14 de setembro de 2018

Saiba como ficará a placa do seu carro no padrão Mercosul.

Depois de inexplicáveis idas e vindas, a nova placa usada nos carros nos países do Mercosul, finalmente começou a ser usada no Brasil, no dia 11/09, no estado do Rio de Janeiro.

Nesse estado, pelo o menos, as novas placas terão o mesmo custo da placa até então utilizada (R$ 219,35).

Por enquanto a troca para veículos já emplacados será gradual, mas o objetivo final é que toda a frota do Brasil adote o novo padrão até 2023.

A principal mudança da nova placa está no padrão visual, que será sempre com fundo branco e uma faixa azul na parte superior. O que vai definir a categoria do veículo serão as cores das letras e números (veja mais acima).

Além do novo visual, uma das principais diferenças da nova placa está na sequência alfanumérica. O sistema atual, com três letras e quatro números (RIO-0000) dará lugar a um com quatro letras e três números (RIO0A00).

A plaqueta que identifica o estado e o município de registro também será aposentada. Em seu lugar haverá somente a inscrição “Brasil”.

Dois brasões irão identificar o município e o estado do automóvel, com o nome da cidade escrito em uma fonte menor sob o logotipo.

As novas placas terão mais mecanismos de proteção, com itens de segurança similares ao usados em cédulas. Um QR Code e um chip permitirão a rastreabilidade da placa por todos os países do Mercosul e dificultará a clonagem.

nova placa mercosul

Dois veículos novos já emplacados no novo sistema

Para os veículos que já possuem a placa cinza, até então utilizada, a nova placa padrão Mercosul manterá todas as letras da antiga, o primeiro e os dois últimos números. O segundo número será trocado por uma letra, de acordo com a seguinte tabela de conversão:


 Veículos já re-emplacado no novo sistema

Como no veículo acima, a placa antiga era IBQ-1641. Na migração o número “6” foi substituído pela letra “G”, ficando então com a nova placa: IBQ1G41.

Com isso, todas as combinações utilizando da letra K em diante, no quinto algarismo, ficarão livres para serem utilizadas em veículos novos. 

Curiosamente, durante essa fase de transição, pode ocorrer uma situação bem inusitada, pois um carro emplacado a partir do dia (11/09) no Rio de Janeiro, já com a nova placa, e que eventualmente for transferido para outro Estado, receberá a placa antiga neste.

Não é certo que a ordem dos algarismos sempre permanecerá essa, pois na Argentina, por exemplo, a ordem é diferente.
placa mercosul argentina

Fonte parcial: https://quatrorodas.abril.com.br

Nenhum comentário: