Fonte parcial: http://f1acida.wordpress.com/
Após o abandono na primeira etapa da temporada, Lewis Hamilton sobrou nas três corridas posteriores, vencendo-as sem muito trabalho, exceto no GP do Bahrein, em que disputou, por algumas voltas, a liderança com seu companheiro de equipe Nico Rosberg. O alemão lidera o campeonato com 79 pontos, Hamilton, mesmo tendo ficado de fora em Melbourne, já soma 75. O inglês está em sua melhor forma e parece imbatível.
Se tudo continuar assim, ao final da próxima corrida, o campeonato já terá um novo líder, pois uma vitória vale 25 pontos, enquanto o segundo lugar, 18. A diferença entre os pilotos da equipe Mercedes é de apenas 04.
Lewis não escondeu, durante a festa do pódio, a facilidade de sua vitória, realçando, obviamente, o esforço da equipe em lhe dar um carro perfeito:
“Eu não acredito quão fantástico o carro está e quão duro todos trabalharam. Após a largada, realmente, só corri contra eu mesmo. Estou muito feliz por Nico estar aqui. Ótimos pontos para a equipe.”
Não foi o fim de semana dos sonhos para Rosberg. Após errar durante a classificação e ter conseguido apenas o quarto lugar, o alemão, que caiu para a sexta posição ainda na primeira volta, conseguiu fazer uma corrida de recuperação e chegou em segundo, reduzindo o prejuízo.
Por sua vez, a Ferrari conseguiu o primeiro pódio do ano. As novas peças introduzidas no F14T deram resultado. Os treinos livres davam mostra de sua evolução e a corrida a confirmou. Alonso largou em quinto, ganhou duas posições - após um toque com Massa - passou Vettel depois do primeiro pit-stop e manteve-se à frente de Ricciardo até o fim da corrida. O espanhol assumiu o terceiro lugar no campeonato com 41 pontos:
“Foi um bom fim de semana. Melhoramos um pouco o carro, comparado às três primeiras corridas, então nos sentimos mais competitivos, estar no pódio é uma boa surpresa para nós. Acho que estou em terceiro no campeonato atrás desses dois caras. Não tivemos o início de temporada que gostaríamos, mas ainda estamos na luta.”
Sebastian Vettel foi mais uma vez superado por seu companheiro. O australiano apresentou um rendimento muito superior, dando a impressão, pois ainda não foi confirmado, de que o carro do tetracampeão apresentava problemas, a exemplo do que aconteceu no GP do Bahrein, em que foi possível perceber que seu assoalho arrastava pelo asfalto. O que em nada diminui o mérito de Ricciardo, que vem fazendo provas muito consistentes. Vettel chegou a desobedecer uma ordem de equipe, dificultando a ultrapassagem, momento em que a TV flagrou Horner fazendo cara de poucos amigos.
Felipe Massa, que novamente largou bem, teve sua corrida arruinada, após um erro da Williams, durante a primeira parada nos boxes para troca de pneus. Terminou a prova em 15º lugar. Seu companheiro de equipe, Valteri Bottas, chegou em 7º, à frente de Kimi Raikkonen.
Embora não tenha sido tão emocionante como a corrida do Bahrein, o grande prêmio de Xangai não teve o tédio das duas etapas iniciais. Hamilton se mostra franco favorito para a conquista do seu bicampeonato. Seu adversário imediato parece não ter o talento necessário para lhe impor resistência, além de ser claramente, embora a equipe negue com veemência, o segundo piloto da equipe.
Hamilton, que chegou a sua 25 ª vitória, igualando-se a ninguém menos que Jim Clark e Niki Lauda, foi contratado para assumir o papel de líder da equipe. Lewis que era tratado como filho por Ron Dennis, deixou a McLaren, depois da oferta milionária feita pela equipe alemã e talvez por compreender que a Mercedes seria forte, a partir da introdução das novas regras.
Já a situação de Rosberg se assemelha à vivida por Felipe Massa na Ferrari. Se a equipe italiana tivesse confiança em seu talento, não teria trazido Raikkonen ou Alonso. Da mesma forma, a Mercedes não teria contratado Hamilton.
Bem verdade que a RBR evoluiu, levando-se em conta os treinos da pré-temporada, e a Ferrari mostrou-se mais competitiva na China. Todavia ambas terão de dar saltos gigantescos na evolução dos seus carros. Afinal a Mercedes também trouxe e trará novas peças.
Embora Alonso tenha chegado ao pódio, a diferença para o inglês foi de 25 segundos, uma eternidade no mundo da Fórmula 1. Lewis Hamilton parece inalcançável em 2014.
Já Felipe Massa largou bem mais uma vez, pulando para a quinta colocação. Em seguida, o brasileiro e o ex-companheiro Fernando Alonso se tocaram, aparentemente sem maiores danos para a Williams. E Massa seguiu, foi até ultrapassado pela Mercedes do Nico Rosberg, que largara mal, mas se mantinha por ali.
Até que veio o momento da parada, e a equipe de Claire arruinou o trabalho feito. Primeiro, a equipe inglesa encontrou dificuldades para encaixar o pneu traseiro direito, o que por si só já seria motivo suficiente para arruinar toda a prova. Mas aí veio a segundo pit-stop. O time confundiu os pneus da esquerda e direita na traseira, teve problemas para recolocar um deles e, de repente, o piloto já havia perdido 50 segundos e todas as posições possíveis.
F1 2014, GP da China, Xangai, final:
1 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:33:28.338 | 54 voltas |
2 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | +18.062 | |
3 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | FERRARI | +23.604 | |
4 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | +27.136 | |
5 | 1 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | RED BULL RENAULT | +47.778 | |
6 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | +54.295 | |
7 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | +55.697 | |
8 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | +1:16.335 | |
9 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | +1:22.647 | |
10 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO RENAULT | +1 volta | |
11 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN MERCEDES | +1 volta | |
12 | 25 | JEAN-ÉRIC VERGNE | FRA | TORO ROSSO RENAULT | +1 volta | |
13 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | McLAREN MERCEDES | +1 volta | |
14 | 13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS RENAULT | +1 volta | |
15 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | +1 volta | |
16 | 21 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | SAUBER FERRARI | +1 volta | |
17 | 17 | JULES BIANCHI | FRA | MARUSSIA FERRARI | +1 volta | |
18 | 10 | KAMUI KOBAYASHI | JAP | CATERHAM RENAULT | +1 volta | |
19 | 4 | MAX CHILTON | ING | MARUSSIA FERRARI | +2 voltas | |
20 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | CATERHAM RENAULT | +2 voltas |
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO:
1 | Nico Rosberg | German | Mercedes | 79 |
2 | Lewis Hamilton | British | Mercedes | 75 |
3 | Fernando Alonso | Spanish | Ferrari | 41 |
4 | Nico Hulkenberg | German | Force India-Mercedes | 36 |
5 | Sebastian Vettel | German | Red Bull Racing-Renault | 33 |
6 | Daniel Ricciardo | Australian | Red Bull Racing-Renault | 24 |
7 | Valtteri Bottas | Finnish | Williams-Mercedes | 24 |
8 | Jenson Button | British | McLaren-Mercedes | 23 |
9 | Kevin Magnussen | Danish | McLaren-Mercedes | 20 |
10 | Sergio Perez | Mexican | Force India-Mercedes | 18 |
11 | Felipe Massa | Brazilian | Williams-Mercedes | 12 |
12 | Kimi Räikkönen | Finnish | Ferrari | 11 |
13 | Jean-Eric Vergne | French | STR-Renault | 4 |
14 | Daniil Kvyat | Russian | STR-Renault | 4 |
15 | Romain Grosjean | French | Lotus-Renault | 0 |
16 | Adrian Sutil | German | Sauber-Ferrari | 0 |
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