26 de abril de 2010

Ocean Air ‘aposenta’ nome e passa a se chamar Avianca

A Ocean Air Linhas Aéreas informou nesta segunda-feira (26) que vai aposentar o nome e passará a operar com a marca Avianca no Brasil. O nome é o mesmo da empresa colombiana “irmã” que tem 90 anos de idade e desde 2004 é controlada pelo grupo Synergy, comandado por brasileiros.

“A mudança de nome não é cosmética, mas um gesto de afirmação, um passo fundamental para consolidar a empresa”, diz José Efromovich, presidente da Ocean Air, que opera no Brasil desde 2002. “O nome Avianca está sendo utilizado por contrato de utilização de marca. A Avianca Brasil permanece tendo Ocean Air Linhas Aéreas como nome jurídico”, afirmou em coletiva de imprensa realizada na sede da companhia, em São Paulo.

"Não podemos deixar de considerar a experiência e a tradição de 90 anos de Avianca. Alguém pode falar puxa, mas vocês já falavam em mudar (o nome, para Avianca), sim: fazia sentido; Mas estávamos esperando o momento correto para por em prática", declarou.

Por enquanto, as empresas não vão ser integradas. “Pretendemos passar parte dessa empresa para a Avianca Internacional, que é controlada por brasileiros do grupo Synergy”, disse ele.

A mudança da marca nos aviões começa já nesta segunda, segundo Efromovich. A Avianca assumiu no ano passado o controle da brasileira Ocean Air, dentro de um plano de unificação das companhias aéreas que pertencem ao grupo Sinergy.

“Os aviões começam hoje a mudar de vestimenta. Onde está escrito Ocean Air passa a estar escrito Avianca”, disse o executivo.

Crescimento e aeronavesAlém da mudança de nome, a empresa também anunciou a aquisição de quatro novas aeronaves Airbus 319, que devem aumentar em 30% o número de assentos ofertados em 2010, com um investimento estimado em US$ 250 milhões até o final do ano.

A nova frota, de acordo com o executivo, terá capacidade para 132 assentos, caracterizados por espaço maior entre as poltronas, de 32 polegadas, além de sistema de entretenimento de bordo que inclui canais especiais para crianças e possibilidade de fazer compras a bordo.

O investimento, segundo Efromovich, é parte do projeto de renovação de frota iniciado pelo grupo Synergy em 2008 e que já investiu cerca de US$ 6 bilhões.

Os Airbus que vão ser entregue vão se somar à frota já existe da companhia, de 14 Fokker MK28, que não devem ser aposentados.

A companhia, segundo Efromovich, pretende garantir 4% do mercado brasileiro em 2010. De acordo com ele, o primeiro Airbus entrará em operação nos próximos dias, percorrendo a rota Porto Alegre – Guarulhos – Brasília - Salvador durante dois meses. A segunda aeronave será entregue em maio para percorrer a mesma rota.

No ano passado, a Avianca anunciou fusão com a Transportes Aereos Centroamericanos (Taca), de El Salvador, se tornando a maior empresa do setor de aviação na América Latina em rotas.

De acordo com o executivo, não haverá mudança imediata nos programas de fidelidade e relacionamento com os passageiros das duas companhias.

Segundo a empresa, haverá novidades "em breve" para os 600 mil asssociados do cartão Amigo, da Ocean Air, e os 3 milhões do Avianca Plus em todo o mundo. "Em breve teremos a integração dos três programas", estimou o diretor executivo da companhia, Renato Pascovitch

Nenhum comentário: