28 de agosto de 2021

Itapemirim já transportou 100.000 passageiros pelos ares do Brasil, em 1.000 voos realizados.

A ITA Transportes Aéreos, mais nova companhia aérea brasileira, fez seu voo inaugural há quase dois meses — o plano de voo foi readequado à nova realidade imposta pela pandemia de coronavírus ao setor e, até então, as operações seguem sem muita turbulência, mas o céu não é de brigadeiro.

Em 29/06/2021, o voo inaugural da companhia, que reuniu apenas convidados, fez o trajeto de São Paulo-Guarulhos (SP) – Brasília (DF). Em 1 de julho, o início das operações comerciais se deu com o voo com passageiros no trajeto São Paulo-Guarulhos (SP) – Belo Horizonte-Confins (MG).

As vendas de passagens começaram em 21/05, para 13 destinos nacionais: 

Guarulhos(SP), Brasília, Belo Horizonte(MG), Rio de Janeiro(RJ), Porto Alegre(RS), Porto Seguro(BA), Salvador(BA), Curitiba(PR), Fortaleza(CE), Florianópolis(SC), Maceió(AL), Natal(RN) e Recife(PE)

Por enquanto, esses trechos são coberto por cinco aeronaves.

A chegada da ITA provocou uma queda nos preços de passagens aéreas, para que as outra companhias consigam fazer frente aos valores promocionais da nova empresa. 

Hoje os passageiros da ITA são agraciados com passagens a preços mais justos, e não os abusivos praticado por parte das outras empresas, a dúvida é se esses preços são uma espécie de degustação, pela inauguração.

É o que parece, segundo declarações de um representante do alto comando da empresa: "Conforme esse mercado vai crescendo, nós vamos colocando nossa tarifa num patamar onde realmente é o patamar que vamos trabalhar. Não é um patamar muito diferente das outras".

Em seu primeiro mês de operação, a ITA realizou 423 voos, com mais de 38 mil passageiros transportados. Até o momento, já são mais de 60 mil passageiros.

Todos os aviões da ITA hoje foram comprados de outras companhias aéreas, não são novos. A composição é confortável e o espaçamento entre os assentos é maior, o que também reduz o potencial de ganho por voo.

A convite da ITA, o site InfoMoney embarcou no voo inaugural de Guarulhos/SP à Natal/RN, em 1 de agosto, junto com o presidente da companhia, Adalberto Bogsan. Ele concedeu uma entrevista exclusiva, na qual falou sobre a trajetória do grupo até chegar ao transporte aéreo de passageiros, os desafios e onde a empresa pretende chegar — a abertura de capital não está descartada.

Em meados de agosto, uma reportagem do jornal O Estado de S.Paulo revelou que o Sindicato Nacional dos Aeronautas convocou uma reunião para discutir a situação dos trabalhadores da ITA, que relataram, entre outras coisas, atrasos no pagamento do salário e de benefícios, além da falta de comunicação interna.

Em nota, a Itapemirim informou que todos os salários dos colaboradores estão em dia. “Em uma ocorrência neste mês de agosto de 2021, a empresa tentou centralizar os pagamentos em único banco. No entanto, um problema técnico impediu essa operação, sendo que todos os funcionários foram devidamente informados da questão (…). A ITA reitera que os últimos pagamentos foram feitos em 10 de agosto de 2021.”

A companhia afirmou ainda que já conta com mais de 600 colaboradores e que tem contratado tripulantes desde 2020, quando ainda estava em formação e em processo de certificação pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Todos os tripulantes recebem seus salários fixos desde então, antes mesmo do início das operações comerciais em 1 de julho de 2021. O compromisso da ITA com a empregabilidade e a qualidade do atendimento dos seus funcionários é fundamental, desde o processo de formação da companhia. A partir do momento que entram em escala de voos, passam a receber a remuneração variável”, escreveu.

Sobre a recuperação judicial, a ITA Transportes Aéreos disse que não faz parte do processo, que está “estritamente ligado” à Viação Itapemirim. “Vale ressaltar que os pagamentos da recuperação judicial estão em dia e, em 24 de maio de 2021, o Grupo Itapemirim protocolou petição solicitando a saída da recuperação judicial”, completou.

Contudo, no último dia 26/08 (quinta-feira), a empresa atingiu a marca de 100 mil passageiros transportados e a realização de seu milésimo voo.

As marcas aconteceram menos de dois meses após o início das operações, mantendo uma média de ocupação de cem passageiros por voo. Ainda que na fase pré-pandemia fosse uma ocupação abaixo da média, considerando o atual cenário e a malha de uma estreante no mercado, o número é considerado bastante positivo.

O voo de número 1.000 partiu do aeroporto de Guarulhos (GRU) com destino ao aeroporto do Galeão (GIG), no Rio de Janeiro.

A empresa celebrou os marcos com a entrega de brindes e sorteios de cortesias para pontos turísticos do Rio de Janeiro, como Museu do Amanhã, Rio Star, aquário, bondinho do Pão de Açúcar e o trem do Corcovado, durante o voo 1.000.

"É a concretização de um sonho e fruto de um trabalho de centenas de colaboradores que se dedicaram integralmente à operação da ITA nos últimos meses", afirma o presidente do Grupo Itapemirim, Sidnei Piva.

Fonte: www.infomoney.com.br/ e www.infomoney.com.br


Nenhum comentário: