A Embraer aposta no projeto de um novo turboélice para substituir jatos regionais de 50 passageiros em diversas rotas mundiais.
Atualmente, a nova aeronave é um dos principais projetos em desenvolvimento nas equipes de engenharia e design da fabricante, que já liberou o primeiro conceito previsto para o avião.
“Nossa proposta é oferecer um turboélice de alta tecnologia de 70 a 90 assentos com a mesma seção transversal dos Ejets. Muito confortável, sem assento do meio e compartimentos superiores espaçosos”, disse Luís Carlos Affonso, vice-presidente de Engenharia, Desenvolvimento de Tecnologia e Estratégia Corporativa da Embraer.
Segundo ele, os motores desse novo turboélice serão montados na fuselagem traseira, proporcionando uma cabine silenciosa e permitindo a compatibilidade para a transição com jatos.
“Com essas características inovadoras, este TP substituirá perfeitamente os atuais jatos regionais de 50 passageiros em mercados muito importantes”, disse o executivo.
O novo avião tentará reverter uma percepção ruim no mercado sobre os turboélices.
Segundo Affonso, após o surgimento dos jatos regionais, os turboélices perderam seu apelo. “Os passageiros os vêem como apertados, sem espaço suficiente no compartimento superior e com tecnologia antiga e barulhenta”.
Para mudar isso, o projeto do novo avião da Embraer conta com eficiência de combustível do turboélice, segundo Affonso, que é cerca de 20% melhor que a dos jatos, e ainda 20% menos de emissões de gás carbônico.
“Portanto, mesmo com a tecnologia de propulsão atual, este design inovador proporcionará ganhos significativos e sustentáveis”, disse o executivo da Embraer. “E a configuração montada na parte traseira é ideal para evoluir com novas tecnologias e soluções de propulsão mais ecológicas, quando disponíveis”.
Affonso disse que, ainda neste ano, as equipes de Aviação Comercial da Embraer fornecerão mais detalhes sobre o conceito inovador do novo turboélice, que já desperta interesse de grandes companhias aéreas mundiais.
A Embraer também está desenvolvendo para a FAB (Força Aérea Brasileira) um novo avião de transporte, chamado de Stout, sigla para Short Take Off Utility Transport --na tradução livre, ‘transporte utilitário para decolagem curta’.
“Esta é uma configuração elétrica híbrida, aproveitando o conceito de propulsão distribuída habilitado pela eletrificação, e proporcionando maior segurança, melhor desempenho e menores emissões”, afirmou Affonso sobre o projeto.
Segundo ele, a nova plataforma está sendo definida para uso duplo, portanto, aplicações civis também estão sendo exploradas.
Fonte: https://www.ovale.com.br/
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