A Volkswagen apresentou o Nivus, seu novo crossover concebido inteiramente no Brasil, e que, em breve, estará à venda na América do Sul.
O Nivus foi projetado com base no Polo (assim como o T-Cross europeu, pois o T-Cross brasileiro é baseado no Virtus), mas com estética bem mais dinâmica e esportiva que o T-Cross. O novo modelo agradou tanto, que deve chegar à Europa no segundo semestre de 2021.
O Volkswagen Nivus é um modelo sem precedentes, não só para a empresa alemã, como para o próprio mercado de SUV/crossovers compactos. Até agora a receita básica era a carroceria quadrada, elevada altura do solo e carroceria. Mas o Nivus é um SUV de carroceria em formato cupê, que até agora eram exclusivos das marcas premium, como o Audi Q3 Sportback ou o BMW X6. Com esse conceito, a Volkswagen escolheu a linguagem do dinamismo para o Nivus e desenvolveu uma carroceria com a janela traseira e a coluna C inclinados, ao longo de linhas de um elegante suv com formas de cupê.
O Nivus mede 4,26 m de comprimento (20 cm a mais que o Polo), e se destaca pelo spoiler no teto e às lanternas brilhantes que se juntam às luzes, as quais se desenvolvem horizontalmente. A altura livre do solo, de 17,6 cm, é 2,75 maior que a observada no Polo, resultado de aumento de 1 cm no curso de suspensão, e outros 1,75 cm decorrentes da adoção de pneus 205/55 R17, que têm diâmetro 1,75 maior que os usados no Polo.
A largura da carroceria é a mesma do hatch médio, 1,75 metros, enquanto a altura é 5 cm maior - chegando a 1,49 metros - ainda assim cerca de 5 cm mais baixo que SUVs como o HR-V e o próprio T-Cross. A distância entre-eixos é a mesma do Polo, 2,56 metros, ou seja, 8,6m menor que o T-Cross. Mas como o Nivus é 7 cm maior que o T-Cross, o porta-malas foi beneficiado, chegando a 415 litros - quase o volume encontrado em um sedã médio.
Já a mecânica é a mesma básica do T-Cross Comfortline, ou seja, motor 200 TSI com 116/128 cv (G/E), e 20,4 Kgfm (200 Nm) de torque, associado sempre com transmissão automática de seis marchas AISIN. O câmbio do Nivus sofreu ajustes para se tornar ainda mais suave, e evitar trancos nas fases inciais de aceleração, especialmente em fase fria do motor, em 1ª e 2ª.
O interior é quase o mesmo do Polo, mas tem aparência mais sofisticada. O volante é o mesmo do ID.3 (novo carro elétrico da VW Europa), e a faixa central decorativa é em preto brilhante. O suporte de celular foi retirado e o grande diferencial é a nova e sofisticada central multimídia VW Play, recheada de novos recursos de conectividade, e conectada à Internet por meio do celular do proprietário. Essa central traz a conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio - o que explica a ausência do suporte de celular. O layout é horizontalizado, e contém duas telas de 10” para o painel e sensíveis ao toque no console.
O Nivus chegará ao mercado na próximas semanas com, provavelmente, uma oferta enxuta de versões: Comfortline e Highline. As duas vem com o motor 1.0 TSI Turbo e transmissão automática, sendo que a topo de gama, Highline, trará de série faróis full-LED, painel digital, multimídia VW Play.
Os preços oficiais das versões são: R$85.890 (Comfortline) e Highline 200 TSI por R$98.290.
É evidente que alguma canibalização acima (T-Cross) e abaixo (Polo) deve ocorrer, mas o Nivus, com seus preços, estética, e tecnologia inovadora, certamente fará a Volkswagen ganhar alguns pontos adicionais de participação de mercado, trazendo consumidores que estavam pensando em comprar SUV´s de outras marcas.
Fonte: https://www.car.blog.br/
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