8 de março de 2009

Oficial: Honda vira Brawn, e Barrichello segue

Depois de três meses, acabou a novela. E com um um fim que já havia sido cantado a todos. O que era Honda agora é Brawn GP. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (6) em Londres, noite de quinta (5) no Brasil, com algumas horas de atraso para coincidir com a abertura dos pregões das bolsas asiáticas.
"Os últimos meses têm sido extremamente desafiadores para todo o time, mas o anúncio de hoje é uma feliz conclusão de esforços constantes que trouxeram um futuro seguro", afirmou Ross Brawn, novo dono e chefe da equipe, que também enviou agradecimentos à FIA, FOM, Fota, Bridgestone e Honda pelo apoio dado nos tempos de incerteza.Se o time mudou de nome e de comando, grande parte da estrutura continua a mesma. Mesmos integrantes e mesma dupla de pilotos. Sem nenhuma surpresa, Jenson Button e Rubens Barrichello, ressurgindo como uma fênix, foram confirmados para a temporada 2009."A vasta experiência e conhecimento que esses dois pilotos trazem à nossa equipe vai se provar inestimável, já que precisamos estar rápidos em um curto espaço de tempo para a primeira prova da temporada", disse Brawn, que também deixou claro que o "tempo de casa" do brasileiro e do inglês dentro da antiga Honda fez diferença na escolha de ambos, em detrimento de Bruno Senna.
O que restou da escuderia foi adquirido por Brawn por meio do management buyout - operação em que os funcionários de uma empresa assumem o seu controle, contando com a colaboração dos antigos donos. A negociação, assim, acabou com a indefinição que iniciou no dia 5 de dezembro, quando a montadora japonesa revelou que sairia da F-1 e venderia a equipe baseada em Brackley.A Honda, que colocou uma mensagem de despedida para os fãs na internet, se disse satisfeita por ter concluído a transação com Ross. "Estamos muito contentes por ter vendido a equipe para Ross Brawn, com quem dividimos os desafios da F-1, e ficamos gratos por sua decisão. Desejamos sucesso a eles", declarou Hiroshi Oshima, executivo da montadora.Agora, a Brawn GP corre contra o tempo para botar o carro para a temporada 2009 na pista, visando a abertura do campeonato, na Austrália, no dia 29. O time contará com motores da Mercedes e vai fazer o shakedown do BGP 001, modelo deve ter as cores amarela, preta e branca, em um teste a portas fechadas em Silverstone, nesta sexta. Para o público e para a mídia mundial, a estreia acontecerá nas séries de treinos coletivos de Barcelona, de 9 a 12 de março, e em Jerez de la Frontera, de 15 a 17 deste mês.

Nenhum comentário: