10 de dezembro de 2013

FIA aprova numeração fixa na F1 a partir de 2014.


Os pilotos terão direito a escolher os números com os quais vão competir na temporada 2014 do Mundial de Fórmula 1. Essa foi uma das principais mudanças anunciadas pelo órgão regulador do esporte, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), nesta segunda-feira (9).

 Assim como acontece em campeonatos como a MotoGP, por exemplo, os competidores precisarão escolher um número entre 2 e 99 para usar durante toda a carreira na F1.


O 1, por sua vez, fica reservado ao campeão do ano anterior, caso ele queira mudar. Se dois atletas escolherem o mesmo número, a prioridade é de quem terminou na frente o último campeonato.


A entidade também decidiu a criação de uma nova punição, de 5s, para infrações leves. Como ela será aplicada – durante um pit-stop ou ao final da prova – ainda será discutido com as equipes. A última mudança é o teto orçamentário, que entrará em vigor em 2015. Um grupo de trabalho, que será nomeado nos próximos dias, terá a função de propor como isso funcionará até o mês de junho do ano que vem.

Por Marcello Muniz: Eu preferia que essa adoção de números fixos fosse para equipe e não para o piloto, algo próximo do que ocorria até meados da década de 90. Neste sentido, por exemplo, a Red Bull já escolheria seus números, mas teria direito de correr com os números 1 e 2, reservados para a equipe do piloto campeão, se quisesse, voltando para os números agora escolhidos, se fosse o caso, em 2015, depois a Mercedes escolheria em seguida a Ferrari, e assim sucessivamente.

Entrando uma nova equipe ele teria que escolher uma numeração que ainda não é utilizada, nem mesmo a pertencente à equipe do piloto campeão do ano anterior.

Nenhum comentário: