A Embraer e sua subsidiária Eve Air Mobility despontam como uma das protagonistas na corrida entre as empresas que desenvolvem modelos de eVtol, os veículos elétricos de decolagem e pouso vertical, mais conhecidos como ‘carros voadores’.
Trata-se de mistura de carro com helicóptero elétrico com potencial de definir o futuro do transporte de táxi aéreo urbano, com baixa emissão de carbono.
Levantamento feito pelo site Reset mostra que a Embraer e a Eve estão na vice-liderança do mercado de eVtol, com até 635 unidades encomendadas da aeronave que é movida por eletricidade.
O último contrato anunciado foi com a empresa britânica Bristow, para o fornecimento de até 100 unidades do ‘carro elétrico’ da Embraer.
O número representa a totalidade que cada cliente da Embraer pode solicitar à companhia. Além da Bristow, as empresas que devem receber as aeronaves a partir de 2026 são a americana Blade, a britânica Halo, a francesa Helipass e as brasileiras Helisul e Flapper.
Entre as concorrentes da Embraer, apenas a Vertical Aerospace tem um número maior de encomendas. A startup fundada em 2016 no Reino Unido já recebeu pedidos de 1.350 unidades de sua aeronave elétrica, e desse total, 250 unidades foram solicitadas recentemente pela companhia aérea brasileira Gol empresa que, de forma totalmente incompreensível, insiste em não comprar os produtos brasileiros, que cada vez mais se destacam no mercado internacional, com grande sucesso.
Outros concorrentes da Embraer nesse mercado são a americana Archer, com 200 unidades encomendadas pela United Airlines. A alemã Volocopter, que firmou acordo para fornecer 150 unidades para chinesa Geely. E a alemã Lilium, que está em processo de fabricação de 220 aeronaves.
Com autonomia de voo de cerca de 100 quilômetros, o eVtol da Embraer conta com 10 rotores e pode transportar até cinco passageiros, contando com o piloto.
Fonte: https://www.ovale.com.br/
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