A Fiat finalmente entrará no rentável mercado de utilitários esportivos (SUVs) para ampliar, ainda mais, a participação do grupo no segmento, hoje dominado pela sua marca irmã, a Jeep. A expectativa é que dois novos modelos cheguem a partir de 2021.
A ideia é posicionar os novos SUVs abaixo dos modelos da Jeep, o Renegade e o Compass, líderes de vendas em suas categorias, e oferecer produtos mais acessíveis. “Para estes lançamentos, vamos trabalhar muito na produtividade das fábricas, com os fornecedores e privilegiar ao máximo o conteúdo tecnológico para o cliente final”, afirma Antonio Filosa, presidente da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para América Latina.
Atualmente, um em cada cinco automóveis vendidos no país é SUV e a liderança do segmento pertence à Jeep, uma das subsidiária da marca italiana, que aqui no Brasil detém 22% de participação no mercado de utilitários, apenas com o Renegade e o Compass.
Já a Fiat é uma das líderes do mercado de veículos compactos, que representam mais da metade das vendas totais no Brasil. A marca tem em modelos como Argo, Mobi, Cronos, e as picapes Toro e Strada, como seus grandes destaques.
Agora, a estratégia é ampliar ainda mais a liderança do grupo ítalo-americano, desenvolvendo no país modelos totalmente novos para atrair o consumidor para o segmento que mais cresce localmente.
“A Jeep consegue ter um posicionamento um pouco mais premium, mas também temos competência para oferecer um SUV com conteúdo tecnológico na Fiat. Vamos trazer os novos modelos em 2021 e 2022”, ressalta Filosa.
Mercado brasileiro: Em 2019, a FCA vendeu 496,6 mil automóveis e comerciais leves no Brasil, alta de 14,5% sobre o ano anterior. O resultado leva em consideração os emplacamentos das marcas Fiat, Jeep, Dodge, Chrysler e RAM, e com tal resultado, o grupo alcançou 18,7% de market share, avanço de 1,2 ponto percentual em relação ao desempenho de 2018.
O executivo está otimista em relação à retomada do mercado. Segundo ele, a oferta de crédito cresce cada vez mais e a inadimplência está em um dos menores níveis dos últimos anos. “Acreditamos que as vendas financiadas vão crescer dos atuais 50% para cerca de 55%.”
No ano passado, a região da América Latina (exceto México) reportou resultado operacional de 500 milhões de euros e receita de 8,5 bilhões de euros para o grupo. Boa parte desse desempenho vem do Brasil. “Temos uma visão muito positiva do que poderemos realizar nos próximos anos”, pondera Filosa.
Fonte: http://www.msn.com
Fotos das SUV 500X e 500L, fabricados pela Fiat no restante do mundo:
Fiat Fastback concept car III - carro conceito apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, no ano de 2018:
Reprodução de internet
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