Modelo também deve ser produzido em São Bernardo do Campo e exportado para o México.
(02-06-08) - Que o Fiesta Sedan de nova geração será feito no México nossos leitores já sabem. O que é uma novidade e tanto é que a Índia terá, até setembro deste ano, a versão sedã do Ka, chamada por lá de Ford Ikon. Esse mesmo modelo chegou ao Brasil, importado do México, como Ford Fiesta Sedan. Agora, com a produção do novo Fiesta no México, e considerando o acordo comercial que este país e o Brasil mantêm, tudo indica que as coisas vão se inverter: o novo Fiesta será feito no México e importado para o Brasil sem impostos. Em troca, o Brasil enviará a versão sedã do Ka ao irmão do norte.Além da informação, divulgada pela primeira vez pela revista indiana Overdrive (www.overdrive.in), temos as imagens de como o modelo deve ser, feitas pelo designer holandês Martijn Lemmens.
As projeções levaram em consideração a nova identidade visual da marca, chamada de “Kinetic”, e o fato de que, como qualquer veículo criado para custar pouco, o investimento em seu desenvolvimento deve ser baixo. Assim, o carro manterá boa parte das peças do Ka atual e o mesmo entreeixos. O máximo que pode acontecer é a versão sedã do Ka receber a mesma plataforma usada pelo Ikon, um pouco mais generosa em termos de espaço interno.Quando apuramos a história, ouvimos de tudo um pouco.
O argumento mais absurdo de quem negava a veracidade da informação era que “não havia mercado” para um Ka Sedan no Brasil. Das duas, uma: ou quem nos disse isso duvidava de nosso conhecimento ou a própria fonte ignorava o que acontece hoje nas concessionárias. Basta ver os números de venda do Chevrolet Classic e do Fiat Siena, além do futuro renascimento do VW Voyage, para notar o quanto essa desculpa não serve. Pensem em outra, senhores: gargalos industriais costumam ser mais convincentes. Afinal, sendo o Ka um carro “tão legal, mas tão legal” que poderia ser o primeiro filho ou o atacante do seu time, como diz a propaganda, por que não ter mais um filho ou colocar um craque para jogar e virar o jogo?Mesmo ouvindo negativas tão fracas, também ouvimos confirmações. Espere o carro também para 2010, apenas na versão com quatro portas.
A data confirma a estratégia industrial de enviar o Ka Sedan, ou Ikon, para o México e receber em troca o Fiesta de nova geração, mantendo o atual em linha por mais algum tempo. O estilo com traseira alta deve garantir um excelente espaço para carga e o preço, que já é hoje extremamente competitivo, deve ser outro trunfo do novo sedãzinho para países emergentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário