27 de julho de 2019

Fifa quer ampliar Mundial Feminino para 32 seleções.

O sucesso esportivo e comercial da Copa do Mundo Feminina na França levou o presidente da Fifa, Gianni Infantino, a elaborar uma proposta de mudança no formato do torneio, expandindo o número de participantes de 24 para 32 seleções, já a partir da próxima edição, em 2023. O dirigente acredita que a última Copa mostrou que uma competição maior é comercialmente viável, e aceleraria o desenvolvimento do futebol feminino.

De acordo com o site americano Sports Illustrated, citando um documento obtido pela agência de notícias AP, a Fifa pediu aos membros do Comitê Executivo que aprovem nos próximos dias o aumento de oito seleções na Copa Feminina, mesmo sem uma reunião formal para tomar a decisão. O próximo encontro do Comitê Executivo da Fifa será apenas nos dias 23 e 24 de outubro, em Xangai.

Infantino quer acelerar o processo porque a mudança impactará na escolha da sede do Mundial Feminino de 2023. Nove países, incluindo o Brasil, demonstraram interesse em sediar a competição, mas estão preparando suas candidaturas com base em um formato com 24 seleções.

Segundo a informação da AP, a Fifa deseja pedir, já em agosto, que os países interessados confirmem se manterão a pré-candidatura mesmo com a expansão da Copa Feminina para 32 países.

No cronograma atual, as pré-candidaturas serão submetidas à Fifa em dezembro. Se o Comitê Executivo aprovar a expansão, é possível que a escolha da sede do Mundial de 2023 seja adiado de março para maio de 2020.

As sedes, as seleções campeãs e as vices foram:

Ano-Sede: Campeã-Vice
1991-China: Estados Unidos 2x1 Noruega
1995-Suécia: Noruega 2x0 Alemanha
1999-Estados Unidos: Estados Unidos 5x4 (pen) China
2003-Estados Unidos: Alemanha 2x1 (pro) Suécia
2007-China: Alemanha 2x0 Brasil
2011-Alemanha: Japão 3x1 (pen) Estados Unidos
2015-Canadá: Estados Unidos 5x2 Japão
2019-França: Estados Unidos 2x0 Holanda

Jogadoras da seleção dos Estados Unidos erguem o troféu da Copa do Mundo Feminina — Foto: REUTERS/Denis Balibouse
Seleção dos Estados Unidos - atual bicampeã

Fonte: https://globoesporte.globo.com

Nenhum comentário: