Fonte: www.carplace.com.br e http://www1.folha.uol.com.br
Fiat e Volkswagen resolveram nesta semana parar suas linhas de montagem em Betim (MG) e São José dos Pinhais (PR), respectivamente. Especulações extra-oficiais revelam que a paralisação se deve especialmente ao grande números de veículos em estoque.
No caso da Volkswagen, a parada da produção vai durar cerca de quatro dias e se deu especialmente para realizar ajustes nos estoques. Segundo informado, há cerca de dez mil veículos nos pátios, o dobro do volume considerado normal. A intenção é diminuir o crescimento dos estoques enquanto não são entregues às concessionárias de todo o país.
A Fiat, por sua vez, informou que paralisará sua planta mineira para realizar manutenção nas quatro linhas de montagem. No entanto, é provável que a marca esteja se preparando para começar a produção em massa da nova geração do Palio, prevista para breve. Fala-se também em estoques altos.
A verdade é que parte dos empregados não trabalhou dias 05 e 06, dias que antecederam ao feriado, para regular os estoques e manutenção dos equipamentos.
Já claramente para reduzir os estoques de veículos no pátio a Ford vai conceder folgas coletivas a partir desta semana, estratégia também adotada pela VW.
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região, mais de 80% dos 5.300 funcionários da Volkswagen na cidade paulista não trabalharam dia 06, e não trabalharão quinta (08) e sexta-feira (09). Os dias parados serão descontados do banco de horas.
A montadora também vai paralisar a produção nesta semana na fábrica em São José dos Pinhais (PR), de acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, e em dois dias, na quinta (8) e na sexta-feira (9), na unidade de São Bernardo do Campo (SP), segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
A Volkswagen não confirma essas informações, dizendo apenas que "está fazendo uso de suas ferramentas de flexibilidade para ajustar o estoque".
Na Ford, de acordo com a assessoria de imprensa, a parada na produção em Camaçari (BA) vai de 12 de setembro a 7 de outubro.
Em Taubaté (SP), serão aproximadamente duas semanas para 1.300 dos 1.600 empregados da unidade. Os períodos serão diferentes de acordo com a área, englobando os trabalhadores no segmento de transmissão e motores RoCam (19 a 30 de setembro), fundição (26 de setembro a 14 de outubro) e motores Sigma (5 a 14 de outubro).
Em São Bernardo do Campo (SP), também haverá escalonamento para as linhas de caminhões (8 a 16 de setembro), carros (5 a 9 de setembro) e estamaparia (12 de setembro a 7 de outubro).
Já os 300 funcionários da GM em São José dos Campos (SP), que tiveram férias coletivas por duas semanas, e no período a empresa deixou de produzir 1.500 veículos.
Na unidade de Gravataí (RS), a montadora suspendeu dois sábados de produção em agosto e um em setembro. O sábado de produção marcado para o próximo dia 24 está mantido.
A montadora tem 8.981 empregados na unidade, dos quais 8.536 são da área de produção e os demais (445) ligados à administração. No Brasil, a empresa possui 25.121 funcionários --20.081 na produção e 5.040 na área administrativa.
Para o sindicato, essa é uma estratégia da montadora para inibir os trabalhadores em meio à campanha salarial, iniciada ontem (4) com a entrega de pauta aos grupos patronais.
De acordo com a nota divulgada pela montadora, o objetivo é "adequar sua produção à demanda do mercado brasileiro".
ESTOQUES: Os dados de agosto com relação a nível de estoque nas concessionárias e na indústria só serão divulgados na próxima quinta-feira (8) na coletiva de imprensa da Anfavea (associação das montadoras).
Os números de julho já apontavam o excesso de veículos nos pátios, chegando ao equivalente a 36 dias de vendas, o maior tempo desde junho do ano passado, quando atingiu o mesmo patamar.
Em entrevista na sexta-feira passada (2), o presidente da Fenabrave (federação das concessionárias), Sergio Reze, disse que o nível de estoques nas lojas está chegando "ao limite". "Nossa grande preocupação é saber qual será o movimento de produção das montadoras. Está complicado", acrescentou.
Para ele, propagandas levando o consumidor a acreditar que o desconto oferecido em determinado produto vai vigorar só naquela semana ou naquele feirão não surtem mais efeito porque há "liquidações diárias".
Considerando todo o setor automotivo, os estoques de veículos atingiram em julho o equivalente a 36 dias de vendas, o que corresponde a 367.100 unidades armazenadas, segundo os dados divulgados ontem (4) pela Anfavea (associação das montadoras). Esse tempo é o maior desde junho de 2010, quando atingiu o mesmo patamar.
NOVO RECORDE : Apesar disso, as vendas de veículos novos, que englobam automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões, bateram mais um recorde para meses de agosto (327,4 mil unidades) e no acumulado do ano (2,371 milhões), com acréscimo de 4,7% e de 8,0% sobre igual período em 2010.
Considerando apenas os emplacamentos de automóveis e comerciais leves, a Fiat ocupa a liderança do mercado nos oito primeiros meses do ano, respondendo por 22,44% do total de licenciamentos, seguida de perto pela Volkswagen (20,66%). Na terceira colocação aparece a GM (18,39%), à frente da Ford (9,42%) e da Renault (5,12%).
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