Fonte: http://grandepremio.com.br
A lista de sucessos de Nelsinho Piquet na Nascar segue crescendo. Neste sábado (18), o piloto encontrou uma belíssima forma de homenagear seu pai, Nelson, que completou 60 anos de vida nesta sexta-feira: com uma vitória. Depois de largar na segunda posição, o piloto da Turner faturou a etapa de Michigan da Truck Series, sua primeira em um circuito oval nas divisões nacionais da Nascar.
Com uma estratégia de economizar combustível, o brasileiro entrou nos boxes pela última vez a 43 voltas do fim. A partir daí, foi administrar o equipamento para tentar dar o pulo do gato. O plano se mostrou ótimo. Nas últimas passagens, a tensão ainda cresceu, visto que a diferença para o segundo colocado, Jason White, que era de 15s a cinco giros do fim, caiu pela metade. Mas parou por aí. Dakota Armstrong terminou em terceiro. Outro brasileiro a disputar a prova, Miguel Paludo largou em terceiro e terminou na 10ª posição.
Antes da mudança na estratégia, Piquet se envolvera em um toque com Kurt Busch, enquanto os dois disputavam a liderança nos estágios iniciais da corrida em Michigan. Depois de cair para a 15ª posição, ele rapidamente escalou o pelotão e retornou ao top-5.
Esta foi a segunda vitória de Piquet nas divisões nacionais da Nascar. A primeira veio em junho, em prova da Nationwide no circuito misto de Road America. Em ovais, o ex-piloto de F1 havia vencido em Bristol, mas pela K&N Series, uma divisão regional do certame estadunidense.
A conquista de Nelsinho se torna ainda mais especial pela proximidade com o aniversário de seu pai. Ele era um dos que homenageava Nelsão, no capacete e no carro. O casco usado neste sábado foi uma réplica do modelo que ‘Piket’ utilizava no começo de carreira, nos anos 1970. A grafia diferente no sobrenome foi uma tentativa daquele que viria a se tornar o primeiro brasileiro tricampeão mundial de F1 burlar a resistência imposta por seu pai com relação a sua participação nas competições automotivas. Além disso, na carenagem da camionete pilotada por Nelsinho hoje estava o desenho do bólido dirigido por Nelsão na temporada de 1974 da Super Vê.
Jason White acabou a corrida na segunda colocação, com Dakoda Armstrong, Parker Kligerman e James Buescher completando os cinco melhores da prova deste sábado (18). Ty Dillon, Joey Coulter, Brad Keselowski, Kurt Busch e o brasileiro Miguel Paludo completaram o top-10 da etapa.
A próxima etapa da categoria acontece na quarta-feira (22) no circuito oval de Bristol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário