7 de dezembro de 2009

Melhor do mundo: Kaká, Cristiano Ronaldo e Messi entre os cinco finalistas

Espanhóis Iniesta e Xavi também concorrem ao prêmio da Fifa. Disputa fica dividida entre Barcelona, com três nomes, e Real Madrid com dois, fonte: http://www.globoesporte.com/

Cristiano Ronaldo, Kaká, Lionel Messi, Andrés Iniesta e Xavi são os cinco finalistas do prêmio da Fifa para o melhor jogador do mundo no ano. Vencedor da Bola de Ouro, dada pela revista "France Football", o argentino aparece como favorito para levar o troféu no dia 21 deste mês em Zurique.

A disputa acirra a rivalidade entre Barcelona, que tem três jogadores indicados (Messi, Iniesta e Xavi), e o Real Madrid, de Kaká e Cristiano Ronaldo. Entre as mulheres, duas brasileiras na briga: Marta e Cristiane, que disputam com a inglesa Kelly Smith e as alemãs Inka Grings e Birgit Prinz.

A lista inicial da Fifa contava com 23 nomes e mais dois brasileiros: o meia Diego, do Juventus, e o atacante Luis Fabiano, do Sevilla. O último vencedor foi Cristiano Ronaldo. Em 2007, Kaká levou o cobiçado troféu para casa.

Os jogadores foram indicados pelos votos dos técnicos e capitães das seleções filiadas à Fifa. Durante o evento de gala em Zurique, também será conhecido o vencedor do prêmio Puskas, entregue ao gol mais bonito do ano. Dois brasileiros concorrem: Nilmar (ex-Internacional e hoje no Villarreal) e Grafite (Wolfsburg) (veja os gols no BRASIL MUNDIAL FC).

Em parceria com a FifPro, sindicato mundial dos jogadores, a Fifa também elegerá uma seleção do ano, com 11 atletas votados por cerca de 50 mil jogadores profissionais. São 55 candidatos. Além de Kaká, estão na disputa os brasileiros Júlio César, Lúcio e Maicon (todos do Internazionale), Daniel Alves (Barcelona), Diego (Juventus), Luís Fabiano (Sevilla) e Alexandre Pato (Milan). O zagueiro naturalizado português Pepe, do Real Madrid, também foi indicado.

Nenhum comentário: