31 de janeiro de 2015

Audi já monta A3 Sedan no Brasil.

Hoje importado da Áustria, o Audi A3 Sedan já deu entrada para ganhar nacionalidade brasileira. É que o sedã compacto da Audi já teve sua produção em pré-série iniciada na fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), onde o novo Golf também será fabricado – e até já tem suas primeiras carrocerias montadas.

As imagens, divulgadas por Guto Kleien, um perfil fictício do marketing da Audi nas redes sociais, mostram os colaboradores numa fábrica vazia, diante de apenas uma unidade do A3 na linha de montagem. Nessas horas eles aprendem o passo-a-passo da montagem e lidam com a questão da qualidade. 

O logotipo 1.4 T permanece na traseira, mas o motor 1.4 TFSI desta versão passará a ser bicombustível e, com álcool no tanque, poderá gerar mais do que os 122 cavalos de hoje, com gasolina. A versão 1.8 de 180cv continuará bebendo apenas gasolina por mais algum tempo. O lançamento acontece no meio desde ano, logo depois do lançamento do Golf feito no Brasil. No ano que vem a fábrica do Paraná inicia a produção do utilitário-esportivo Q3.

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Honda exagera no caro preço do City.

Fonte: http://caranddriverbrasil.uol.com.br/

Se você compra um sedã compacto busca por algo parecido com um modelo médio, mas com a vantagem de ser bem mais em conta. Também já vai preparado para encarar um espaço interno menor e uma lista de itens de série mais modesta. Ok, isso também se aplica à nova geração do City LX (R$ 62,900) na comparação com o Civic LXS (R$ 71.500), mas as diferenças beiram o limite do que seria razoável. Além disso, já existem sedãs médios no Brasil cujos preços sugeridos chegam bem próximos do que a Honda cobra no País pelo City mais simples (o LX, como a unidade avaliada) com câmbio CVT. 

Tudo bem, o City evoluiu a olhos vistos na nova geração. Agora é feito sobre uma nova plataforma, que levou a uma redução de 41 kg de peso e ainda possibilitou um aumento espaço por dentro. O novo City é 5,5 cm maior no comprimento, sendo 5 cm revertidos no entre-eixos, e 1 cm mais alto – a largura é a mesma. Graças às mudanças estruturais, no banco de trás há 7 cm extras de distância em relação aos bancos dianteiros. Na frente, apesar da largura igual, houve um ganho de 4 cm no espaço entre os ombros.

Mas é difícil aceitar que alguém faça um cheque de mais de R$ 60 mil e saia dirigindo um carro que não tem nem tweeters no sistema de som, qualquer forração da tampa do porta-malas, controles do som no volante, farol e luzes auxiliares de neblina, repetidores de direção nos retrovisores, apoio de braço entre os bancos dianteiros, fechamento dos vidros pela chave ao travar as portas por controle remoto, marcador de temperatura externa,  faixa degradé no para-briisa, entre outras comodidades simples e que fazem falta num sedã que custa quase tanto quanto um médio.

Entretanto, em geral,  não há do que reclamar da qualidade de fabricação. As portas são fechadas com facilidade, não há rangidos e barulhos estranhos ao passar por piso mal conservado (da maioria das cidades no Brasil) e tudo funciona sem falhas e bem ajustado.  A direção tem assistência elétrica e garante boa assistência nas manobras e a firmeza adequada em velocidades mais altas. Os freios transmitem segurança, mas os traseiros são a tambor, mais suscetíveis à fadiga em condições mais severas, como em descidas de serra. E a suspensão é eficiente em manter o carro estável nas curvas e em absorver as irregularidades do piso, sempre em silêncio.

Elegante e com um jeito mais arrojado, o City agrada pelo bom espaço interno, por ser econômico e bem fabricado, com peças bem encaixadas e componentes que funcionam sem falhas.  Mas fica devendo uma série de equipamentos e detalhes de acabamento pelo preço que custa, bem próximo do que se paga hoje em dia por alguns modelos médios que fazem parte de um segmento superior.   

Ficha Técnica

Preço: a partir de R$ 62.900

Motor: Dianteiro, transversal, 1.5, 16V, flex
Potência (cv):  115 (G) / 116 (E)  a 6.000 rpm
Torque (kgfm): 15,3 (G) / 15,2 (G) a 4.800 rpm
Transmissão: Automático, CVT, tração dianteira
Dimensões (m): 4,46 (comprimento), 1,73 (largura), 1,70 (altura), 2,60 (entreeixos)
Peso (kg): 1.123 kg
0 a 100 km/h: 11,3  segundos
Velocidade máxima: 175 km/h


Caminhões-pipa vendiam água de piscina parada há vários anos como potável.

Fonte: http://riodejaneiro.ig.com.br/

O flagrante de um caminhão-pipa puxando água de uma das piscinas abandonadas do antigo parque aquático 'Wet'n Wild', causou revolta a todos os moradores da cidade do Rio de Janeiro, pois sem dúvida alguma, a água captada irregularmente estava sendo comercializada por esses inescurpulosos pipeiros, e utilizada principalmente por moradores da região da grande Jacarepaguá. 

No local, o acesso seria irrestrito e testemunhas relataram que a movimentação de caminhões era constante, contudo, na última quinta-feira, 29/01, uma operação da Delegacia do Consumidor (DECON) confirmou o receio de quem tanto precisa da água: três caminhões-pipa foram apreendidos em Vargem Grande, onde ficava o parque.

De acordo com os agentes, os veículos abasteciam irregularmente e vendiam a água como se fosse adquirida de forma regular pela Cedae. Outros locais clandestinos de abastecimento de água e os responsáveis também serão indiciados. Ninguém foi preso. Segundo o delegado da especializada, Gilson Perdigão, os responsáveis serão indiciados por crime contra as relações de consumo, que tem pena que varia de 2 a 5 anos de prisão ou multa.

Fora de operação há 12 anos, o parque é periodicamente monitorado por equipes da Vigilância de Saúde para evitar que se desenvolvam focos do mosquito da dengue. A última visita, no dia 21 de janeiro, constatou que nas próprias piscinas há uma espécie de peixe chamada "barrigudinho", introduzida em ambientes pela própria vigilância com o objetivo de controlar larvas e ovas do mosquito.

Com a possibilidade de focos da dengue descartada, a subprefeitura de Jacarepaguá informou que o terreno é particular e, por isso, a responsabilidade sobre a área é do proprietário. Não caberia, portanto, à prefeitura fazer o controle de entrada e saída no local.

A Cedae confirmou que o local não consta como ponto de abastecimento da concessionária, que na Zona Oeste fica em Santíssimo. Como prevenção, a Cedae sugere que os consumidores exijam dos pipeiros o documento fornecido pela empresa durante o abastecimento, o que garante a procedência da água no dia do flagrante.

Em nota, a administração do Wet´n Wild em operação em Itupeva (SP) informou nunca ter tido nenhuma ligação com outro parque aquático da franquia no Brasil e disse que os empreendimentos de Salvador e do Rio de Janeiro encerraram suas atividades há alguns anos.

No site do Departamento de Trânsito do Estado do Rio (Detran), há registro de um veículo de placa KYO3459, indicado como sendo para carga, marca Mercedes Benz e modelo Atego 2425. Ele seria nominado como veículo de transporte e o ano do último licenciamento é 2014. As especificações batem com o veículo flagrado no antigo parque aquático.

Por Marcello Muniz: Onde pode chegar a ganância e a falta de escrúpulos do ser humano? As pessoas que estavam fazendo essa barbaridade merecem uma pena maior e todo o rigor do Poder Judiciário, o MP deve enquadrar essa prática repugnante em um artigo mais rigoroso do Código Penal, e não acatar o enquadramento de crime de consumo como feito pelo delegado, pois esta atitude inaceitável dos pipeiros estava pondo em risco a saúde de uma enormidade de habitantes de nossa cidade, razão pela qual a agilidade da polícia, do MP e do Judicário deve ser a maior possível, assim como a punição a mais rigorosa, para que sirva de exemplo, e outras atitudes como essa não voltem a se repetir!

Será que vale tudo por dinheiro?


30 de janeiro de 2015

Saiba o porque do SF15-T estar com o logotipo da Alfa Romeo.

Fonte: http://sportracenews.blogspot.com.br/

E um dos detalhes mais curiosos no lançamento do SF15-T foi logotipo da Alfa Romeo na lateral do carro que substituí o logotipo da FIAT que por vários anos sempre esteve nos carros da Ferrari. A troca do logotipo da FIAT pela o da Alfa Romeo está relacionado com a volta da marca FIAT ao mercado norte-americano lembrando que no ano passado houve a fusão da FIAT com a Chrysler que deu origem ao grupo FCA (Fiat-Chrysler Automobiles).

Então em vez de colocarem o logotipo da FCA a qual não faria nenhum sentindo pois se trata de um símbolo industrial e financeiro, sendo assim eles preferiram colocar a marca da Alfa Romeo que já tem ligação com a Ferrari desde a época de Enzo Ferrari. A Alfa Romeo que também está na lista das marcas que o grupo FCA comanda.

E como todos sabemos também o primeiro carro a receber o logotipo da equipe Ferrari foi exatamente um Alfa Romeo, o tipo C entre os anos de 1935 e 1936.

McLaren apresenta carro para temporada 2015 de Fórmula 1.

Fonte: http://grandepremio.uol.com.br/

A McLaren deu o primeiro passo para fazer a sua história acontecer em 2015 na F1. A tradicional esquadra inglesa exibiu ao mundo o MP4-30, equipado com o motor Honda, em um vídeo em que primeiro fez uma retrospectiva de seus modelos anteriores até chegar ao carro 2015. E, ao contrário do que era especulado, o novo bólido britânico vem sóbrio, na cor prata, quase um grafite, e com detalhes em vermelho. Tem linhas mais sofisticadas e refinadas e um bico acentuadamente mais baixo.

As linhas aerodinâmicas chamam atenção, especialmente quanto ao bico, que vem com uma solução bem mais agressiva, sem a extensão vista na Williams, por exemplo.

"A McLaren é impulsionada pela busca incessante da perfeição tecnológica e, talvez mais do que qualquer outro elemento do nosso portfólio, a F1 é agora o que mais simboliza isso", disse Ron Dennis, o diretor-executivo da equipe de Woking, para em seguida exaltar a parceria com a Honda, que vai passar a fornecer os motores V6 ao time neste ano, reeditando uma combinação vitória do fim da década de 80.

"A parceria entre a McLaren e a Honda é focada na performance, na tecnologia e na inovação.  não há melhor exemplo disso do que os resultados obtidos em nossa primeira colaboração juntos nas décadas de 80 e 90. Eu era o chefe da equipe por todos esses anos e, embora não goste de olhar muito para o passado, o nosso recorde anterior de sucesso certamente criou a confiança para a decisão de novamente ter a Honda como parceira", completou.

"Apesar de nossa recém-aliança ter recomeçado há muitos meses, o lançamento do MP4-30 marca oficialmente o início de uma longa jornada. Já percorremos um longo caminho e, embora haja muito trabalho pela frente, acho que podemos esperar uma repetição do sucesso que tivemos no passado, já que está claro que existe uma sinergia e muito potencial em nossa parceria", acrescentou.

E a McLaren escolheu dois campões do mundo para liderar a nova empreitada junto com a Honda. Depois de uma passagem de altos e baixos pela Ferrari, o espanhol Fernando Alonso está de volta à equipe inglesa, muito mais maduro e experiente do que quando andou pela primeira vez com o carro de Woking, em 2007. O time também optou por manter Jenson Button, dono do título de 2009 e que vai para a 16ª temporada na F1. 

Sauber apresenta 'carro brasileiro' para temporada 2015 de Fórmula 1.

A Sauber chega em 2015 ainda na pindaíba, mas lutando com toda a sua dignidade para tentar se recuperar do pior ano de sua história na F1. Com esta finalidade, a equipe suíça apresentou nesta sexta-feira (30) o C34, carro com o qual disputará o Mundial deste ano.
 
Na carenagem, predominam cores que fazem referência ao Banco do Brasil, patrocinador levado ao time por Felipe Nasr. Um 'carro brasileiro'. De todo modo, usar azul e amarelo não chega a ser nada estranho para a Sauber, que por anos teve carros predominantemente azuis na F1 — o último em 2005, antes da fusão com a BMW.

Nasr, novato na categoria após três anos de GP2, contará com a companhia do sueco Marcus Ericsson, que defendeu a Caterham no ano passado. No mais, sobram espaços para potenciais interessados em investir no time.

A divulgação das primeiras imagens do bólido foi feita pela internet, com um comunicado divulgado pelo time. E de acordo com o designer-chefe Eric Gandelin, o foco ficou sobre três áreas no desenvolvimento do C34: a performance nas curvas de baixa, redução do peso e estabilidade nas frenagens — alguns dos principais pontos fracos do antecessor, o C33. "Pudemos adquirir muita experiência durante a temporada 2014, agora podemos incorporá-la à Sauber C34", falou.

“A aerodinâmica exerceu um papel central", afirmou o comunicado da equipe. "Não foi só questão de otimizar o downforce e o arrasto, mas também melhorar o equilíbrio do carro e o comportamento nas curvas de baixa. A grande diferença visual para o C33 é vista pelo bico. Este é assim por causa das mudanças no regulamento, o que impacta a aerodinâmica do carro todo. Da mesma forma, o novo design das rodas também otimiza o fluxo de ar ao redor das rodas dianteiras."
 
A equipe também explicou que fez diversos ajustes para acomodar melhor a unidade de força V6 turbo da Ferrari, bem como seus dois sistemas híbridos. Segundo a Sauber, a montagem do motor mudou para 2015. Desta forma, foi preciso fazer uma série de ajustes no chassi. Ao mesmo tempo, é necessário se preocupar com o resfriamento dos elementos do motor — mais de 40 caixas eletrônicas, das quais 30 devem permanecer em baixa temperatura.
 
Apesar disso, as entradas de ar laterais são mais estreitas, mudanças que segundo o time permitiram a acomodação de estruturas laterais de segurança. Mesmo assim, os engenheiros se preocuparam em dar flexibilidade ao sistema de resfriamento, com a intenção de manipulá-lo mais facilmente dependendo das características de um circuito ou da temperatura ambiente.
 
O relatório com as especificações técnicas do carro diz que o peso do C34, com o piloto incluso, é de 702 kg — era 691 kg em 2014, mas a Sauber passava e muito desta marca.
 
A equipe ainda informou que começará os testes em Jerez, a partir deste domingo, utilizando algumas peças do C33 que serão gradualmente substituídas por peças novas. “Vamos aproveitar o tempo até Melbourne para chegarmos lá o mais competitivos que pudermos”, disse Gandelin.

Ferrari apresenta carro para temporada 2015 da Fórmula 1.


Fonte: http://grandepremio.uol.com.br/

Também pela internet, a Ferrari enfim lançou a sua criação para a temporada 2015 da F1. O modelo italiano, batizado de SF15-T, segue a tendência dos carros rivais até o momento e também vem com o bico acentuadamente mais baixo e longo, à moda antiga, alguém dirá. O esquema de cores, obviamente, não muda, e o carro vem vermelho, com novamente detalhes em preto na parte traseira e nas laterais. 

O modelo 2015 da Ferrari é o primeiro assinado completamente pelo diretor-técnico James Allison, que chegou à equipe no ano passado. E vem mais agressivo, especialmente com relação às linhas aerodinâmicas. Também é importante dizer que a equipe trabalhou muito no motor V6, apontado um dos grandes problemas do time em 2014. A esquadra promoveu uma revisão da unidade, com o objetivo claro de se aproximar da Mercedes.

Portanto, depois de um ano decepcionante em 2014, a palavra na Ferrari é mudança. Entre os pilotos, a chegada do tetracampeão Sebastian Vettel para substituir Fernando Alonso e sua atitude que já atingia o belicismo no último ano de equipe. E Kimi Räikkönen, em seu último ano de contrato e querendo se apagar da mente a campanha de 2014.

Vettel e a Ferrari estão numa situação semelhante. Ambos pareciam desmotivados em 2014, e gora estão de caras novas. Vettel aparece com sorrisos a dar e vender, e as caras novos da Ferrari dão ao time de Maranello um sangue novo que em nada se parece com o vermelho desbotado dos últimos tempos. 


