Fonte: http://globoesporte.globo.com/
Foram 349 dias de espera, desde o fatídico dia em Joinville, quando o Vasco foi derrotado por 5 a 1 para o Atlético-PR e, consequentemente, rebaixado para a Série B pela segunda vez em sua história, a outra havia sido em 2008, o que lhe rendeu o título de campeão da segunda divisão no ano seguinte, 2009.
Neste sábado, o cenário clamava o novo retorno à elite: forte sol, arredores do Maracanã lotados. Mesmo com a campanha insatisfatória na competição, a torcida vascaína compareceu em grande quantidade ao estádio para assistir ao duelo com o Icasa. Parecia que o Cruz-Maltino conquistaria um título. As vozes respondiam: "Série B? Nunca mais!"
Se do lado de fora do Maracanã o ambiente era animado, dentro as arquibancadas confirmavam a expectativa: 56.334 presentes. E se a cena prenunciava uma vitória incontestável do Vasco, o futebol da equipe de Joel Santana mostrou o contrário, em dois tempos quase que discrepantes. No início, o apoio dos torcedores era irrefutável. Desde a música em que Juninho Pernambucano é citado pelo gol contra o River Plate, na Libertadores de 1998, até juras de paixão pelo clube: "Vasco da Gama, minha paixão, Vasco da Gama religião". A "Ola" tomava conta do estádio, repleto de bandeiras e amor.
Quando Kleber quase marcou de voleio, o que seria um belíssimo gol, a torcida incendiou. Depois foi a vez de Douglas. Até dos contra-ataques adversários se tirava motivo para apoiar. Foi o que aconteceu em lance de grande defesa de Martín Silva. No fim do primeiro tempo, o Vasco conseguiu abrir o placar. Foi a redenção do Gladiador, de cabeça. Redenção não pela sua força de vontade, mas por ter marcado apenas cinco gols durante a Série B. O próprio admitiu que poderia ter feito mais em campo durante a temporada.
- Eu poderia ter feito mais em campo. Mas estou feliz por essa passagem pelo Vasco. O Vasco tem que montar um time competitivo para o ano que vem, pela grandeza que tem. Olha essa torcida, colocou quase 60 mil no Maracanã, contra um time que luta para não cair para a Série C. Nada contra o Icasa, mas temos que ressaltar essa força - disse Kleber após a partida.
Aos vascaínos, restou comemorar: "Vamos vibrar, meu povão, é gol, é gol. A rede vai balançar, vai balançar. Sou Vasco da Gama, meu bem, campeão de terra e mar". Mal sabiam eles que o gol de Kleber seria o do acesso. Ou até sabiam...
Após 37 partidas, das quais o Vasco venceu 16, empatou outras 15 e perdeu 06, o time está classificado, em terceiro lugar, sem chances de uma melhor posição, com uma rodada de antecedência, pois ainda há o confronto no próximo fim de semana, no sábado, contra o Avaí, pela 38ª e última rodada da Série B.
Joinville e Ponte Preta são dos dois times que ainda disputam o título da segundona.
Nenhum comentário:
Postar um comentário