12 de abril de 2010

Com estratégia perfeita de pit-stops, Castroneves vence GP do Alabama

Helio Castroneves venceu de maneira absolutamente cerebral o GP do Alabama da Indy, neste domingo (11). Numa corrida em que a estratégia seria fundamental, o brasileiro fez duas paradas na hora certa, atrasando seu pit-stop em relação ao de Marco Andretti e conseguindo terminar a prova com pouco combustível. No fim, se manteve à frente de Scott Dixon, segundo, garantindo seu primeiro triunfo da temporada. No terceiro lugar, ficou Dario Franchitti.Ao ver o ex-jogador da NBA Charles Barkley dar a largada, o pole Will Power prestou atenção numa possível abordagem de Mike Conway, mas nem foi preciso ser defensivo, pois a primeira posição continuava consigo após a primeira curva. Aliás, houve poucas tentativas de ultrapassagem nas voltas iniciais. Destaque para Dixon, que chegou ao terceiro lugar superando Castroneves e Andretti, mas perdeu as posições logo em seguida. Logo que o número de voltas chegou aos dois dígitos, começaram as primeiras paradas no boxe. Os pit-stops precoces se explicam por conta das características do circuito, que dificulta ultrapassagens. Alex Tagliani, Mario Romancini, Dan Wheldon e Tony Kanaan foram os primeiros a parar, iniciando estratégias diferentes para ganhar postos no futuro.Na 11ª volta, o carro de Takuma Sato quebrou, ocasionando a primeira bandeira amarela. Castroneves, Andretti, Dixon, Franchitti, Simona de Silvestro, Alex Lloyd, Raphael Matos, Vitor Meira e Danica Patrick foram os únicos que ficaram na pista, sem entrar nos boxes. Assim, as nove primeiras posições ficaram com eles. Na saída dos boxes, Conway passou Power para a liderança, mas teve de devolver o posto porque estava atrás do rival na faixa final dos boxes.Na relargada, Marco passou Helio e assumiu a ponta da prova. Como o norte-americano teria de parar, Power ficou tranquilo. 15 voltas depois, Andretti se mantinha na liderança. Enquanto isso, Power remava de volta ao pelotão da frente mesmo com uma parada a mais. No giro 30, porém, Marco deixou a ponta para fazer seu primeiro pit-stop. Voltou ainda em primeiro, com Castroneves em segundo e Dixon em terceiro — e, assim, mantendo as posições em que estavam antes de entrar nos boxes. Tony, que parou cedo, apareceu em quarto, com Power no quinto lugar.21 voltas depois do problema em sua KV, Sato voltou à pista. Já no pelotão competitivo, Power pressionava Kanaan pelo quarto lugar. Como tinha o carro mais rápido por ter parado antes, o australiano não poderia ficar parado atrás de ninguém. Por isso, a segunda entrada do brasileiro veio a calhar. Will só pararia na 42ª volta. Ficava claro, então, que as posições finais estariam intimamente ligadas às estratégias de cada piloto, já que, mesmo com 20 aplicações disponíveis do push-to-pass, era muito difícil ganhar posições.
Enquanto Andretti seguia líder, alguns pilotos do pelotão intermediário conseguiam ultrapassar na pista. Foi o caso de Danica, que passou Viso pelo 17º lugar, deixando só a grama para o venezuelano — que, por sua vez, pôs só duas rodas fora da pista. Marco, primeiro, e Castroneves, segundo, torciam por uma bandeira amarela antes de suas segundas paradas. Ela não veio, e o piloto da Andretti parou na volta 58. Como faltavam 32 voltas, sua última esperança seria uma bandeira amarela depois de sua segunda e última parada.Castroneves, porém, se manteve na pista e foi aos boxes apenas no giro 62, o que o deixou em ótima condição para vencer a prova. Apesar de ter voltado dos boxes atrás de Marco, teria de se manter por 28 voltas sem parar, enquanto Marco precisaria de improváveis quatro a mais. Mesmo assim, Helio começou a incomodar o estadunidense, tentando colocá-lo sob pressão. Mas começava a ver Dixon se aproximar. Na marca de 15 voltas para o fim, então, Andretti vinha na liderança, mas lento e economizando combustível para tentar chegar ao fim da prova, enquanto Castroneves não buscava mais a ultrapassagem porque sabia que Marco teria de parar. E Dixon, provavelmente outro a saber desta informação, já buscava espaço para passar Helio, sonhando com a vitória. Faltando oito voltas, o inevitável pit-stop de Andretti aconteceu, e Castroneves assumiu a ponta. Com isso, Dixon e Franchitti chegaram às duas posições seguintes.A cinco voltas do fim, De Silvestro causou a última interrupção da prova. A talentosa suíça vinha em 11º, mas rodou e ficou atravessada na pista, com o motor parado. Estava desenhada a última oportunidade de Dixon ultrapassar Helio. Dois giros antes da bandeirada, a pista foi liberada e Scott continuou atrás do brasileiro. Nem conseguiu tentar, na verdade. Não foi a terceira vitória seguida de Will Power, mas foi da Penske. Tudo em casa.
Depois de Castroneves, o melhor brasileiro foi Kanaan, em oitavo. Mario Moraes foi o último piloto na mesmo volta do líder, em 13º. O melhor dos que ficaram um giro atrás de Helio foi Raphael Matos, no 14º posto. Vitor Meira terminou na 18º posição. Mario Romancini acabou em 22º, dois lugares atrás de seu companheiro de equipe, o estreante Bertrand Baguette. Milka Duno, num passeio pelo parque, se dedicou a atrapalhar bastante os líderes quando levava voltas de atraso. Pelo menos se manteve na pista na maioria do tempo, embora tenha saído da pista na volta 65. No mais, tudo igual: a venezuelana terminou quatro passagens atrás do líder.
Indy, final:
1 Helio CASTRONEVES -Penske-BRA
2 Scott DIXON -Ganassi-NZL
3 Dario FRANCHITTI -Ganassi-ESC
4 Will POWER -Penske-AUS
5 Marco ANDRETTI -Andretti-EUA
6 Ryan BRISCOE -Penske-AUS
7 Justin WILSON -Dreyer & Reinbold-ING
8 Tony KANAAN -Andretti-BRA
9 Mike CONWAY -Dreyer & Reinbold-ING
10 Alex TAGLIANI -Fazzt-CAN
11 Dan WHELDON -Panther-ING
12 Ryan HUNTER-REAY -Andretti-EUA
13 Mario MORAES KV-BRA
14 Raphael MATOS Luczo Dragon/De Ferran-BRA
Indy, classificação atual no campeonato:
1 Will POWER -Penske-AUS: 136
2 Helio CASTRONEVES-Penske-BRA: 104
3 Dario FRANCHITTI-Ganassi-ESC: 94
4 Justin WILSON-Dreyer & Reinbold-ING: 85
5 Scott DIXON-Ganassi-NZL: 80
6 Ryan BRISCOE-Penske-AUS: 79
7 Ryan HUNTER-REAY-Andretti-EUA: 77
8 Raphael MATOS-Luczo Dragon/De Ferran-BRA: 72
9 Tony KANAAN-Andretti-BRA: 64
10 Vitor MEIRA-Foyt-BRA: 62

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