25 de agosto de 2015

Morre Justin Wilson, piloto inglês da Fórmula Indy.

Fonte: http://grandepremio.uol.com.br/


Nesta segunda-feira (24/08) o mundo do automobilismo chora mais uma perda de um piloto em atividade, pois em Allentown, nos Estados Unidos, morreu o piloto inglês Justin Wilson

Competindo pela equipe Andretti nas 500 Milhas de Pocono, disputadas na tarde de domingo, Wilson foi atingido na cabeça por um pedaço de carenagem que foi lançado de volta à pista no acidente iniciado por Sage Karam, que liderava a corrida, mas perdeu o carro, rodou e bateu na barreira de segurança. Enquanto deslizava pela pista, a Andretti de Wilson cruzou a imagem e bateu de frente, com o bico na barreira. Apenas na repetição aberta da imagem, ficou claro o que tinha acontecido, o piloto foi atingido de forma fortuita pela carenagem, e aparentemente sem consciência, bateu.

Justin foi transportado de helicóptero para o hospital após o acidente, e horas mais tarde um comunicado divulgado pela Indy informou que ele estava em coma e em estado grave. A 'Associated Press' e a NBC foram as primeiras a confirmar a informação, e a Indy fez o anúncio oficial às 22h15 (de Brasília).

Na carreira nos monopostos norte-americanos, Wilson conquistou sete vitórias, quatro na CART e três na fase da IndyCar. O último triunfo foi no Texas, em 2012, correndo pela Dale Coyne. Ele deixou a equipe no fim do ano passado e voltou a competir em regime parcial pela Andretti neste ano. 

A próxima etapa da Indy, decisiva para o campeonato de 2015, acontecerá no próximo domingo, 30/08, em Sonoma, na Califórnia.

Wilson também teve passagem pela F1. Em 2003, disputou a primeira parte da temporada pela Minardi e, para as últimas cinco etapas da temporada, foi contratado pela Jaguar para substituir o brasileiro Antonio Pizzonia. Pelo time, chegou em oitavo no GP dos Estados Unidos e marcou seu único ponto no Mundial.

Justin Wilson é o primeiro piloto a morrer na Indy desde Dan Wheldon, também inglês, que perdeu a vida em um acidente múltiplo no oval de Las Vegas na última etapa da temporada 2011. Aquela foi também a última prova do antigo carro da Indy. Em 2012, a categoria introduziu o DW12, fabricado pela Dallara e nomeado em homenagem a Wheldon, e nenhuma fatalidade havia acontecido.

Outra coincidência diz respeito à ligação de ambos com a equipe Andretti. Embora estivesse correndo pela Schmidt em Las Vegas, Wheldon, vencedor das 500 Milhas de Indianápolis daquele ano, retornaria para o time de Michael Andretti no ano seguinte. Dan foi campeão da Indy pelo time em 2005.


Nenhum comentário: