13 de junho de 2008

Começa licitação das linhas de ônibus que circulam no Rio

Começa licitação das linhas de ônibus que circulam no Rio , site: http://www.odia.com.br/
Primeira etapa abrange apenas 20% das linhas com concessão de 10 anos
Rio - O prefeito Cesar Maia apresentou no Diário oficial desta sexta-feira o edital para licitação para apenas 20% das linhas de ônibus que circulam na cidade do Rio de Janeiro. São 93 linhas com prazo de concessão de 10 anos.

Em seu ex-blog, o prefeito dá detalhes. Segundo a divulgação, serão licitadas uma a uma, 93 linhas de ônibus nesta primeira etapa, que alcança praticamente 20% das linhas de ônibus autorizadas. Vencida esta etapa, será aberta a segunda, que depende do resultado da primeira para as sincronizações e integrações multi-vetoriais.

As linhas em licitação abrangem corredores das zonas Sul, Norte e Barra/Jacarepaguá. As licitações prevêem prazo de dez anos, tarifa máxima de R$2,10, ônibus urbano tipo 1, gratuidades atuais incluídas nas tarifas, 10% iniciais da frota movida a biodiesel até 50% no final da concessão, equipamentos para integração, ônibus devem ter GPS e câmeras, todas as linhas devem ter porcentagem para cadeirantes, freqüência da frota de 30% de madrugada, e desconto na tarifa de 30% para integração com ônibus, metrô, barcas e trem.

(...)
Polêmica
Nesta quinta-feira, o vereador Eliomar Coelho foi ao Ministério Público, que garantiu ser inconstitucional qualquer tipo de prorrogação das permissões das linhas. O tema tem causado muita polêmica. A Camara dos Vereadores, através de seis comissões, chegou a fazer o PLC 65/2008 que estendia até 40 anos as permissões para as linhas de ônibus. Em função da péssima repercussão na mídia, muitos vereadores retiraram a assinatura, mas o projeto ainda está na Casa. Eliomar Coelho foi o autor da denúncia sobre a tentativa de prorrogar as permissões e entrou com representação na 2ª Promotoria de Justiça, Tutela Coletiva e Cidadania do Ministério Público do Rio de Janeiro, que abriu inquirido civil público.
Conheça abaixo as linhas que estão sendo licitadas nesta etapa:
121 Real,
123 Real,
125 Saens Peña,
136 São Silvestre,
158 Amigos Unidos,
172 Real,
176 Amigos Unidos,
177 Amigos Unidos,
180 São Silvestre,
184 São Silvestre,
210 Braso Lisboa,
217 Saens Peña,
220 Tijuquinha,
222 Vila Isabel,
226 Tijuquinha,
229 Tijuquinha,
239 Verdun,
247 Verdun,
254 Acari,
260 Estrela,
261 Via Rio,
267 Futuro,
A extinta 274 (Tiradentes-Méier) com 11 veículos, era operada pela Braso Lisboa,
277 Acari,
284 Novacap,
296 Estrela Azul,
298 Madureira Candelária,
300 Via Rio,
310 Estrela Azul,
311 EstrelaAzul,
312 Nossa Senhora de Lourdes,
324 Ideal,
326 Ideal,
328 Paranapuã,
334 Erig,
A extinta 343 (Tiradentes-Cordovil) com 18 veículos, era operada pela Madureira Candelária,
349 Madureira Candelária,
350 Rubanil,
351 Rubanil,
362 Vila Real,
379 América,
382 Pégaso,
409 Saens Peña,
410 Transurb,
422 Transurb,
433 Vila Isabel,
401 Alpha,
413 Alpha,
415 Alpha,
438 Vila Isabel,
455 Verdun,
472 Braso Lisboa,
484 Breda Rio,
497 Breda Rio,
498 Breda Rio,
607 Acari,
621 Nossa Senhora de Lourdes,
622 Nossa Senhora de Lourdes,
625 Nossa Senhora de Lourdes,
629 Rubanil,
630 Penha Rio,
634 Paranapuã,
636 Redentor,
638 Três Amigos,
639 Caprichosa,
651 Estrela,
652 Estrela,
A extinta 675 (Méier-Penha) com 27 veículos, era operada pela JAL,
676 Três Amigos,
680 Penha Rio,
691 Transurb,
696 Ideal,
701 Litoral Rio,
702 Litoral Rio,
708 Santa Maria,
712 Três Amigos,
730 Litoral Rio,
733 Barra,
736 Santa Maria,
747 Santa Maria,
748 Barra,
751 Redentor,
752 Redentor,
753 Futuro,
755 Futuro,
766 Barra,
774 Caprichosa,
780 Santa Maria Turismo,
905 Caprichosa,
910 Paranapuã,
917 Novacap,
1094 (frescão) Via Rio
S 20 Pégaso,

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