Fonte: http://grandepremio.uol.com.br
A forma como o eP da Cidade do México deste 1º de abril se desenhou foi perto do incrível. Lucas Di Grassi largou em 15º, sofreu acidente na largada e foi aos boxes trocou de carro com 27 voltas restantes para o final, em uma estratégia arriscada, contando com interrupções para mantê-lo no jogo da bateria, mas que no fim deu muito certo. Jérôme D'Ambrosio, aliás, fez o mesmo.
Deu muito, muito certo para o brasileiro, que fatura uma vitória para os livros da história da categoria.
A nova primeira curva do traçado do eP da Cidade do México foi tão caótica quanto era esperado na largada. Enquanto Oliver Turvey, o pole-position por herança após a punição de Daniel Abt, pulou para a frente para não ter que disputar a ponta, José María López, tentando enfim uma boa corrida, seguiu no segundo posto. Nick Heidfeld deu o pulo e tomou o P3 de Jean-Éric Vergne.
Lá atrás, porém, a confusão foi completa. Stéphane Sarrazin não fez a curva e encheu o bico na asa traseira de Lucas Di Grassi. A Audi ABT do brasileiro, por sua vez, tocou Nicolas Prost. Sarrazin e Di Grassi foram direto para os boxes, e a direção de prova chamou o safety-car. Prost, na sequência, recebeu bandeira preta com disco laranja que o obrigava a ir ao pit-lane também. António Félix da Costa se enrolou no final da primeira volta, passou direto na curva, mas não causou maiores problemas.
Se um ano atrás a vitória dele no México foi negada, agora ela foi reposta da forma mais dramática possível, claro, salvo um novo problema encontrado na inspeção da FIA. E quase que novamente com D'Ambrosio na segunda colocação. Lucas foi mal na classificação, largou em 15º apenas por punições alheias quando teria de partir de 18º. Na largada, foi achado por Stéphane Sarrazin e perdeu a asa traseira. Após 17 voltas, já havia entrado nos boxes duas vezes e trocado de carro. Era o último entre os 19 carros ainda na pista.
A estratégia foi contar com mais safety-car, além daqueles chamados após a largada e o abandono de Oliver Turvey. D'Ambrosio fez o mesmo que Lucas, mas uma volta depois - não deu tão certo para ele, que teve de lidar com pressão. Mas o primeiro colocado até as trocas de carros, José María López, que tinha chances altas de vencer, se precipitou no ataque ao belga e saiu da pista, vendo findarem suas chances da primeira vitória ou pódio na F-E.
E Buemi cometeu o mesmo erro que López, pois o francês reclamava do carro e já havia caído para o décimo lugar após a parada nos boxes. O erro custou a chance de pontuar, e o campeonato agora vê uma briga. Se antes eram 29 pontos, agora são somente cinco que separam Buemi (79 pontos) e Di Grassi (71 pontos).
Vergne (40 pontos) se deu bem com o fim da bateria de D'Ambrosio. O belga terminou apenas no 13º lugar, enquanto o francês colocou novamente a novata Techeetah no pódio. Quem completou, no terceiro posto, o correto Sam Bird (33 pontos). Mitch Evans colocou a Jaguar no quarto lugar, com Nicolas Prost (46 pontos), López, Daniel Abt, Adam Carroll, Nelsinho Piquet e o estreante Esteban Gutiérrez indo aos pontos.
A Mahindra tinha tudo para marcar 22 pontos - P4 e P5 -, mas Nick Heidfeld e Felix Rosenqvist se encontraram na pista a três voltas do fim e terminaram zerados. Com total honestidade, Heidfeld foi acertado por Prost, perdeu a direção e foi parar na frente do companheiro. Uma manobra que será investigada pela direção de prova.
F-E, eP da Cidade do México, Classificação Final:
1 | LUCAS DI GRASSI | BRA | AUDI ABT | 45 voltas | |
2 | JEAN-ÉRIC VERGNE | FRA | TECHEETAH | +1.966 | |
3 | SAM BIRD | ING | VIRGIN | +5.480 | |
4 | MITCH EVANS | NZL | JAGUAR | +9.770 | |
5 | NICOLAS PROST | FRA | E.DAMS | +9.956 | |
6 | JOSÉ MARÍA LÓPEZ | ARG | VIRGIN | +10.631 | |
7 | DANIEL ABT | ALE | AUDI ABT | +11.694 | |
8 | ADAM CARROLL | IRN | JAGUAR | +13.722 | |
9 | NELSINHO PIQUET | BRA | CHINA | +14.156 | |
10 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | TECHEETAH | +15.717 | |
11 | ROBIN FRIJNS | HOL | ANDRETTI | +21.459 | |
12 | NICK HEIDFELD | ALE | MAHINDRA | +27.232 | |
13 | JÉRÔME D'AMBROSIO | BEL | DRAGON | +32.646 | |
14 | SÉBASTIEN BUEMI | SUI | E.DAMS | +1:01.365 | |
15 | STÉPHANE SARRAZIN | FRA | VENTURI | +1 volta | |
16 | FELIX ROSENQVIST | SUE | MAHINDRA | +2 voltas | NC |
17 | MARO ENGEL | ALE | VENTURI | +7 voltas | NC |
18 | ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA | POR | ANDRETTI | +13 voltas | NC |
19 | LOÏC DUVAL | FRA | DRAGON | +20 voltas | NC |
20 | OLIVER TURVEY | ING | CHINA | +33 voltas | NC |
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