Mas as mudanças são muito mais profundas que na dupla de pilotos. O escolhido, praticamente uma década atrás, para substituir Jean Todt, Stefano Domenicali, não se sustentou até o fim do ano passado. Luca di Montezemolo a dedo, selecionou Marco Mattiacci para suceder Domenicali. Só que Montezemolo também caiu, e com ele Mattiacci.

 
O novo presidente é Sergio Marchionne, executivo da Fiat. O terceiro chefe em menos de um ano é Maurizio Arrivabene, ex-executivo da Philip Morris. 

Para baixo na pirâmide do poder rosso, mais mudanças: os diretores Nikolas Tombazis e Pat Fry, responsáveis pela parte técnica nas últimas temporadas, e o engenheiro de performance de pneus, Hirohide Hamashima, foram demitidos. Jock Clear, ex-diretor de engenharia foi contratado após se desligar da Mercedes. Chegara, também, mais dois pilotos. Esteban Gutiérrez será o reserva, e com ele os dólares e euros que chegam pelo patrocínio da Telmex; Jean-Éric Vergne vai guiar nos simuladores.
 
Assim, o SF15T, aparece para o mundo sob grandes expectativas do que a Ferrari, essa reestrutarada Ferrari vai conseguir fazer em seu primeiro ano de trabalho tendo o maior campeão ainda em atividade da F1 no comando de um de seus volantes.

27 de janeiro de 2015

Fiat equipa melhor o Uno e o Palio.

Fonte: http://carplace.uol.com.br/

A Fiat divulgou nesta segunda-feira (26), que todas as versões do Novo Uno e Novo Palio sairão de fábrica com ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, travas elétricas com travamento automático das portas a 20 km/h. O Novo Uno também ganha de série faróis de neblina e quadro de instrumentos com display LCD de alta resolução com computador de bordo.

Como exemplo, antes o valor do ar condicionado para o Palio Attractive 1.0 como opcional era de R$ 3.101,00, agora foi incluído na lista de série do carro por apenas R$ 1.800,00, ou seja, uma redução de 42%.

Com essa estratégia esses veículos devem vender ainda mais durante essa ano, e ajudar a montadora a manter a liderança no mercado de automóveis.

Confira abaixo os novos preços:

Novo Uno Attractive 1.0 – R$ 36.330 à ganhou de série os itens ar condicionado, vidros elétricos, travas elétricas, faróis de neblina e quadro de instrumentos com display LCD de alta resolução com computador de bordo.

Novo Uno Way 1.0 – R$ 37.354 à ganhou de série os itens ar condicionado, vidros elétricos, travas elétricas, faróis de neblina e quadro de instrumentos com display LCD de alta resolução com computador de bordo.

Novo Uno Evolution 1.4 – R$ 40.130 à ganhou de série os itens ar condicionado e faróis de neblina.

Novo Uno Way 1.4 – R$ 40.130 à ganhou de série os itens ar condicionado e faróis de neblina.

Novo Uno Sporting 1.4 – R$ 41.650 à ganhou de série o ar condicionado.

Novo Palio Attractive 1.0 – R$ 38.560 à ganhou de série o ar condicionado.

Novo Palio Attractive 1.4 – R$ 41.800 à ganhou de série o ar condicionado.

Novo Palio Essence 1.6 – R$ 46.086 à ganhou de série rádio Connect CD MP3, entrada USB, viva-voz Bluetooth e Audio Streaming e retrovisores externos elétricos com Tilt down.

Novo Palio Sporting 1.6 – R$ 48.373 à ganhou de série rádio Connect CD MP3, entrada USB, viva-voz Bluetooth e Audio Streaming e retrovisores externos elétricos com Tilt down.


21 de janeiro de 2015

Williams divulga imagens do carro da temporada 2015.

Fonte: http://grandepremio.uol.com.br/

Depois de a revista inglesa ‘F1 Racing’ ter divulgado a primeira imagem do FW37, chegou a vez da Williams mostrar seu mais novo bólido ao mundo. A manhã desta quarta-feira (21), o time de Grove divulgou mais imagens do carro que será utilizado por Felipe Massa e Valtteri Bottas na temporada 2015.

“A noção para o FW 37 era olhar de perto para o FW36 e sua performance”, explicou Pat Symonds, diretor de performance da Williams. “Aí fomos reconhecer o que tinha funcionado bem, identificar e resolver as áreas que sentimos que precisavam ser melhoradas”, continuou.

“Apesar de a aerodinâmica do carro ter sido impressionante, sempre há espaço para melhora, particularmente já que lidamos com o novo regulamento dos bicos para 2015”, explicou.

De acordo com Symonds, a base do FW37 foi criada antes mesmo de o carro do ano passado ir à pista.

“O primeiro estágio conceitual do FW37 veio antes de o FW36 andar”, contou. “O principal elemento para isso é entender as mudanças do regulamento e como elas vão afetar o design do carro. A partir daí podemos ver se as nossas ideias vão se adaptar ao regulamento”, seguiu.

Depois de algumas temporadas de dificuldade, a Williams ressurgiu no ano passado e fechou 2014 com o terceiro posto no Mundial de Construtores, tendo conquistado nove pódios ao longo da temporada.

“O desejo de bater a Ferrari pelo terceiro lugar entre os construtores em 2014 significou que seguimos com o nosso desenvolvimento até o fim do outono, mas o tamanho do time está agora em um ponto onde podemos sustentar este desenvolvimento enquanto já trabalhamos no FW37”, justificou Symonds.


 Ainda, Symonds explicou que o carro do ano passado carregava uma quantidade significativa de lastro, o que permitiu que a Williams fizesse modificações para o bólido deste ano sem se preocupar com o aumento do peso.

“Nós sentimos que nos deparamos com algumas barreiras de design com o FW36 e, por isso, aproveitamos a oportunidade para remover essas barreiras em benefício da performance”, destacou o dirigente. “O FW36 carregava uma quantidade razoável de lastro, então nós pudemos fazer alterações no design para melhorar a performance sem o medo de adicionar massa em excesso”, seguiu.

O diretor de performance da Williams também explicou que a fase de layout do carro foi concluída ainda na pausa de verão, em agosto, com o trabalho com o anteparo dianteiro sendo a prioridade dos designers e do pessoal de aerodinâmica.

“A mudança no regulamento nos deu uma pequena dor de cabeça”, revelou Symonds. “O novo anteparo dianteiro e a geometria do bico tinham muito mais impacto do que nós tínhamos antecipado inicialmente e o efeito na aerodinâmica era profundo. O time trabalhou duro em minimizar o impacto que essa nova regulamentação teve em nós."

Por fim, Symonds celebrou a estabilidade do regulamento e se mostrou confiante na capacidade da Williams de se aproximar da Mercedes, que dominou a temporada 2014 com extrema facilidade.

“Quanto mais estabilidade, mais próximo o pelotão fica”, ponderou. “Espero que, como um time, nós sejamos capazes de manter o momento para alcançar a Mercedes, mais do que os times que estão atrás de nós para nos alcançar. Não é só sobre um regulamento estável, mas também sobre o time e todo individuo que trabalha aqui seguindo em frente e melhorando”, concluiu.


Force India apresenta visual novo para temporada 2015 da F1


Fonte: http://grandepremio.uol.com.br/

A Force India revelou sua criação em um charmoso lançamento na Cidade do México no início desta tarde. A equipe indiana escolheu o país que retorna ao calendário para exibir as cores e o design do modelo com o qual vai competir neste ano nas pistas do Mundial.

Minutos antes de o evento começar na Cidade do México, o time apareceu nas redes sociais para prometer um carro com visual “agressivo”. E a primeira impressão, na verdade, foi de que as linhas vieram mais refinadas em relação ao modelo de 2014, com o preto e o prata como cores predominantes, além da linha laranja, cor característica do time. O bico também é diferente e mais baixo.

"É uma sintonia do carro de 2014. E esperamos competir com os grandes", disse Vijay Mallya, durante o discurso antes da apresentação do carro. Um lançamento, aliás, à moda antiga da F1.

Mais uma vez, o time chefiado pelo empresário indiano manteve a dupla que colocou a esquadra na sexta colocação em 2014: Sergio Pérez e Nico Hülkenberg.

