30 de dezembro de 2016

Flamengo fecha patrocínio com bebida energética tailandesa.

Fonte: http://www.flamengorj.com.br/

No último dia útil de 2016, o Flamengo fechou o maior contrato de sua história, se for levado em conta duração e dinheiro envolvidos. A empresa tailandesa Carabao Tawandang é a nova patrocinadora rubro-negra e pagará R$ 190 milhões ao clube para exibir a marca de seu drink energético, Carabao, no "manto". O vínculo é de seis anos.

A logo da Carabao será exibida em 2017 na manga do uniforme do Flamengo. A partir de 2018, passa para o espaço mais nobre da camisa e torna-se o patrocinador master do Rubro-Negro, substituindo a Caixa Econômica Federal, que pode ocupar outra propriedade do uniforme ou mesmo não patrocinar mais o clube.  

O GloboEsporte.com apurou que, com a Carabao ainda na manga, serão pagos R$ 15 milhões em 2017. Nos cinco seguintes, o clube receberá R$ 35 milhões por temporada. Com valores reajustados e bônus, o Fla crê que pode superar os R$ 190 milhões inicialmente projetados. 

Vice-presidente de marketing do Flamengo, Daniel Orlean não trata a parceria com a Carabao como um simples patrocinador. Qualifica o acordo como o início de uma parceira estratégica, principalmente pelo fato de o clube lucrar com venda de produtos e de acordo com o crescimento da marca da empresa tailandesa no Brasil.

- Grande passo no sentido de estabelecer com as marcas uma parceria estratégica que vai além de um patrocínio de mídia. É uma parceria onde a gente ganha junto com o crescimento dos resultados do nosso parceiro. Trata-se de uma empresa que já está na Europa, em vários países. É um trabalho que vem sendo feito há alguns meses pelo nosso time de executivos, e acreditamos que é um marco não só na história do Flamengo, mas também na história do futebol brasileiro, porque é o maior patrocínio que a gente percebe .na história do futebol brasileiro - disse Daniel Orlean.

- É preciso destacar que, apesar de já termos firmado o acordo com o novo parceiro, ele só é valido mediante a aprovação do Conselho Deliberativo, que é soberano, e nós respeitamos a governança do clube.

Em 2017, o Flamengo receberá R$ 6 milhões do curso de línguas Yes!, cuja marca é exibida na barra da camisa (abaixo do número), R$ 15 milhões da Carabao (manga) e R$ 25 milhões da Caixa Econômica Federal. Em relação à última, é bom frisar que o valor é pautado nos termos atuais, mas estes podem ser reajustados. Clube e Caixa estão em processo de renovação, e os ganhos rubro-negros podem ser maiores.

A Tim, que posiciona sua logo dentro do número do uniforme, investe R$ 4 milhões no futebol.
flameng - Fla fecha patrocínio que renderá cerca de R$ 200 milhões ao clube em 6 anos

23 de dezembro de 2016

Veja a nova versão da Carteira Nacional de Habilitação.

Fonte: http://noticias.reclameaqui.com.br/

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) emitida a partir do próximo dia 2 janeiro terá novas cores e itens de segurança. As mudanças são válidas para todo o país e foram determinadas em uma resolução divulgada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em maio último.

Quem tem carteira dentro da validade não precisará trocá-la pela nova antecipadamente. Os procedimentos para obter ou renovar a habilitação também permanecem os mesmos.

Uma das principais alterações para as novas CNHs será a troca da tinta azul esverdeada da tarja que fica no topo do documento atual, acima da foto de identificação do cidadão, para a cor preta.

A impressão continua em alto relevo e a tarja passa a ter o mapa do estado responsável pela emissão da habilitação, do lado direito.

A nova CNH também terá dois números de identificação nacional – Registro Nacional e Número do Espelho da CNH – e um número de identificação estadual, que é o número do formulário Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados).

No alto do lado esquerdo, sob o brasão da República, a imagem do mapa do Brasil passa a ser impressa com tinta especial de segurança, que também dificulta a falsificação.

Todo o fundo do documento vai ficar mais amarelado e alguns elementos gráficos, como números, poderão ser conferidos com o uso de luz ultravioleta.

O documento ganhará brasões da República impressos que só serão vistos com o uso de luz negra.

Na parte de baixo, haverá uma holografia com a sigla CNH impressa repetidas vezes. Além disso, aparecem novos fios de microletras que também servem para dificultar falsificações.

Os itens de controle de segurança incluem mais elementos em relevo e em microimpressão.

O documento ganhará um código numérico de validação composto pelos dados individuais de cada CNH. Esse código vai permitir aos agentes de trânsito validar a habilitação por meio de um aplicativo que deve ser disponibilizado pelo Denatran.

22 de dezembro de 2016

Milagre de 627 anos não se repete e grande catástrofe pode acontecer em 2017

Fonte: http://odia.ig.com.br/ e http://oglobo.globo.com/

Muitos consideram que 2016 foi um ano ruim, mas 2017 se anuncia como um ano pior. Ao menos para os católicos que acreditam no milagre de São Januário.

Uma grande catástrofe pode estar se aproximando de 2017. É que segundo a tradição católica, desde 1389, o sangue seco de São Januário, armazenado numa relíquia, se liquefaz em três datas anuais, e uma dessas datas é o dia 16 de dezembro. No entanto, na cerimônia da última sexta-feira, o milagre não aconteceu. O que deixou muitos católicos assustados. Quando o sangue não se liquefaz, indica que um grande desastre está prestes a acontecer.

Anualmente, o milagre da liquefação acontece no sábado anterior ao primeiro domingo de maio, em homenagem à Virgem Maria; no dia 19 de setembro, dia de São Januário; e no dia 16 de setembro, em referência à erupção do Monte Vesúvio de 1631, que teria sido contido após uma estátua do santo ser exposta para o vulcão.

Em 1527, quando o fato aconteceu, uma praga matou dezenas de milhares de pessoas. A mais recente foi em 1939, que, logo em seguida estourou a Segunda Guerra Mundial.

Segundo a Igreja Católica, São Januário foi bispo da arquidiocese de Benevento e foi condenado à morte em 305 por decapitação ao se opôr à perseguição romana. Seu corpo e sua cabeça foram recolhidos por um idoso e levados para um local seguro, onde uma mulher encheu um frasco com seu sangue. De acordo com os católicos, a relíquia estaria guardando o líquido santo até hoje.

Será liberado o saque das contas inativas do FGTS.

Fonte: http://oglobo.globo.com/

O presidente Michel Temer anunciou que não haverá limite de valor para saque das contas inativas do FGTS até o fim de 2015. As contas são aquelas sem receber novos depósitos e pertencem a mais de 10 milhões de trabalhadores.

Pelas normas do Fundo, os cotistas já podem sacar esses recursos na data de aniversário, desde que estejam fora do mercado de trabalho formal há pelo menos três anos. Agora, não haverá essa restrição. Até a noite de ontem, o governo estava em dúvida se o valor ficaria limitado a R$ 1 mil para as contas com saldo de até dez salários mínimos (R$ 8.800). Hoje, Temer afirmou que não haverá um teto para o saque.

— Anúncio do saque de contas inativas do Fundo de Garantia por tempo de serviço vai permitir que cerca de 10,2 milhões de trabalhadores possam sacar saldo de suas contas do FGTS. Os trabalhadores alcançados são aqueles que possuem contas do FGTS inativas até 31 de dezembro de 2015. Sabem que essas contas são geradas quando um empregados deixa o emprego e vai para outro emprego. A conta anterior torna-se inativa, abre-se uma nova no novo emprego, ele só poderá sacar quando se aposentar ou na aquisição de moradia própria. Há restrições para o saque dessas contas. Estamos flexibilizando essa exigência — afirmou Temer.

Segundo Temer, 86% das contas inativas do FGTS têm saldo inferior a uma salário mínimo, ou R$ 880. Por isso, acrescentou, a retirada desses recursos não coloca em risco a solidez do FGTS.

O presidente afirmou que a injeção de recursos vai movimentar a economia com R$ 30 bilhões e que isso equivale a 0,5% do PIB e sem por em risco a própria solidez do FGTS.

— Não põe em risco o Fundo de Garantia, as verbas para aplicação em setores, de um lado, e de outro lado permite uma movimentação da economia com um saque de R$ 30 bilhões.

A medida é mais uma tentativa do governo de estimular a economia, que está em recessão desde 2015 e ainda não deu sinais consistentes de recuperação, em meio a baixa confiança dos agentes econômicos.

CALENDÁRIO DE SAQUE SAI ATÉ FEVEREIRO

Para evitar que as pessoas corram para as agências da Caixa Econômica Federal, o governo vai anunciar um cronograma de pagamento, que deve ser de acordo com a data de nascimento dos cotistas. Em muitos casos, os trabalhadores têm mais de uma conta inativa, e com valores baixos. Elas estão geralmente no nome de pessoas que pediram demissão e trocaram de emprego ou que foram demitidas por justa causa, casos em que os recursos ficam retidos.

— Vamos divulgar um calendário até fevereiro. Não há necessidade das pessoas correrem até a Caixa Econômica Federal para retirarem o dinheiro — disse o ministro Dyogo OLiveira (Planejamento).

Os recursos poderão ser retirados para qualquer finalidade, e não mais em casos de doença grave ou para compra de imóvel.

Felipe Massa assina com a Williams para 2017.

Fonte:  http://grandepremio.uol.com.br/

Felipe Massa será piloto da Williams para 2017, segundo afirmação do site O GRANDE PRÊMIO, o qual informou que o brasileiro assinou o contrato na segunda-feira, 19/12, e vai voltar à casa que deixou há pouco menos de um mês na condição de aposentado.

O retorno de Massa à F1, um dos mais espantosos da história, se dá única e exclusivamente por conta da aposentadoria de Nico Rosberg, o recém-campeão que também resolveu que a categoria — e o automobilismo — não lhe eram mais necessários.

Entende-se que Massa tenha imposto uma cláusula no acordo: a que invalida seu retorno caso Valtteri Bottas não seja escolhido pela Mercedes como o substituto de Rosberg. O valor é aquele que o GRANDE PRÊMIO divulgou dias atrás: € 6 milhões, ou R$ 21 milhões convertidos.

A Williams precisava ir ao mercado buscar um piloto experiente por uma série de razões. Uma delas, o patrocínio-máster da Martini. O GP apurou que a marca de bebida alcoólica não pode fazer propaganda com 'atores' abaixo dos 25 anos de idade, algo que é proibido pela legislação de vários países - inclusive no Reino Unido. Portanto ter Lance Stroll, 18, ao lado de outro novato significaria que a principal mecenas da equipe não poderia usar qualquer um dos dois pilotos para fins de publicidade e imagem.

Massa estava viajando com a família em férias, mas o período sabático da F1 foi curtíssimo. O anúncio deve ser feito assim que a Mercedes confirmar Bottas.

A equipe alemã, por sua vez, foi pega de surpresa pela decisão de Rosberg e teve de correr contra o tempo para definir quem será o piloto que vai dividir os boxes com o tricampeão Lewis Hamilton. Inicialmente, a esquadra chefiada por Toto Wolff foi atrás de Nico Hülkenberg. Mas a Renault negou qualquer possibilidade de liberar o piloto, que havia acabado de tirar da Force India. 

Mas os atuais campeões também pensaram alto e não deixaram de considerar Fernando Alonso, apesar de uma gorda e consequente multa rescisória. O espanhol, entretanto, tratou logo de colocar fim aos rumores, dizendo que seu plano é mesmo seguir com a McLaren, na tentativa de buscar o tricampeonato.  Os jovens Esteban Ocon - membro do programa da Mercedes, incluisve, e Carlo Sainz também figuraram nos sonhos dos alemães, mas nada disso foi para frente.

Havia as opções do própria Massa e do aposentado Jenson Button. Também não houve evolução. Sobraram, então, opções mais óbvias. E a primeira delas é Pascal Wehrlein - igualmente no programa de jovens pilotos da montadora e reserva do time. Só que Pascal não detém a fé de seus chefes, que foram atrás de alguém mais experiente: Bottas.

Ainda que o finlandês não seja mais aquele que chegaram a dizer que seria o novo piloto da Ferrari e futuro campeão do mundo. Não é tão tímido quanto Wehrlein, mas não tem uma personalidade das mais carismáticas e cativantes. É apadrinhado por Wolff, é o atual primeiro piloto da Williams e é a opção principal da Mercedes. E deve ajudar a manter a paz no trato com Hamilton, algo que a cúpula da equipe prateada também deseja, após três temporadas de intensa rivalidade entre o inglês e o alemão.

A Mercedes, por enquanto, segue calada. A esquadra já disse não pretende fazer nenhum anúncio neste fim de ano.  E prometeu que, qualquer novidade, só virá a tona depois do dia 3 de janeiro, quando retorna ao trabalho.

Light pede na Justiça a falência da Supervia.

A Light distribuiu uma ação na Justiça do Rio de Janeiro, na tarde do último dia 20, com um pedido de falência da Supervia Trens Urbanos, controlada pela Odebrecht. Motivo: uma dívida de R$ 38 milhões.

Esse montante equivale a quatro meses consecutivos de inadimplência nas faturas mensais de energia da concessionária de trens urbanos do Rio de Janeiro.

A Ligth informou ainda que o consumo de energia da SuperVia equivale ao fornecimento para todo o bairro do Leblon, na Zona Sul, ou todo o município de Nilópolis, na Baixada Fluminense.

Fonte: Jornal O Globo.

11 de dezembro de 2016

Hyundai Creta custará a partir de R$ 72.990.

Fonte: http://www.carrosnaweb.com.br/

O SUV compacto Hyundai Creta chega ao mercado em cinco versões, custando entre R$ 72.990 e R$ 99.490. Produzido na fábrica de Piracicaba, SP, e com vendas previstas para a segunda quinzena de janeiro de 2017, o modelo tem design exclusivo para o Brasil e traz equipamentos inéditos na categoria. 

Primeiro SUV compacto global da Hyundai, o utilitário determina a entrada da marca no segmento automotivo que mais cresce no país. Seu nome é inspirado na maior ilha da Grécia, situada no Mar Mediterrâneo, e segue a linha dos SUVs da Hyundai ao referenciar localidades específicas, como Santa Fe, New Tucson e Vera Cruz. 

O Creta estará disponível na rede de concessionárias em cinco versões. A opção de entrada é a Attitude 1.6, com câmbio manual, seguida da configuração intermediária Pulse, equipada com motor 1.6 de transmissão manual ou automática ou com motor 2.0 de transmissão automática. A top de linha é a Prestige, que conta com propulsor 2.0 e câmbio automático. 

Por fora, chamam a atenção os para-choques com visual agressivo, exclusivos do modelo brasileiro, a grade frontal hexagonal com moldura que toca os faróis, as lanternas Clear Type, os retrovisores na cor da carroceria com luzes indicadoras de direção e as barras de teto longitudinais na cor prata. 

Destacam-se ainda o spoiler traseiro e a moldura cromada na tampa do porta-malas. São opcionais para algumas configurações os faróis com projetores e luz diurna DRL de LED, faróis de neblina dianteiros e rodas de liga-leve diamantadas de 17 polegadas. 

A nova cor perolizada Prata Moonlight foi criada exclusivamente para o Hyundai Creta e soma-se aos tradicionais Branco Polar e Preto Onix, aos tons metálicos Prata Metal, Prata Sand, Cinza Titanium e Bronze Terra, e às pinturas também perolizadas Verde Forest, Vermelho Chilli e Azul Sky. 

As versões Attitude e Pulse vêm equipadas com painel de instrumentos Supervision Cluster, acabamento interno na cor preta e pomo da alavanca de câmbio revestido em couro. Já a versão Prestige conta com o Advanced Supervision Cluster, que, além de ser diferente esteticamente, permite configurar diversas funções do veículo. 

O porta-malas possui 431 litros, que podem ainda ser ampliados para 1.425 litros com o rebatimento dos bancos. 

A versão topo de linha oferece o pacote Brown Leather, apresentando bancos de couro marrom, acabamento das portas e apoio de braços lateral e central em couro preto, costuras na cor marrom, painel de textura exclusiva com detalhes na cor marrom e volante revestido em couro. 

A ventilação do banco do motorista utiliza ventiladores localizados no interior do assento e do encosto. Este recurso está presente na versão Prestige como padrão e oferece três níveis de ventilação, proporcionando uma condução mais agradável em dias de intenso calor. O acionamento se dá por um botão no console central. 

Saída de ar para os passageiros dos bancos traseiros, vidros elétricos dianteiros e traseiros com funções one-touch para subida e descida e antiesmagamento, e abertura e fechamento dos vidros por meio da chave são itens disponíveis a partir da versão Pulse 2.0. 

De série em todas as versões, há sistema Stop Go de parada e partida automática do motor, direção elétrica progressiva, travas elétricas nas portas e porta-malas, retrovisores externos com ajuste elétrico e luz indicadora de direção, vidros elétricos [one-touch descida para o motorista], acionamento inteligente one-touch das luzes de direção, volante com regulagem de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste de altura, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, apoio de braço para motorista e banco traseiro rebatível e bipartido 60:40. 

Apenas a versão Prestige apresenta seis airbags, para as outras versões, são sempre dois airbags duplos frontais. À exceção da versão Attitude, todas as demais trazem sistema de segurança ativa com controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, gerenciamento de estabilidade, sinalização de frenagem de emergência e faróis de neblina dianteiros. 

Todas as configurações têm monitoramento de pressão dos pneus, alerta sonoro de não colocação do cinto de segurança para motorista e passageiro, alerta visual de portas e porta-malas abertos, travamento automático das portas e do porta-malas a 20 km/h, trava de segurança para crianças nas portas traseiras e limpador e desembaçador do vidro traseiro. 

Compartilhando a mesma linha de montagem em Piracicaba, o Hyundai Creta apresenta, entretanto, plataforma diferente do HB20. Enquanto o HB20 deriva do hatchback mundial i20, o SUV é baseado na estrutura do sedã Elantra. 

A gama de propulsores que equipa o Hyundai Creta foi desenvolvida especificamente para o mercado brasileiro. Os dois motores flex são dotados de sistema de partida a frio [e-start], bloco e cabeçote de alumínio e duplo comando variável de válvulas [D-CVVT] para admissão e escape, coletor de admissão variável [VIS] e duplo comando no cabeçote [DOHC]. 

O motor 1.6 da família Gamma gera potência máxima de 130 cv com álcool e 123 com gasolina, o torque chega a 16,5 kgfm e 16,0 kgfm na mesma ordem. Já o 2.0 da família Nu produz 166 quando abastecido com álcool e 156 cv com gasolina, o torque chega a 20,5 kgfm e 19,1 kgfm na ordem. 

O Creta com motor 2.0 é equipado com câmbio automático de seis velocidades com trocas sequenciais. Já os carros com propulsor 1.6 podem ter câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas. 

