A Federação de Futebol do Rio divulgou a tabela do Campeonato Carioca 2021.
A principal novidade é a fórmula de disputa da fase principal, quando um representante da etapa preliminar se junta aos demais participantes. Ao contrário do que ocorreu nas edições anteriores, os 12 clubes jogarão em turno único.
Serão 11 rodadas. Ao final, os quatro primeiros se classificarão para as semifinais, de onde sairão os dois finalistas. Estas duas últimas fases serão disputadas em dois jogos cada. Ao todo, o Carioca utilizará 15 datas, duas a menos do que a edição 2020 e uma a menos do que o calendário da CBF oferece para os Estaduais na próxima temporada.
A fase principal foi chamada de Taça Guanabara. A equipe que, ao final das 11 rodadas, somar mais pontos ficará com o tradicional troféu. Já a Taça Rio será uma espécie de consolação, decidida entre os quatro clubes que terminarem entre a 5ª e a 8º colocação.
A primeira rodada está marcada para o fim de semana dos dias 26 e 27 de fevereiro. O Fluminense irá estrear contra o Resende. O Vasco jogará com a Portuguesa. O Botofogo enfrentará o Boavista. Já o Flamengo, atual bicampeão carioca, jogará contra o melhor colocado da fase premilimar, que será disputada entre os dias 16 de janeiro e 20 de fevereiro.
A 1ª rodada:
Os clássicos também já estão definidos. O primeiro será o Fla-Flu, na terceira rodada, marcada para os dias 13 e 14 de março. Vasco e Botafogo se enfrentarão na rodada seguinte.
Os clássicos da Taça Guanabara:
Flamengo x Fluminense (3ª rodada)
Vasco x Botafogo (4ª rodada)
Botafogo x Flamengo (6ª rodada)
Fluminense x Vasco (7ª rodada)
Flamengo x Vasco (9ª rodada)
Fluminense x Botafogo (10ª rodada)
Outra novidade anunciada pela Ferj é o fim da fase preliminar a partir de 2022. Ela será substituída pela Série A2. Já a primeira divisão terá apenas 12 participantes.
O Flamengo, atual bicampeão, e maior vencedor do campeonato com 36 títulos, busca o seu sexto tricampeonato consecutivo, algo alcançado em 1942-44, 1978/79/79especial, 1953-55, 1999-2001, 2007-09
Fonte: https://extra.globo.com/
Fotos: https://bolaamarelafc.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário