Fontes: http://globoesporte.globo.com/ e http://grandepremio.uol.com.br/
Apesar de uma largada ruim, quando perdeu a ponta para Vettel e dividiu a primeira curva tocando rodas com Rosberg, Lewis contou com o grave erro de estratégia da Ferrari com Sebastian Vettel, que fez duas paradas, para vencer a prova.
Depois neutralizou o ataque do tetracampeão com algumas voltas rápidas no fim da corrida. Deu a ferroada no momento certo. E se aproximou como nunca do companheiro de Mercedes. Ameaça real à liderança de Rosberg.
Já Rosberg teve mais um dia para esquecer. Assim como em Mônaco, fez uma corrida discreta. Largou melhor que o companheiro, mas levou a pior no toque com Hamilton, foi mentalmente frágil ao não manter o carro por fora na primeira curva, e ficar com a preferência na segunda, com isso, caiu para décimo. Fez uma corrida de recuperação razoável, subindo para quinto, mas foi prejudicado ao ter de fazer uma parada extra nos boxes por causa de um furo de pneu, e errou novamente ao atacar o holandês Max Verstappen, da RBR, na penúltima volta e rodar na última curva. Golpes decisivos na confiança do líder do campeonato.
Só que o grande perdedor deste domingo veste vermelho. Terceiro no grid, Sebastian Vettel fez uma bela largada, assumiu a ponta nos primeiros metros e sustentou a liderança até seu primeiro pit stop. Mas a Ferrari cometeu um erro primário de estratégia ao optar por uma tática de duas paradas em um circuito onde os pneus sofreram pouco com o desgaste. O tempo perdido foi irrecuperável e o tetracampeão teve de se contentar com o segundo lugar no GP. De positivo, apenas o fato de que a Ferrari finalmente conseguiu enfrentar as flechas de prata de igual para igual. Neste domingo, foi até melhor que a Mercedes.
O último colocado do pódio de Montreal foi um dos destaques da corrida. Mesmo sem um carro à altura dos de Mercedes, Ferrari e RBR, Valtteri Bottas fez uma corrida de inteligência. Foi constante durante toda a prova e ainda contou com a bela estratégia da Williams (até que enfim, hein?) para chegar na terceira posição. O finlandês fez apenas uma parada, no momento correto para superar os carros mais fortes de Verstappen (quarto), Nico Rosberg (quinto), Kimi Raikkonen (sexto) e Daniel Ricciardo (sétimo). Já Felipe Massa, companheiro de Bottas na Williams, não teve a mesma sorte. Abandonou na 36ª volta por um problema no sistema de arrefecimento que provocou o superaquecimento do motor. No momento, ele estava em sétimo e deixou de pontuar pela primeira vez no ano. Mais um azar de Massa em Montreal.
Outro brasileiro na Fórmula 1, Felipe Nasr teve sua corrida arruinada logo na largada. O piloto da Sauber foi tocado por Kevin Magnussen logo na primeira volta, perdeu muito tempo, e acabou apenas em 18º na corrida, duas voltas atrás, à frente apenas do indonésio Rio Haryanto, da Manor. Aliás, foi incompreensível a postura passiva da direção de prova neste incidente. O dinamarquês da Renault merecia uma punição pelo toque, mas o lance foi ignorado pelos comissários. Magnussen vem fazendo uma temporada pífia e errou em todos os dias de atividades no fim de semana em Montreal. Desempenho lamentável.
Resultado da prova:
OS | DRIVER | TIME/RETIRED | PTS |
---|---|---|---|
1 | 1:31:05.296 | 25 | |
2 | +5.011s | 18 | |
3 | +46.422s | 15 | |
4 | +53.020s | 12 | |
5 | +62.093s | 10 | |
6 | +63.017s | 8 | |
7 | +63.634s | 6 | |
8 | +1 lap | 4 | |
9 | +1 lap | 2 | |
10 | +1 lap | 1 | |
11 | +1 lap | 0 | |
12 | +1 lap | 0 | |
13 | +2 laps | 0 | |
14 | +2 laps | 0 | |
15 | +2 laps | 0 | |
16 | +2 laps | 0 | |
17 | +2 laps | 0 | |
18 | +2 laps | 0 | |
19 | +2 laps | 0 |
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