A central multimídia blueNav está disponível como item de série apenas na versão Prestige. O equipamento tem tela touchscreen de 7 polegadas, navegação GPS embarcada, compatibilidade com Apple CarPlay e Google Android Auto, conexão Bluetooth com streaming de áudio, acesso à agenda e histórico de chamadas, MP3 player, reprodutor de fotos e vídeos, conexões USB/iPod e AUX. 

Para as outras versões do Creta, há o sistema blueAudio, que traz tela LCD de 3.8 polegadas com iluminação em fundo preto e informações em branco. Conta com comandos no volante, conexão Bluetooth para telefonia e streaming de áudio, acesso à agenda do celular, conexões USB/iPod e AUX e banda de rádio AM/FM. 

Confira os preços da linha Hyundai Creta 2017:
Creta Attitude 1.6 Manual: R$ 72.990
Creta Pulse 1.6 Manual: R$ 78.290
Creta Pulse 1.6 Automático: R$ 85.240
Creta Pulse 2.0 Automático: R$ 92.490
Creta Prestige 2.0 Automático: R$ 99.490


Novo Tiguan chega ao Brasil em 2017.

Fonte: http://www.car.blog.br/

A Volkswagen do Brasil prepara o lançamento da segunda geração do seu SUV médio Tiguan, modelo que agora é construído sobre a plataforma MQB, do Golf, e já está à venda na Europa. O lançamento no mercado nacional deve ocorrer em 2017, com preços variando entre R$ 130 mil e R$ 155 mil, conforme informação da revista Car and Driver.

Enquanto o atual Tiguan é importado da Europa, pagando um imposto de importação de 35%, o Tiguan II chegará ao Brasil proveniente do México, onde será fabricado para abastecer o mercado dos EUA. Entretanto, como há um acordo comercial Brasil - México no âmbito automotivo, o SUV ficará isento de imposto de importação, desde que respeitada a quota da montadora.

Em termos dimensionais, o Novo Tiguan é 6 cm maior, 3 cm mais largo e conta com entre-eixos 7,6 cm mais longo que o modelo atual, mas, mesmo assim, é mais leve, resultado dos avanços construtivos e da aplicação de aços de alta resistência da plataforma MQB.

O Novo Tiguan provavelmente será oferecido no Brasil em duas opções de motor: 1.4 TSI de 150 cavalos, mesma unidade que, adotada no Golf Variant - também importada do México, tem tecnologia Flex. O Tiguan 1.4 TSI adotará tração 4x2. 

Além dessa, haverá também uma opção topo, com o mesmo motor do Golf GTI, o quatro cilindros 2.0 TSI de 220 cavalos, associado com a transmissão DSG-6, banhada a óleo, e tração 4 Motion.

O novo Tiguan chega para estabelecer competição com o Jeep Compass, Hyundai New Tucson, Kia Sportage, entre outros.

Novo Tiguan chega ao Brasil em 2017: preços ~ R$ 130 mil
Novo Tiguan chega ao Brasil em 2017: preços ~ R$ 130 mil
Novo Tiguan 2017 - interior
Novo Tiguan 2017 - interior

O Sport Club Internacional é rebaixado pela primeira vez na história!

Nem o milagreiro Danilo Fernandes nem os deuses do futebol foram suficientes para livrar o gigante Internacional do primeiro rebaixamento de sua história. Mas, acima de tudo, o próprio time colorado não teve condições sequer de bater o Fluminense na tarde quente deste domingo no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita, no Rio de Janeiro. E foi com ares de crueldade. Abatido em campo, o Colorado saiu atrás, mas conseguiu empatar em 1 a 1 no fim. O resultado, combinado com a vitória do Sport sobre o Figueirense, decreta a queda colorada para a Série B.

Nem mesmo o adversário desfigurado, com técnico interino, sem 12 jogadores e há nove partidas sem vencer deu chance ao Colorado para tentar mudar o que já se desenhava há um bom tempo. O goleiro Danilo Fernandes ainda defendeu um pênalti batido por Richarlison e ainda assim a equipe não encontrou forças para ao menos bater o tricolor carioca por sua honra. O Inter encerra a temporada terrível com 43 pontos, na 17ª posição do Brasileirão. O Fluminense fechou o campeonato em 13º, com 50.

Quando iniciado o campeonato de 2017 apenas Flamengo, São Paulo, Cruzeiro e Santos terão jogados todas as edições do campeonato brasileiro na primeira divisão.

Além desses acima a Chapecoense, desde que subiu para a primeira divisão, ainda não foi rebaixada.

Resultado de imagem para sport club internacional

Felipe Fraga é o novo campeão da Stock Car.

 Fonte parcial: http://grandepremio.uol.com.br/

Felipe Fraga é o mais jovem piloto da história a conquistar o título da Stock Car. 

A grande conquista da sua carreira veio com muita emoção, trazida por um pouco de chuva, mas o jovem piloto da Cimed não se abalou com as adversidades e foi maduro, sua grande faceta ao longo da temporada. Depois de ter largado na pole e ter de trocar os pneus de pista seca para os de chuva, Fraga se recuperou e conseguiu terminar em décimo lugar na grande final deste domingo (11) em Interlagos. Resultado que o garantiu como campeão, independente do resultado de Rubens Barrichello.

Barrichello, diga-se, foi gigante, poius depois de chegar a rodar no começo da corrida, o veterano se arriscou e não parou nos boxes quando a chuva mais apertou e seguiu com pneus de pista seca. A estratégia deu certo e o levou ao segundo lugar. Porém, não foi o bastante para colocá-lo na rota pelo título. O sonho do bicampeonato vai ficar para 2017. 

Daniel Serra, na última corrida da Red Bull na Stock Car como equipe, venceu a prova, também adotando a estratégia de não parar nos boxes quando a chuva apertou. Barrichello e Ricardo Maurício completaram o pódio neste domingo em Interlagos.

Resultado de imagem para felipe fraga 2017

Resultado da etapa de Interlagos da Stock Car (Foto: Divulgação)

Últimos campeões da Stock Car:

Grêmio é campeão da Copa do Brasil de 2016.

Foram 15 anos de jejum, e de um grito engasgado na garganta, mas na última quarta-feira, 07/12, mais de 55 mil gremistas lotaram a Arena do Grêmio para extravasar todos esses sentimentos em uma frase simplória: "É campeão". Ou melhor: é pentacampeão da Copa do Brasil. Pois foram 90 minutos de um duelo ferrenho no empate em 1 a 1 entre Grêmio e Atlético-MG, no jogo da volta da grande decisão, que servem de metáfora ao calvário vivido pelo Tricolor. Foi preciso lutar, sofrer e segurar o Galo de Robinho e Pratto até poder bradar: é penta! Bolaños colocou o Grêmio à frente no fim, mas Cazares empatou com um golaço no final, insuficiente para evitar o título gremista. 

Uma taça para coroar uma equipe com menos pompa e estrelas do que o rival, mas que encaminhou o troféu no campo adversário, ao vencer o jogo de ida por 3 a 1 há duas semanas, em Belo Horizonte.

O troféu de 2016 ainda faz com que o clube gaúcho se isole como a equipe que mais conquistou a Copa do Brasil. As quatro taças anteriores vieram em 1989, 1994, 1997 e 2001 - o primeiro ano do século estava marcado como a última temporada com uma conquista de ponta da equipe. Renato Gaúcho e companhia, portanto, passaram o Cruzeiro, que tem quatro taças: 1993, 1996, 2000 e 2003.

Resultado de imagem para gremio campeao copa do brasil



Vágner Mancini será o treinador na reconstrução da Chapecoense!

Fonte: http://revistaplacar.uol.com.br/

Após muito se falar de Levir Culpi, que havia se oferecido para treinar a Chapecoense, o clube catarinense anunciou que Vágner Mancini será o treinador do time na próxima temporada.

Levir não deu certo porque queria ficar somente até o final do Catarinense, e o clube queria alguém até o fim do ano. Assim, o negócio foi fechado com Mancini, que aceitou a proposta do clube e entrou em consenso com a equipe catarinense.

"É o nome. Ele está aqui chegou na cidade e vamos acertar um contrato. Ele está honrado de trabalhar com a gente e fazer o clube ressurgir das cinzas", afirmou ao UOL Esporte, Plínio David De Nês Filho, presidente do Conselho Deliberativo do clube.

Treinador desde 2004, quando dirigiu o Paulista de Jundiaí, campeão da Copa do Brasil de 2005, dirigiu Al-Nasr-EAU, Grêmio, Vitória, Santos, Vasco, Guarani, Ceará, Cruzeiro, Sport, Náutico, Atlético-PR, Botafogo e Vitória, clube que dirigiu entre 2015 e 2016. 

Além da Copa do Brasil de 2005, conquistou os Baianos de 2008 e 2016, além do Cearense de 2011.
Mancini será o treinador da Chapecoense em 2017| Marcello Zambrana/AGIF

Fifa propõe Copa com 48 seleções e pênaltis para jogos empatados.

Fonte: http://revistaplacar.uol.com.br/

A Copa do Mundo deverá ter novo formato a partir de 2026. A Fifa apresentou cinco projetos para mudanças no torneio a partir do torneio daqui dez anos, sem sede definida.

Uma das propostas seria uma Copa com 48 equipes, divididas em 16 grupos com três equipes cada. Os dois primeiros de cada chave avançariam à primeira fase mata-mata. Contudo, com grande probabilidade de empate em pontuações e critérios de desempate, foi proposto também uma disputa de pênaltis em cada jogo que terminar empatada, para dar um ponto extra para as equipes.

Há ainda outro formato com 48 times, dois projetos com 40 equipes e um com 32, como é atualmente.

O presidente Infantino defende o projeto com 48 equipes, divididas em 16 grupos. Dessa forma, os semifinalistas seguiriam jogando sete partidas, com a final e disputa de terceiro lugar.

O outro formato com 48 equipes teria um playoff inicial com 32 times, que seriam sorteados em 16 jogos, classificado apenas o vendedor desses playoffs para a fase de grupos, em que estariam já aguardando as 16 equipes que ganhariam uma vaga de forma direta. Dessa forma, 16 equipes fariam apenas uma partida em todo o torneio, enquanto outras poderiam fazer até oito.

Em um dos projetos com 40 seleções, eles seria divididas em oito grupos com cinco, seguindo para o mata-mata a partir daí. Já o outro projeto faria quatro chaves com dez equipes cada, classificando o primeiro para as semifinais e depois finais. Nesse caso, as equipes fariam onze jogos para serem campeões.

Por fim, a última proposta é manter o formato atual.

Tudo isso será discutido em janeiro do próximo ano, quando o Conselho da Fifa se unirá em reunião.

A partir de 2019, Mundial de Clubes poderá ter 32 clubes.

Fonte: http://revistaplacar.uol.com.br/

O Mundial de Clubes da Fifa tem pouca relevância no calendário atual do futebol mundial. Apenas os países dos clubes participantes ficam ligados no torneio e, mesmo assim, muitas vezes nem esses países dão o devido valor à competição. Preocupada com isso, a Fifa tem ideia de modificar a disputa.

A partir de 2019, a ideia do presidente Gianni Infantino, divulgado pelo Blog do Rafael Reis, no UOL, é ampliar o torneio. A ideia é dar mais vagas aos clubes europeus e aumentar o interesse no torneio.

Com mais clubes europeus, a audiência para esses torneios aumentariam consideravelmente, aumentando também a possibilidade de clássicos europeus na competição.

Além disso, para dar mais valor aos europeus participantes, a disputa do torneio seria em junho, ao término da temporada europeia. O torneio passaria de sete para 32 participantes, fazendo com que fosse uma espécie de Copa do Mundo todos os anos. 

Com isso, as chances de conquistar título seriam ainda mais difíceis para clubes financeiramente mais fracos, como os da América do Sul, mas aumentaria a possibilidade de ter mais equipes fortes participantes, e até de um campeão mundial sem conquistar a Copa Libertadores.

Resta aguardar para saber que rumo a Fifa dará ao torneio, que em 2017 e 2018 serão disputados nos Emirados Árabes Unidos, como aconteceu em 2009 e 2010.

5 de dezembro de 2016

Chapecoense é a campeã da Copa Sul-Americana de 2016.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/

A Conmebol definiu nesta segunda-feira, em reunião virtual, por teleconferência, que a Chapecoense é a campeã da edição de 2016 da Copa Sul-Americana. A decisão já estava tomada desde a última quinta-feira, como revelado pelo GloboEsporte.com, e foi oficializada em reunião virtual do Conselho da entidade – que tem representantes dos 10 países sul-americanos.

A decisão foi comunicada pela Conmebol em seu site oficial. A nota publicada pela confederação diz que a Chapecoense "receberá todas as honras e prerrogativas de campeão da Copa Sul-Americana de 2016". O texto reconhece o Atlético Nacional como vice-campeão da competição.

Além disso, o clube colombiano receberá o prêmio "Centenário da Conmebol ao Fair Play" e a quantia de US$ 1 milhão (cerca de R$ 3,4 milhões) pela atitude de ter pedido o título para a Chapecoense.

A Chape, que na semana passada perdeu jogadores, comissão técnica e dirigentes na tragédia da Colômbia, agora tem vaga garantida na Recopa Sul-Americana de 2017 (que disputará contra o Atlético Nacional de Medellín em data a ser definida) e na fase de grupos da Taça Libertadores do ano que vem.

A decisão da Conmebol reforça as finanças da Chape. Pelo título da Sul-Americana, o clube catarinense vai receber premiação de US$ 2 milhões (R$ 6,86 milhões). Pela vaga na Recopa, mais US$ 1 milhão (R$ 3,43 milhões). A participação na Libertadores renderá ainda mais US$ 600 mil (pouco mais de R$ 2 milhões) por jogo como mandante. Como fará ao menos três partidas na fase de grupos, o time catarinense já garantiu US$ 1,8 milhão (R$ 6,17 milhões).

Conmebol ratifica o título sul-americano para a Chapecoense (Foto: reprodução)
Chapecoense Sul-Americana (Foto: Giba Pace Thomaz/Chapecoense)


4 de dezembro de 2016

Facebook é condenado a indenizar a atriz Giovanna Lancelloti.

Notícia publicada em: http://www.tjrj.jus.br/

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro condenou o Facebook a indenizar a atriz Giovanna Lancellotti, por danos morais, com o pagamento de R$ 55 mil. A atriz  afirmou ter se sentido atingida em sua honra por 59 comunidades e dez perfis falsos que lhe dirigiram reiteradas ofensas. Ela entrou com ação para que o Facebook os retirasse do ar, mas não foi atendida. A decisão foi tomada na última quarta-feira, 30.

No voto, o desembargador Fernando Foch afirmou que o Facebook realizou um serviço defeituoso que causou sérios danos à vítima e que tinha a obrigação de retirar do ar as comunidades e perfils que vinham ofendendo a atriz.

“Uma vez que o provedor de aplicação recebia notificação extrajudicial, era seu dever suprimir os perfis e as comunidades ilícitas, sendo pueril pretender que só poderia tomar tal providência se solicitada pela via telemática de denúncia oferecida aos usuários”, afirmou o desembargador.

Ainda no acórdão, o magistrado considerou o abalo emocional de Giovanna Lancellotti e o fato de ela vir a ser prejudicada pelas falsidades divulgadas: “Ofensas dirigidas à vítima, através desses perfis e comunidades, implicam dano moral in re ipsa, agravado pelo fato de ser impotente o ofendido e, em caso de atriz, pela angústia de vir a sofrer reflexos negativos na vida profissional; tal prejuízo se superlativa se o provedor, instado a tanto, nada providencia”, sentenciou o  desembargador Fernando Foch.

O Facebook pode recorrer da decisão. A multa de R$ 55 mil terá correção a partir da data do julgamento dos recursos.

Processo: 0003142-11.2013.8.19.0209

Toto Wolff descarta dupla da RedBull e Vettel para a vaga de Rosberg.

Fonte: http://www.sportracenews.com.br/

Neste sábado em Sindelfingen no pré-evento de celebração de final de ano da Mercedes, Toto Wolff confirmou as palavras aquilo que Niki Lauda havia dito, que muitos pilotos já se ofereceram para assumir o lugar de Nico Rosberg na Mercedes em 2017, porém disse que apenas Raikkonen e Kvyat não ligaram ainda. 

"As únicas pessoas que ainda não nos ligaram foram Raikkonen e Kvyat. Todos os outros já ligaram, incluindo Pastor Maldonado", disse de forma bem humorada ao site 'Auto Motor und Sport'.

Toto Wolff também brincou quando foi questionado se na última meia hora havia recebido  ligação de algum piloto: "Sim, apenas um. Vitaly Petrov". 

A vaga que se abriu na Mercedes é de fato a mais cobiçada dos últimos anos na F1 e claramente até pilotos que não estão hoje no grid da categoria devem estar de olho.Porém Toto Wolff em um tom mais sério já descartou a possibilidade da dupla da Red Bull e até Sebastian Vettel em assumir a vaga deixada por Rosberg. 

"Existem alguns candidatos que não estão claramente disponíveis que são Max Verstappen e Daniel Ricciardo da Red Bull e Sebastian Vettel. Todos os outros vamos analisar".

O austríaco também confirmou  que a possibilidade de promover um dos jovens pilotos do programa da Mercedes, no caso seria Pascal Wehrlein ou Esteban Ocon, mas ressalta a questão da experiência e prefere analisar as outras opções para poder tomar uma decisão. 

"Temos um programa de jovens pilotos e contamos com dois pilotos que na minha opinião, são os jovens mais talentosos que há. Seria emocionante ter um deles no carro".

"Muitos pilotos querem correr pela Mercedes, mas alguns têm contrato em vigor. Temos os nossos jovens talentos, mas existem outras opções com mais experiência. Teremos que ver quem está disponível e tomar uma decisão o mais rápido possível", disse Wolff.

Wolff também foi questionado pela site 'MARCA 'sobre a possibilidade de Alonso na Mercedes e da complicada relação que houve entre o espanhol e Hamilton em 2007.

"Esse é um território o qual eu não quero entrar.", concluiu.

João Doria acabará com carros oficiais na Prefeitura de São Paulo.

Fpnte: https://www.facebook.com/radiobandnewsfm

O prefeito eleito de São Paulo anuncia o fim dos carros oficiais e diz que vai usar seu próprio veículo pra ir a eventos durante sua gestão.

João Doria reuniu secretários, prefeitos regionais e presidentes de autarquias, durante todo o sábado, para um "seminário de gestão".

O tucano estima que, ao se desfazer dos carros, a prefeitura vai economizar 120 milhões de reais por ano. João Doria disse que os secretários vão se locomover de táxi ou Uber.

2 de dezembro de 2016

Nico Rosberg é o sexto campeão da F-1 a não defender título.

Fonte: http://grid.blogfolha.uol.com.br/

Recém-coroado campeão mundial de 2016, Nico Rosberg soltou a bomba cinco dias após o fim da temporada: o alemão decidiu se aposentar da F-1, aos 31. A resolução pegou a categoria inteira de surpresa e abriu um rombo no mercado de pilotos.

Alheio à dança das cadeiras, Rosberg se torna o sexto campeão a não defender o título em seis décadas e meia de categoria e, ao contrário do agora ex-piloto da Mercedes, tais ocasiões raramente foram motivo de festa.

A última vez que o circo passou por situação semelhante foi em 1993, quando Alain Prost pendurou seu capacete branco e azul após conquistar o tetracampeonato. Ele havia anunciado a decisão poucos dias antes de ratificar o título, na sexta-feira antes do GP de Portugal. “Quero terminar no topo”, justificou no Estoril, mas especulou-se que a razão seria mais prosaica: poucos dias antes, Ayrton Senna havia sido confirmado na equipe Williams, e Prost não tinha a menor intenção de dividir mais uma vez a equipe com seu desafeto.

No ano anterior, Nigel Mansell foi outro campeão que optou não repetir a conquista por divergências com Frank Williams. O inglês ficou irritado por saber que a equipe tinha um contrato com Prost fechado para o ano seguinte.

Mansell fez as malas, atravessou o Atlântico e fez um ano brilhante na Indy, conquistando o campeonato da categoria americana. Mas não foi sua aposentadoria definitiva da F-1 —após a morte de Senna, foi procurado por Ecclestone para substituir o brasileiro na própria Williams. Fez quatro provas em 1994, venceu uma e transferiu-se para a McLaren, na qual, após corridas sofríveis, se retirou com muito pouca honra.

Fora Mansell e Prost, as outras desistências foram marcadas pela tragédia. O tricampeão Jackie Stewart, em 1973, havia decidido encerrar a carreira com uma festa em Watkins Glen, mas seu companheiro de Tyrrell e amigo pessoal François Cevert morreu em um acidente nos treinos. Tendo garantido o título em Monza, o escocês desistiu de correr, bem como toda a equipe.

Já o inglês Mike Hawthorn anunciou o fim da carreira feliz após confirmar o título na última prova do campeonato de 1958, mas não pôde curtir a aposentadoria por muito tempo. Em janeiro do ano seguinte, morreu ao bater seu Jaguar em uma estrada britânica. Também se soube mais tarde que médicos já lhe haviam desenganado, devido a problemas renais crônicos. O piloto já não contava viver mais de dois anos depois de abandonar as pistas.

Por fim, Jochen Rindt não teve nem tempo de desistir de correr: morreu no GP da Itália de 1970, antes que seu título pudesse ser confirmado. É o único campeão póstumo da história da categoria.

Fiat Siena amplia sua linha com versão Attractive 1.0

Fonte: http://www.carrosnaweb.com.br/

O Fiat Siena acaba de ganhar a nova versão Attractive com motor Fire 1.0 Evo Flex. Seu motor gera 75 cv de potência máxima e torque de 9,9 kgfm [álcool] e 73 cv de potência e torque de 9,5 kgfm [gasolina]. 

O Siena 1.0 vem equipado com pneus Super Verdes, que proporcionam menor resistência em contato ao solo, menor consumo de combustível, redução de emissões de CO2, redução de ruído, melhor frenagem e maior durabilidade. As calotas de 14 polegadas tem desenho exclusivo para a versão. 

A versão Attractive 1.0 vem equipada de série com: ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros com one-touch e antiesmagamento, travas elétricas com travamento automático das porta a 20 km/h, computador de bordo, predisposição para rádio [2 alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros e antena], alertas de limite de velocidade e manutenção programada e faróis biparábola. 

Dois pacotes de opcionais serão oferecidos. O Kit Creative 1 agrega: volante com regulagem de altura, vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento, retrovisores externos elétricos com Tilt Down, banco do motorista com regulagem de altura, acabamento interno em tecido exclusivo, porta-óculos, alças de segurança traseiras e dianteira do lado do passageiro, apoia-pé para o motorista e revestimento interno da soleira das portas. 

Já o Kit Creative 2 adiciona: volante com comandos do rádio, sensor de estacionamento traseiro, rádio Connect CD MP3/WMA com entrada USB, viva-voz bluetooth e função Audio Streaming. 


Confira abaixo o preço da nova versão e a nova gama: 

Siena Attractive 1.0: R$ 43.590
Siena Attractive 1.4: R$ 50.750
Siena Essence 1.6: R$ 55.950

Os carros mais vendidos em novembro de 2016.

Fonte: http://www.carrosnaweb.com.br/

De acordo com o levantamento realizado pela Fenabrave, o total de emplacamentos registrados no mês de novembro foi 12,02% maior que em outubro deste ano. Ao todo, foram comercializadas 261.448 unidades, entre automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros, contra as 233.386 unidades em outubro. No entanto, se comparado com novembro do ano passado [311.457 unidades], houve queda de 16,06%. No acumulado do ano, a retração de todos os segmentos somados foi de 20,38%, na comparação com o mesmo período de 2015. 

Os segmentos de automóveis e comerciais leves apresentaram alta de 12,07%, totalizando 173.561 unidades em novembro, contra 154.868 em outubro. Na comparação com novembro do ano passado [189.339 unidades], o resultado aponta uma retração de 8,33%. No acumulado do ano, esses segmentos caíram 20,78%. Foram comercializadas 1.787.362 unidades de janeiro a novembro, contra 2.256.233 no mesmo período de 2015. 

Para o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, Tradicionalmente, os últimos meses do ano são, historicamente, mais aquecidos para o setor e, em função dos baixos volumes de emplacamentos apresentados, entre setembro e outubro, este resultado positivo já era esperado em novembro. Este comportamento foi mais visível para automóveis, comerciais leves e motocicletas. Além disso, uma pequena parte deste movimento positivo também é explicado pelos emplacamentos que deveriam ocorrer no dia 28 de outubro mas que, em função do ponto facultativo do dia do funcionalismo público, acabaram sendo realizados no primeiro dia de novembro, declarou Assumpção Júnior.

