Primeiramente na Formula 1 tivemos a repetição do que já havia acontecido, com a mesma Ferrari, na Áustria em 2002 quando Rubens Barrichello foi obrigado a ceder a primeira posição para Michael Shumacher, e no Brasil em 2007 quando o Felipe Massa cedeu sua primeira posição para Kimi Raikkonen, e dessa vez, o mesmo Felipe cedeu a primeira colocação para Fernando Alonso, em mais uma cena patética do “circo” da Formula 1.
Tais fatos são extremamente vergonhosos e abalam cada vez mais a credibilidade desta categoria, que insiste em punir a vitima, ou punir os culpados de modo extremamente ridículo, vide os seguintes episódios:
A batida proposital de Alain Prost em Ayrton Senna, no Japão em 1988, na qual a vitima foi punida.
A batida proposital de Ayrton Senna em Alain Prost, no Japão em 1990, na qual ninguém foi punido.
A batida proposital de Michael Shumacher em Damon Hill, na Austrália em 1994, na qual ninguém foi punido.
Os dois episódios supra citados com a Ferrari, 2002 e 2007, nos quais ninguém foi punido.
A espionagem da Mc Laren, que disputou o campeonato de 2007 e quase foi campeã de pilotos, tendo apenas perdido os pontos.
O escândalo da Renault, Alonso, Nelsinho e Briatore, no qual o maior afetado acabou sendo o mais fraco, e Alonso o beneficiado não recebeu qualquer punição, e continuou com a vitória no GP de Cingapura de 2008.
Para não dizerem que não lembro das punições, as lembro sim, como as inócuas já citadas acima, a do Shumacher quando este bateu propositalmente em Jacques Villeneuve, em 1997, mas que em nada influenciou, a punição da BAR-Honda quando utilizava liquido para fazer lastro de peso nos carros, a do Shumacher em Mônaco 2006, a do Alonso ao bloquear Hamilton nos boxes na Hungria em 2007, além de algumas outras menos graves.
Por essas coisas o publico e a audiência das corridas da Formula 1 diminui cada vez mais, e até já passo a repensar se vale tanto a pena gostar e seguir esta categoria, e o que ainda me faz relutar são as disputas como as de Piquet e Mansell, Piquet e Senna, Senna e Prost, Senna e Mansell, Shumacher e Hakkinen, Massa e Kubica no Japão em 2007, as emocionantes disputas de Alonso, Hamilton e Massa em 2007, as corridas do Brasil em 2007, 2008 e 2009, a de Button e Hamilton, Webber e Vettel, ambas na Turquia neste ano e a ultima dupla também na largada de Silverstone.
O outro exemplo vem da Formula Indy, na qual os companheiros de equipe sempre disputam de igual para igual, e muitas vezes uma vitoria e até o titulo, e neste domingo o líder do campeonato, piloto da Pensk, Will Power, em uma relargada tentou passar o seu companheiro de equipe Helio Castroneves, que está mais para trás na classificação do campeonato, mas que naquele momento ocupava a primeira posição na corrida. E qual foi a posição da equipe? Disputa livre, entre eles! Power não conseguiu e até perdeu a sua posição para quem vinha atrás, Scott Dixon, da equipe Chip Ganassi, um sério concorrente ao titulo, coisas de corrida, mas os comissários entenderam que o Castroneves havia feito uma manobra irregular e puniram o piloto, contudo, a equipe entendeu que isso não ocorreu e recorreu da punição, pois alegou que a disputa foi limpa, mesmo em prejuízo do atual líder da disputa do campeonato, uma verdadeira demonstração de lealdade, competição e esportividade para a Formula 1.
Confira a classificação final do GP de Edmonton da Formula Indy, após a punição de Castroneves:
1. Scott Dixon (Chip Ganassi) - 95 voltas
2. Will Power (Penske) +2.668
3. Dario Franchitti (Chip Ganassi) +3.283
4. Ryan Briscoe (Penske) +8.865
5. Ryan Hunter-Reay (Andretti) +11.148
6. Paul Tracy (KV) +11.909
7. Mario Moraes (KV) +16.901
8. EJ Viso (KV) +18.220
9. Takuma Sato (KV) +21.558
10. Helio Castroneves (Penske) +42.601
11. Marco Andretti (Andretti) + 1 volta
12. Tony Kanaan (Andretti) + 1 volta
13. Raphael Matos (De Ferran Dragon) + 1 volta
14. Bertrand Baguette (Conquest) + 1 volta
15. Danica Patrick (Andretti) + 1 volta
16. Vitor Meira (Foyt) + 2 voltas
Confira a classificação do campeonato após o GP de Edmonton da Formula Indy:
1. Will Power (Penske) 420
2. Dario Franchitti (Chip Ganassi) 370
3. Scott Dixon (Chip Ganassi) 349
4. Ryan Briscoe (Penske) 324
5. Ryan Hunter-Reay (Andretti) 316
6. Helio Castroneves (Penske) 305
7. Tony Kanaan (Andretti) 291
8. Justin Wilson (Dale Coyne) 252
1. Fernando Alonso (Ferrari)
2. Felipe Massa (Ferrari) 85
3. Sebastian Vettel (Red Bull)
4. Lewis Hamilton (Mc Laren)
5. Jeson Button (Mc Laren)
6. Mark Webber (Red Bull)
7. Robert Kubica (Renault)
8. Nico Rosberg (Mercedes-Benz)
9. Michael Shumacher (Mercedes-Benz)
10. Vitaly Petrov (Renault)
11. Kamui Kobayashi (BMW Sauber)
12. Rubens Barrichello (Willians)
13. Nico Hulkenberg (Willians)
14. Pedro de la Rosa (BMW Sauber)
Confira a classificação do campeonato após o GP da Alemanha da Formula 1:
1. Lewis Hamilton (Mc Laren) 157
2. Jeson Button (Mc Laren) 143
3. Mark Webber (Red Bull) 136
4. Sebastian Vettel (Red Bull) 136
5. Fernando Alonso (Ferrari) 123
6. Nico Rosberg (Mercedes-Benz) 94
7. Robert Kubica (Renault) 89
8. Felipe Massa (Ferrari) 85
Nenhum comentário:
Postar um comentário