O Ceará exportou mais de US$82 milhões em pás eólicas de janeiro a maio deste ano. O número é 500% a mais que o registrado pelo estado no mesmo período de 2018.
Atualmente, o estado possui três empresas que produzem hélices para os moinhos de vento, e essas produtoras estimam que 70% dos produtos fabricados são usados para exportações, que com seu crescimento, gera maior lucro e as aumento nas contratações.
"São empresas em que, realmente, a média salarial é mais do que o dobro da média da indústria tradicional do Ceará. Dessa forma, são empresas que exigem qualificação e têm muito a agregar pro nosso desenvolvimento", disse Rosiane Medeiros, secretária executiva da indústria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará.
A localização do Porto do Pecém em relação aos principais países compradores e o domínio da logística contribuem para que o Ceará seja o principal estado exportador de pás eólicas do pais.
"Nós fizemos a tarefa mais difícil que foi viabilizar a inserção desse produto bem diferente, com altíssimo valor agregado para o mundo", disse Karina Frota, gerente do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Ceará.
Fonte: https://g1.globo.com
Foto: Reprodução de internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário