Na área externa do Riocentro, onde acontece a oitava edição da LAAD, três grandes helicópteros chamam a atenção. Nas cores cinza (Marinha), verde escuro (Exército) e verde claro (FAB), os três EC-725 são os primeiros do lote de 50 unidades adquiridos para as Forças Armadas brasileiras. Os helicópteros estão no Brasil desde janeiro, quando foram iniciados em Itajubá (SP) os voos de treinamento dos militares brasileiros. “Pilotos e mecânicos das três forças treinaram e aprenderam juntos nas aeronaves”, conta Joel Fonseca, da Helibras, representante brasileira da Eurocopter. Os EC-725 também já estão prontos, e chegaram ao Riocentro voando. Além dessa ser a primeira vez que Marinha, Exército e Aeronáutica recebem juntos um mesmo modelo de aeronave, a aquisição dos EC-725 representa um passo a mais para a indústria nacional. “A ideia do projeto é envolver o parque industrial brasileiro para termos a capacidade de fabricar e manter as aeronaves aqui”, explica Joel Fonseca. Cada Força deve receber 16 aeronaves, e mais duas serão usadas pela Presidência da República. O projeto inclui ainda a transferência de tecnologia, que permitirá que em 10 anos já exista uma indústria de helicópteros no Brasil. A previsão é do Major Brigadeiro-do-Ar Dirceu Tondolo Nôro, da COPAC, que participa do processo de aquisição dos EC-725. Segundo ele, o projeto envolve a criação de até 20 mil empregos diretos e indiretos com esse projeto. “Quando você nacionaliza e aprende a fazer, gera de 4 a 5 vezes mais emprego”, explica o Brigadeiro. Será criada no Brasil uma linha de montagem dos helicópteros, que além de aplicações militares também tem uma versão semelhante destinada ao mercado civil. Também serão transferidos para cá a produção dos motores e da aviônica, que são os sistemas eletrônicos do EC-725. Ao todo, são 22 projetos de transferência de tecnologias, que envolvem até o uso de materiais compostos em aeronaves. Na Força Aérea Brasileira, os EC-725 já receberam a desginação H-36. As primeiras unidades vão operar a partir do 1/8 Grupo de Aviação, na Base Aërea de Belém. Também receberam treinamento na Helibrás militares do Grupo Especial de Ensaio em Voo (GEEV). Saiba mais sobre o H-36 (EC-725): Tripulação: 2 pilotos e até 28 combatentes Peso máx. de decolagem: 11.000 Kg Velocidade de cruzeiro: 262 km/h Alcance com tanque standard: 808 km Comprimento (com rotor girando): 19,50 m Comprimento da fuselagem: 16,79 m Altura: 4,97 m Diâmetro do rotor principal: 16,20 m Fonte: Agência Força Aérea
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