A F1 tem um novo campeão. E se a análise após a definição do grid de largada de sábado em Abu Dhabi apontava que seria ou Alonso ou Vettel, isso significa dizer que o alemão completou a glória da Red Bull em 2010 com uma vitória soberba no modorrento circuito árabe neste domingo.
Vettel chegou aos 256 pontos e viu Alonso, apenas sexto, ir a 252. Webber, sétimo, ficou com o terceiro lugar na classificação geral, com 242, e Hamilton, segundo na corrida, foi a 240.
Vettel manteve a primeira posição com relativa dificuldade — Hamilton vinha por dentro e teve pequeníssima vantagem na largada — e Button começou a ajudá-lo na batalha pelo título ao superar Alonso para tomar o terceiro lugar. Naquela posição, então, só faltava Webber ultrapassar o espanhol para fazer o companheiro campeão.
Vettel chegou aos 256 pontos e viu Alonso, apenas sexto, ir a 252. Webber, sétimo, ficou com o terceiro lugar na classificação geral, com 242, e Hamilton, segundo na corrida, foi a 240.
Vettel manteve a primeira posição com relativa dificuldade — Hamilton vinha por dentro e teve pequeníssima vantagem na largada — e Button começou a ajudá-lo na batalha pelo título ao superar Alonso para tomar o terceiro lugar. Naquela posição, então, só faltava Webber ultrapassar o espanhol para fazer o companheiro campeão.
Instantes depois, o safety-car apareceu, em razão de Schumacher, que ao tentar passar Barrichello na briga pela sétima posição, ter sido levemente espremido na entrada da chicane, e assim, o heptacampeão freou forte, o que permitiu a Rosberg colocar o carro a seu lado. Com tudo isso, o retornado destracionou na saída da curva e acabou rodando, todavia, não houve toque algum do companheiro Rosberg. Ato continio, Vitantonio Liuzzi, encheu a Mercedes de Shumacher, parando praticamente sobre o cockpit do alemão. O acidente foi plasticamente impressionante, mas nada aconteceu aos dois pilotos.
O que mudou, na verdade, é que Alonso e Webber passaram a brigar por posições intermediárias. “Sei que você está fazendo seu melhor, mas você precisa passar Petrov”, veio a mensagem via rádio para Alonso, décimo, que passou a seguir o russo — já de pneus trocados, aproveitando aquele período do safety-car. A primeira tentativa real deu-se na volta 23. O piloto da Renault fechou a porta no fim do retão e induziu Alonso ao erro, indo parar na área de escape. Foi o ensejo para Webber colar no rival.
Lá na frente, Hamilton e Vettel iam aos boxes. O inglês deu azar de voltar atrás da boa briga entre Kubica e Kobayashi, e o polonês, nessa, repetiu a manobra sobre Sutil e superou o japonês. Vettel aproveitou para sentar a bota e encaixar uma sequência de voltas rápidas para evitar que Button, então líder, não lhe ocasionasse qualquer surpresa após sua parada.
As Renault, então, tinham papel primordial na decisão. Kubica acabava com as chances já naturalmente mínimas de Hamilton e Petrov eliminava sem muito esforço Alonso do título.
O cenário da prova era simples. Alonso não podia se dar ao luxo de esperar quem estava à sua frente parar. Até porque, além de Petrov, Rosberg também havia aproveitado a presença do SC para realizar sua troca de pneus obrigatória. Na melhor das hipóteses, então, seria sétimo.
Vettel só foi reassumir a ponta na volta 39, com a parada de Button. Foi mais um caminhar tranquilo para o triunfo. Sua parte, pois, estava feita.
Alonso é que não tinha muito o que fazer. Petrov não esmoreceu em nenhum momento. À medida que passava o tempo e o fim chegava, o desespero começou a aflorar. O espanhol da Ferrari começou a cometer pequenos erros, escapadelas, escapadonas. Terminou em sétimo e perdeu a segunda chance na carreira de conquistar o tri.
Felipe Massa nem de longe ajudou Alonso, pois se este teve problemas com Petrov, o brasileiro empacou em Alguersuari, vez que o espanhol da Toro Rosso foi nono e Massa, às sombras, ficou com um pontinho. Barrichello ficou em 12º. Lucas Di Grassi e Bruno Senna terminaram em 18º e 19º, respectivamente.
Resultado final do GP de Abu Dhabi:
1º 5 Sebastian Vettel-Red Bul-Renault
2º 2 Lewis Hamilton-McLaren-Mercedes +10.1 secs
3º 1 Jenson Button-McLaren-Mercedes +11.0 secs
4º 4 Nico Rosberg-Mercedes GP +30.7 secs 9 12
5º 11 Robert Kubica-Renault +39.0 secs
6º 12 Vitaly Petrov-Renault +43.5 secs
7º 8 Fernando Alonso-Ferrari +43.7 secs
8º 6 Mark Webber-Red Bull-Renault +44.2 secs
9º 17 Jaime Alguersuari-Toro Rosso-Ferrari +50.2 secs
10º 7 Felipe Massa-Ferrari +50.8 secs
11º 22 Nick Heidfeld-BMW Sauber-Ferrari +51.5 secs
12º 9 Rubens Barrichello-Williams-Cosworth +57.6
13º 14 Adrian Sutil-Force India-Mercedes +58.3 secs
14º 23 Kamui Kobayashi-BMW Sauber-Ferrari +59.5 secs
15º 16 Sebastien Buemi-Toro Rosso-Ferrari +63.1 secs
16º 10 Nico Hulkenberg-Williams-Cosworth +64.7 secs
17º 19 Heikki Kovalainen-Lotus-Cosworth +1 volta
18º 25 Lucas di Grassi-Virgin-Cosworth +2 voltas
Resultado final do campeonato de 2010:
O que mudou, na verdade, é que Alonso e Webber passaram a brigar por posições intermediárias. “Sei que você está fazendo seu melhor, mas você precisa passar Petrov”, veio a mensagem via rádio para Alonso, décimo, que passou a seguir o russo — já de pneus trocados, aproveitando aquele período do safety-car. A primeira tentativa real deu-se na volta 23. O piloto da Renault fechou a porta no fim do retão e induziu Alonso ao erro, indo parar na área de escape. Foi o ensejo para Webber colar no rival.
Lá na frente, Hamilton e Vettel iam aos boxes. O inglês deu azar de voltar atrás da boa briga entre Kubica e Kobayashi, e o polonês, nessa, repetiu a manobra sobre Sutil e superou o japonês. Vettel aproveitou para sentar a bota e encaixar uma sequência de voltas rápidas para evitar que Button, então líder, não lhe ocasionasse qualquer surpresa após sua parada.
As Renault, então, tinham papel primordial na decisão. Kubica acabava com as chances já naturalmente mínimas de Hamilton e Petrov eliminava sem muito esforço Alonso do título.
O cenário da prova era simples. Alonso não podia se dar ao luxo de esperar quem estava à sua frente parar. Até porque, além de Petrov, Rosberg também havia aproveitado a presença do SC para realizar sua troca de pneus obrigatória. Na melhor das hipóteses, então, seria sétimo.
Vettel só foi reassumir a ponta na volta 39, com a parada de Button. Foi mais um caminhar tranquilo para o triunfo. Sua parte, pois, estava feita.
Alonso é que não tinha muito o que fazer. Petrov não esmoreceu em nenhum momento. À medida que passava o tempo e o fim chegava, o desespero começou a aflorar. O espanhol da Ferrari começou a cometer pequenos erros, escapadelas, escapadonas. Terminou em sétimo e perdeu a segunda chance na carreira de conquistar o tri.
Felipe Massa nem de longe ajudou Alonso, pois se este teve problemas com Petrov, o brasileiro empacou em Alguersuari, vez que o espanhol da Toro Rosso foi nono e Massa, às sombras, ficou com um pontinho. Barrichello ficou em 12º. Lucas Di Grassi e Bruno Senna terminaram em 18º e 19º, respectivamente.
Resultado final do GP de Abu Dhabi:
1º 5 Sebastian Vettel-Red Bul-Renault
2º 2 Lewis Hamilton-McLaren-Mercedes +10.1 secs
3º 1 Jenson Button-McLaren-Mercedes +11.0 secs
4º 4 Nico Rosberg-Mercedes GP +30.7 secs 9 12
5º 11 Robert Kubica-Renault +39.0 secs
6º 12 Vitaly Petrov-Renault +43.5 secs
7º 8 Fernando Alonso-Ferrari +43.7 secs
8º 6 Mark Webber-Red Bull-Renault +44.2 secs
9º 17 Jaime Alguersuari-Toro Rosso-Ferrari +50.2 secs
10º 7 Felipe Massa-Ferrari +50.8 secs
11º 22 Nick Heidfeld-BMW Sauber-Ferrari +51.5 secs
12º 9 Rubens Barrichello-Williams-Cosworth +57.6
13º 14 Adrian Sutil-Force India-Mercedes +58.3 secs
14º 23 Kamui Kobayashi-BMW Sauber-Ferrari +59.5 secs
15º 16 Sebastien Buemi-Toro Rosso-Ferrari +63.1 secs
16º 10 Nico Hulkenberg-Williams-Cosworth +64.7 secs
17º 19 Heikki Kovalainen-Lotus-Cosworth +1 volta
18º 25 Lucas di Grassi-Virgin-Cosworth +2 voltas
Resultado final do campeonato de 2010:
Campeão: Sebastian Vettel, German, Red Bull-Renault, 256 pontos;
2º Fernando Alonso, Spanish, Ferrari, 252
3º Mark Webber, Australian, Red Bull-Renault, 242
4º Lewis Hamilton, British, McLaren-Mercedes, 240
5º Jenson Button, British, McLaren-Mercedes, 214
6º Felipe Massa, Brazilian, Ferrari, 144
7º Nico Rosberg, German, Mercedes GP, 142
8º Robert Kubica, Polish, Renault, 136
9º Michael Schumacher, German, Mercedes GP, 72
10º Rubens Barrichello, Brazilian, Williams-Cosworth, 47
11º Adrian Sutil, German, Force India-Mercedes, 47
12º Kamui Kobayashi, Japanese, BMW Sauber-Ferrari, 32
13º Vitaly Petrov, Russian, Renault, 27
14º Nico Hulkenberg, German, Williams-Cosworth, 22
15º Vitantonio Liuzzi, Italian, Force India-Mercedes, 21
16º Sebastien Buemi, Swiss, STR-Ferrari, 8
17º Pedro de la Rosa, Spanish, BMW Sauber-Ferrari, 6
18º Nick Heidfeld, German, BMW Sauber-Ferrari, 6
19º Jaime Alguersuari, Spanish, STR-Ferrari, 5
20º Heikki Kovalainen, Finnish, Lotus-Cosworth, 0.
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