16 de fevereiro de 2008

Ford revela Fiesta 2009, site: www.revistaautoesporte.globo.com




A Ford revelou as primeiras imagens e informações do novo Fiesta, que agora passa a ser o carro global da marca. A nova geração do hatch já tem versão nacional programada para ser produzida em Camaçari (BA) em 2010. O modelo adota as linhas de design Kinetic, estreada no ano passado no sedã médio Mondeo e o monovolume S-Max. A novidade será apresentada ao público no Salão de Genebra, que inicias suas atividades no dia 6 de março.



O novo Fiesta é uma versão definitiva do conceito Verve, apresentado no Salão Frankfurt do ano passado. Segundo a montadora, ele será produzido inicialmente apenas da Europa, nas fábricas da marca em Colonia (Alemanha) e Valencia (Espanha), já no final deste ano. Além de suprir o mercado europeu, o modelo fabricado por lá também será vendido na Ásia, África do Sul, Austrália e nas Americas. A Ford ainda revela em comunicado à imprensa que este é seu primeiro veículo lançado sob o 'processo de desenvolvimento de produtos globais', que visa hegemonizar a frota da marca por todo o mundo.



São seis as opções de motorização, todos quatro cilindros: quatro a gasolina – 1.25 litro de 60 cv e 80 cv, 1.4 Duratec de 91 cv e 1.6 Ti-VCT de 115 cv – e duas, a diesel, 1.4 Duratorq de 68 cv e 1.6 de 90 cavalos. A transmissão pode ser automática (Durashift) de quatro marchas, ou manual de cinco velocidades. A Ford ainda não revelou detalhes sobre o desempenho do carro, que chega, a princípio, somente na versão com carroceria hatchback. A versão sedã também é esperada, uma vez que a marca apresentou em Detroit justamente um modelo sedã do carro-conceito Verve.


32 anos de Fiesta


O plano de comercializar o Fiesta no mundo inteiro surgiu no final de década de 1960, quando a, marca satisfeita com os resultados obtidos com a primeira geração do Escort (1968), percebeu que o segmento de carros compactos vinha ganhando certa relevância pelo mundo.


Após a autorização de Henry Ford II, a primeira geração do Fiesta de produção foi apresentado no Salão de Detroit em 1975.


A segunda geração surgiu em 1983, e conquistou a liderança no mercado europeu. A terceira versão do Fiesta, lançada em 1989, foi a primeira a chegar no Brasil.


Cinco anos mais tarde a marca renovou o carro mais uma vez. Em 1992, veio a quinta geração do carro, que vigorou até 1999. O carro mudou completamente em 2002. No ano passado, a Ford do Brasil efetuou pequenas mudanças no Fiesta nacional, adequando-o ao estilo Kinetic.

Nenhum comentário: