16 de outubro de 2011

Última etapa da Indy, em Las Vegas foi paralisada devido a grave acidente que acaba vitimando fatalmente Dan Wheldon.



Um fortíssimo acidente no começo da corrida final da Indy em Las Vegas envolveu 15 dos 34 carros participantes, incluindo o concorrente ao título Will Power, e paralisou a prova pelos múltiplos destroços. A situação mais grave aconteceu com Dan Wheldon, que acabou catapultado e foi parar direto no muro do oval.

Após um longo trabalho para ser retirado do carro, Wheldon foi transferido de helicóptero para o University Medical Center de Las Vegas. J.R Hildebrand e Pippa Mann estão passando por exames no mesmo hospital, para onde foram transferidos de ambulância.

Líder da prova no momento da batida, Tony Kanaan afirmou que nunca viu uma batida de tamanha proporção e ressaltou que as características da pista favoreciam esse tipo de acidente. “Uma pista com tanta gente assim, correndo tão perto, é potencial para um desastre. Nunca tinha visto algo assim na minha carreira”, declarou.

Em razão deste grave acidente na prova de Vegas, o vencedor da Indy 500, Dan Wheldon, de 33, não resistiu aos ferimentos e faleceu. O inglês campeão de 2005 deixa esposa e dois filhos.

Dan Wheldon chegou na Indy em 2002, pela Panther, depois de conquistar o vice-campeonato da F-Atlantic no ano anterior. O piloto também competiu pela Andretti Green, pela Ganassi, pela equipe de Bryan Herta e, por último, para Sam Schmidt. Foi campeão em 2005 pela Andretti, vencendo as 500 Milhas de Indianápolis, prova que viria voltar a conquistar em 2011.

Após a conquista, o piloto se tornou o testador oficial do novo carro da categoria, que estreia no próximo ano. Wheldon foi o único piloto escolhido para participar da trágica etapa e Las Vegas valendo os US$ 5 milhões. Caso ele vencesse, dividiria o prêmio com um fã.

A corrida, interrompida na 11ª volta, acabou sendo cancelada em virtude da morte do inglês. Os demais pilotos, depois de longa reunião com a direção da Indy, decidiram percorrer cinco voltas na pista de Las Vegas para homenagear o colega.


* 1978
+ 2011

Nenhum comentário: