Fonte: http://grandepremio.uol.com.br/
Cercada de expectativa, a estreia da equipe norte-americana Haas teve dois momentos bem distintos durante a disputa do GP da Austrália, etapa de abertura da temporada 2016 da F1, neste domingo (20). Na volta 19 da prova, Esteban Gutiérrez foi envolvido por Fernando Alonso no fortíssimo acidente que marcou a prova e provocou o grande susto do dia. A direção de prova determinou a interrupção da corrida com bandeira vermelha, e isso foi benéfico para Romain Grosjean. O franco-suíço se valeu de um ótimo desempenho do carro e de uma estratégia peculiar para levar o mais novo time da F1 aos pontos logo em sua primeira prova.
O feito é enorme em comparação com o que fizeram as últimas equipes que se atreveram a entrar na F1. A última vez que a categoria viu a entrada de novos times foi em 2010, quando HRT, Virgin (hoje, Manor) e Caterham estrearam no Mundial. Delas, apenas a Marussia, que assumiu a estrutura da Virgin, chegou aos pontos em 2014, com o nono lugar logrado por Jules Bianchi no GP de Mônaco daquele ano.
Grosjean largou em 19º, andou com um bom ritmo no pelotão intermediário e foi muito ajudado pela bandeira vermelha. A interrupção com que o piloto aproveitasse a chance para trocar os pneus macios pelos médios e seguir assim até o fim da corrida para terminar em sexto lugar, cravando nada menos que oito pontos para ele e também para a Haas.
Ao fim da prova, Grosjean vibrou muito com a conquista. “É como se a gente estivesse subido no topo do pódio. Foi uma corrida incrível, um circuito incrível. A Austrália nunca foi muito bacana para mim, então finalmente vesti novas cores, e funcionou”, comemorou o piloto, destacando a mudança da equipe. Até o ano passado, Romain era piloto da Lotus, que foi comprada pela Renault.
“Podemos melhorar em muitas áreas, mas este resultado vai ser um grande impulso para todos e vai nos dar muita confiança”, acrescentou.
Na visão de Grosjean, a estratégia peculiar foi a chave do seu grande resultado em Melbourne. “A chave foi a estratégia, já que pudemos trocar os pneus sob bandeira vermelha. Ficamos livres de fazer um pit-stop, ficando com os médios por 39 voltas. Não foi fácil, já que não tínhamos referência, mas fizemos tudo certo e conseguimos”, complementou.
A conquista foi ainda mais significativa porque a Haas foi a primeira equipe desde a Toyota a pontuar em sua estreia sendo um time totalmente saindo do zero. A equipe japonesa teve Mika Salo como sexto lugar do GP da Austrália de 2002.
Em 2009, a Brawn GP venceu em Melbourne com Jenson Button, mas o time foi resultado da compra do espólio da Honda, que havia deixado o grid no ano anterior, por Ross Brawn, que batizou seu time, vendido para a Mercedes em 2010.
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