11 de junho de 2008

O Detro homologou o resultado da licitação para a exploração de quatro linhas de ônibus que ligarão a Baixada Fluminense à Barra da Tijuca!

O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) homologou nesta sexta-feira o resultado da licitação para a exploração de quatro linhas de ônibus, que ligarão Nilópolis, Japeri, Queimados, Belford Roxo, Mesquita e São João do Meriti, na Baixada Fluminense, à Barra da Tijuca, beneficiando uma população de mais de dois milhões de pessoas. As empresas vencedoras foram a Auto Lotação Ingá Ltda, Transportadora Tinguá Ltda e Expresso Cruzeiro do Sul Ltda, que pagarão ao Estado um total de R$ 9.820.000,00 pela outorga para exploração das linhas, nas quais o índice de redução no valor da passagem chega a 33%. Os contratos devem ser assinados na próxima semana e, a partir daí, as empresas terão 90 dias para começar a operar.

A entrega das propostas foi feita na última quarta-feira e, segundo resultado publicado hoje pelo Detro no Diário Oficial, a Auto Lotação Ingá Ltda foi vencedora para operar as linhas Belford Roxo-Barra da Tijuca e Queimados-Barra da Tijuca – com interligação até Japeri – pelas quais pagará outorgas ao Estado de R$ 1.652.000,00 e R$ 1.901.000,00, respectivamente.

Essas duas linhas também serão operadas pela empresa Transportadora Tinguá Ltda, segunda colocada, com as ofertas de R$ 1.594.000,00 e R$ 1.873.000,00 ao Estado. A empresa Expresso Cruzeiro do Sul venceu a licitação para os trajetos São João do Meriti-Barra da Tijuca, pelo qual pagará R$ 1.100.000,00, e Mesquita-Barra da Tijuca – com interligação até Nilópolis – cujo valor oferecido pela outorga foi de R$ 1.700.000,00.
Os custos das passagens serão os seguintes: Queimados-Barra da Tijuca – R$ 6,30; Belford Roxo-Barra da Tijuca – R$ 4,60; Mesquita-Barra da Tijuca – R$ 4,80 e São João de Meriti-Barra da Tijuca – R$ 4,00. Pelas linhas de interligação o passageiro pagará mais R$ 3,16, entre Japeri e Queimados e R$ 1,03 entre Nilópolis e Mesquita. Estes valores, levando-se em conta as tarifas das linhas interligadas, representam uma redução média de 23% nos gastos atuais com as viagens entre Baixada Fluminense e Barra da Tijuca, ou seja, uma economia mensal de R$ 129,30 ou R$ 1.551,60 ao ano.

– Esta é uma importante vitória para a inclusão social já que muitos trabalhadores da Baixada Fluminense vêm sendo excluídos do mercado de trabalho da Barra da Tijuca, um dos que mais cresce no estado, em função do alto custo no valor das passagens. Isso, sem falar no tempo gasto hoje diariamente, em diversas baldeações, o qual em alguns casos soma mais de oito horas de trajeto casa-trabalho-casa – comemora Rogério Onofre, presidente do Detro, acrescentando que alguns trabalhadores saem de casa às 2 horas da manhã para conseguir chegar aos seus empregos.

O recebimento das propostas quase foi suspenso na última quarta-feira em função de uma liminar concedida à Câmara Comunitária da Barra da Tijuca pelo juiz Cláudio dell'Orto, da 3ª Vara da Fazenda Pública do Estado, a qual, porém, foi suspensa pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Murta Ribeiro. Entre os questionamentos feitos está a alegação de que as novas linhas sobrecarregariam o trânsito na Linha Amarela e de outras vias da Barra da Tijuca. Rogério Onofre, porém, rebate este pressuposto.

– Os 208 ônibus previstos para circularem nas linhas propostas pelo Detro entre Baixada Fluminense e Barra da Tijuca não irão interferir negativamente no tráfego dessa região. Ao contrário, os estudos de viabilidade realizados por nossos técnicos demonstram que, atualmente, mais de mil veículos piratas – entre vans e ônibus – trafegam por ali e, com o transporte convencional e incremento da fiscalização, eles deixarão de rodar. Além disso, estimamos a redução do número de carros de passeio que fazem o trajeto com freqüência, pois nas novas linhas circularão ônibus que, além de rapidez, oferecerão conforto aos seus usuários – justifica Onofre, lembrando que todos os veículos dessas linhas circularão com ar-refrigerado e 10% da frota terão equipamento especial para atender portadores de necessidades especiais.

Ele afirma que alguns interesses estão sendo feridos com esta licitação, citando as empresas de ônibus que operam hoje na região, as quais perderão passageiros, e a concessionária da Linha Amarela, que sofrerá redução na arrecadação com o pedágio em função da redução dos "piratas" e dos carros de passeio.

Os recursos obtidos pelo Estado pelas outorgas – que serão pagos em 24 parcelas mensais – deverão ser aplicados em corredores expressos que melhorarão as condições de tráfego em vias da Região Metropolitana. Onofre disse, ainda, que o governador do estado, Sérgio Cabral, em viagem à Grécia, comemorou a realização de mais esta etapa da licitação.

– A ligação entre a Baixada Fluminense e Barra da Tijuca está se tornando realidade graças ao empenho direto do governador Sérgio Cabral, que elegeu o projeto como uma das prioridades de sua administração. Ele, mesmo viajando, acompanhou atentamente, por meio de diversas ligações, o desenrolar do processo na última quarta-feira – afirmou Rogério Onofre.

Com essas novas linhas já somam cinco os trajetos licitados entre Baixada Fluminense e Barra da Tijuca. O contrato referente à linha Duque de Caxias-Barra, via Magé, foi assinado em março pelo governador Sérgio Cabral e as empresas Vera Cruz e Santo Antônio. A previsão é de que esta comece a ser operada no final deste mês. No total, até agora, o Estado já tem garantido em outorga mais de R$ 14 milhões. O próximo passo do processo será voltado para a criação das linhas Japeri- Barra da Tijuca (via Queimados), Nova Iguaçu-Barra da Tijuca e Nilópolis-Barra da Tijuca.

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