12 de outubro de 2020

Los Angeles Lakers se igualam aos Celtics como maiores vencedores da NBA.

Dez anos depois Los Angeles Lakers chega novamente as finais e conquista seu 17º título da NBA, vencendo o Miami Heat, por 106 a 93 no jogo 6, e fechou em 4 a 2 as finais. Registre-se que os cinco primeiros canecos foram ganhos como Minneapolis Lakers.

Como foi a série das finais:

(1º Oeste) Lakers 4 x 2 Heat (5º Leste)

Jogo 1: Lakers 116 x 98 Heat

Jogo 2: Lakers 124 x 114 Heat

Jogo 3: Heat 115 x 104 Lakers

Jogo 4: Heat 96 x 102 Lakers

Jogo 5: Lakers 108 x 111 Heat

Jogo 6: Heat 93 x 106 Lakers


Com essa chegada as finais, e o consequente campeonato conquistado, os Lakers quebraram a sequência de cinco finais seguidas disputadas pelo Golden State Warriors, representando a conferência Oeste, nas quais o time de San Francisco alcançou três títulos e dois vices.

As franquias com mais títulos na NBA

1º) Boston Celtics: 17

      Los Angeles Lakers: 17

3º) Golden State Warriors: 06

       Chicago Bulls: 06

5º) San Antonio Spurs: 05

Vejam os últimos campeões da:

Cores meramente ilustrativas.

Fotos: Reprodução de internet

3 de outubro de 2020

Com jogo do Flamengo pela Libertadores, SBT lidera audiência no Rio.

Na noite da última quarta-feira (30/09), o SBT liderou a audiência da TV aberta no Rio de Janeiro, exibindo a vitória do Flamengo por 4 a 0 sobre o Independiente del Valle, do Equador, pela Copa Libertadores da América. 

É a primeira vez que o canal lidera os índices de audiência no Rio de Janeiro, com os jogos da competição. De acordo com dados divulgados pelo Uol, a transmissão de Luiz Alano, Júnior Baiano e Eugênio Leal marcou 18 pontos com picos de 21, um recorde até agora em partidas no canal. Exibindo jogo do Botafogo contra o Bahia, pelo Brasileirão, a Globo chegou aos 12 pontos, enquanto a Record marcou 10. No início, o SBT começou perdendo com 11 pontos contra 27 da Globo.

Já no Rio Grande do Sul, o tão esperado GRENAL (Internacional x Grêmio) pela 4ª rodada da Libertadores da América, também marcou grandes índices de audiência para o SBT em Porto Alegre. Com divulgação desde a semana passada com programas especiais e pré-jogo no Facebook, o canal de Silvio Santos conseguiu superar a estratégia da Globo no estádio gaúcho, que esticou a novela das 21h e escalou um filme campeão de audiência para minimizar os efeitos da concorrência.

Segundo dados de audiência na Grande Porto Alegre, obtidos pelo UOL Esporte, o jogo comandado por Luiz Alano, com comentários de Mauro Galvão e Luiz Carlos Reche, e reportagens de Glauco Pasa, marcou 26 pontos de média com 30 de pico entre 21h15 e 23h22. No mesmo horário, com "A Força do Querer" e o filme "Os Farofeitos", a RBS, afiliada da Globo no Rio Grande do Sul, marcou 15 pontos. A Record, com "Amor Sem Igual", "Jesus" e parte de "A Fazenda 12", fechou com 5.

Fonte: https://www.lance.com.br/


Foto meramente ilustrtiva

STF libera alienação de ativos e refinarias da Petrobrás.

No primeiro dia de outubro o plenário do STF liberou a venda de ativos de subsidiárias da Petrobrás que integram o programa de desinvestimentos da estatal. Por 6x4, o colegiado entendeu que não houve "privatização branca" na alienação das refinarias e nem desvio de finalidade, representado pela criação de subsidiárias para propiciar a alienação de ativos integrantes da Petrobras.

No pedido, o Legislativo noticiou suposto descumprimento da decisão da Corte na ADIn 5.624 pelo governo Federal na retomada da alienação de ativos de subsidiárias, como a Repar - Refinaria do Paraná e da RLAM - Refinaria Landulpho Alves.

Em 2019, o Supremo decidiu que é necessária autorização legislativa e processo licitatório para alienação do controle acionário de empresas públicas e sociedades de economia mista.

As mesas das Casas legislativas sustentaram que a constituição de subsidiárias a partir de desmembramentos da empresa-matriz, com a finalidade única de alienação do controle acionário, caracteriza desvio de finalidade e prática proibida e inconstitucional, quando motivada pelo interesse na alienação de ativos, com a possibilidade de conduzir a "privatizações brancas", sem o controle democrático do Congresso Nacional.

No julgamento, o Ministro Alexandre de Moraes abriu divergência, entendendo que as criações das subsidiárias não indicam qualquer tipo de desvio de finalidade ou de fraude. S. Exa. explicou que a hipótese dos autos trata de legítima opção gerencial do controlador acionário da Petrobras, pois se trata de atos de gestão empresarial: "uma nova forma de priorização de gestão", afirmou, na posição que acabou sagrando-se a vencedora.

O voto divergente foi acompanhado pelos Ministros Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, e pelo Presidente Luiz Fux. Ficaram vencidos o Relator, Edson Fachin, e os Ministros Rosa Weber, Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio.

Fonte: https://www.migalhas.com.br/

Desembargador Federal Kassio Nunes é o indicado para o Supremo Tribunal Federal.

Com a aposentadoria do Eminente Ministro Celso de Mello, que ocorrerá no próximo dia 13, o Exmº. Presidente da República Jair Bolsonaro decidiu indicar o Desembargador Federal Kassio Nunes Marques, do TRF da 1ª região, para ocupar a 11ª cadeira de Ministro do Supremo Tribunal Federal. A indicação já foi confirmada pelo Presidente durante sua live e publicada no DOU, nesta sexta-feira, 02/10.

Durante a live, Bolsonaro falou dos outros nomes cogitados para a vaga:

"Vamos supor que estive escolhido o André [Mendonça, ministro da Justiça]. Não está descartado. André está na fita, Jorge está na fita. Vou falar os dois nomes porque estão ligados a mim constantemente. Tem mais gente na fita?"

Posteriormente, o presidente falou das pressões que sofreu para indicar o ex-ministro Sergio Moro para o cargo:

"O ano passado todo até mais ou menos abril desse ano vocês queriam quem para o Supremo? Me acusavam! O Sergio Moro. Me ameaçavam no Facebook o tempo inteiro. 'Se não for o Sergio Moro para o Supremo, acabou! Acabou, acabou!' Agora, você quer que eu troque o Kassio pelo Sergio Moro? E daí? Quer que eu faço o quê? O famoso 'e daí?' Querem o Moro para o Supremo, vai ser leal a nossas causas? Vai ser aprovado no Senado Federal?"

Perfil do indicado:

Kassio Nunes Marques nasceu em Teresina/PI. Graduou-se em Direito pela UFPI - Universidade Federal do Piauí. Nunes também possui título de mestre pela Universidade Autônoma de Lisboa; tem perfil discreto e produtivo: profere mais de 600 decisões por dia, segundo levantamento sobre a Justiça Federal, em 2019. O desembargador também defende a implantação de novas técnicas de gestão e informatização.

Nunes Marques também é pós-doutor em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Messina, Itália. Pós-doutor em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca, na Espanha, e doutor em Direito também pela Universidade de Salamanca. Possui, ainda, pós-graduação em Contratación Pública na Universidad de La Coruña, na Espanha e pós-graduação em Ciências Jurídicas pela Faculdade Maranhense.

Antes de ser Magistrado, Dr. Kassio atuou na carreira de advogado, ocupando diversos cargos na OAB, na seccional do Piauí, sendo suplente do Conselho Federal da OAB. Ainda no CFOAB, integrou a Comissão Nacional de Direito Eleitoral e Reforma Política.

Em 2008, tornou-se juiz do TRE/PI e assumiu o cargo de desembargador no TRF da 1ª região em 2011. É representante do quinto constitucional da advocacia no TRF-1, Tribunal no qual exerceu a vice-presidência até abril de 2020.

O nome do desembargador ainda terá que ser aprovado pelo Senado. 

Fonte: https://www.migalhas.com.br/