Fonte parcial: www.grandepremio.com.br
Aos 38 anos, Dario Franchitti alcançou neste domingo (16) em Las Vegas o quarto título da Indy, seu terceiro consecutivo. No entanto, sua conquista foi completamente ofuscada pela tragédia que ceifou a vida de seu ex-colega de Andretti, Dan Wheldon, vítima fatal de um múltiplo acidente na volta 12 da prova. Certamente, o escocês terá poucos motivos para comemorar depois de dia tão trágico para a história do automobilismo.
O tetracampeonato de Dario é reflexo de uma das carreiras mais bem bem-sucedidas de um piloto na América do Norte, pautada pelos grandes desempenhos do escocês em pistas ovais e pela extrema regularidade. Além disso, o triunfo expõe umas das parcerias mais vitoriosas da história da Indy, entre Franchitti e a Ganassi.
Embora tenha construído a base de sua carreira na Europa, foi nos EUA que o marido da atriz Ashley Judd encontrou o sucesso e os títulos. Franchitti, claro, iniciou pelas categorias de monopostos tradicionais na Inglaterra. Mais tarde, aos 22 anos e lembrando, inclusive, o caminho do primo Paul di Resta, Franchitti trocou os fórmulas pelos carros de turismo do DTM.
Foram dois anos na categoria alemã, sendo que o melhor resultado aconteceu em 1996, com o quarto lugar na classificação. O ano seguinte marcaria o início da carreira de Franchitti nos EUA. Foi por meio da ligação com a Mercedes no DTM que o jovem escocês conseguiu a vaga na equipe Hogan da Champ Car. Franchitti ficou por lá apenas uma temporada.
Depois, veio a transferência para a Green e o vice-campeonato em 1999, depois de uma dura batalha contra Juan Pablo Montoya, o campeão daquele ano. O escocês ainda sofreu com a morte do amigo Greg Moore no final daquela temporada. E viveu em 2000 um dos piores anos da carreira, apesar da chance na F1.
Ironia do destino, ou não, o fato é que neste domingo Dario provou o gosto de uma conquista de título tão amarga quanto Juan Pablo em 1999. Na oportunidade, o colombiano sagrou-se campeão da Indy na última corrida daquela temporada, em Fontana, circuito que vitimou o canadense, vítima de outro acidente brutal no começo daquela prova.
Dario, como tantos outros, flertou com a categoria máxima. Mas o contato veio apenas como piloto de teste na Jaguar em 2000, por influência do compatriota e mentor Jackie Stewart. E não passou disso. Sem chance de garantir um lugar como titutar, Franchitti decidira permanecer nos EUA.
Em 2002, a Green decidiu correr nas 500 Milhas de Indianápolis pela então IRL, dada a separação das categorias. Dario foi apenas o 19° na prova. A transferência para a categoria de Tony George aconteceu no ano seguinte, junto com a parceria entre a Green e a Andretti.
Na Indy, o primeiro título veio em 2007, depois de quatro vitórias, incluindo as 500 Milhas. No ano seguinte, temporada que marcaria a unificação de IRL e Champ Car, Franchitti iniciou a parceria que hoje o tornou tetracampeão na Indy. Com a equipe de Chip Ganassi, o escocês decidiu alçar voos mais altos e foi correr na Nascar em 2008. Mas a investida não foi das mais bem-sucedidas e o piloto acabou retornando à Indy em 2009.
A partir daí, Franchitti colecionou vitórias e três títulos consecutivos (2009, 2010 e 2011), sempre pela Ganassi. Os últimos três anos, a soma Ganassi/Franchitti tem se mostrado das mais vitoriosas. Foram 12 triunfos, incluindo as 500 Milhas de Indianápolis ano passado.
OS CAMPEÕES:
2011 - Dario Franchitti-Escócia-Chip Ganassi/Honda
2010 - Dario Franchitti-Escócia-Chip Ganassi/Honda
2009 - Dario Franchitti-Escócia-Chip Ganassi/Honda
2008 - Scott Dixon-N.Zelândia-Chip Ganassi/Honda
2007 - Dario Franchitti-Escócia-Andretti Green Honda
2006 - Sam Hornish Jr-EUA-Pensk/Honda
2005 - Dan Wheldon-Inglaterra-Andretti Green/Honda
2004 - Tony Kanaan-Brasil-Andretti Green/Honda
2003 - Scott Dixon-N.Zelândia-Chip Ganassi/Toyota
2002 - Sam Hornish Jr-EUA-Panther/Chevrolet
2001 - Sam Hornish Jr-EUA-Panther/Chevrolet
OS VICES:
2011 -Will Power-Austrália-Pensk/Honda
2010 - Will Power-Austrália-Pensk/Honda
2009 -Scott Dixon-N.Zelândia-Chip Ganassi/Honda
2008 - Hélio Castro Neves-Brasil-Pensk/Honda
2007 -Scott Dixon-N.Zelândia-Chip Ganassi/Honda
2006 - Dan Wheldon-Inglaterra-Chip Ganassi/Honda
2005 -Tony Kanaan-Brasil-Andretti Green/Honda
2004 -Dan Wheldon-Inglaterra-Andretti Green/Honda
2003 -Gil de Ferran-Brasil-Pensk/Toyota
2002 - Hélio Castro Neves-Brasil-Pensk/Chevrolet
2001 - Buddy Lazier-EUA-Helmegar
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