25 de maio de 2014

Hunter-Reay vence 500 Milhas de Indianápolis.

Fonte: http://www.grandepremio.com.br/

Foram 3/4 de 500 Milhas de Indianápolis absolutamente atípicos e, depois, emoção pura. Teve até bandeira vermelha no fim para evitar que pelo quinto ano seguido se terminasse a corrida sob amarela. E o que se viu nas cinco voltas derradeiras foi um espetáculo que valeu tudo. Ryan Hunter-Reay e Helio Castroneves brigaram pela vitória em um duelo que certamente vai entrar para a história. Linhas defensivas para lá e para cá, manobras inesperadas e arrojadas, e Hunter-Reay acabou 0s060 na frente de Castroneves para ganhar pela primeira vez no solo do Speedway.

A Andretti se mostrou fortíssima, aliás, colocando quatro de seus cinco carros no top-10 da corrida. Além da vitória de Hunter-Reay, Marco Andretti ficou em terceiro, Carlos Muñoz acabou em quarto e Kurt Busch terminou em sexto. James Hinchcliffe também teria terminado ali no bolo não fosse o acidente que provocou e tirou da prova o pole Ed Carpenter.

Tony Kanaan teve um dia para esquecer — e culpar a Ganassi. O brasileiro teve problemas em seu primeiro pit-stop, chegando sem combustível na entrada dos pits. Para piorar, o 'starter' não funcionou apropriadamente e, além de não conseguir ligar o carro na saída, fez a equipe ter de trocar o câmbio para fazê-lo funcionar. 26º foi o que conseguiu, no fim das contas.

James Hinchcliffe passou à frente de Carpenter numa largada ilesa na primeira curva, mas com um problema menor na reta oposta: um toque leve com Davison afetou o bico do carro de Briscoe, o levando de cara aos boxes. Só na volta 10 é que houve a destroca, com o norte-americano do carro #20 retomando a posição em que partiu. 
 
Mais atrás, Castroneves mantinha-se em quarto e Kanaan avançava dois lugares, indo para o 14º.
 
Passadas 20 voltas, dois pontos chamavam atenção: os 30 primeiros colocados estavam separados por uma diferença de 13s, o que significa menos de 1/3 da pista; e Briscoe era quem virava mais rápido, na casa de 223 mph, certamente em busca para recuperar a volta que perdera. E como asterisco, que Carpenter só estava liderando porque o resto não queria – nem o próprio, decerto.

Foi Ed, de cara para o vento, o primeiro a parar, na volta 29; na seguinte, foi a vez do outro então líder, Hinch. Aí a boiada toda acompanhou. O último foi Aleshin, que teve o gosto de pontear a Indy 500.
 
Com a volta ao ritmo, Power resolveu andar e passou Carpenter e Hinch para tomar o primeiro posto. Hildebrand também evoluiu e grudou no companheiro/chefe para ficar em terceiro.
 
Na volta 58, foi Andretti quem decidiu aparecer e avançar: de quarto, pulou facilmente para primeiro. Marco também puxou o povo para a segunda parada nos boxes, lá perdendo terreno para Power. No vaivém da segunda rodada, Castroneves surgiu como o ponteiro e Kanaan teve problemas: sem gasolina na entrada dos pits, o brasileiro chegou no embalo e necessitou do ‘starter’ para fazer o motor ligar. Mal acionada, a peça não fez o seu papel. A equipe teve de trocar o câmbio para tentar solucionar o problema. Foi o adeus à segunda vitória. 
 
Outro que não passou incólume foi Graham Rahal, que abandonou com um problema elétrico. Nada que fizesse muita diferença.

Sem amarela, o terceiro stint da prova seguiu os anteriores, com o líder sendo o primeiro a trocar de pneus e reabastecer. Assim, Castroneves comandou o rebanho na volta 92. Montoya passou à ponta por algumas voltas e, retomada a situação normal, o novo primeiro caiu no colo de Hunter-Reay. Helio decidiu passar o norte-americano na volta 107 para ser a caça; na 117, começaram as trocas entre os dois.

O brasileiro partiu para sua quarta parada na 120. Um pequeno erro fez a parada durar quase 12s. Os outros pilotos da Penske também sofreram: Montoya tornava a colocar-se na primeira colocação em uma tática que vinha privilegiando o consumo extremo de combustível. Quando foi para os pits, demorou a acionar o limitador de velocidade. Tomou punição pelo excesso. Power mostrou-se companheiro de tudo e fez a mesma coisa.
 
A demora de Castroneves repôs Hunter-Reay na ponta, com Andretti amarrado ao companheiro. Na volta 138, Marco foi adiante. Helio posicionou-se em terceiro, puxando Dixon e Carpenter. Do grupinho, Ed foi o que abriu a quinta rodada dos pits. No intervalo, enfim, surgiu a primeira amarela: Charlie Kimball perdeu o controle na saída da curva 2, rodou e deu de leve no muro, vindo para a parte interna.

150 voltas, ¾ de corrida. Notem o ritmo da coisa. 
 
Como Carpenter não havia tomado volta ao parar, o pole-position da edição herdou a primeira colocação. Depois, vinham Hunter-Reay, Andretti, Dixon e Castroneves.
 
A bandeira verde voltou a ser acionada na 157, com Hunter-Reay logo passando Carpenter e perdendo a ponta na passagem seguinte, e depois recuperando. Enfim, a corrida pegava no breu, com as esperadas trocas de posições. Depois de quatro ou cinco trocas, Ed resolveu sossegar um pouco e decidiu comboiar o rival. Instantes depois, uma nova amarela surgiu com um dos favoritos indo ao muro: Dixon, na 167 – a volta –, na 4 – a curva. Entrou já rodando e pof!, bela panca.
 
Aliás, só faltava Dixon ter problema na Ganassi, depois de Briscoe, Kanaan e Kimball. Uma edição para a equipe esquecer. Para não dizer que não ficou um piloto seu, Sage Karam era o único sobrevivente sem problemas, na combinação que a Ganassi fez com a Dreyer & Reinbold para promover o moleque.
 
Com a rodada de Dixon, Newgarden vinha atrás e tirou o pé para evitar uma colisão. Martin Plowman justificou sua presença na Indy 500 dando na traseira do piloto da Fisher Hartman. Josef abandonou.
 
Pits para todos, e Hunter-Reay e Carpenter mantiveram seus postos, com Bell pulando para terceiro. Relargada, 175, amarela de novo: Bell abriu por fora e conseguiu superar Carpenter, só que Hinchcliffe tentou meter o carro por dentro, otimista demais. Os três contornaram a curva 1 juntos, mas Ed tocou James, levando os dois ao muro. Acabava o sonho do primeiro e do segundo do grid da Indy 500.
 
Carpenter desceu do carro e foi lá tirar satisfações irônicas com o canadense gracioso. Pobre Ed.
 
Hunter-Reay relargou bem na 180, e o mesmo não se pode dizer de Bell, que ficou para trás e permitiu que Andretti saltasse de quarto para segundo, com Castroneves em terceiro. Na 181, curva 3, Marco passou Ryan e tornou-se o líder, e novamente as trocas se davam. Na 184, Helio superou o grupo; Hunter-Reay retomou no giro posterior. O brasileiro deu um tempo e, na volta 189, recebeu o recado de Roger Penske para ir com tudo para cima do norte-americano. Não deu porque Bell bateu e interrompeu a corrida. A batida foi tamanha na curva 2 que a direção de prova acionou a bandeira vermelha para refazer o safer-barrier e, também, permitisse que se terminasse em verde.
 
A relargada veio na 195, Hunter-Reay manteve a ponta, e a ultrapassagem de Helio aconteceu na 196. Todo mundo passou a adotar a linha interna defensiva. Hunter-Reay conseguiu meter o carro quase na linha para retomar na reta oposta da 197. Na 198, Castroneves conseguiu passar na 1. O concorrente passou na 199 e se segurou demais para não perder mais e cruzar miseráveis 0s060 à frente — segunda menor diferença da história da Indy 500.



500 Milhas de Indianápolis, final:

128RYAN HUNTER-REAYEUAANDRETTI HONDA2:40:48.230200 voltas
26HELIO CASTRONEVESBRAPENSKE CHEVROLET+0.060 
325MARCO ANDRETTIEUAANDRETTI HONDA+0.317 
434CARLOS MUÑOZCOLANDRETTI HONDA+0.779 
52JUAN PABLO MONTOYACOLPENSKE CHEVROLET+1.323 
626KURT BUSCHEUAANDRETTI HONDA+2.266 
711SÉBASTIEN BOURDAISFRAKV CHEVROLET+2.657 
812WILL POWERAUSPENSKE CHEVROLET+2.850 
922SAGE KARAMEUADRR KINGDOM CHEVROLET+3.284 
1021JR HILDEBRANDEUACARPENTER CHEVROLET+3.470 
1116ORIOL SERVIÀESPRLL HONDA+4.107 
1277SIMON PAGENAUDFRASCHMIDT PETERSON HONDA+4.567 
1368ALEX TAGLIANICANFISHER HARTMAN HONDA+7.617 
145JACQUES VILLENEUVECANSCHMIDT PETERSON HONDA+8.177 
1517SEBASTIÁN SAAVEDRACOLKV CHEVROLET+8.593 
1633JAMES DAVISONAUSKV CHEVROLET+9.104 
1718CARLOS HUERTASCOLDALE COYNE HONDA+12.154 
188RYAN BRISCOEAUSGANASSI CHEVROLET+13.314 
1914TAKUMA SATOJAPFOYT HONDA+13.795 
2098JACK HAWKSWORTHINGBRYAN HERTA HONDA+13.839


Últimos vencedores e vices das 500 milhas:

Ano   -   Nº do carro   -   Piloto   -   País   -   Equipe   -   Piloto 2º colocado   -   País   -   Equipe
2014 28 Ryan Hunter Reay EUA Andretti   Hélio C.Neves Brasil Pensk
2013 11 Tony Kanaan Brasil Kv Racing   Carlos Muños Colômbia Andretti
2012 10 Dario Franchitti Escócia Chip Ganassi   Scott Dixon N.Zelândia Chip Ganassi
2011 98 Dan Wheldon Inglaterra Bryan Herta   Jr Hilderbrand EUA Panther
2010 10 Dario Franchitti Escócia Chip Ganassi   Dan Wheldon Inglaterra Panther
2009 3 Hélio C.Neves Brasil Pensk   Dan Wheldon Inglaterra Panther
2008 9 Scott Dixon N.Zelândia Chip Ganassi   Vitor Meira Brasil AJ Foyth
2007 27 Dario Franchitti Escócia AndrettiGreen   Scott Dixon N.Zelândia Chip Ganassi
2006 6 Sam Hornish Jr EUA Pensk   Marco Andretti EUA AndrettiGreen
2005 26 Dan Wheldon Inglaterra AndrettiGreen   Vitor Meira Brasil Panther
2004 15 Buddy Rice EUA RahalLetterm.   Tony Kanaan Brasil AndrettiGreen
2003 6 Gil de Ferran Brasil Pensk   Hélio C.Neves Brasil Pensk
2002 3 Hélio C.Neves Brasil Pensk   Paul Tracy Canadá Forsyth
2001 68 Hélio C.Neves Brasil Pensk   Gil de Ferran Brasil Pensk
2000 9 Juan Montoya Colômbia Chip Ganassi   Buddy Lazier EUA Helmergan

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