturas laterais, destinadas também para filtrar o ar em direção à asa traseira.

Tem uma coisa que a Sauber foi pioneira neste ano: ao não cuidar dos hackers e/ou ratos de internet, que foram fuçar a página da escuderia e encontraram as fotos disponíveis para visualização pouco mais de uma hora antes do lançamento oficial.

"As mudanças radicais nas regras técnicas para 2014 significam que é ainda mais difícil do que o habitual fazer previsões sobre a nova temporada", afirmou Eric Gandelin, desenhista-chefe do time suíço.

"Nós sabemos todo o esforço que foi feito aqui e estamos felizes com o que temos alcançado, mas é difícil falar ainda com relação aos rivais", completou o projetista, admitindo também que a esquadra vai testar com um C33 básico em Jerez, para mais tarde introduzir novas partes aerodinâmicas para avaliar no Bahrein, onde a F1 realiza mais duas baterias de atividades antes do início do Mundial.

"O caminho que optamos com o design do C33 nos permite grande flexibilidade, para que possamos reagir rapidamente. E é também claro que a confiabilidade será um fator importante, especialmente nas primeiras corrida. Portanto, é área de grande prioridade para nós", acrescentou.

Monisha Kaltenborn, a chefe da equipe de Hinwil, também falou sobre a temporada que começa em março na Austrália e ressaltou que a Sauber aprendeu as lições de 2013, quando viveu um ano bastante irregular. “Nós aprendemos bastante nesse período e vamos aplicar essas lições na nova temporada”, disse a dirigente.

“Em Jerez nós teremos nosso primeiro teste, o que é sempre um momento emocionante, pois, antes de mais nada, veremos se tudo encaixa bem e se o carro está funcionando bem”, falou. “Ele também nos diz se trabalhamos na direção certa nos últimos nove meses. Tudo isso reunido faz deste um momento muito especial”, completou.

Neste ano, a Sauber manteve Esteban Gutiérrez, que vai para a segunda temporada completa na F1, e trouxe o experiente alemão Adrian Sutil.

Fonte: http://www.grandepremio.com.br/



Toro Rosso apresenta STR9 para 2014.

Fonte: http://www.grandepremio.com.br/

A TORO ROSSO apresentou nesta segunda-feira (27) o carro com o qual vai disputar a temporada 2014 da F1. Equipado agora com o mesmo motor Renault que impulsiona a matriz Red Bull, a equipe júnior dos energéticos mostrou ao mundo o STR9 com um bico cilíndrico e caído, seguindo a tendência de McLaren, Sauber e Williams.

Chama a atenção, contudo, a altura da frente do modelo projetado por James Key – muito mais alta que a dos demais carros apresentados até então, com longas hastes retas sustentando o aerofólio dianteiro e uma caída mais brusca na parte do bico estreito.

Franz Tost, chefe da esquadra italiana, falou a respeito do STR9. "A temporada 2014 será muito interessante sob vários pontos de vista diferentes. Chamo isso de um ano de novas estratégias e novidades", afirmou o austríaco logo após o lançamento do carro.

"Tivemos que projetar um novo nariz, novos sidepods e novas asas. Nunca começamos tão cedo nossos projetos", prosseguiu. E explicou: "Os sidepods são maiores do que os do ano passado, porque precisávamos de espaço para os radiadores. A equipe fez um bom trabalho para colocá-lo sem perder o desempenho aerodinâmico."

A exemplo de quase todas as equipes do grid, o trabalho para 2014 foi intenso na Toro Rosso. "Depois de investir em novos funcionários e instalações ao longo dos últimos anos, fomos capazes de enfrentar a tarefa de projetar e construir o STR9 com um grupo de engenheiros e designers que trabalharam no projeto desde o primeiro dia", disse Tost.

"Essa estabilidade tem sido de grande benefício, enquanto que em outras áreas, esperamos que as mudanças que introduzimos também tragam avanço na performance."

A nova parceria com a Renault também é aguardada com ansiedade pela equipe de Faenza. "Não temos apenas uma nova configuração do motor com a mudança para o turbo V6 de 1,6 L acoplado a dois sistemas de recuperação de energia. Temos também um novo fornecedor de motores, a Renault. As credenciais da empresa francesa são impecáveis, tendo conquistado os títulos de Pilotos e Construtores nos últimos quatro anos."