Indo para a quinta temporada na F1, Pérez vem de um ano consistente em 2014. Terminou o Mundial em décimo, com 59 pontos e um pódio, no Bahrein, depois de uma apresentação sólida. Mexicano de 24 anos, Sergio também é o responsável pelo apoio da gigante Telmex à equipe. Hülkenberg, por sua vez, viveu um 2014 bem mais regular que o companheiro de equipe. O alemão, 27 de anos, completou a temporada em nono, com 96 pontos e apenas quatro abandonos. No restante do campeonato, pontuou em todas as 15 etapas.

Com o confiável carro do ano passado, a escuderia conseguiu permanecer à frente da McLaren por boa parte da temporada e só perdeu posição na parte final, quando a equipe inglesa evoluiu consideravelmente. Por isso, de novo vai ter os motores da Mercedes como grande arma para escalar o pelotão intermediário do grid.

"Em meu nome e em nome da Force India, gostaria de estender meu bem-vindo a todos vocês por comparecerem a este evento muito importante. Eu vim pela primeira vez ao México 18 ou 19 anos atrás, e realmente amei. Disse: “Este é um grande lugar”. Eu não tinha percebido como tinha visto pouco do México. Quando Checo insistiu que eu fosse a Guadalajara, tive de ir até lá, passei alguns dias, vim para a Cidade do México, e uma coisa me impressionou: as muitas semelhanças com a Índia. As pessoas, o país, a comida apimentada. E os dois países amam esporte. Na Índia, amam críquete. No México, vocês amam automobilismo. E é importante que todos vocês que gostam possam apreciar", afirmou Mallya.

O dono da Force India também aproveitou para celebrar a volta da F1 ao México. “Com o suporte do grupo Telmex, podemos dizer sem pensar ‘vamos fazer algo bem diferente’. Vamos dar um jeito de apreciar o amor mexicano pelo automobilismo, deixe-nos celebrar o retorno da F1 ao México e deixe-nos lançar o nosso carro de 2015 no México junto dos nossos parceiros mexicanos, os milhares e milhares de fãs, e eles vão apreciar o que estamos tentando fazer. Estou me sentindo muito bem acolhido no seu país e na sua cidade, e é um privilégio estar diante de vocês antes de lançar o nosso novo carro. 2014 foi um ano importantíssimo para a F1 por causa do regulamento completamente novo”, completou.

O chefe da equipe emendou em seguida palavras sobre o projeto para 2015. “Tivemos de desenhar um carro realmente novo. Foi fantástico para nós na Force India que durante a temporada, com talvez quatro corridas para o fim, estávamos à frente dos campeões mundiais, McLaren, no Mundial de Construtores. É bom saber que as pessoas reconhecem o nosso esforço, mas eu gostaria de ressaltar a paixão, a lealdade de todos aqueles que trabalham na Force India”.
“Há uma paixão no que fazem todos os dias, desenhando e construindo este carro. O carro de 2015 é um aprimoramento do que aprendemos em 2015, e agora demos um passo à frente, com uma mudança tecnológica”, acrescentou. 

A confiança do time no progresso se dá muito, baseado no que disse Vijay Mallya, pelo uso do túnel de vento da Toyota, na Alemanha — em escala de 60%, maior que os 50% até então utilizados pela Force India. “Na medida em que a temporada fica mais longa, a janela de inverno fica mais curta. Neste ano, a FIA mudou as regras e tivemos de tomar a decisão de apontar apenas um túnel de vento. Escolhemos o de Colônia”, explicou. “Esperamos competir com os grandões.”
 
Em vez de parecer ‘quadradão’, como eram seus antecessores, o modelo já tem uma frente mais arredondada. O bico se assemelha ao da Williams, também com um ‘bico-mamilo’. Porém, o VJM08 mesmo só será visto pela primeira vez em 19 de fevereiro, em Barcelona -- este foi um híbrido usado na apresentação da equipe.

Visualmente, foi adicionado o prata, que predomina na frente e nas laterais. O restante é preto, com uma faixa laranja separando as duas cores. O verde se foi. “Realmente gostei das cores, para ser honesto. É um daqueles carros que você vê e realmente gosta”, elogiou Pérez. “Também gostei. E se fizermos ser um carro rápido, perfeito”, concordou Hülkenberg.