2 de julho de 2020

Rede Globo rescinde contrato de transmissão do Campeonato Carioca, de forma unilateral.

A Globo rescindiu nesta quinta-feira (02/07/202), de forma unilateral, o contrato de transmissão do Campeonato Carioca. A decisão foi tomada após a alegação de quebra da exclusividade prevista no compromisso assinado com 11 clubes que disputam a referida competição, e a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ).

Apesar da rescisão unilateral, a emissora informou que manterá os pagamentos previstos para este ano, e segundo a mesma, os clubes com contrato e a FERJ foram informados da decisão na manhã desta quinta.

Resta ao público em geral aguardar as cenas dos próximos capítulos, pois, desde que não haja uma cláusula no contrato assinado entre as partes, que permita tal tipo rescisão, pois os outros 11 clubes não têm nada com a situação ocorrida com o Flamengo, assim como a Federação, talvez eles possam mover um processo contra Rede Globo, pelos prejuízos, diretos e indiretos, causados com essa rescisão.

Tal atitude, pode deixar a impressão que a emissora não levou em consideração os patrocinadores que com ela assinaram para esse campeonato, assim como os torcedores dos demais clubes, pois deixará os primeiros sem exibirem sua marca, e à todos sem assistirem os jogos de seus clubes, dando ainda a impressão, que só o Flamengo e sues torcedores têm valor de mercado.

Se a emissora entende que o Rubro-Negro está agindo sem amparo legal, e esse é um direito que lhe cabe, deve buscar o Judiciário para resolver a divergência, como bem, já está exercendo essa possibilidade, cobrando inclusive, seu prejuízo, se assim entender devido, e não tentar desestabilizar os demais clubes, que em nada colaboraram para a ocorrência dos fatos.

Leia na íntegra a nota da Rede Globo:

"A Globo anunciou hoje que não vai mais transmitir o Campeonato Carioca. A emissora rescindiu o contrato que mantinha com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e com os Clubes, mas manterá os pagamentos desta temporada.

No entendimento da Globo, o contrato foi violado ontem, quando a FlaTV exibiu ao vivo a partida entre Flamengo e Boavista. De acordo com o contrato, a Globo tinha exclusividade na transmissão dos jogos do Campeonato Carioca. A Federação e onze Clubes assinaram o compromisso. A exceção foi o Flamengo. Na ocasião da assinatura e por várias temporadas em que o contrato foi cumprido, a legislação brasileira previa que, para a transmissão de qualquer partida, era necessária a obtenção de direitos dos dois Clubes envolvidos. Legalmente, ninguém poderia transmitir os jogos do Flamengo no Carioca e só a Globo poderia transmitir os demais.

No dia 18 de junho, a Presidência da República editou a Medida Provisória 984, passando ao mandante dos jogos os direitos de transmissão. O Flamengo se baseou nessa MP para transmitir a sua partida ontem no Maracanã. A Globo entende que a Medida Provisória não poderia alterar um contrato celebrado antes de sua edição e protegido pela Constituição.

Como a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e os demais Clubes não foram capazes de garantir a exclusividade prevista no contrato, não restou à Globo outra alternativa além da rescisão e o encerramento das transmissões dos jogos do Carioca - incluindo os três jogos de hoje que encerram a quinta rodada da Taça Rio e que seriam exibidos no Sportv e no Premiere.

A Globo é parceira e incentivadora do futebol brasileiro há muitas décadas e entende a importância do esporte para Clubes, jogadores, marcas e torcedores. Exatamente por isso, apesar da decisão de rescindir o contrato imediatamente, a Globo está disposta a fazer os pagamentos restantes desta temporada, em nome da sua parceria histórica com o futebol e da sua boa relação com as equipes. Mas acredita que o futebol só será capaz de vencer as inúmeras dificuldades com planejamento e segurança jurídica para aqueles que investem altas quantias nesse negócio tão importante para o Brasil e para os brasileiros."

Fonte: https://globoesporte.globo.com/

Campeonato Carioca pode parar na Justiça se voltar antes da ...
Foto: Reprodução de internet

Nenhum comentário: