14 de junho de 2016

Kia Picanto zera em testes de impacto.

Fonte: http://www.carrosnaweb.com.br

Os últimos resultados do Latin NCAP voltaram a decepcionar com nenhuma estrela para o Kia Picanto e uma perda de estrelas para o Peugeot 208, um modelo avaliado anteriormente em 2014.

A perda de estrelas foi por conta dos critérios mais rigorosos de segurança para obter classificação, incluindo teste de colisão lateral.

A versão mais básica de equipamento de segurança do Kia Picanto, fabricado na Coreia do Sul, ganhou zero estrela em relação à proteção do ocupante adulto e uma estrela para o ocupante infantil no teste de impacto frontal.

O Peugeot 208, fabricado no Brasil, conseguiu duas estrelas para a proteção do ocupante adulto, mostrando fraco desempenho no impacto lateral, e três estrelas para a proteção do ocupante infantil.

María Fernanda Rodríguez, Presidente do Latin NCAP disse que o Latin NCAP está decepcionado com a estratégia do Peugeot vendendo um modelo fabricado localmente sem a proteção lateral, obrigatória desde 1995 na Europa.
O Peugeot 208 é considerado um veículo de alto nível e de sucesso na Europa, sendo uma das últimas plataformas do fabricante. Existem alguns importadores locais da Peugeot que oferecem o 208 fabricado na França com melhores níveis de segurança.

Isso demonstra que os importadores têm a oportunidade de ajudar a melhorar os níveis de segurança proporcionados na região, sem ter que esperar a que a marca tome decisões a respeito, ou que o governo local adote melhores normativas de segurança veicular.

Acerca dos últimos resultados, Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse que O Latin NCAP está decepcionado ao comprovar que a Kia, um fabricante global de veículos, oferece um modelo de sucesso, como o Picanto, com um desempenho tão baixo em segurança.

Enquanto em alguns mercados o modelo é fabricado com melhor equipamento de segurança, o fabricante decidiu não patrocinar o teste da versão com dois airbags para oferecer, assim, os mesmos níveis de segurança a todos os consumidores da região, sem importar onde eles morem.

Com uma perspectiva mais global, o Renault Kwid, recentemente lançado na Índia e avaliado pelo Global NCAP, demonstrou que os fabricantes de veículos, que produzem as últimas e mais desenvolvidas plataformas, continuam a adaptá-las em economias emergentes, removendo partes estruturais básicas de segurança.

Os governos deveriam adotar as normativas das Nações Unidas se realmente se preocupassem com a temática de veículos seguros na América Latina e no Caribe.

O Latin NCAP aprovou a versão mais básica de segurança do 208, fabricado no Brasil, em impacto frontal em 2014. Na época, conforme os protocolos do Latin NCAP, os veículos eram testados apenas no impacto frontal. O modelo conseguiu em 2014 quatro estrelas a respeito da proteção do ocupante adulto e três estrelas para o ocupante infantil.

O Latin NCAP realizou, agora, o teste de impacto lateral para investigar a proteção oferecida no impacto lateral por um dos modelos mais vendidos na região conforme os últimos protocolos. A configuração do teste de impacto frontal é a mesma que a de 2014. O veículo não conta com airbags laterais e os reforços das portas foram removidos dos reforços estruturais para a proteção lateral, explicando a alta penetração e a proteção da pelve, em comparação com a versão europeia do modelo.

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