Quem vê aquele rapaz baixinho, barbudo e sorridente não imagina que ele é um dos melhores pilotos brasileiros – e um dos que mais trabalha – da atualidade. O mais novo campeão da Stock Car, Ricardo Mauricio, sabe a magnitude da conquista obtida neste domingo, pois já passou por poucas e boas em sua carreira, que foi iniciada há 19 anos, no kart.
Nascido em 7 de janeiro de 1979, Ricardinho (como é chamado no paddock) teve um início de carreira glorioso, com muitas vitórias no kart e um título incontestável em sua estréia nos monopostos, na extinta F-Ford em 1995. Focado em ir para a F-1, pegou o caminho tradicional e foi rumo à Europa.No Velho Continente, a caminhada de Mauricio começou o terceiro lugar na Copa das Nações da F-Opel e duas temporadas na F-3, que lhe renderam o vice-campeonato na tradicional corrida de Macau. O bom desempenho rendeu a ida à F-3000 Internacional, principal categoria de acesso à F-1. Em alta e com um bom patrocinador, Ricardinho tinha certeza de que seu sonho estava cada vez mais próximo, mas o tempo mostrou exatamente o contrário.Foram quatro temporadas, uma pela Super Nova e três pela Red Bull Jr., com resultados abaixo do esperado. Em quatro temporadas, Mauricio obteve quatro pódios – um segundo (Hungria 2001) e três terceiros (Hungria 2000, Bélgica 2001 e Brasil 2002) –, que acabaram não sendo suficientes para garantir seu futuro. Em 2003, Mauricio teve de regredir uma etapa e disputar a F-3 Espanhola. Pilotando pela Racing Engineering, a temporada de Ricardo foi esplendorosa e rendeu o título de forma incontestável, com seis vitórias em 13 corridas, sete pódios, quatro poles, duas voltas mais rápidas e 192 pontos. Mesmo com o desempenho expressivo, as portas não se abriram novamente para Mauricio, que voltou para o Brasil e passou a disputar a Stock Car.Correndo por equipes pequenas, Ricardo sempre se destacava em velocidade, conquistando uma pole-position e três voltas mais rápidas entre 2004 e 2006, chamando a atenção da A. Mattheis, a maior equipe da categoria. O namoro rendeu em um acordo de uma temporada, onde conquistou sua primeira vitória, na etapa de abertura, em São Paulo, e foi ao pódio em mais duas oportunidades.Neste ano, transferido para a equipe-irmã WA Mattheis, Mauricio deu show.
Venceu cinco corridas, marcou cinco poles e travou uma disputa ferrenha com o ex-companheiro Marcos Gomes. Os dois disputaram ponto a ponto e metro a metro, literalmente – as cenas da disputa entre os dois em Tarumã entrou para os anais da categoria. Ao chegar para a decisão em Interlagos apenas um ponto à frente do rival, a sombra do passado voltou a incomodar o piloto: sem vaga definida para o próximo ano, já que sua equipe fechou acordo com a patrocinadora que o abandonou anos atrás, o título seria a única maneira de Ricardinho para manter a carreira em pé. E, ao alinhar no grid deste domingo em Interlagos, ele tinha a consciência disso. Tanto que foi campeão. O resto é história...
Os últimos campeões:
2008 - Ricado Maurício;
2007/2006 - Cacá Bueno;
2005/2004 - Giuliano Lossacco;
2003 - David Muffato;
2002 - Ingo Hofmann;
2001/2000/1999 - Chico Serra.
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