Fonte: http://www.autossegredos.com.br/
Até recentemente, Ford EcoSport e Renault Duster reinavam praticamente sozinhos no mercado nacional. Porém, os SUVs compactos ganharam a companhia de Honda HR-V, Jeep Renegade e Peugeot 2008. Para facilitar a vida dos futuros interessados na compra desses modelos, levantamos o custo das revisões no período dos três anos de garantia. O HR-V é o SUV mais barato para se manter nesse período. Já o EcoSport tem o título de ser o SUV com maior custo de manutenção. Os valores e itens substituídos em cada revisão podem ser conferidos nas artes que ilustram essa matéria.
Os custos são para as revisões básicas recomendadas pelos fabricantes, e não incluem alinhamento e balanceamento, entre outros itens. Atentas em facilitar a vida do consumidor, Ford e Renault disponibilizam em seus sites oficiais os valores e itens que são trocados em cada revisão. Apesar de a Peugeot informar os valores de revisões de toda a sua gama em seu site oficial, o 2008 ainda não consta na relação. Talvez isso se justifique pelo fato de o modelo ainda estar em sistema de pré-venda. Já a Jeep e Honda não informam os valores nem itens a serem substituídos em suas páginas.
Em nosso levantamento, o recém-lançado Honda HR-V é o SUV que tem o custo mais baixo de manutenção no período de garantia. Para manter o SUV em dia com suas revisões básicas, o cliente irá gastar em três anos o valor total de R$ 939,60. A marca não faz distinção por conta do câmbio e tanto o manual quanto o CVT têm o mesmo custo.
O segundo SUV com manutenção mais barata é o Renault Duster, tanto para sua versão de entrada com motor 1.6 quanto para topo de linha 2.0. A versão com propulsor 1.6 tem o custo total de R$ 1.316 para as manutenções no período de três anos de garantia. Já as demais versões com motor 2.0 (4×2 manual, 4×4 manual e 4×2 automática) têm o valor total de R$ 1.432.
O 2008, da Peugeot, é o terceiro modelo com custo mais baixo. As versões com motor 1.6 aspirado tem o valor de R$ 1.344 para as revisões referentes aos três anos de garantia. A topo de linha com propulsor 1.6 turbo tem o custo total de R$ 1.556 para o mesmo período.
No caso do Jeep Renegade, as versões com motor diesel não foram incluídas, já que somente o SUV do Grupo FCA oferece tal opção. Entretanto, apesar de ser um lançamento recente, o Renegade com motor 1.8 só tem o custo de manutenção mais baixo que o veterano EcoSport. Não importando qual câmbio o modelo tenha, o custo total é de R$ 1.768 para deixá-lo em dia com as revisões básicas. A única vantagem do Renegade frente aos concorrentes é a quilometragem maior para as revisões. Porém, se as revisões forem realizadas por tempo, ele fica páreo frente aos demais.
Já o veterano EcoSport é o SUV com custo mais caro para se manter no período de garantia. Comercializado com motores 1.6 e 2.0, o SUV da marca americana tem o custo total de R$ 1.828 para os três primeiros anos de garantia. Isso é quase o dobro do que o cliente do HR-V irá gastar pelo mesmo período de garantia. O comprador do EcoSport também terá que ir mais vezes a revenda, já que a primeira revisão é feita com seis meses ou cinco mil quilômetros, o que totaliza quatro idas à concessionária somente por conta das revisões.
Arte : Autos Segredos sobre fotos de divulgação (Honda, Renault, Peugeot, Ford e Jeep)
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