7 de agosto de 2008

Papel higiênico é o produto campeão de irregularidades, diz Ipem

Papel higiênico é o produto campeão de irregularidades, diz Ipem, site: www.g1.com.br
Segundo o órgão, 35,3% dos produtos do tipo fiscalizados eram menores que o indicado. Ipem relacionou itens com problemas; botijões de gás e biscoitos também são líderes.
Papel higiênico é o produto campeão de irregularidades no peso ou quantidade, segundo um levantamento feito pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem). Nos supermercados, nem sempre o peso indicado nas embalagens é o mesmo do produto. Como a diferença às vezes é pouca, o consumidor não percebe, e aos poucos, paga mais por menos.
O órgão, que é responsável por fiscalizar o volume e o tamanho dos produtos, relacionou aqueles com mais problemas nesses aspectos. O papel higiênico foi o campeão: nos testes feito até abril deste ano, 35,3% das amostras verificadas tinham rolos eram mais curtos do que o indicado na embalagem. O segundo maior vilão é o gás de cozinha – 25,4% dos botijões tinham menos produto do que deveriam. Na terceira colocação estão os biscoitos, com 1,8% de irregularidades. Na maioria dos casos, o consumidor pode verificar se está comprando um produto alterado no próprio supermercado. No caso dos biscoitos, por exemplo, basta utilizar uma balança, lembrando de descontar o peso da embalagem. Mas há casos em que só é possível perceber o problema em casa, como o papel higiênico. A cada visita ao supermercado, os fiscais do Ipem recolhem amostras de todo tipo de produto – mais de uma de cada marca – e levam para fazer os testes. É no laboratório que os técnicos verificam com precisão se a quantidade drenada é exatamente a mesma indicada no vidro, por exemplo. Quem tiver alguma reclamação sobre produtos com quantidade errada deve ligar para a ouvidoria do Ipem, pelo telefone 0800 013 05 02.

Nenhum comentário: