7 de julho de 2011

Escolas de samba definem ordem de desfile do carnaval carioca de 2012

Fonte: http://g1.globo.com

Ainda faltam mais de sete meses para o carnaval 2012, mas a cidade do Rio de Janeiro já está em clima de samba. As 13 escolas do Grupo Especial se reuniram na noite desta quarta-feira (6) para o sorteio que definiu a ordem dos desfiles. O evento aconteceu na praça de eventos da Cidade do Samba, na Gamboa, Zona Portuária.

Para manter o equilíbrio entre as duas noites, as escolas foram divididas em pares. Pelo regulamento, a Renascer de Jacarepaguá, campeã do Grupo de Acesso em 2011, será a primeira a passar pela Sapucaí, no domingo (dia 19 de fevereiro). Já a São Clemente, 9ª colocada no Grupo Especial, abre a noite de segunda.

A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) promoveu o sorteio numa festa reservada apenas para convidados. Inicialmente foi sorteado o dia de cada escola de samba. Definidas as agremiações de cada noite, partiu-se para o sorteio da ordem de apresentação. Por fim, os presidentes das agremiações tiveram 10 minutos para trocas.


Confira a ordem dos desfiles:

Domingo, 19 de fevereiro de 2012:


1) Renascer de Jacarepaguá
2) Portela
3) Imperatriz Leopoldinense
4) Mocidade Independente de Padre Miguel
5) Porto da Pedra
6) Beija-Flor de Nilópolis
7) Vila Isabel


Segunda-feira, 20 de feveiro de 2012:


1) São Clemente
2) União da Ilha do Governador
3) Salgueiro
4) Mangueira
5) Unidos da Tijuca
6) Grande Rio


Enredos:


A Portela e a Porto da Pedra ainda não divulgaram os seus enredos.

A atual campeã do carnaval do Rio, a Beija-Flor, apresentará o enredo "São Luís - O poema encantado do Maranhão", que será desenvolvido por uma comissão de carnaval. A escola de Nilópolis promete falar sobre a história e cultura de São Luís do Maranhão, terra de personalidades como Alcione e Joãozinho Trinta.

Já a Grande Rio vai atravessar a Sapucaí com o enredo “Eu acredito em você! E você?”, do carnavalesco Cahê Rodrigues. A agremiação quer apostar na superação para conquistar o seu primeiro título no carnaval carioca.

A Unidos da Tijuca fará uma homenagem a Luiz Gonzaga com o enredo "O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão", do carnavalesco Paulo Barros, que já afirmou que não vai mudar o seu estilo de fazer carnaval.

A Imperatriz vai homenagear o escritor Jorge Amado, com o enredo “Jorge, Amado Jorge”, do carnavalesco Max Lopes.



A União da Ilha vai apostar no enredo “De Londres ao Rio: era um vez... uma Ilha...”, desenvolvido pelo carnavalesco Alex de Souza.



O Salgueiro vai apresentar “Cordel Branco e Encarnado”. Com o título “Por ti, Portinari, rompendo a tela, a realidade”.



A Mocidade vai fazer uma homenagem ao pintor Candido Portinari.

A Mangueira homenageará o cinquentenário do Cacique de Ramos com o enredo: "Vou festejar, Sou Cacique, Sou Mangueira", de autoria do carnavalesco Cid Carvalho.



Já a Renascer de Jacarepaguá vai contar o enredo “O artista da alegria dá o tom na folia".



A Vila Isabel vai falar sobre a Angola, e por fim, a São Clemente aposta no enredo “Uma aventura musical na Sapucaí”.

Nenhum comentário: