9 de março de 2017

F-E acerta corrida em São Paulo a partir de 2018.

Fonte: http://grandepremio.uol.com.br/

Menos de um mês atrás, a F-E lidou com a despedida da única corrida sul-americana do calendário da categoria. A etapa de Buenos Aires saiu de cena, assim como já tinha acontecido com a uruguaia Punta del Este, suscitando por parte da categoria de carros elétricos a busca por uma nova cidade para não ficar fora da América do Sul na temporada 2017/18. O primeiro tiro foi Santiago, onde as partes estão alinhadas, e tudo se encaminha para uma resolução nos próximos dias. Agora, porém, o GP apurou que uma etapa em São Paulo também está acertada para 2018 para fazer dupla com a prova chilena.

São Paulo e a F-E se acertaram após o diretor-executivo da Formula E Holdings, Alejandro Agag, passar pela cidade em fevereiro e se reunir com o piloto Lucas Di Grassi e representantes da SPTuris – empresa de capital misto que tem a Prefeitura como sócia majoritária e administra equipamentos como o autódromo de Interlagos e o complexo do Anhembi. Após o acerto, o prefeito João Doria deu sinal verde para a realização da prova, que ele considera importante para a cidade do ponto de vista de promoção e turismo.

Embora com um traçado diferente do que a Indy utilizou quando correu em São Paulo entre 2010 e 2013, a F-E também terá o Sambódromo do Anhembi como palco de suas atividades, porém, não será utilizada a Marginal Tietê, como preconiza a F-E, não causar muitas dores de cabeça para a cidade-sede. 

A avenida Olavo Fontoura, que passa atrás do Sambódromo, será usada como parte da pista, que já foi desenhada e precisa apenas de alguns ajustes para chegar à versão definitiva. Antes de se decidir pelo Anhembi, que fica na zona norte da cidade, a F-E chegou a considerar a possibilidade de correr na Cidade Universitária, onde fica o principal campus da USP, na zona oeste.

A etapa de São Paulo ainda não tem uma data fixa, mas irá acontecer em março de 2018, com a intenção de que ocorra em dobradinha com a etapa da capital chilena. Desta forma, a América do Sul volta a ter duas etapas, assim como nas primeiras duas temporadas, quando Punta del Este fez companhia a Buenos Aires. Desta vez, no entanto, o plano é que as duas sejam mais próximas, em esforços praticamente coordenados pela F-E.

Como em 2018 o Carnaval acontece entre os dias 10 e 13 de fevereiro, a ideia é que a corrida aconteça pouco depois para aproveitar a estrutura montada no Anhembi para os desfiles das escolas de samba. Além da corrida, um evento sobre mobilidade elétrica deverá ser realizado no complexo de eventos durante o período da prova.

Uma das primeiras pessoas a ingressar no projeto F-E, Di Grassi tem tentado uma corrida brasileira há algum tempo. E por estar intrinsecamente ligado ao processo, é o detentor dos direitos de realização do eP de São Paulo. Mas o piloto passou a promoção e organização da corrida para Tamas Rohonyi, promotor do GP do Brasil de F1. Rohonyi está na Europa para se encontrar com Agag e acertar alguns ponteiros. Com a experiência de ter organizado mais de 40 GPs do Brasil, Portugal e Hungria, Tamas tem em sua empresa técnicos e engenheiros especializados em automobilismo, segurança de pista e infraestrutura, o que facilitaria bastante as coisas para a montagem do evento no Anhembi. 

O Brasil esteve no calendário da F-E antes do começo da primeira temporada da categoria. Um possível eP do Rio de Janeiro teria uma pista montada no Aterro do Flamengo, mas um acordo com a cidade, envolvida com Copa do Mundo e Olimpíadas, nunca foi finalizado. Assim, o país acabou não sendo incluído no mapa do campeonato. Até agora.

Nenhum comentário: