Fontes: www.carplace.com.br e www.g1.com.br
O governo federal anunciou nesta quinta-feira (11/12) a redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de automóveis. A medida já é valida a partir desta sexta-feira (12). Para carros populares, equipados com motores 1.0 (até mil cilindradas), o IPI cairá de 7% para zero. Para automóveis que possuem motores entre mil e duas mil cilindradas (1.1 a 2.0) movidos à gasolina, a alíquota do IPI será reduzida de 13% para 6,5%.
Os carros 1.0 l, independente do combustível que utilizem, que atualmente têm 7% de alíquota, não terão mais incidência do IPI.
Para carros com motorização acima de 1.000 até 2.000 cilindradas, haverá dois tipos de redução, de acordo com o combustível que utilizam. A alíquota cairá de 13% para 6,5% para os movidos somente à gasolina enquanto para os modelos equipados com motor bicombustível ou somente a álcool, a alíquota será reduzida de 11% para 5,5%.
Para picapes de até 1.000 cilindradas, independente do combustível que usem, a alíquota do IPI será reduzida de 8% para 1%. Picapes com mais de 1.000 cilindradas até 2.000 mil cilindradas terão IPI reduzido de 8% para 4%.
Os carros equipados com motores com mais de de 2.000 cilindradas (2.0) não terão redução de IPI.
A redução do IPI terá validade entre os dias 12 de dezembro deste ano a 31 de março de 2009.
As principais montadoras de automóveis do país devem anunciar ainda nesta sexta-feira (12) a mudança na tabela de preços dos seus veículos depois do anúncio do governo da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os automóveis feito na quinta-feira (11).
Por que o governo alterou a tabela?
O governo federal decidiu promover um corte temporário do IPI para tentar recuperar as vendas de veículos novos no país, que apresentou queda nos últimos meses por causa da crise financeira. De acordo com a decisão do governo, a redução começa a valer a partir desta sexta-feira (12) e vai até o dia 31 de março de 2009, período que o governo acredita ser suficiente para reaquecer o mercado de automóveis.
Como é a influência do IPI no valor de venda do veículo?
O IPI incide sobre o custo de produção do veículo, e não sobre o preço final do produto. Por isso, não dá para afirmar que os carros 1.0, por exemplo, terão desconto de 7% na tabela.
O imposto será repassado integralmente ao valor do veículo?
Segundo declarações do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, a intenção do governo é que o desconto do IPI seja repassado integralmente pelas montadoras.
A mudança afeta o preço de carros usados?
Não diretamente. Mas caso haja um aumento nas vendas dos veículos novos poderá haver um reaquecimento do mercado de usados. Nas últimas semanas, muitas concessionárias recusaram automóveis usados dos clientes que queriam comprar carro zero km, ou ofereciam um valor muito abaixo da tabela de mercado.
Se o IPI incide sobre a produção de veículo, como ficam os milhares de carros que já foram produzidos e estão nos páteos das montadoras e nas concessionárias para serem vendidos? O governo autorizou o refaturamento dos veículos descontando o valor do imposto. As concessionárias poderão refaturar os veículos que adquiriram das montadoras e vender já com desconto da mudança da aliquota.
Nenhum comentário:
Postar um comentário