"Estabelecemos uma excelente relação de trabalho com seus engenheiros, já que nossa parceria foi anunciada ainda no GP de Mônaco de 2013", encerrou Franz.

Jean-Éric Vergne, em seu terceiro ano pelos rubrotaurinos menores, e Daniil Kvyat, que estreia na F1 pelo time, já realizaram um shakedown do novo bólido no circuito italiano de Misano. A escuderia encerrou o Mundial de Construtores de 2013 em sétimo.

25 de janeiro de 2014

JAC T6 em testes flagrado em detalhes.

Fonte: http://autossegredos.com.br/

Pouco a pouco o JAC T6 começa a impressionar. Enquanto seus testes de rodagem pelo Brasil se intensificavam, saia o resultado dos crash-tests do C-NCAP, órgão que avalia a segurança dos automóveis na China. O SUV compacto chinês impressionou ao receber 5 estrelas. Também impressiona pelos flagras feitos de perto pelos leitores do site AutoSegredos, Luiz Paulo Mesquita, Adriano V. e Ricardo.

Este jeitão de IX35 e a traseira que remete ao Audi Q5 nós já haviamos notado, mas o interior só era conhecido por meio de fotos de divulgação. Luiz Paulo conseguiu fotografar o interior em detalhes, revelando que a JAC se preocupou com o acabamento do T6. Desconsiderando as partes revestidas de couro caramelo, que não deverão estar nas unidades que serão vendidas, o T6 é bonito por dentro e parece estar um nível acima do que é visto em J5 e J6.

A mecânica também encanta num primeiro olhar, sendo composta por um motor 2.0, a gasolina que, com o auxílio de um turbo, gera 177 cavalos e um câmbio manual de 6 marchas. Posteriormente um câmbio automático também será oferecido.

Em outros mercados o S5 é comercializado com uma lista de equipamentos recheada. Por aqui, onde tentará concorrer com Ford EcoSport Titanium e Chevrolet Tracker, não será diferente: espere por controle de estabilidade, airbags, Hill Holder, faróis com LEDs diurnos, ar-condicionado digital, controle velocidade de cruzeiro, central multimidia com conectividade Bluetooth e USB, bancos revestidos de couro, acesso e partida sem chave, sensor de pressão dos pneus e câmera auxiliar traseira.


Nova Ford Courier 2015: imagens antecipam as linhas

Fonte: http://www.car.blog.br/

Com a retirada de linha da Courier no começo de 2013, a Ford do Brasil ficou sem uma representante no importante segmento pick-ups leves do mercado automotivo brasileiro. Mas esse quadro irá mudar, já que a montadora norte-americana prepara uma nova pick-up leve, a qual será baseada na mesma plataforma compacta global que já deu origem ao Fiesta e estará presente no Novo Ka - com estréia em abril.

A nova Pick-up Courier, cujas linhas são antecipadas por esta projeção feita com exclusividade para o Car.Blog.Br pelo designer João Kleber Amaral, terá a mesma frente do Novo Ford Ka 2015, com alterações significativas a partir da coluna "B". Observa-se uma pequena vigia lateral evidenciando se tratar de uma unidade com cabine estendida.

A traseira é totalmente nova, com lanternas em posição vertical que invadem a lateral. O visual traseiro transmite uma robustez adequada ao segmento. A missão da Nova Ford Courier 2015 (não há informações se o nome "Courier" será mantido) é o de tentar tirar alguns percentuais de mercado da líder do segmento, a Fiat Strada.

TJRJ proíbe 'rolezinho' no Plaza Shopping de Niterói.

Fonte: http://odia.ig.com.br/

A 10ª Vara Cível de Niterói do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro deferiu parcialmente a liminar de interdito proibitório para que os participantes do “2° Rolezinho do Plaza: Acabou o amor, o teu shopping vai virar favela” se abstenham de práticas desordeiras, sob pena de multa de R$ 10 mil a cada manifestante identificado. O evento foi marcado nas redes sociais para este sábado, às 17h, no Plaza Shopping, no Centro de Niterói, Região Metropolitana do Rio.

De acordo com a decisão, fica determinado que os líderes, integrantes e aderentes da ação devem evitar a realização de qualquer tentativa de ato de invasão à propriedade do Plaza Shopping, seja em sua área interna ou externa, estacionamentos e entornos sob a responsabilidade do mesmo, ficando proibida, ainda, qualquer tipo de ameaça à segurança dos frequentadores e funcionários do shopping e das lojas que compõem o estabelecimento, como tumultos, algazarras, correrias, arrastões, delitos, brigas, utilização de equipamentos de som em altos volumes ou vandalismo.

Assim como não devem intervir no funcionamento regular do shopping center, de modo que fuja aos parâmetros razoáveis de urbanidade e civilidade, ou proferir manifestações, de qualquer ordem, dentro do mesmo, ilegais ou ofensivas aos presentes no local.

Também foi elaborado ofício ao Comando da Polícia Militar, para as providências necessárias, e ao Juízo da Infância e Juventude, em razão da possibilidade de envolvimento de menores na manifestação. Dois oficiais de justiça estarão de plantão no Plaza Shopping, na data marcada para o “rolezinho”, para identificar os participantes para citação pessoal. A autoridade policial só intervirá em caso de desobediência do presente.

Novo Nissan Sentra dobra vendas do antecessor.

Fonte: http://www.noticiasautomotivas.com.br/

A Nissan deu uma nova chance ao sedã Sentra. A marca japonesa lançou em outubro desse ano a sétima geração do modelo – a terceira por aqui – para tentar um sucesso jamais alcançado no segmento de sedãs médios. Com o veículo remodelado, a Nissan pretende atingir 1.400 vendas mensais – para brigar pelo posto de quarto colocado com o também mexicano Volkswagen Jetta.

A princípio, a meta é bastante improvável, já que historicamente o modelo sempre rondou as 600 unidades/mês – o ápice foi em 2011, com média de 874 carros. Os números iniciais desta nova geração do Sentra, porém, indicam que a avaliação da Nissan pode encontrar respaldo na realidade. Em três meses de comercialização, o novo sedã já registra a média de 855 veículos. Em dezembro, foram 1.073 unidades.

Vários fatores vêm contribuindo para que o Sentra consiga se sobressair em meio à “multidão” de médios. A começar pelo novo desenho, que em nada lembra o conservador antecessor. As novas dimensões e a melhora do espaço interno, com o aumento do entre-eixos, também mudam a percepção sobre o carro – que dá a impressão de ser maior do que é.

Outro bom argumento de vendas é o propulsor bicombustível 2.0 litros, gerenciado por um câmbio CVT. Ele até perdeu potência, mas ganhou eficiência. Tanto que o modelo recebeu nota “A” no Programa de Etiquetagem do InMetro sobre consumo. Quem também ganhou uma nova geração foi a transmissão.

O último e mais importante motivo que torna o Sentra atraente é a etiqueta de preço. A versão testada – a “top” SL – custa R$ 71.990 e traz uma vasta lista de equipamentos. Ele traz tela de 5,8 polegadas com navegação por satélite integrada, sensor de estacionamento com câmara de ré, teto solar elétrico e bancos de couro. Itens como chave presencial, ignição por botão, computador de bordo, controle de cruzeiro, rádio/CD/MP3/Bluetooth e seis airbags. Rivais japoneses com o mesmo recheio custam, no mínimo, 10% mais.

Desempenho – O motor 2.0 litros não faz feio em tirar o sedã de 1.348 kg da inércia. O Sentra arranca com facilidade, mas é “amansado” pela transmissão continuamente variável de relações infinitas. Nessa proposta, o câmbio se encaixa muito bem e transforma a condução do modelo em um passeio extremamente suave e confortável. Nota 7.

Estabilidade – O Sentra mostra um comportamento bem equilibrado em uma sequência de curvas. A transferência de peso entre os eixos é bem sustentada nas frenagens e acelerações. O carro também se mantém neutro em velocidades elevadas apesar da direção leve demais. Nota 8.

Interatividade – Todos os comandos essenciais estão bem distribuídos e ao alcance das mãos do condutor. Ar-condicionado e o sistema multimídia são de fácil entendimento e manuseio. O dispositivo ainda pode ser controlado pelo volante multifuncional, que tem boa pegada. Mas a grande quantidade de botões exige que o motorista desvie a atenção da estrada para acertar a função desejada. Nota 8.

Consumo – De acordo com os testes do InMetro, o Sentra SL registrou um consumo médio de 6,9 km/l na cidade e de 9,1 km/l na estrada com etanol e de 10,2 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada com gasolina. Estes números renderam nota “A” dentro de sua categoria e “C” no geral no programa de etiquetagem do InMetro. Nota 8.

Conforto – Os espaços para as pernas são amplos graças às dimensões maiores do atual modelo. Mesmo com o ajuste do banco do motorista bem para trás, o ocupante traseira ainda esbanja certa comodidade. Somente a adição de um quinto elemento atrás comprometer o conforto. A Nissan também fez um bom trabalho ao adaptar o Sentra às estradas brasileiras – a suspensão filtra bem as imperfeições do asfalto. O isolamento acústico também ganhou materiais mais robustos de absorção e quase não há ruídos na cabine. Nota 9

Tecnologia – Nas versões básica S e intermediária SV, o Sentra vem bem equipado. Mas é na SL que a Nissan pôs tudo que tinha a oferecer. Além de chave presencial, ignição por botão, computador de bordo, controle de cruzeiro e rádio/CD/MP3/Bluetooth, a configuração topo de linha ainda tem como destaque o display de 5,8 polegadas com GPS integrado airbags laterais e de cortina, teto solar, rodas de 17 polegadas e sensor de estacionamento com câmara de ré. O sedã também fez uma “dieta” de 33 kg em relação à geração anterior graças à nova plataforma – criada em 2012. Nota 9.

Acabamento – O habitáculo vem com um revestimento com materiais emborrachados e agradáveis ao toque em todos os pontos de contato com os passageiros. Os plásticos rígidos estão presentes apenas em áreas nas portas e em partes do painel menos acessíveis. As portas e o console central ainda recebem um aplique metálico que, junto dos bancos em couro, dão um toque refinado ao modelo. Nota 8.

Custo/benefício – A Nissan pede R$ 71.990 pelo Sentra SL. A versão “top” do modelo é mais em conta até que as configurações intermediárias dos concorrentes Honda Civic 2.0 LXR, que tem valor de R$ 74.490, e Toyota Corolla 2.0 XEi, que custa R$ 75.620 – a diferença é a transmissão automática convencional dos rivais. Se comparado no andar de cima, a diferença fica mais evidente. O Civic 2.0 EXR chega a R$ 83.990 e o Corolla Altis 2.0 custa exatos R$ 85 mil. O valor de R$ 71.990 se mostra bastante competitivo para o que Sentra oferece. Nota 8.

Total – O Nissan Sentra somou 79 pontos em 100 possíveis.

Conheça os melhores e piores carros para enfrentar alagamentos.

O CESVI avaliou alguns modelos de carros para verificar quais são os melhores e os piores para se enfrentar uma enchente. Esta época é propícia para chuvas fortes, que alagam rapidamente, ruas, avenidas e estradas brasileiras.

Para medir a eficiência dos modelos de automóveis em áreas alagadas, o CESVI criou notas que vão de 0 a 5, classificando os veículos de acordo com possíveis danos nos sistemas eletroeletrônicos e mecânicos.

Assim, confira os melhores e os piores carros presentes no mercado para se enfrentar uma enchente:


Melhores
1) Renault Fluence – 5,0 pontos
2) Nissan Sentra (novo) – 4,5
3) Chevrolet Cobalt – 4,0
4) Citroën C4 – 4,0
5) Honda City – 4,0
6) Peugeot 208 – 4,0
7) Renault Duster – 4,0

Piores
1) Chevrolet Onix – 2,0 pontos
2) Renault Sandero – 2,0
3) Renault Clio – 1,5
4) Volkswagen Fox – 1,5
5) Fiat Palio Fire – 1,0
6) Ford Fiesta Rocam – 1,0
7) Volkswagen Gol – 1,0

[Fonte: CESVI via Infomoney e http://www.noticiasautomotivas.com.br/]

Ferrari apresenta F14T para temporada 2014 da F1.

Se a McLaren, a Lotus e a Williams já tinham assustado com o novo desenho de 2014, a FERRARI foi além. A equipe de Maranello veio com um layout ainda mais surpreendente. Também seguindo às novas regras, o modelo ferrarista tem um bico em degrau bem mais baixo e com formato mais alargado na ponta, lembrando também um aspirador. O carro, assim como o dos dos rivais, também apresenta certa robustez nas laterais. A esquadra apresentou a F14T na manhã deste sábado (25) por meio de um evento online.

A Ferrari ainda manteve o conceito da suspensão dianteira pullrod em sua recente criação. O novo modelo já tem muito da visão técnica de James Allison, projetista contratado da Lotus para devolver a competitiva perdida na última temporada. Como os demais, as passagens de ar foram priorizadas.

A F14T vai para a pista pela primeira vez no dia 28 de janeiro, na pista espanhola de Jerez de la Frontera, que recebe a bateria inicial de testes da pré-temporada.

A esquadra de Maranello já trabalha no novo carro desde os primeiros meses do ano passado, com uma equipe toda voltada para 2014. E espera que os novos regulamentos, especialmente a adoção do motor V6 turbo, sirvam para ajudá-la a recuperar terreno frente aos principais adversários, já que 2013 representou um grande revés em termos de desempenho, principalmente na segunda parte do ano.

Dentro de pensamento, Stefano Domenicali, chefe da equipe italiana, afirmou durante o lançamento que a confiabilidade será peça também chave neste ano. "A temporada 2014 será muito, muito longa, por isso é importantíssimo começar o campeonato com um carro bastante confiável", afirmou.

Allison, o diretor-técnico, foi na mesma direção. "Este ano, a confiabilidade será absolutamente fundamental", reiterou.

Fonte: http://grandepremio.com.br/

24 de janeiro de 2014

Fiat Idea ganha série especial Sublime por R$ 52.150

Fonte: http://carplace.virgula.uol.com.br/

A Fiat lança nesta semana no mercado brasileiro a série especial Sublime para o monovolume Idea. Já oferecida anteriormente em outros modelos da marca, como Siena e Linea, a edição se destaca pela lista de equipamentos mais recheada que nas configurações convencionais e detalhes visuais exclusivos. Os preços são de R$ 52.150 para o modelo equipado com câmbio manual de cinco marchas e R$ 54.620 para a versão Dualogic.

Externamente, o Idea Sublime pode ser identificado pelo visual exclusivo das rodas de liga leve de 16″, maior número de itens cromados, faróis com máscara negra, luzes de neblina e adesivos alusivos à versão. Completa o pacote de novidades a carroceria com duas únicas opções de pintura: Branco Kalahari ou Preto Vulcano.

Baseado na configuração de acabamento Essence, o modelo traz na cabine bancos forrados em couro marrom, painel bicolor com Insert Molding na parte central, volante em couro com comandos de rádio, sobre tapete em carpete, vidros elétricos traseiros e rádio CD MP3 Connect com entrada USB e viva-voz Bluetooth.


VW Up! tem o menor custo de reparo do país.

Não bastasse ser o carro mais seguro fabricado no Brasil (segundo o Latin NCAP), nem o carro com motor flex mais econômico do país, o novo Up! promete agitar o segmento. O carrinho urbano da VW acaba de receber mais um título. Desta vez, o hatch obteve classificação 11 no CAR Group 2014 elaborado pelo CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), se tornando o veículo nacional com menor índice de reparabilidade.

Parte do mérito se deve ao fato da engenharia da marca ter utilizado lâminas com aços de alta resistência estampados a quente e cobertura multipartida nos para-choques. As avaliações do CESVI ocorrem da seguinte maneira: o veículo sofre impactos de baixa velocidade (15 km/h). A partir daí, de acordo com os danos é realizado um “orçamento”, que inclui o custo da reparação, tempo e uma cesta básica de peças do modelo. Com o resultado obtido o CESVI analisa os dados, atribuindo uma nota que parte de 10 e chega a 60 e quanto menor a nota, melhor é a avaliação do veículo.

Com lançamento marcado para a primeira semana de fevereiro, o novo VW Up! chegará equipado com o já conhecido motor 1.0 três cilindros, que rende 82 cv com etanol, podendo ser associado ao câmbio manual de cinco velocidades ou automatizado (Imotion). No início, apenas a opção de quatro portas estará disponível.

Fonte: http://carplace.virgula.uol.com.br/