Ranking de marcas:
1º CHEVROLET: 32.820 / 18,91%
2º FIAT: 27.144 / 15,64%
3º HYUNDAI: 17.694 / 10,19%
4º FORD: 16.651 / 9,59%
5º VW: 16.044 / 9,24%
6º TOYOTA: 14.547 / 8,38%
7º RENAULT: 14.440 / 8,32%
8º HONDA: 10.094 / 5,82%
9º JEEP: 5.973 / 3,44%
10º NISSAN: 5.839 / 3,36%
11º MITSUBISHI: 2.091 / 1,20%
12º PEUGEOT: 2.035 / 1,17%
13º CITROËN: 1.900 / 1,09%
14º MERCEDES-BENZ: 1.224 / 0,71%
15º KIA: 960 / 0,55%
16º BMW: 898 / 0,52%
17º AUDI: 685 / 0,39%
18º LAND ROVER: 502 / 0,29%
19º SUZUKI: 298 / 0,17%
20º VOLVO: 286 / 0,16%
21º LIFAN: 255 / 0,15%

AUTOMÓVEIS
Chevrolet Onix: 14.300
Hyundai HB20: 11.411
Ford Ka: 7.049
Renault Sandero: 6.174
Chevrolet Prisma: 5.484
VW Gol: 4.813
Toyota Corolla: 4.685
Hyundai HB20S: 4.171
Fiat Palio: 4.046
Fiat Uno: 3.517
Fiat Mobi: 3.515
VW up!: 3.449
Honda HR-V: 3.448
Jeep Renegade: 3.168
Toyota Etios Hatch: 2.881
Fiat Siena: 2.542
Renault Duster: 2.439
Honda Fit: 2.375
Jeep Compass: 2.328

Honda Civic: 2.327

COMERCIAIS LEVES
Fiat Strada: 4.714
Fiat Toro: 3.842
Chevrolet S10: 2.748
Toyota Hilux: 2.696
Chevrolet Montana: 1.603
VW Saveiro: 1.235
Ford Ranger: 1.183
Renault Oroch: 1.149
Mitsubishi L200: 891

Fiat Fiorino: 805

Nico Rosberg surpreende e se aposentada da Fórmula 1.

Fonte: http://grandepremio.uol.com.br/

O anúncio mais surpreendente que o automobilismo poderia ter neste fim de 2016: Nico Rosberg acaba de anunciar nesta sexta-feira (02/12) que está deixando a F1, na semana em que finalmente garantiu o campeonato. O motivo é a falta de motivação para ir atrás de outro título mundial, no sentido de que não quer se sacrificar da forma que alegou ter feito para conquistar a taça deste ano.

“Para mim, é um dia muito especial por receber o troféu nesta noite. Vai ser incrível, mas por outra razão: quero aproveitar a oportunidade para anunciar o encerramento da minha carreira na F1. Desde quando comecei, aos seis anos, tive esse sonho: se tornar campeão mundial, e isso estava claro em minha mente. Conquistei isso, dei tudo por isso, e com ajuda dos fãs consegui alcançar isso. Vou lembrar disso para sempre”, declarou o agora, surpreendentemente aposentado Rosberg, durante a festa de premiação da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

"Em 25 anos no automobilismo, foi meu sonho, meu único, me tornar campeão mundial de F1. Através de trabalho duro, de dor, dos sacrifícios, sempre foi minha meta. E agora eu consegui. Subi minha montanha, estou no meu auge, me sinto bem. Minha emoção mais forte agora é agradecer a todos que me apoiaram por fazer esse sonho acontecer.

Esta temporada, digo a vocês, foi muito dura. Fiquei louco depois das decepções nos últimos dois anos, mas elas abasteceram minha motivação a níveis que eu nunca tinha experimentado. E é claro que tive um impacto naqueles que eu amo também: foi um esforço familiar completo de sacrifício, pondo tudo atrás do meu objetivo. Mal posso encontrar palavras para agradecer a minha esposa Vivian: ela tem sido incrível e entendeu que esse era o ano, nossa oportunidade de fazer isso, e abrir o espaço para eu me recuperar por completo entre cada corrida, olhando para nossa filha todas as noites, lidando quando as coisas ficaram difíceis e pondo nosso campeonato como prioridade.
  
Quando venci em Suzuka, do momento onde o destino do título estava em minhas próprias mãos, começou uma grande pressão e comecei a pensar sobre encerrar minha carreira no automobilismo se eu me tornasse campeão mundial. No domingo de manhã em Abu Dhabi, eu sabia que essa poderia ser minha última corrida, e esse sentimento abriu minha cabeça antes da largada. Queria aproveitar cada parte da experiência, sabendo que poderia ser a última... e então as luzes se apagaram, e eu tive as mais intensas 55 voltas de minha vida. Tomei a decisão na segunda-feira à noite. Depois de refletir por um dia, as primeiras pessoas com que falei foram Vivian e Georg [Noite, empresário], e depois com Toto (Wolff).

A única coisa que faz essa decisão de qualquer forma difícil é porque eu coloquei minha família do automobilismo em uma situação difícil. Mas Toto entendeu. Ele sabia que eu tinha plena convicção e me tranquilizou. Minha conquista mais orgulhosa no automobilismo será sempre ter sido campeão com essa incrível equipe de pessoas, as Flechas Prateadas.

Agora estou aqui só curtindo o momento. Haverá tempo para saborear nas próximas semanas, para refletir sobre a temporada e para aproveitar cada experiência que virá em meu caminho. Depois, vou virar a próxima curva em minha vida e ver o que tem para mim..."

Nico Rosberg revelou que contou sobre a repentina decisão para Lewis Hamilton, pouco antes de anunciar ao mundo a aposentadoria da F1. A dupla viveu uma intensa batalha pelo título neste ano, uma vez mais. E o alemão acabou por finalmente derrotar o grande rival no esporte, conquistando o título em Abu Dhabi no último domingo.  Falando durante a festa de premiação da FIA, em Viena, Nico disse que revelou sua decisão a Hamilton porque achou que era a melhor coisa a ser feita. "Sim, eu informei a Lewis antes disso. É a maneira mais correta de fazer isso. Tivemos tantas batalhas e tantos momentos, então pensei que seria correto dizer a ele, especialmente depois do post que ele fez ontem, que foi muito carinhoso da parte dele", afirmou o atual campeão da F1. "Talvez possamos conversar sobre isso hoje à noite. A prioridade era deixar a equipe saber o mais rápido possível. E cabia também a mima notificar a todos, por isso enviei uma mensagem a Lewis", revelou o agora ex-piloto sem contar, entretanto, a reação do britânico.

Resultado de imagem para nico rosberg
Nico Rosberg celebra título em Abu Dhabi (Foto: AFP)