Fonte: http://globoesporte.globo.com/
Com 12 clubes, 21 jogos, 44 gols e uma média de público que só perde para a Libertadores, a edição de estreia Copa da Primeira Liga terminou nesta quarta-feira, com a taça na mão do Fluminense. Autorizado pela CBF após muita discussão sobre sua legitimidade e até uma queda de braço entre a Federação do Rio e a dupla Fla-Flu, o torneio não contou com os paulistas, que estão fora da liga, e reuniu equipes de cinco estados: Rio Grande do Sul (2), Santa Catarina (3), Paraná (2), Minas Gerais (3) e Rio de Janeiro (2). Dos golaços às torcidas.
Vencedor da primeira edição, o Fluminense fez cinco jogos, com três vitórias, um empate e uma derrota. O único revés aconteceu justamente na estreia, em Volta Redonda, 1 a 0 para o Atlético-PR - o Flu devolveu o placar na final. Ainda na primeira fase, foram duas vitórias, sobre o Cruzeiro (4 a 3 no Mineirão, com grande atuação de Diego Souza) e o Criciúma (2 a 0 em Juiz de Fora). Na semifinal, em Brasília, a vítima foi o Internacional, nos pênaltis, após empate no tempo normal por 2 a 2. A decisão foi disputada em Juiz de Fora. O time de Levir Culpi derrotou o Furacão por 1 a 0.
A edição de estreia teve 44 gols em 21 partidas, média de dois por jogo. O Fluminense teve o ataque mais positivo (9), e o Criciúma foi o pior (1). A melhor defesa foi a do Coritiba, com apenas um gol sofrido. A pior foi a do Avaí (8). O meia-atacante Alisson, do Cruzeiro, marcou o primeiro gol da competição, no empate por 1 a 1 com o Criciúma, e o último foi de Marcos Júnior, o gol do título do Flu contra o Atlético-PR.
A artilharia da competição foi dividida entre Guerrero, do Flamengo, e Diego Souza, ex-Fluminense, ambos com três gols. O atacante peruano do Rubro-Negro fez os dois gols da vitória sobre o Atlético-MG, no Mineirão, e o do empate contra o Figueirense (1 a 1), no Mané Garrincha. Diego, que voltou ao Sport, fez os seus três gols pelo Flu na vitória por 4 a 3 sobre o Cruzeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário